Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

Portela promove domingo a 4º edição da festa da ala de passistas  

Por Fábio Silva

A Portela promove neste domingo, dia 04, a partir das 14h, a 4º edição da festa da ala de passistas da Portela, coordenada por Nilce Fran e Valci Pelé (foto).

A festa denominada de "SAMBAPIRA" é uma mistura de samba com festa caipira, com direito a barraquinhas de comidas típicas, fogueira, quadrilha e muito samba no pé.

O evento será animado pelo Grupo Jaqueira com shows das baterias da Portela e do Império Serrano, entre outros convidados.

A festa é apadrinhada pelo coreógrafo Carlinhos de Jesus.

Serviço:
Local: Quadra da Portela - Rua Clara Nunes, 81- Madureira
Entrada: R$ 5 Reais
Horário: 14h
Classificação: Livre


AVANTE BRASIL!!!

Clicar na imagem para aumentar

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Escolha de samba na Portela: do total de 23 obras, 16 seguem na disputa


A Portela deu o pontapé inicial para a escolha do hino do enredo "Madureira... onde o meu coração se deixou levar" apresentando, na tarde deste sábado, as obras concorrentes.
Do total de 23 sambas apresentados na quadra da escola, apenas 16 seguem na disputa.
As parcerias classificadas são as dos compositores: Carlinhos Madureira, Ely Penteado, Wanderley Monteiro, Sergio da Boina, Celsinho de Andrade, Bruno lima, Ney da portela, Renato de Honorio, Jurandi Santana, Naldo, Fernando bom cabelo, Gerson PM, Neyzinho do cavaco, Poly da portela, Luiz barbudo e Edson Batista.
O evento foi acompanhado de perto pelo presidente da azul e branca, Nilo Figueiredo, e pelo carnavalesco Paulo Menezes, além dos demais segmentos da escola.
As eliminatórias acontecerão sempre às quartas, alternando entre as chaves azul e branca, até o dia 26 de setembro, quando acontecerá a junção das chaves.
Na próxima quarta-feira, 1 de agosto, as parcerias que continuam na disputa se reunirão com a Direção de Harmonia, às 20h, no Portelão, para a divisão das chaves.

sábado, 28 de julho de 2012

Portela inicia disputa de sambas neste sábado


A escola de samba Portela já se prepara para o Carnaval de 2013 e, neste sábado, 28 de julho, a partir das 15h, a azul e branca dará início à disputa dos sambas que concorrerão ao hino oficial da agremiação.
A Majestade do Samba recebeu a inscrição de 23 obras que, segundo o coordenador de Carnaval, Alex Fab, são de ótima qualidade.
A safra é maravilhosa. Quem vier aos nossos ensaios poderá conferir de perto o que eu estou falando. O evento deste sábado promete também muitas surpresas", destacou Alex.
"Uma delas, corresponde ao número de sambas que serão eliminados da disputa, que só serão conhecidos após o sorteio da apresentação", completou.
Vale lembrar, que as composições serão apresentadas ao público sempre acompanhadas pela Tabajara do Samba, que é comandada por Nilo Sérgio. 
A escola desenvolve o enredo "Madureira... onde o meu coração se deixou levar" para 2013.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Após saída de Sheron, Paulo Menezes diz que não opina sobre rainha

Por Diogo Silva

A atriz Sheron Menezes não é mais rainha de bateria da Portela. A notícia foi divulgada nesta terça-feira, dia 24 de julho, deixando a comunidade apreensiva pela substituta. O nome mais cotado na comunidade de Oswaldo Cruz e Madureira é o de Juliana Portela, que já foi dona do posto em 2010.

O SRZD-Carnaval entrou em contato com o carnavalesco da escola, Paulo Menezes, que procurou não se envolver a fundo no tema.

"Prefiro não opinar sobre isso. As pessoas indicadas para falar melhor sobre a situação são o presidente e a direção de carnaval da escola", afirmou.

Sobre a expectativa da entrega dos sambas-enredo para o Carnaval 2013, Paulo comentou que espera o mesmo retonro positivo que teve neste ano.

"A expectativa é a melhor possível. Viemos de um grande samba, do último desfile, e queremos a mesma coisa para o próximo ano. Em 2012, demos liberdade para os compositores e tivemos sucesso, então faremos da mesma forma, pois assim deixamos os autores bem a vontade", finalizou.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Portela recebe sambas concorrentes nesta quarta-feira em sua quadra



A Portela recebe os sambas concorrentes para o Carnaval 2013 nesta quarta-feira, dia 25 de julho, das 17h às 21h, em sua quadra de ensaios.

Os compositores devem entregar 50 cópias da letra do samba-enredo, dois CDs e R$ 100 por obra.

A apresentação das composições, já com cortes, acontece neste sábado, dia 28 de julho, a partir das 16h, no Portelão.

O título do enredo da azul e branca de Madureira é "Madureira...onde o meu coração se deixou levar", desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes.

A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes, 81, Madureira.

domingo, 22 de julho de 2012


Nova diretoria da Associação das Escolas de Samba será empossada nesta terça-feira

Por Fábio Silva



A Associação das Escolas de Samba faz festa nesta terça-feira, dia 24, para empossar a sua nova diretoria.

Serão empossados o novo presidente da entidade, Moisés Fernandes, vice-presidente Sandro Avelar e toda a diretoria administrativa.

A festa de posse acontece na sede das Associação que fica Rua Jacinto 67 - Méier, a partir das 20h.

