Translate

terça-feira, 30 de abril de 2013

Presidente da Portela inaugura comitê e até participa de roda de samba

 

Rio -  O presidente da Portela e candidato à reeleição, Nilo Figueiredo, inaugurou, no último domingo, o comitê eleitoral da chapa de situação "Portela, Nossa Paixão". O espaço fica na Estrada do Portela, em Madureira, na Zona Norte.
No evento, o candidato, que está desde 2004 no poder, conversou com eleitores e sócios, tirou fotos com integrantes da escola e surpreendeu ao participar de uma roda de samba improvisada.

 Nilo Figueiredo inaugurou comitê com a presença de portelenses | Foto: Karla Sampaio / Divulgação

Marcada para o dia 30 de maio, a eleição na azul e branco promete ser bastante acirrada. Apesar das muitas críticas, Nilo não rebateu nenhum comentário feito por adversários até o momento e tem se recusado a dar entrevistas para falar sobre a eleição e suas propostas para a escola.
A oposição, liderada por Serginho Procópio, Marcos Falcon e Monarco, tem realizado uma série de eventos para angariar votos e conta com apoio de todas as torcidas organizadas da escola e de personalidades como Tia Surica, Teresa Cristina e Paulinho da Viola.
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da Portela, nesta segunda, a diretoria informou que a tradicional feijoada não será realizada em maio por causa do processo eleitoral.


 Nilo surpreendeu ao participar de uma roda de samba no evento | Foto: Karla Sampaio / Divulgação
 Fonte: O Dia na Folia

 

Feijoada da Portela é cancelada


A tradicional feijoada da Portela, que aconteceria neste sábado, dia 4 de maio, foi cancelada. 
De acordo com a assessoria da escola, o evento não será realizado devido às organizações para a eleição presidencial que deverá acontecer ainda este mês, na azul e branca.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PORTELAMOR LANÇA NOVO SITE. CONFIRA!!! 
AGORA EM NOVO ENDEREÇO
WWW.PORTELAMOR.COM
Clicar na imagem para aumentar

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Waldir 59 faz seu 1º show como integrante da Velha Guarda da Portela

 

Aos 85 anos, lendário compositor da escola estreia no grupo liderado por Monarco

 

Por Raphael Arantes

 

Rio -  Um dia histórico para o mundo do samba. Aos 85 anos, Waldir 59 foi apresentado oficialmente, nesta terça-feira, como o mais novo integrante da Velha Guarda Show da Portela. Considerado um dos compositores mais importantes da azul e branco, o sambista participou de sua primeira apresentação ao lado do tradicional grupo após ser convidado por Monarco. O show aconteceu na sede do Cordão da Bola Preta, no Centro.
"Estamos corrigindo uma injustiça que estava sendo feita porque este (Waldir) tinha o direito de botar o fardão há muitos anos. Mas antes tarde do que nunca. Ele é uma lenda viva da Portela, parceiro de Candeia e está aqui com a gente a quem eu peço uma salva de palmas", exaltou Monarco ao apresentar Waldir.

Waldir: 'Dia mais feliz da minha vida'
Bastante emocionado, o veterano agradeceu o carinho e disse: "É o dia mais feliz da minha vida. Tenho 85 anos e 75 só de Portela". No palco, Waldir ficou sentado numa mesa especialmente colocada para ele (o baluarte é cego por causa de glaucoma). Durante o show, recebeu o microfone de Monarco e cantou o samba-enredo "Riquezas do Brasil", de 1956, escrito pelo próprio Waldir e Candeia, seu parceiro em diversas outras composições.
Torcedora fanática da Portela, Lucia Helena Pinto também se emocionou ao presenciar o momento histórico no Bola Preta. "Eu não consigo descrever em palavras a emoção que eu senti. Eu vivo a Portela mais do que vivo a minha própria vida e conhecendo a história do Waldir, a sua limitação da visão, eu sempre tive um carinho e um cuidado especial com ele. No dia do bloco Timoneiros, antes do Carnaval, pedi ao Paulinho da Viola para saudar o amigo que estava lá em baixo e não podia subir no trio. Quando ele ouviu a saudação não teve quem o impedisse de subir. Para mim, Monarco é um grande líder e uma pessoa que pensa em valorizar aqueles que plantaram a semente dos frutos que hoje colhemos", contou Lucia, que registrou o momento em fotos e vídeo.

Figura histórica
Ex-diretor de Harmonia, Waldir 59 também já venceu cinco sambas-enredo em sua escola do coração e é figura marcante nos eventos que acontecem na quadra. Mesmo com os problemas de visão, faz questão de estar em todos os ensaios técnicos na Sapucaí e também nos desfiles. Recentemente, a vida e a obra do compositor viraram tema de um documentário dirigido por Anita Ekman Simões. Um CD com músicas de Waldir também deverá sair em breve. 
Apesar da grande bagagem musical, nunca tinha feito parte do grupo fundado em 1970 e que já teve nomes como Manacéia, Chico Santana e Jair do Cavaquinho entre seus integrantes. Dias depois de completar 90 anos de história, a Portela, através de sua Velha Guarda Show, faz justiça a um de seus maiores nomes.

