Portela participa da campanha à Hora do Planeta
Rio será a principal cidade brasileira na iniciativa mundial
Cristo Redentor e Arcos da Lapa ficarão no escuro na campanha Hora do Planeta 2011
No próximo sábado (26), ícones cariocas como os Arcos da Lapa, Cristo Redentor, praia de Copacabana e Monumento dos Pracinhas ficarão no escuro por uma hora para alertar os cariocas sobre o aquecimento global e a necessidade de conservar o meio ambiente.
Rio de Janeiro será a principal cidade brasileira da campanha mundial Hora do Plantea, realizada pela da ONG ambientalista internacional WWF. O Rio apóia mais uma vez o movimento que no sábado pretende apagar as luzes do planeta. Pela primeira vez haverá um evento aberto ao público, nos Arcos da Lapa, na região central, com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que desligarão simbolicamente as luzes da cidade entre às 20h30 e às 21h30. Logo em seguida a bateria da Portela comandada por mestre Nilo Sérgio e seus ritmistas irão fazer uma demonstração com os surdos de marcação numa alusão a um coração pulsando em defesa do meio ambiente
No Brasil, 42 cidades, incluindo oito capitais, já formalizaram a adesão à Hora do Planeta 2011. Outras 28 prefeituras encontram-se na fase final de entrega do termo, que traz a indicação de quais monumentos serão apagados. As capitais que aderiram foram Aracaju, Campo Grande, Goiânia, Natal, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.
Neste ano de 2011, o primeiro minuto da Hora do Planeta será dedicado, em silêncio, às vítimas da recente tragédia de fenômenos naturais como o terremoto e tsunami no Japão, e as enchentes no Brasil e na Austrália, no início do ano.