Associação das Escolas de Samba organiza os desfiles dos Grupos de Acesso C, D e E que acontece na Estrada Independente Magalhães em Campinho. 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Portela promove festa julina neste sábado


A escola de samba Portela promoverá uma festa julina em sua quadra, neste sábado, 21 de julho.
O evento, que iniciará às 18h, e é uma realização do projeto "Gente Que Samba é Feliz", coordenado por Val Carvalho, primeira dama da agremiação, terá comidas típicas, quadrilhas, e muito arrasta-pé.
E a festa não vai parar por aí. As quadrilhas Xodó da Portela, Shock do Painho, Carroça da Alegria e a da Majestade do Samba também animarão o público, que terá entrada gratuita.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Portela quer Milton Gonçalves como o bicheiro Natal na Avenida

Por Simone Fernandes

Principal personagem da comissão de frente no desfile da Portela em 2012 representando um babalorixá, Milton Gonçalves pode voltar a reforçar o time da azul e branco. Pelo menos é o que espera o carnavalesco Paulo Menezes, que pretende convidar o ator para dar vida a Natalino José do Nascimento, o bicheiro Natal (1905-1975), patrono da Portela e que teve papel fundamental na história da agremiação e da região onde a escola nasceu. No ano que vem, a Portela levará à Marquês de Sapucaí o enredo  “Madureira…onde o meu coração se deixou levar”, homenagem à própria escola – recordista de títulos que completa 90 anos em 2013 – e ao bairro de Madureira.
- O Milton foi a única pessoa que pensei para representar o Natal e espero muito que ele aceite, porque seria uma honra enorme poder contar de novo com a presença dele, que valoriza qualquer espetáculo. Assisti o Milton como Natal no cinema e foi um show – comentou o carnavalesco, referindo-se ao filme “Natal da Portela”, produção de 1988, com direção de Paulo César Saraceni, que teve o ator como protagonista.
Sobre os preparativos do desfile, Paulo Menezes foi mais econômico com as palavras, mas não escondeu a empolgação com seu segundo trabalho consecutivo na Portela.
- Os figurinos estão maravilhosos, dignos da importância da escola para a história do Carnaval e para cultura brasileira. Estou ansioso pelo início da confecção dos protótipos das fantasias que deve acontecer até o fim deste mês.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Moises da Silva Fernandes é o novo presidente da Associação das Escolas de Samba

Por João Santoro

Na noite de terça-feira (18), foi realizada as eleições para presidente da AESCRJ, que a partir do próximo dia 24 será presidida por Moises da Silva Fernandes – presidente da Unidos do Anil, que derrotou outros três candidatos, incluindo o atual presidente, Zezinho Orelha, que assumiu o lugar de Walter Teixeira da Silva, que pediu para se isentar do cargo, há dois anos. O cargo de vice-presidente será ocupado por Sandro da Silva Avelar, atual presidente do Império da Praça Seca. A chapa verde que foi a vencedora teve 19 votos, a chapa vermelha, de Hélio José, obteve 11 votos, a chapa Azul, de Zezinho Orelha, cinco votos e a chapa branca de Carlinhos Melodia, apenas dois votos. Vale destacar que as 37 agremiações que formam o grupo votaram, seja através de seus presidentes ou por representantes legais.

Depois de muitos questionamentos sobre a forma que vinha sendo administrada a Associação, 15 dias atrás, incluindo uma visita do presidente da LIESA, Jorge Castanheira, os presidentes votaram e como obtiveram um maior número de votos, uma nova eleição foi marcada, o que não ocorria na casa, há mais de 10 anos. Com início marcado para as 20h, nada atraso a votação. Cada presidente ou representante de escola foi chamado a mesa, assinava a ata e em seguida, pegava o papel e caminhava e direção à cabine para realizar seu voto e na sequência, colocava na urna. Os primeiros foram às escolas do grupo C, depois o D e finalizando o E. Por volta das 21h, a secretária Cristiane Lyon, deu início a contagem dos votos. Em 10 minutos tudo ficou resolvido, sem que houvesse qualquer insulto ou princípio de confusão.

Ao final da eleição, o local virou uma festa da chapa campeã. Moises conversou com o CARNAVALESCO e fez questão de agradecer a todos que o apoiaram:

- Neste primeiro momento, quero agradecer aos presidentes que acreditaram que era possível. Esse ato democrático não acontecia há muito tempo, onde todos pudessem colocar sua chapa e tentar um pleito que é direito de todo cidadão, e nós conseguimos quebrar esse paradigma. Não temos mágoas nenhuma das administrações passadas. Hoje é um novo começo, o que passou, passou. A Associação começa agora e tenho certeza que essa nova diretoria junto com todos os presidentes, vamos fazer um belo trabalho. A casa é do samba e todo presidente precisa estar atuante, senão nãotem diretoria resolver os problemas.

Na sequência, o novo presidente da AESCRJ, falou sobre o que já vem sendo planejado para o próximo desfile na Intendente Magalhães:

- Visando o próximo carnaval, nós já temos alguns projetos visando o regulamento. Existem algumas penalidades que foram criadas justamente para penalizar, não é uma coisa de progresso. Por exemplo: obrigatoriedade de crianças. Todos nós sabemos que a criança é a essência de tudo, mas uma escola que desfila 5h da manhã fica complicado. Isso nós veremos urgentemente, até porque causa transtorno. Essas crianças serão o futuro das escolas. Essa regra vai valer para todos os grupos. Vamos sentar e conversar. Queremos manter a parceria da RioTur, AESM-RIO, Federação de blocos, o Governo do Estado e os demais segmentos do samba, para melhorarmos ainda mais o espetáculo.