Foto: PortelaWeb
Fonte: O Dia na Folia

 

 

 

domingo, 21 de abril de 2013

Morre Moysés Francisco, famoso ex-passista da Portela

Coronel dentista do Exército, sambista tentou ser presidente da escola na última eleição 

 

Por Rafael Arantes

 

 Rio -  Será enterrado neste domingo, às 13h, no Cemitério de Irajá, na Zona Norte, o corpo do ex-passista da Portela Moysés Francisco. Ele tinha 73 anos e morreu neste sábado vítima de insuficiência respiratória. O sambista estava internado desde a última terça-feira no Hospital Central do Exército, em Benfica. Frequentador antigo da azul e branco, Moysés liderou a chapa de oposição na eleição de 2007, que acabou vencida por Nilo Figueiredo. Atualmente, integrava a chapa "Portela Verdade", de Serginho Procópio, Monarco e Falcon. Em caso de vitória na eleição de maio, iria compor o conselho deliberativo da agremiação.

Sucesso como passista show
Coronel dentista do Exército, Moysés nasceu em Olinda, em Nilópolis, e fez sucesso com o grupo Os 12 de Ouro, que nos anos 70 fazia apresentações de samba no Brasil e no exterior. Junto a ele formavam a companhia Haroldo, Paulinho, Luciano, Sidnei, Jorge, Nívea, Cacilda, Nêga Pelé, Regina, Nilzete e Dalva. Além disso, atuou como compositor e ritmista.
Através de seus passos, ganhou bastante notoriedade no Carnaval e chegou a ser homenageado com uma citação no livo "Dança do Samba, exercício do prazer", escrito em 1996 pelo jornalista José Carlos Rego.

No livro, Moysés apontou os requisitos necessários para ser um bom passista. "Há de ter postura elegante. O passista de boa postura não faz gestos ou cria situações que levem à obscenidde. A dança do samba, por si mesma, já detém uma farta carga de sensualidade. Forçando, fica pornográfica. E tem mais: a nudez nada acrescenta ao sambista, porque o desfile da escola é fantasia. E nos seus dois aspectos. No sentido lúdico e na roupagem que o enredo pede. Se não está fantasiado, o passista está fora do contexto do enredo. E não precisa gastar muito com a fantasia. (...) O passista deve encerrar sua apresentação suado, gotejando, cansado. Nunca sujo", disse em entrevista para o livro.
"O Carnaval perdeu uma grande personalidade e a nossa família também", lamentou Cristiane Francisco, 42 anos, filha do sambista. 


 

 

sábado, 20 de abril de 2013

Portela: Chapa de oposição recebe apoio de Paulinho da Viola 

 'É uma honra termos o Paulinho com a gente nessa empreitada', comemora Serginho Procópio. Eleição será em maio

 

Rio -  A "Portela Verdade", chapa de oposição na eleição da azul e branco, ganhou a adesão de um dos nomes mais importantes da história portelense. O cantor e compositor Paulinho da Viola confirmou, após encontro nesta sexta-feira, 19, com Monarco, presidente de honra da chapa e Serginho Procópio, candidato a presidente, que também é a favor de mudanças no comando da azul e branco.

"Monarco, Surica e eu passamos horas conversando com ele sobre os problemas da Portela. Ele já estava acompanhando a movimentação da Portela Verdade através da imprensa. Apresentamos nossa plataforma de campanha, ele gostou e deu algumas sugestões, inclusive sobre a criação de um Centro de Memória portelense. É uma honra enorme termos o Paulinho da Viola com a gente nessa empreitada", afirma Serginho Procópio, que tem Marcos Falcon como vice.
Durante o encontro, o compositor vestiu a camisa com o slogan do grupo. Além de Paulinho da Viola e de toda a Velha Guarda Show da escola, outros portelenses ilustres como Noca da Portela e Tia Dodô já declararam apoio à chapa de oposição.

De acordo com o estatuto da agremiação, a escolha da nova diretoria tem que ocorrer na segunda quinzena de maio. Inicialmente, a eleição está marcada para dia 30 do mês que vem. Atual presidente, Nilo Figueiredo tentará o terceiro mandato consecutivo.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

terça-feira, 16 de abril de 2013

Campeãs da Série A poderão desfilar na sexta-feira depois do carnaval

Por Fábio Silva

Ausentes do Sábado das Campeãs desde o carnaval de 1999, a partir do ano 2000, somente as escolas melhores colocadas no Grupo Especial tem participado, as escolas de samba da Série A pretendem organizar o seu próprio desfile das campeãs, na sexta-feira depois do carnaval.

Durante a plenária realizada nesta segunda-feira, na sede LIERJ, a ideia foi apresentada e será levada para a aprovação da Prefeitura do Rio por intermédio da Riotur.

De acordo com o projeto, que já conta com a aprovação da LIESA, as cinco melhores colocadas voltariam a se apresentar na sexta-feira, um dia ante do desfile das campeãs do Grupo Especial.

O desfile começaria às 22 horas, e cada escola teria 60 minutos para se apresentar.  


Nilo Figueiredo aposta no silêncio como resposta para oposição portelense

 

Atual presidente não se pronuncia sobre críticas que vem recebendo e afirma que 'em período de eleição, todos falam o que querem'

 

Por Rafael Arantes 

 

Rio -  Cada vez mais perto das novas eleições portelenses, marcadas para o dia 30 de maio, o clima entre as chapas concorrentes segue esquentando cada vez mais. Candidato a reeleição à presidência da escola, com a chapa "Portela Nossa Paixão", Nilo Figueiredo vem convivendo com constantes críticas e desabafos sobre sua gestão, mas o fato não parece incomodar o mandatário. Ciente dos comentários, Nilo prefere optar pelo silêncio e se negou a falar sobre a situação atual.

 

"Em época de eleição todos falam o que querem e podem até escutar o que não desejam. Se hoje a oposição, ou qualquer outra pessoa, está falando qualquer tipo de coisa, eles que fiquem a vontade. Não vou ficar respondendo nada, é isso que eles querem. Sobre essas pessoas eu não vou falar nada", declarou de maneira enfática.

Enquanto Nilo se mantém direcionado ao silêncio, baluartes e grandes ícones da Portela continuam demonstrando reprovação à sua permanência no cargo.

Dias após Tia Surica declarar publicamente o apoio à chapa "Portela Verdade", liderada por Serginho Procópio e Marcos Falcon, o compositor Monarco voltou a se pronunciar sobre o atual momento da escola.

Presidente de honra da chapa de oposição, o sambista lamentou a situação e, no último domingo, chegou a afirmar que "a Portela está infestada de gente que não a ama", durante participação na Feira dos Yabás.


Fonte: O Dia na Folia

 

Em plenária, Lierj apresenta novidades para o Carnaval 2014

Por Fábio Silva

Em atividade desde o primeiro dia útil após os desfiles de 2013, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro já está planejando o Carnaval de 2014. Na noite desta segunda-feira (15), a Lierj promoveu um encontro entre os presidentes e representantes das 17 agremiações que fazem parte da Série A para deliberar diversas questões.

Durante a reunião, o presidente e o vice-presidente da Lierj, Déo Pessoa e Renato Thor, e toda a diretoria-executiva saudaram as novas filiadas e parabenizaram as escolas de samba pelos espetáculos mostrados na Passarela do Samba na sexta-feira e no sábado de folia. Além das 15 agremiações que seguem na entidade, passam a integrar a Série A o G.R.E.S. Em Cima da Hora, campeão do Grupo B da AESCRJ, e o G.R.E.S. Inocentes de Belford Roxo, que veio do Grupo Especial da Liesa.

Aprovado por unanimidade entre os presentes, o sorteio da ordem de desfiles para 2014 seguirá os mesmos moldes do ano anterior, com a formação de pares que definirão o dia de apresentação de cada agremiação. Já estão direcionadas, porém, as posições da campeã do Grupo B e da 16ª colocada em 2013, que abrem os desfiles, e da 14ª e 15ª colocadas, que passam a entrar na Marquês de Sapucaí logo em seguida. Sendo assim, já estão apontadas as seguintes posições de apresentação:

Sexta-feira (28/02/2014):
1 - G.R.E.S. Em Cima da Hora (campeã do Grupo B);
2 - G.R.E.S. União de Jacarepaguá (15ª colocada na Série A);
3 ao 8 - Será definido por sorteio;

Sábado (01/03/2014):
1 - G.R.E.S. Tradição (16ª colocada na Série A);
2 - G.R.E.S. Alegria da Zona Sul (14ª colocada na Série A);
3 ao 9 - Será definido por sorteio;

OBS: Caso haja interesse, as escolas poderão trocar de posição com as demais, desde que ambas estejam no mesmo dia de desfile.

Outro ponto debatido e acordado entre a Lierj e as agremiações presentes é a questão das datas das finais de sambas-enredo. Com o objetivo de antecipar o cronograma de gravação do CD e proporcionar uma melhor organização, os eventos acontecerão mais cedo do que o habitual. Dessa forma, as agremiações terão que escolher os hinos oficiais até o dia 30 de setembro.

A Lierj divulgará posteriormente uma relação com todo o cronograma definido.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Monarco: 'A Portela está infestada de gente que não ama a Portela'

Principal atração da Feira das Yabás que aconteceu no domingo, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, o cantor e compositor Monarco, além de cantar sucessos de sua autoria e de outros bambas, se dirigiu à plateia para falar de sua escola de coração: a Portela. Nos intervalos entre um clássico e outro, o artista fez um breve balanço da atual situação da azul e branco e lembrou que, por muitos anos, na juventude, era ali, na Estrada do Portela, próximo à Portelinha, antiga quadra da agremiação, que ele ficava esperando chegar a carreata vindo da apuração do carnaval, comemorando os títulos que a escola conquistara.