Moises também espera que a Passarela Popular do Samba, que será construída em Deodoro, fique pronta para 2014. Sempre muito falado, a questão do rebaixamento de escola de samba para bloco carnavalesco, Moises relatou que o regulamento poderá ser mudado, e, apenas uma escola do grupo ser rebaixada:

- A princípio o que já estudamos é o rebaixamento de apenas uma escola no grupo E, até para reparar os danos causados para nossa cultura com esses regulamentos narcisistas que exterminaram e acabavam com o samba. O samba é para nascer e todo dia tem que nascer uma escola de samba e não morrer.

Zezinho Orelha que vinha presidindo a Associação e foi derrotado na eleição, falou sobre a derrota e garantiu que sai da presidência sabendo que fez o melhor possível:

- Saio junto com a minha diretoria de cabeça erguida. Nós fizemos dois anos um carnaval sem constatação. Fomos os únicos que gravamos cd’s oficiais, fiz camisas, as escolas se conheceram. Criamos uma estrutura dentro do samba. Nunca iria negociar nada para ajudar uma ou outra escola. O carnaval tem que ser ali dentro na Avenida. Eles queriam forçar uma negociação, mas comigo nunca iria acontecer.

Orelha complementou dizendo que agora é voltar forças para o Parque Curicica e deixou as portas abertas em caso de alguma ajuda na Associação:

- Vou continuar no carnaval. Estou na Curicica, agora no Grupo Ouro. Vamos brigar fazer um bom trabalho. Já para a Associação, o que eles precisarem de mim, eu ajudo. Não tem problema, eu sou o samba e isso que importa.

A posse para a nova presidência vai ocorrer no dia 24 de junho, mas ainda não tem horário nem local definido. Já o sorteio da ordem de desfile, poderá ocorrer no Sambola, na Abolição, porém a divulgação só será feita após a posse do novo presidente e de toda a diretoria que será composta por presidentes de outras agremiações dos grupos C,D e E.
 
Veja os compromissos do novo presidente:
1. Garantir total transparência administrativa da AESCRJ;
2. Garantir total transparência financeira da AESCRJ;
3. Apresentar a contabilidade aberta da gestão da AESCRJ dos últimos dois anos, com disponibilidade de todos os documentos;
4. Respeitar os contratos e convênios assinados entre a AESCRJ e a Empresa Municipal de Turismo (RioTur);
5. Respeitar os contratos e convênios assinados entre AESCRJ a e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro;
6. Respeitar os contratos e convênios assinados entre a AESCRJ parceiros privados;
7. Estabelecer parcerias, para transparência de gestão, com as associações a fins: Liga Independente das escolas de Samba (Liesa), Liga Independente das Escolas do Rio de Janeiro (Lierj), Associação das escolas de Samba Mirins (AESM-Rio), Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (FBCERJ)
8. Estabelecer parcerias, para modernização e profissionalização da gestão da AESCRJ, com universidades e centros de ensino profissionalizante;
9. Colocar em prática o Planejamento Estratégico da AESCRJ, publicado no livro CADEIA PRODUTIVA DA ECONOMIA DO CARNAVAL.







Lierj anuncia o Grupo Ouro e define a ordem de desfiles para o Carnaval 2013


Em festa realizada na Cidade do Samba, em parceria com a Liesa, na noite desta segunda-feira, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro realizou o sorteio da ordem de desfiles para o Carnaval de 2013. O evento também contou com a apresentação do Grupo Ouro, um novo modelo que começa a vigorar já no próximo ano. Na nova fórmula, os antigos grupos de acesso A e B passam a integrar a mesma divisão. As 19 agremiações desfilam agora em dois dias: na sexta-feira e no sábado de Carnaval. Cabe a atual campeã do Grupo C, a Unidos do Jacarezinho, abrir os desfiles da sexta-feira. Já a União de Jacarepaguá, 8ª colocada no Grupo B em 2012, será a primeira de sábado. Desta forma, cada dirigente subiu ao palco e tirou o dia e a posição de apresentação de sua agremiação. Segue a ordem estabelecida:

Clicar na imagem para aumentar


A campeã do novo Grupo Ouro subirá automaticamente para o Grupo Especial em 2014. Já as três últimas colocadas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso da AESCRJ. Os detalhes do regulamento serão divulgados em breve.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Definida a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2013

Por Fábio Silva
A Liga Independente das Escolas de Samba definiu na noite desta segunda-feira em festa restrita para convidados na Cidade do Samba, a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2013.

Com já está previsto no regulamento, a Inocentes de Belford Roxo vai abrir o desfile do domingo de Carnaval e São Clemente o desfile de segunda-feira.

Caberá a Portela e Unidos de Vila Isabel encerrar os desfiles respectivamente de domingo e segunda de Carnaval.

Confira a ordem:

Domingo (10 de fevereiro)

1º - Inocentes de Belford Roxo
2º - Salgueiro
3º - Unidos da Tijuca
4º - União da Ilha
5º - Mocidade
6º - Portela

Segunda-feira (11 de fevereiro)

1º - São Clemente
2º - Mangueira
3º - Beija-Flor
4º - Grande Rio
5º - Imperatriz
6º - Vila Isabel 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Carnaval 2013: definidos os pares do sorteio do Grupo Especial

Por Fábio Silva

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba, foram definidos os pares para o sorteio dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2013.

O sorteio será realizado daqui a pouco, na Cidade do Samba.

Por regulamento, já estão definidas as posições da Inocentes de Belford Roxo (campeã do Grupo de Acesso A em 2012, abrirá o desfile de domingo, 19 de fevereiro de 2012) e São Clemente 11ª colocada no Grupo Especial em 2012, abrirá o desfile de segunda-feira, 20 de fevereiro).

Serão os seguintes os pares:

Beija-Flor de Nilópolis X Unidos da Tijuca

Mangueira X Portela

Imperatriz Leopoldinense X União da Ilha do Governador

Mocidade Independente X Grande Rio

Salgueiro X Vila Isabel 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Liesa define na segunda-feira a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2013

Por Fábio Silva



A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) marcou para segunda-feira, 16 de julho, o sorteio, que definirá a ordem dos desfiles do Carnaval 2013 do Grupo Especial.

O evento restrito a convidados acontecerá na Cidade do Samba, na Gamboa, a partir das 20h30.

Por regulamento, já estão definidas as posições das escolas Inocentes de Belford Roxo (campeã do Grupo de Acesso A em 2012), que abrirá o desfile de domingo e a São Clemente (11ª colocada no Grupo Especial em 2011), abrirá o desfile de segunda-feira. As demais, divididas em cinco pares, irão a sorteio.

Para manter o equilíbrio entre as duas noites de apresentação, as escolas foram divididas em pares que serão oportunamente divulgados durante o evento. 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Roteiro dos Desfiles terá novo design em 2013

A Edição 2012 tinha mesmo que superar as expectativas: o sucesso do Roteiro dos Desfiles nos anos anteriores agregou informação e qualidade a um espetáculo de ampla repercussão no cenário cultural. E vinha com uma responsabilidade de atender a um público ainda maior, ampliado pela nova configuração do sambódromo, um marco na história do carnaval.

Deste modo, tudo foi cuidadosamente preparado para ser um sucesso desde a pré-edição até chegar às mãos dos espectadores. Marcos Roza, idealizador da iniciativa, capitaneou a equipe com a produção executiva de Lydia Rey, o design gráfico de Luís Felipe Campos, a adequação de conteúdo, revisão dos textos e do glossário por Lília Gutman, a tradução para o inglês da equipe de profissionais dirigida por Monica Loeb e a elaboração da coluna Petelecotecos da Folia, por Luis Carlos Magalhães.

Mais uma vez, o público do Sábado das Campeãs foi atendido, havendo um volume especialmente preparado após o resultado da apuração na quarta-feira de cinzas. Em parceria com a Riotur, representado por seu presidente Antonio Pedro Figueira de Mello, a contribuição da Liesa e Lierj, dos presidentes das Escolas de Samba do Grupo Especial e do Acesso e a participação de um grande grupo de colaboradores, a iniciativa foi muito bem sucedida, mais uma vez. Para o Roteiro dos Desfiles 2013, será mantido tudo o que é sucesso: a coluna “Petelecotecos da Folia”, o “Glossário” e virão também novos desafios e perspectivas, com aumento da tiragem, profissionalização da logística de distribuição e até ações de interatividade com o público!

Feijoada de Bambas homenageia Grupo Os Morenos e Serginho Procópio com participação de Tia Surica

Por Fábio Silva



Tradicional no Rio de Janeiro, a Feijoada de Bambas desembarcou em Niterói. E a edição de julho será realizada neste domingo, dia 15, no Clube CSSERJ no bairro do Barreto em Niterói.

Quem comanda a roda de samba é o Grupo Finalmente, que contará com a participação especial da pastora da Portela, Tia Surica e do cantor Tico do Gato.

Na ocasião, serão homenageados o Grupo Os Morenos e Serginho Procópio. O show de abertura é feito pelo Grupo Força, Fé e Raiz.

O Clube CESSERJ fica na Rua General Castrioto, 216 - Barreto- Niterói. Convite e prato da custam R$ 10.

Serviço:
Clube CESSERJ
Feijoada de Bambas com o Grupo Finalmente
Dia 15 de julho de 2012 - 14 horas - Domingo....
Homenageados: Grupo Os Morenos e Serginho Procópio
Convites: R$10,00
Feijoada: R$10,00
Mesa Vip: R$100,00(com direito a 4 convites, 4 feijoadas + 1 balde de cerveja)
Rua General Castrioto, 216 - Barreto- Niterói
Informações: 2628-4778/7751-3648/9656-1651 

Amebras oferece cursos gratuitos para o Carnaval

Por Fábio Silva

A Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil) abre inscrições, a partir do dia 17 de julho, para quatro novos cursos de qualificação de mão de obra em ofícios do carnaval: adereço, bordado, chapelaria e customização de roupas. O total de vagas é 60, distribuídas em 15 por especialidade, e são para o nível intermediário.

Os cursos terão duração de dois meses, a partir de agosto, e carga horária total de 80 horas, com aulas duas vezes por semana, no período da tarde. Além das aulas práticas, o currículo dos cursos terá palestras sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e motivação profissional. As aulas serão ministradas no Ateliê Jeitinho Carioca, espaço de qualificação da Amebras localizado na Praça Tiradentes, 37, no Centro do Rio de Janeiro.

Para fazer a inscrição em qualquer um dos cursos - todos gratuitos -, o interessado deve comparecer na Rua Rivadávia Corrêa, 60, na Gamboa, no prédio administrativo da Cidade do Samba, ou se preferir, pelo telefone (21) 2516 7707. O candidato deve ter no mínimo 17 anos de idade e ter conhecimento básico na técnica que escolher para cursar.