- Tenho saudades e quero ver minha Portela outra vez comemorando vitórias. Por isso a gente precisa mudar a situação na nossa escola. O que eu quero não é nenhum crime. Outro dia, conversando com o Anísio (presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis), ele me disse: 'Monarco, hoje a Portela não disputa mais nada". Não quero mais ter que ouvir isso. Não queremos violência, não queremos briga. Só queremos que a Portela volte a disputar títulos - desabafou o artista, presidente de honra da Portela Verdade, chapa de oposição que disputará a eleição marcada para 30 de maio.

O sambista também comentou a alegação de pessoas ligadas à chapa da situação que, para tentar enfraquecer a oposição, dizem que Serginho Procópio, candidato a presidente, não tem experiência para comandar a escola.

- O Serginho é sambista, toca cavaquinho, é da Velha Guarda, e daí? Por que não pode ser presidente da escola? Tem muita coisa que precisa mudar na Portela. Quando eu era menino, chorava, vendo, na Estação de Oswaldo Cruz, a Portela descendo para o desfile e  e eu não ia, porque não tinha dinheiro para comprar fantasia. Hoje, quem tem uma calça branca, ganha uma camisa da diretoria e desfila. Aí, quando abrem as notas dos jurados, a Portela  tem nota baixa em fantasia. A verdade é que hoje qualquer um sai na Portela. E o que depende de gastos, de dinheiro, nas alegorias e fantasias por exemplo, quando abrem os envelopes, a escola só ganha nota baixa. Aí reclamam. Nos últimos anos, o que salvou a escola foi o samba. Em 2012 e 2013, se não fosse o samba do Toninho Nascimento, do Luiz Carlos Máximo, a gente tinha ficado depois do décimo, décimo primeiro lugar. Os sambas que deram nota 10. A verdade é que a Portela está infestada de gente que não ama a Portela.

Monarco chamou Serginho Procópio ao palco e, lado a lado, segurando uma bandeira da escola, cantaram juntos "Portela na Avenida", "E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual..." (Portela, 2012) e "Foi um rio que passou em minha vida".

Idealizador da Feira da Yabás, o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, sócio da escola, encerrou a noite. Disse que todos sabem de que lado ele está na eleição portelense e pediu que seja criado um Conselho Superior, com 20 baluartes da agremiação, com direito a voto que teria peso superior aos votos dos membros do futuro Conselho Deliberativo.

- A única coisa que podemos levar para o futuro é a nossa memória. Por isso acho importante a criação deste Conselho Superior - defendeu Marquinhos.

A sugestão de Marquinhos de Oswaldo Cruz já integra a plataforma de campanha da chapa Portela Verdade, que, além de Monarco e de Serginho Procópio, tem como vice-presidente Marcos Falcon.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Tia Surica nega apoio à chapa de Nilo Figueiredo e afirma: 'Sou Portela Verdade'

 

Rio -  Em participação no programa Vai dar Samba, na última quarta-feira, Tia Surica se pronunciou sobre seu apoio oficial à uma chapa concorrente nas eleições da Portela. Após marcar presença no evento do lançamento da chapa da atual gestão da escola, Surica garantiu que não sabia do real motivo do evento realizado no último domingo e afirmou que está na torcida pela vitória da chapa de oposição.

"Eu fui convidada para um almoço na quadra da minha escola e aceitei o convite. Não sabia que era lançamento de chapa. Quando me chamaram para subir no palco, não me disseram que era pra ser fotografada apoiando chapa nenhuma. Botaram minha foto na internet e disseram que eu estou apoiando. Eu nunca disse isso. Até agora, tinha declarado que estava neutra na eleição, que sou Portela. Mas depois que fizeram isso, me disseram que o pessoal começou a me criticar no Facebook. Tentaram denegrir a minha imagem. Fiquei muito chateada, porque não autorizei. Ficou um clima ruim na Velha Guarda. Então, agora estou declarando que sou Portela Verdade", afirmou a pastora da Velha Guarda Show.
A chapa Portela Verdade tem como presidente Serginho Procópio, como vice, Marcos Falcon, e como presidente de honra Monarco, líder da Velha Guarda da escola de Oswaldo Cruz e Madureira.

 Fonte: O Dia na Folia

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Torcedores da União da Ilha criam logo em homenagem à Portela


Os "voluntários-desfilantes" criadores da nova fan page da União da Ilha do Governador, denominada "Eu Sou União da Ilha... mas quem não é?", criaram uma logo especial para homenagear os 90 anos da Portela, madrinha da agremiação insulana.
Na ilustração, trechos do samba-enredo "Bom bonito e barato", do ano de 1980, agradecem a ajuda da azul e branca.

Confira com exclusividade no SRZD-Carnaval:

Clicar na imagem para aumentar

 

 

Majestade do Samba completa 90 anos

Por Rafael Tavares

Rio -  11 de abril não é um simples dia para os torcedores da Majestade do Samba. Nesta quinta-feira, a Portela está completando 60 anos de sua fundação, fato que é bastante festejado pelos adeptos da escola de Oswaldo Cruz e Madureira. Com direito à missa realizada na quadra da escola, as comemorações são intensas entre os torcedores que exaltam a vitoriosa história da escola.
Há 90 anos era fundado oficialmente oficialmente o bloco carnavalesco Conjunto Oswaldo Cruz, que ainda trocou de nome por mais duas vezes antes de se tornar, definitivamente, Portela.  "Quem Nos Faz É O Capricho" e "Vai Como Pode" foram alguns dos nomes dados à agremiação que viria a se tornar a mais vencedora do Carnaval do Rio.


Após adotar a águia e as cores azul e branco como identidade tradicional, a Portela  cresceu e se mostrou uma grande potência no espetáculo. Com 21 títulos conquistados, a Majestade do Samba vê sua marca ser imbatível até os dias de hoje, contando com dois bicampeonatos, dois tricampeonatos, dois tetracampeonatos, um pentacampeonato, um hexacampeonato e um heptacampeonato.
Além das conquistas, a Portela foi uma grande inovadora no Carnaval. Foi a primeira escola a introduzir uma alegoria durante os desfiles, em 1935. Também foi a precurssora da comissão de frente e da criação do considerado primeiro samba de enredo da história, além de levar fantasias adequadas à história do enredo.


Além de todos os fatos que marcam a grande história portelense, nomes marcantes fizeram e fazem parte da agremiação, uma verdadeira casa de bambas. Entre os diversos ícones do samba, destacam-se na Portela os fundadores Paulo da Portela e Antônio Rufino, e os sambistas Aniceto da Portela, Tia Surica, Dodô da Portela, Candeia, Zé Ketti, Monarco, Noca da Portela, Clara Nunes, Paulinho da Viola, dentre muitos outros.
É dia de festa em Madureira, comemoração em Oswaldo Cruz. A escola mais vitoriosa do Carnaval do Rio, até o momento, está completando mais um ano de vida, o 90º de sua história.


 

FELIZ ANIVERSÁRIO MAJESTADE DO SAMBA!!

Clicar na imagem para aumentar

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Portela celebra 90 anos de fundação com missa na quadra

Por Fábio Silva

Será com uma missa em Ação de Graças na quadra que a Portela celebrará nesta quinta-feira, os seus 90 anos de fundação.

Criada em 11 de abril de 1929, a Portela é uma das mais tradicionais escola de samba do Brasil.

A missa será celebrada às 19h, pelo Padre Isaac e como de costume o altar será ornamentado por Tia Dodô.

Depois da celebração um bolo será cortado e distribuído aos presentes. E no dia 24 de abril uma exposição em fotos e vídeo relembrará os melhores momentos dessas nove décadas da agremiação detentora de maior número de título do carnaval carioca.

A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes, 81, em Madureira. A entrada é franca.  


terça-feira, 9 de abril de 2013

Chapas da Portela divergem a respeito do número de votantes

Por Rodrigo Coutinho

A eleição presidencial da Portela só acontece no dia 30 de maio, mas uma questão apurada pelo site CARNAVALESCO no último domingo pode movimentar ainda mais o processo antes da data. Há uma divergência de pelo menos 100 pessoas entre o número de votantes informado pela chapa de oposição, 'Portela Verdade', e pela chapa da situação, 'Portela Nossa Paixão'.

De acordo com Serginho Procópio, líder da oposição, o número total de votantes é de 376 pessoas, entre sócios-contribuintes, sócios-proprietários e sócios-beneméritos. De acordo com o estatuto portelense, os sócios-fundadores, se vivos fossem, também teriam direito a voto. O argumento da chapa é baseado no próprio estatuto da escola, que prevê que qualquer um desses sócios tenha pela menos um ano de quadro social na agremiação. Portanto, a ata da assembleia do dia 29 de maio de 2012, contendo a relação dos 376 nomes, é a válida na visão da chapa 'Portela Verdade', já que a eleição está marcada para 30 de maio de 2013.

Já membros do Conselho da escola, presentes durante a entrevista do presidente Nilo Figueiredo concedida ao site CARNAVALESCO no último domingo, informaram que havia cerca de 500 pessoas aptas a votar na eleição do dia 30 de maio. Informados a respeito do número de 376 nomes considerados pela chapa 'Portela Verdade', eles reafirmaram o número de cerca de 500 votantes.