A Amebras, ao longo dos seus 14 anos, tem desenvolvido uma série de projetos de qualificação profissional, geração de renda e acesso ao mercado de trabalho, voltados aos prestadores de serviço da indústria do carnaval. Presidida por Célia Domingues, a associação atua na formação de mão de obra qualificada para os ofícios do carnaval e como um banco de oportunidades e negócios para os alunos formados em seus cursos e os artesãos da cadeia produtiva do carnaval. Ao todo, a Amebras formou mais de 18 mil artesãos. 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Veja o calendário de disputa de sambas-enredo da Portela para 2013


A diretoria da Portela já definiu a data do início da disputa de sambas-enredo da escola para o carnaval 2013. A primeira apresentação dos sambas no Portelão acontecerá já no sábado, dia 28/07, com anúncio dos classificados que formarão as chaves azul e branca que darão prosseguimento ao concurso.

Mas antes disso, no dia 25/07, os compositores deverão entregar na quadra suas obras que disputarão o direito de ser o hino para o enredo "Madureira....onde o meu coração se deixou levar".

As eliminatórias na quadra começam no dia 8 de agosto(quarta), com a chave azul. Já no dia 15/08 é a vez da chave branca se apresentar.
As eliminatórias prosseguem sempre às quartas, alternando entre as chaves azul e branca, até que no dia 26/09 as 2 chaves se unem. Nas semana seguinte, dia 05/12, uma sexta, será realizada a semifinal do concurso. Finalmente no dia 12/10(sexta) será escolhido o hino que a Majestade do Samba levará para a Sapucaí em 2013.

Então ficou assim o calendário completo da disputa portelense:
25/07(quarta) – Entrega dos sambas no Portelão das 17 às 22h
28/07(sábado) – Apresentação de todos os sambas inscritos na quadra e anúncio dos classificados. A partir das 14h
08/08(quarta) – Primeira apresentação da chave azul
15/08(quarta) – Primeira apresentação da chave branca 
26/09(quarta) - Junção das chaves azul e branca
05/10(sexta) - Semifinal de samba-enredo
12/10(sexta) - Final de samba-enredo.

O Portelaweb fará ampla cobertura do concurso da Portela para o carnaval 2013. Fique ligado. 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

MUNDO MIRIM - Um projeto Portelamor Mirim
Afinal, não é carnaval o ano todo, o que fazer com os nossos pequenos durante esse tempo?
Pensando nisso, a equipe da Portelamor – Portelamor Mirim, criou o espaço chamado Mundo Mirim, onde nossos pequenos sambistas poderão além de obter notícias das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro e da AESMRIO, jogar, receber dicas de eventos, locais para passeios, pick-nicks, muitas vezes esquecidos entre o corre-corre diário da nossa cidade maravilhosa.
Contamos com a sua visita em nosso site-blog e esperamos muito mesmo que você goste e retorne para outras visitas.
Portelino
 

sábado, 7 de julho de 2012

Sorteio da Série Ouro será junto com o do Grupo Especial

Por Rodrigo Coutinho

O site CARNAVALESCO apurou que o sorteio da ordem de desfiles da Série Ouro - nova conjuntura do grupo de acesso - será feito em conjunto com o sorteio da ordem de desfile do Grupo Especial, no dia 16 de julho, na Cidade do Samba. A decisão será anunciada até a data do sorteio de forma oficial. A Lierj não confirma.

Pedro Guimarães sobre Série Ouro: "Estamos analisando a questão com carinho"


Recentemente empossado presidente da Riotur, Pedro Guimarães, esteve na festa de lançamento do enredo da Unidos de Vila Isabel na noite desta quinta e conversou com o site
CARNAVALESCO sobre o trabalho que pretende implementar no órgão.

- Essa boa relação com as escolas e com a Liesa deve continuar. Vamos manter essa filosofia e sempre buscar melhorias para o carnaval. É um acontercimento muito importante no Rio de Janeiro hoje e precisa ser valorizado. Temos um Sambódromo novo e vamos estudar a melhor forma de explorá-lo.


No último carnaval, diversas pessoas que compraram frisas para assitir ao desfile do Grupo de Acesso A acabaram sendo lesadas, já que a montagem do setor atrasou e não ficou pronta a tempo. Mesmo não sendo a questão de responsabilidade direta da Riotur, Pedro Guimarães afirmou que a Prefeitura terá mais atenção com o caso.


- Isso não pode voltar a acontecer. Temos que ponderar que tudo ficou pronto em cima da hora e que foi um ano atípico nesse sentido, mas mesmo não sendo atribuição direta da Riotur, precisamos destinar atenção a isso e cobrar da Liesa que isso não volte a acontecer. Tenho certeza que foi um acidente e não se repetirá.


Outras questões que devem ser oficializadas pela Riotur ainda esta semana é a homologação do título da Inocentes de Belford Roxo e credenciamento da Lierj como organizadora da Série Ouro, nova conjuntura do Grupo de Acesso do carnaval carioca. Cauteloso, Pedro Guimarães preferiu não tecer maiores comentários sobre o assunto.


- Vamos ver isso com calma. Estamos analisando essas questões com carinho e ainda é pré-maturo falar, mas posso garantir que tomaremos a melhor decisão para o carnaval carioca, essa é a política da Prefeitura.

Feijoada dos Bambas: edição de julho contará com presença de Tia Surica


A tradicional Feijoada dos Bambas desembarcou em Niterói e será realizada no dia 15 de julho, no Clube CSSERJ, no bairro Barreto.
O evento contará com a participação especial de Tia Surica da Portela, além de show do grupo Finalmente e do cantor e compositor Tico do Gato. A abertura ficará por conta do grupo Força, Fé e Raiz.
Na feijoada serão homenageados o grupo Os Morenos e Serginho Procópio, integrante da Velha Guarda da Portela.
Os convites estão sendo vendidos por R$ 10 e o prato de feijoada pelo mesmo valor.
O Clube fica na Rua General Castrioto, 216, Barreto.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Homologação do título da Inocentes deve sair na próxima segunda-feira

Por João Santoro


O título do Grupo de Acesso A da Inocentes de Belford Roxo deverá ser finalmente homologado pela Prefeitura do Rio de Janeiro no início da próxima semana. A informação foi passada pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Jorge Luiz Castanheira, que em razão disso não divulgou os pares do sorteio da ordem de desfile do Grupo Especial, que acontecerá em festa fechada a convidados na próxima segunda, dia 16 de julho, a partir das 20h, na Cidade do Samba.
 
Castanheira não quis se antecipar ao órgão, mas os pares do sorteio foram definidos em plenária ocorrida na noite desta quarta, na sede da entidade. Ficou resolvido também que a gravação do CD do Grupo Especial começará na Cidade do Samba, entre os dias 20 e 24 de outubro, com a gravação das bases e dos coros da escola. Quatro escolas já pré-definiram as datas de suas finais de samba enredo: Mangueira - 29 de setembro, São Clemente - 05 de outubro, Salgueiro - 11 de outubro e União da Ilha - 13 de outubro.
 
Outra coisa que já foi debatida é a data de início dos ensaios técnicos no Sambódromo. Já está definido que os treinos vão começar em dezembro, mas ainda não se sabe eles ocorrerão nas sextas, sábados e domingos ou se somente aos sábados e domingos. O barracão 7 da Cidade do Samba também já está liberado para que a Grande Rio possa reocupá-lo. O Botequim do Samba também está de volta. Ele voltará a acontecer em setembro.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Eduardo Paes, presidente da Portela?


Por Raymondh Junior


Esta última semana estive no lançamento do projeto da nova Casa da Sebastiana, o grupo que organiza os blocos da cidade, e como é de praxe, do Prefeito Eduardo Paes, ele soltou suas palavras desatadas para cima das escolas de samba do Rio de Janeiro. Mais uma vez criticou os patronos da agremiações, e disse que tem feito muito pelo carnaval da cidade.

Lembrou do sucesso que são os blocos de rua, esqueceu, é claro de falar, que a revitalização dos blocos, que estavam esquecidos se deu no governo de seu antecessor o Prefeito César Maia, é esse mesmo, o César Maia, tão criticado, mas que tirou as escolas de samba do Grupo Especial da sargeta em que viviam naqueles antigos barracões na Zona Portuária, e com um pouco menos de discurso nos deu a Cidade do Samba de presente.

Ele além de elogiar Jorge Castanheira (presidente da LIESA), declarou seu sonho de consumo, pasmem: "ser presidente da Portela". Mas ele disse que pretende ser presidente da águia guerreira num ambiente mais republicano. Como assim republicano? Um homem da direita, falando em ambiente republicano? Um homem que nasceu da vontade de César Maia, foi criado pelo antigo PFL, candidato a governador em 2006 pelo PSDB quer um ambiente republicano? Como assim? Confesso que fiquei sem entender. Mas quando se aproxima o período eleitoral, vale quase tudo...
O prefeito também recordou seu "esforço" em reformar as quadras de Portela, Império Serrano, União da Ilha e Mocidade, se esqueceu das tantas outras, e se formos praticar a matemática dos números, se em quatro anos foi possível reformar apenas quatro quadras de escolas de samba, vamos precisar de uma dinastia para que todo o processo de reformas das tantas agremiações seja alcançado. Sinceramente eu esperava do prefeito, que ao menos prometesse a tão sonhada Cidade do Samba para as escolas do Grupo de Acesso, e uma resposta concreta para os desfiles que acontecem na Intendente Magalhães, possam ser realizados com a dignidade que o mundo do samba merece.

O portelense, dependendo de sua análise do governo municipal que aí está, ficou feliz ou tremendamente infeliz com a notícia de Eduardo Paes. Vamos esperar para ver.
Axé!

Liesa define no dia 16 a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2013

Por Fábio Silva

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) marcou para o dia 16 de julho (segunda-feira), o sorteio, que definirá a ordem dos desfiles do Carnaval 2013 do Grupo Especial.

O evento restrito a convidados acontecerá na Cidade do samba, na Gamboa, a partir das 20h30.

Por regulamento, já estão definidas as posições das escolas Inocentes de Belford Roxo (campeã do Grupo de Acesso A em 2012), que abrirá o desfile de domingo e a São Clemente (11ª colocada no Grupo Especial em 2011), abrirá o desfile de segunda-feira. As demais, divididas em cinco pares, irão a sorteio.

Para manter o equilíbrio entre as duas noites de apresentação, as escolas foram divididas em pares que serão oportunamente divulgados durante o evento. 

Paulinho da Viola é o fio condutor do enredo da Portela para o Carnaval 2013


Por João Santoro 

Depois do fio condutor do enredo da azul e branco de Madureira ser Clara Nunes, chegou a vez de Paulinho da Viola. Por mais um ano, o carnavalesco da escola, Paulo Menezes, deixa portelenses e compositores entusiasmados.

A Portela, que para 2013 vem com enredo sobre Madureira, com o título “Madureira...onde o meu coração se deixou levar”, vai contar sobre os 400 anos do bairro, os 90 anos da própria escola e também os 70 anos de Paulinho da Viola. Este último será o fio condutor de toda a caminhada portelense.