Vale lembrar que a eleição presidencial da Estação Primeira de Mangueira, que acontece no próximo dia 28 de abril, com um ano de atraso, precisou da intervenção da Justiça por, entre outros motivos, discordâncias relativas ao número de pessoas aptas a votar.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Carreata da chapa 'Portela Verdade' é marcada por forte adesão e protestos 

Por Rodrigo Coutinho

Na disputa para ter o direito de presidir a Portela a partir de junho – a eleição acontece no dia 30 de maio -, a chapa ‘Portela Verdade’ promoveu no início da tarde deste domingo, pelas ruas de Oswaldo Cruz e Madureira, uma grande carreata. De acordo com Serginho Procópio, candidato a presidência pela chapa, o objetivo do evento foi aproximar os ideais de sua plataforma de campanha da comunidade da escola, além de chamar a atenção para o momento infeliz que a Azul e Branco vive, segundo suas próprias palavras. O evento contou com o apoio maciço das torcidas organizadas da escola.
 


- Vamos fazer um grande evento para chamar a atenção das pessoas. Mostrar que estamos vivos e dispostos a mudar o rumo que a Portela vem tomando. Estamos infelizes com diversas coisas que estão acontecendo na Portela e resolvemos inscrever essa chapa para salvar a nossa escola – afirmou.

Por mais que não seja assumido pelos membros da ‘Portela Verdade’, a data e o horário marcados para a carreata coincidiram com o lançamento da chapa  ‘Portela Nossa Paixão’, que é comandada por Nilo Figueiredo, atual presidente da Azul e Branco. Desta forma, a  medida que o comboio de carros ia em direção à quadra da escola, os convidados para o almoço de lançamento da chapa de Nilo Figueiredo iam chegando, o que gerou um clima ligeiramente tenso na rua Clara Nunes.

Não houve, porém, nenhuma manifestação violenta de ambas as partes. Os partidários da chapa ‘Portela Verdade’ protestaram em frente à quadra com cartazes pedindo a saída do atual presidente e músicas que lembravam a investigação em curso da Polícia Federal, que suspeita de fraude na prestação de contas de patrocínios recebidos pela Portela durante a gestão de Nilo Figueiredo. Ao todo, cerca de 300 pessoas participaram da carreata, que teve, de acordo com a assessoria de imprensa da chapa, 123 carros, 40 motos e um ônibus participando.

O candidato Serginho Procópio esteve em cima do carro de som contratado para o evento e a todo momento convocava os portelenses que passavam para se juntar ao movimento. Monarco, presidente de honra da chapa, não pôde estar presente devido a compromissos profissionais, mas gravou uma mensagem. O detalhe é que no momento em que o carro de som passava em frente à quadra, a gravação foi repetida algumas vezes. Em determinado momento o próprio Nilo Figueiredo chegou até a entrada da quadra para observar a movimentação, mas logo voltou ao interior do espaço.

Veja galeria de fotos da carreata

Perguntado se vê chances concretas de vitória da sua chapa no pleito do dia 30 de maio, Serginho Procópio mostrou confiança, mas preferiu não cantar vantagem.

- Temos recebido muitas manifestações de apoio e acho que vamos conseguir essa vitória sim. As pessoas já estão cansadas de algumas coisas que vem acontecendo na escola. Não preciso nem falar sobre isso. O portelense quer uma mudança e nós somos essa mudança. Somos pessoas sérias, que queremos trazer a Portela de volta à luta pelo campeonato. Vamos modernizar algumas coisas muito atrasadas na escola – concluiu Procópio, que afirmou ter o nome de todos os 376 nomes aptos a votar na agremiação.

O baixo número de votantes também foi alvo de críticas do candidato. Para ele, isso prova que a Azul e Branco precisa ser mais democrática e expõe umas das falhas do estatuto da agremiação.

- Acho que a Portela deve ter uns 30 milhões de torcedores e simpatizantes. Então eu acho que trezentos e poucas pessoas é muito pouco. Vamos tentar fazer com que essa regra mude no nosso estatuto. Para o bem da escola, mais integrantes precisam ter direito ao voto – disse Serginho, que tem Marcos Falcon como vice em sua chapa..

De acordo com o estatuto da Portela, podem votar os sócios-contribuintes, os sócios-proprietários e os sócios-beneméritos. Os sócios-fundadores também teriam direito há voto, mas todos já são falecidos.

Já sobre os nomes que a chapa pretende levar para a Portela, Serginho Procópio preferiu manter a cautela. De acordo com ele, é preciso se concentrar primeiro em vencer as eleições para depois partir para o mercado carnavalesco. Ele admitiu que houve uma conversa informal com a carnavalesca Rosa Magalhães, campeã com a Vila Isabel em 2013, mas que nenhum acordo foi firmado ainda.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A águia da Portela.

"A identificação dos portelenses com a águia só pode ser entendida levando-se em consideração dois princípios teóricos básicos: esse gênero de vinculação social é prenhe de conteúdos emocionais e essa identificação acontece no plano essencialmente simbólico. Esse processo de simbolização é polissêmico e ambíguo. Ora a identificação acontece com o animal águia, ao acreditarem incorporar características atribuídas socialmente a esse animal, como força, altivez e a imponência. Ora o processo de identificação acontece com a águia alegoria que é comumente o carro alegórico abre - alas dos desfiles da Portela.
Com isso, podemos afirmar que o símbolo atinge os portelenses de forma intensa ele é o condensador de significados que identificam, representam e fazem com que haja uma visão compartilhada sobre algo e, nesse contexto, ele é uma forma de compartilhamento entre os portelenses e de identificação da própria agremiação."

Texto: Site Portelamor - PUC-RIO CERTIFICAÇÃO DIGITAL.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Domingo promete ser quente em Madureira

A eleição presidencial da Portela só acontece oficialmente na segunda quinzena de maio, mas o próximo domingo vai movimentar bastante os bairros de Oswaldo Cruz e Madureira. No fim da manhã e início da tarde, as duas chapas que concorrem ao direito de administrar a escola mais vezes campeã do carnaval carioca, promovem eventos que deverão dar a região um clima de eleição na Azul e Branco. Ás 13h, na quadra da escola, o atual presidente, Nilo Figueiredo, lançará a chapa 'Portela Nossa Paixão', com a qual tentará mais uma reeleição. Já a chapa 'Portela Verdade', encabeçada pelo cantor e compositor Serginho Procópio, a partir das onze horas da manhã, vai realizar uma carreata pelo bairro.

Presidente da Portela desde meados de 2004, Nilo Figueiredo, mesmo sofrendo muitas críticas por parte de torcedores da escola, tentará novamente a reeleição. O vice em sua chapa é seu próprio filho, Nilo Figueiredo Júnior, que já ocupa a função atualmente na escola. No lançamento da chapa, será servido um almoço para convidados.

Opositora ferrenha da gestão do presidente Nilo Figueiredo, a chapa 'Portela Verdade' tem, além de Serginho Procópio, a presença de Marcos Falcon como vice-presidente. Falcon já foi superintendente de carnaval durante um curto período de tempo na gestão do atual presidente e é apontado pelos portelenses como um sopro de esperança para que a escola volte à rotina de títulos. A carreata parte às 11h da Praça Paulo da Portela e terminará no Barracão do Samba, na rua Carlos Xavier, em Oswaldo Cruz. No meio do percurso ainda haverá uma parada no prédio que, a partir de segunda-feira, servirá de comitê de campanha da chapa. O local fica a poucos metros do Portelão, na esquina das ruas Clara Nunes e Julio Fragoso. Ao fim da carreata, acontece a nona feijoada da comunidade portelense, que terá show de Noca Portela, entrada e almoço grátis.

CONVOCAÇÃO PARA OS PORTELENSES

CONVOCAÇÃO PARA OS PORTELENSES.
Sábado, dia 06/04, às 11:00h
Inauguração do comitê da chapa Portela Verdade na Rua Clara Nunes.

Domingo, dia 07/04, às 11:00h
Concentração da carreata da chapa Portela Verdade na Praça Paulo da Portela.
www.portelamor.com


Liesa vai analisar caso do julgador Bruno Rodrigues

Por Rodrigo Coutinho

A diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba vai se reunir nos próximos dias para analisar as acusações de plágio nas justificativas do maestro Bruno Rodrigues, que julgou o quesito samba enredo nos últimos dois carnavais. As suspeitas pairam sobre os textos referentes ao Carnaval 2013, que se assemelham muito com as análises do crítico de samba João Marcos, do site Sambario. Ao site CARNAVALESCO, no último final de semana, Bruno Rodrigues, que é regente da orquestra da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, negou veementemente as acusações e afirmou que o caso só havia ganho repercussão em razão de ele ter tirado dois décimos do samba da Unidos de Vila Isabel, grande obra do Carnaval 2013.

Durante o lançamento do enredo do Império da Tijuca na última segunda-feira, na Cidade do Samba, o diretor de carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos, confessou que ainda não havia comparado os dois textos para tirar uma conclusão, mas garantiu que a questão será debatida internamente.

- Ainda não vi, mas tem muita gente me falando isso e eu tenho certeza que será verificado. Estamos esperando o presidente Jorginho (Jorge Luis Castanheira, presidente da Liesa) voltar de viagem de Minas Gerais para debatermos. Não dá para dar opinião ainda. É algo que será discutido também com os presidentes - disse Elmo, que não descartou a exclusão do maestro do corpo de julgadores quando perguntado.

- O que for decidido na reunião, em plenária, é soberano. Se for assim, será - disse o ex-presidente da Estação Primeira de Mangueira.

Império da Tijuca

O dirigente aprovou o acesso do Império da Tijuca para o Grupo Especial e exaltou a organização da escola do morro da Formiga.