Paulo Menezes falou com o site CARNAVALESCO sobre a sinopse e também sobre deixar novamente os compositores livres para compor, como ocorreu no ano passado:

- A sinopse, mais uma vez, foi construída de maneira solta e que não amarrasse os compositores, enfim, só os que quiserem continuar amarrados vão ficar, até porque deu certo ano passado e em time que está ganhando não se mexe. Vamos continuar com o mesmo pensamento.

O carnavalesco também falou sobre o que vai tirar de positivo do último desfile para o próximo carnaval:

- O espírito do portelense. Essa escola é incrível, é uma escola que cativa. O componente daqui veste a camisa da escola de forma impressionante. Eu posso dizer que Madureira é um lugar que me dá muito sorte, fui feliz no Império e agora estou sendo muito feliz na Portela. São duas escolas que me deram ótimos sambas e Estandartes de Ouro.

O coordenador de carnaval da escola Júnior Escafura, falou sobre a possibilidade de aparecer novas obras tão boas quanto à última e sobre a disputa começar mais cedo:

- Espero um samba-enredo maravilhoso. A Portela está feliz, e vamos ter uma disputa muito boa, e um grande samba novamente. Na verdade, todos falam que a Portela é a última em tudo. Nesse ano, estamos nos planejando melhor e fomos uma das primeiras entregar a sinopse. Estamos em busca do título, por isso estamos nos antecipando em tudo. Nós precisamos ter essa organização.

Discursos comedidos, mas alinhados à Série Ouro


Por Rodrigo Coutinho

A costura política para a criação da Série Ouro – junção dos Grupos A e B – está sendo bem feita. Apesar de os envolvidos não falarem abertamente sobre o assunto e a Riotur ainda não ter sido informada de forma oficial, todas as partes que precisam entrar em comunhão para que o projeto seja feito e entregue ao Poder Público já falam a mesma língua. O site CARNAVALESCO conversou com presidentes de três das quatro instituições diretamente envolvidas no assunto e constatou que o discurso coincide.

Antes contrário à possível mudança do dia de desfile das escolas mirins para a terça-feira de carnaval, o presidente da Aesm-Rio, Edson Marinho, garante que desta vez as coisas estão sendo feitas de uma forma diferente.

- Se for para o bem do carnaval, sem sombra de dúvidas, vamos apoiar. Só não gostamos de especulação e que tentem nos empurrar isso goela abaixo como já tentaram fazer. Tem sim essa possibilidade, mas tudo está sendo feito de forma ordeira.

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Jorge Luiz Castanheira, é um importante aliado da Lierj no processo de convencimento da Riotur. O dirigente se aproximou bastante da diretoria da entidade que rege os Grupos A e B após Déo Pessoa ter assumido o cargo e vem prestando consultoria e transmitindo experiência ao colega.

- É importante estarmos todos juntos com o mesmo objetivo: fazer o carnaval carioca crescer cada vez mais. O relacionamento da Liga sempre será o de parceria com essas entidades. Tanto a Aesm –Rio, quanto a Lierj e a Aescrj são parceiras nessa empreitada. Não adianta termos um Grupo Especial e não cuidarmos da base, que são as escolas mirins e as agremiações dos demais grupos. Enquanto for presidente da Liga farei o possível para ajudá-los. Tudo o que for feito com organização e bom senso pode dar certo. É claro que quem dará a palavra final será a Riotur e a Prefeitura. Eles são nossos grandes parceiros e precisamos andar juntos sempre. Sempre que for solicitado, estarei na Lierj para ajudar no que for possível e acharem necessário. Mudanças são normais e as pessoas podem estranhar mesmo, mas todas as mudanças são feitas com o objetivo de melhorar para todos. Seja na terça ou na sexta de carnaval, tenho certeza que o desfile mirim não perderá o seu brilho e a sua relevância.

Por fim, o presidente da Lierj, Déo Pessoa, entidade que pode promover uma verdadeira revolução no Grupo de Acesso do carnaval carioca. Prudente, Déo pediu paciência e afirmou que a questão será debatida internamente nos próximos dias.

- Hoje eu diria que é prematuro abordar esse assunto publicamente, até porque isso envolve todas as instituições, a Federação dos Blocos e o Poder Público. Peço que tenham paciência. No momento certo vamos falar publicamente do assunto e passar as informações de forma mais segura, até para que não haja especulações, sejam elas favoráveis ou negativas a respeito do assunto. O nosso cuidado é fazer algo que respeite a todos os envolvidos, principalmente ao Poder Público. Vamos discutir e debater bastante internamente para depois tornar público de forma consolidada - disse ele, que confirmou que desde que foi criada, a Lierj ainda não se encontrou com a Riotur. Há cerca de dois meses dirigindo a entidade, ele falou o que foi feito nesse período e exaltou a Liesa.

- Estamos buscando nos estruturar mais através de parcerias. Uma delas é essa relação direta com a Liesa, através da pessoa do Jorge Castanheira, que tem nos ajudado bastante, não só em nível de consultoria, mas também com a experiência de 28 anos de convívio no carnaval. Queremos não somente estruturar a entidade, mas também dar suporte administrativo às escolas. Temos a Liesa como referência de uma entidade séria em nível de organização. Eles buscam sempre um trabalho sério e esse é um dos pilares que queremos levar para a Lierj. Que a nossa gestão seja séria, transparente e respeitosa com o sambista.