- Tá começando agora, mas acho que tem tudo para ser mais um grande carnaval. O Império da Tijuca subiu através de seus méritos e da organização feita pelo presidente Tê (presidente do Império da Tijuca), que conta também com o apoio de uma grande família ao seu lado. Ainda estamos em abril e já tem escola lançando enredo, aliás um belo enredo.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Portela: Chapa Portela Verdade promove carreata neste domingo

Por Fábio Silva

A chapa Portela Verdade, de oposição nas eleições da Portela, vai movimentar neste domingo, 7 de abril, as ruas de Oswaldo Cruz e Madureira.

Serginho Procópio, candidato a presidente, e Marcos Falcon, candidato a vice, estão convocando sócios, componentes e torcedores da azul e branco para uma carreata, que partirá às 11h, da Praça Paulo da Portela.

No meio do percurso, haverá uma parada em frente ao prédio onde funcionará, a partir de segunda-feira, 8, o comitê de campanha da Portela Verdade, que fica na esquina das ruas Clara Nunes com Júlio Fragoso, a poucos metros da quadra da escola.

Além de Serginho e Falcon, integra a Portela Verdade, como presidente de honra, Monarco, líder da Velha Guarda Show da azul e branco.

A carreata terminará no Barracão do Samba da Rua Carlos Xavier, em Oswaldo Cruz, onde acontecerá a 9ª Feijoada da Comunidade Portelense, com diversas atrações musicais, entre elas Noca da Portela. A entrada para a feijoada é grátis, assim como o almoço.

A eleição da Portela ainda não tem data marcada. Pelo estatuto da escola, tem que acontecer até a segunda quinzena de maio.  


terça-feira, 2 de abril de 2013

Gilsinho divulga carta de desligamento da Portela

O intérprete Gilsinho divulgou uma carta em que anuncia e lamenta seu desligamento da escola que defendeu por oito carnavais: a Portela.

Em suas palavras, o ex-integrante da azul e branco registrou seus agradecimentos e declarou todo o seu amor pela agremiação.

Leia abaixo a íntegra da carta de Gilsinho:

"Alô Osvaldo Cruz e Madureira,

Alô Comunidade Azul e Branca,

É com um misto de tristeza e alegria que escrevo essas palavras Tristeza por ser uma carta de desligamento. Alegria por ter certeza que saio com a sensação de dever cumprido e encorajado pelos novos desafios que virão pela frente.

Durante 8 carnavais, vocês estiveram comigo! Fomos uma única voz durante muitos momentos: na quadra, nos ensaios de rua, na Avenida! Fomos uma só voz de uma nação apaixonada, guerreira e dedicada à bandeira da nossa Portela.

Agradeço ao Presidente Nilo e sua diretoria pela confiança depositada, à Diretorias de Carnaval e de Harmonia, à Velha Guarda, à Bateria, Baianas e Departamento Feminino e a todos os segmentos da escola.

Aos Guerreiros da Águia, Amigos da Águia, Portelamor e Portelaweb, torcidas maravilhosas que sempre estiveram ao meu lado!

E a minha comunidade guerreira que merece uma nota 1000!

O meu agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, me
quiseram bem e me apoiaram nos bons e nos maus momentos.

E meu MUITO OBRIGADO ESPECIAL a todos os profissionais que dividiram comigo o carro de som da escola. Time de primeira linha!

Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez. Que nossa despedida seja um eterno reencontro.

Valeu Portela! Nas minhas veias correm sangue azul e branco

É tudo nosso…

Gilsinho"


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Centro Cultural Cartola prepara evento para Davi Correa

Por Rafael Arantes

Rio -  Após coletar depoimentos e homenagear a sambista Ruça, ex-presidente da Vila Isabel, o Centro Cultural Cartola segue com seus projetos especiais de homenagens e exaltação de grandes nomes do samba. Desta vez, o ícone relembrando será Davi Correa. O grandioso compositor portelense, autor de sambas antológicos da Azul e Branco, será o foco da próxima festa realizada pelo CCC.

Em conversa com o DIA na Folia, o pesquisador Vinícius Natal deixou claro a idealização do Centro de Cultura pelo resgate de diversos depoimentos e homenagens aos maiores ícones do Carnaval do Rio. Um dos maiores objetivos dos eventos será exaltar e registrar grandes partes da história do espetáculo tão amado pelos cariocas.

"Estamos realizando esta coleta de depoimentos, pois grande parte da memória do mundo do samba é falada. Não está escrita, guardada em nenhum lugar.É preciso registrar essa história. Poucos são os livros que falam sobre história do samba. Por isso, é muito importante que tenhamos cuidado redobrado com nossos baluartes: eles são a nossa essência, nossa história, deram origem a tudo isso que hoje vivemos e amamos, o samba, e por isso devem ser sempre reverenciados", comentou.

O próximo evento da maratona de projetos do Centro Cultural Cartola ocorrerá no dia 6 de abril, às 16h, na sede da Mangueira.

 

Fonte: O Dia na Folia