Lierj faz parceria com Sebrae para organizar escolas do Acesso


A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Lierj, nova entidade responsável pelas agremiações do Acesso A e B, firmou uma parceria com o Sebrae/RJ. 
"As escolas já vêm obtendo melhores resultados nos últimos anos, no entanto, ainda é necessário avançar em alguns aspectos. A experiência do Sebrae/RJ na idealização de projetos é fantástica. O conhecimento deve ser universal. Sendo assim, a formação dessa rede de parceiros é fundamental para o sucesso do nosso trabalho", disse Déo Pessoa, presidente da Liga.
O objetivo, é melhorar a organização das escolas e implementar formalização aos profissionais que nelas atuam.
"A economia do Carnaval movimenta várias atividades e gera milhares de empregos. Muitos profissionais, no entanto, ainda vivem na informalidade. Junto com a Lierj, vamos montar um plano para auxiliá-los, buscando a formalização através do Empreendedor Individual", detalhou José Luiz de Souza Lima, analista de projetos do Sebrae/RJ.
É importante ressaltar, que além das melhorias na estrutura, o Sebrae também dará consultoria à administração da Liga.

Projeto inovador reúne seis grandes intérpretes do Carnaval

Por Diogo Silva

Imagine uma reunião com seis intérpretes de diferentes escolas de samba em um mesmo grupo. Parece um sonho, mas não é. Em conversa com o SRZD-Carnaval, Gilsinho, intérprete oficial da Portela, que é um dos envolvidos, deu alguns detalhes do projeto que ainda segue em sigilo.

"É um projeto inovador com seis intérpretes de escolas de samba. Somos eu, Bruno Ribas, Leonardo Bessa, Luizinho Andanças, Tinga e Wantuir. A idéia é cada um poder tocar seu instrumento, no meu caso o banjo, fazendo algo diferente do trabalho que realizamos no Carnaval. Não posso revelar muito mais do que isso por enquanto, mas posso adiantar que é um resgate do samba de raiz", revelou.

O mundo do samba aguarda ansiosamente o resultado dessa promissora alquimia.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Prefeito entrega à Portela o Troféu Cultura Negra no Carnaval


Prêmio contempla 17 grupos carnavalescos cujos enredos abordaram as origens e expressões das comunidades afro-brasileiras

O prefeito Eduardo Paes participa da cerimônia de entrega do Troféu Cultura Negra no Carnaval, nesta segunda-feira, 2, a partir das 20h, no Teatro Rival. Na ocasião, o prefeito entrega o prêmio à Portela, que esse ano homenageou os 70 anos de Clara Nunes e levou à Sapucaí ícones da festa e da cultura baiana como o Afoxé e Olodum.


O prêmio, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Rio de Janeiro (Comdedine-RJ), em parceria com a Prefeitura e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, contempla escolas de samba, blocos e grupos carnavalescos, cujos enredos tratam de temas relacionados às comunidades afro-brasileiras.


O Teatro Rival fica na Rua Álvaro Alvim, 33, Cinelândia.


Sobre Troféu Cultura Negra Carnaval

O prêmio, criado em 1995, contempla anualmente às agremiações de samba, cujos enredos abordem as origens e expressões das comunidades afro-brasileiras. O troféu proporciona o resgate das raízes do povo negro brasileiro, ao mesmo tempo em que chama a atenção para os artistas que constroem a maior festa popular do povo carioca, também conhecida como uma das grandes expressões culturais do planeta.
Disputa - A Comissão de Cultura da Comdedine-RJ acompanha a evolução das escolas de samba e blocos carnavalescos inscritos durante os desfiles do Sambódromo, da Estrada Intendente Magalhães, na Avenida Cardoso de Moraes e na Avenida Rio Branco. O critério para a premiação é aplicado pela Comissão de Avaliação criada pela Comissão de Cultura e aprovada em Plenário do Comdedine-RJ.

A estatueta, representação de um corpo humano a desenvolver passos de samba enquanto toca um tamborim, foi idealizada pelos pesquisadores do Comdedine-RJ, Bernardes Filho e Jaci Guimarães, e criada pelo artista plástico Cláudio Barros. Reunindo harmoniosamente a arte plástica e a rítmica, ela demonstra a versatilidade, o dinamismo e o poder de comunicação do negro.

Última semana de inscrições para o curso de "Direção de Carnaval em Escola de Samba"

Por Fábio Silva

Quem ainda não se inscreveu no curso "Direção de Carnaval em Escola de Samba", parceria das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) com o Instituto do Carnaval, tem ainda esta semana para realizar a matrícula.

As inscrições, abertas a todos os interessados em trabalhar com carnaval, podem ser feitas pelo site: www.facha.edu.br/extensao.

As aulas serão realizadas de 9 a 19 de julho, de segunda a sexta, das 19h às 22h, na sede da Facha em Botafogo, na Rua da Matriz 57.

O curso tem o objetivo de formar profissionais para trabalhar como diretores de carnaval e harmonia em agremiações de todo o Brasil.
O professor do curso, Rômulo Ramos, foi diretor de Carnaval e Harmonia em diversas Escolas de Samba do Rio. Trabalha também como pesquisador e comentarista de carnaval. Em 2010, dirigiu a harmonia da Mocidade Independente de Padre Miguel e, para o próximo carnaval, foi contratado pela Unidos do Porto da Pedra.

O Instituto do Carnaval, pioneiro no ensino pedagógico da arte carnavalesca em diversos níveis, é comandado pelo jornalista e sociólogo Bruno Filippo e pelo músico e pesquisador Nélson Pestana.