Translate

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cidade do Samba


Assim como a inauguração da Passarela do Samba, em 1984, significou para os sambistas a realização de um sonho, também a ocupação da Cidade do Samba em 2005 encheu de esperanças e alegria os amantes do carnaval das escolas de samba. Mas, tal como o Sambódromo viria a revelar aos poucos seus problemas e afastar-se do sonho, assim também a Cidade do Samba, após seis carnavais, vai matando nossas esperanças e mostrando suas fragilidades. 
A principal delas, sem dúvida, é a questão da segurança. À tragédia do ano passado têm-se sucedido inúmeros incidentes de menor monta, todos relacionados à precariedade de condições de segurança contra incêndios. Para quem, como eu, já "habitou" um dos barracões da Cidade, tais ocorrências foram uma desagradável surpresa, porque creio que as escolas têm o compromisso de contratar empresas de segurança contra incêndios, submeter-se a vistorias periódicas dos bombeiros e manter em regime de plantão brigadistas treinados.
Para uma escola que sobrevive e faz seu carnaval apenas com a subvenção, tal despesa é considerável, pesa muito no orçamento. Mas sempre a encaramos como um investimento fundamental, mormente porque no ano de 2008, no Grupo de Acesso, em barracão emprestado, quase vimos nossos sonhos serem devorados pelas chamas na véspera do desfile: o carro que representava Carmen Miranda escapou, graças ao heroísmo dos trabalhadores do barracão, de virar cinzas em segundos. 

Por isso sempre acreditamos que os gastos com segurança contra incêndio eram sagrados. Hoje se constata com surpresa que eles não são capazes de evitar catástrofes como as do início deste ano. E se em nossos antigos barracões as instalações elétricas eram precárias, com "gatos" e gambiarras, hoje um quadro melhor não é ainda totalmente tranquilizador.
A Cidade do Samba tem outros problemas, menos graves, como a falta de privacidade e a impossibilidade de contar com o fator surpresa no desfile, o que desmerece um pouco o trabalho dos carnavalescos. Mas, na minha opinião, mais grave do que isso é ela já ter começado garantindo a alguns privilégios de localização e até de planta. Os barracões não são iguais, não foram feitos iguais. Longe disso. As escolas, que deveriam ser iguais em direitos e deveres perante seu órgão representativo, também não o são. A gente foi aprendendo a duras penas a lição de que "umas são mais iguais que as outras", e  o próprio ranking que é usado como parâmetro obedece a critérios definidos bem a propósito e às vezes casuísticos.
Outra crítica frequente é com relação à sua frieza, que leva os sambistas a se reunirem em seu entorno para poder beber, comer algo mais a seu gosto, conversar, cantar samba e até batucar. Porque dentro de seus muros o acesso é complicado e o comportamento esperado é bem outro. Nos moldes atuais, aliás, nem interessa tanto assim a quem gosta de informalidade e alegria estar lá dentro.
Bem outro era o nosso sonho, o ideal de um lugar de convivência. Porque não há samba sem convivência, sem troca, sem conversa, sem cerveja. E acho que até o turista ficaria um pouco mais feliz se pudesse encontrar algo menos esterilizado, menos arrumado, mais real. Apesar de tudo isso, é a nossa Cidade e querermos que ela seja melhor, mais acessível e calorosa, não quer dizer que não a amemos e não nos orgulhemos dela.

Fonte: www.sidneyrezende.com/carnaval

sábado, 28 de maio de 2011

Portela: após anos sem obras, quadra da azul e branco é reformada

A quadra da Portela, que não sofria nenhum tipo de intervenção há algum tempo, está sendo reformada.
O presidente da escola da águia, Nilo Figueiredo, falou ao SRZD-Carnaval sobre o motivo das obras.
"Não é ampliação. Há anos não fazia obras na quadra. As obras são para fazer da quadra o que ela sempre deveria ter sido", disse.
A reforma da quadra, onde acontecem os eventos da azul e branco, na Rua Clara Nunes, nº 81, não tem prazo determinado para ser concluída.
Perguntado sobre o andamento da escolha do enredo para o próximo Carnaval, Nilo disse que "ainda não tem nada decidido" e só vai comentar sobre o assunto no momento certo.
"Só na hora que eu assinar o contrato é que posso afirmar", disse.
Os temas sobre a Serra Gaúcha e Biblioteca Nacional estavam sendo trabalhados como possibilidades de enredo do Carnaval de 2012 da azul e branco.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Liesa aprovas as contas de 2010/2011 e orçamento para o próximo ano

Presidentes de quase todas as escolas de samba do Grupo Especial estiveram presentes na Assembleia Geral, realizada na noite desta quinta-feira, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), para tratarem de assuntos administrativos da entidade.
A reunião serviu para aprovação das contas referentes ao período de maio de 2010 até abril de 2011 e a votação do orçamento para o mesmo período do próximo ano.
De acordo com o presidente da Liesa, os temas referentes aos rumos do carnaval 2012, como os pares do sorteio da ordem dos desfiles, as obras da Cidade do Samba, a definição sobre quais escolas serão as primeiras a desfilar, ficaram para serem tratados na sessão plenária que acontecerá no próximo mês.
- Hoje nos encontramos aqui para resolver assuntos da parte administrativa da Liga. Na próxima plenária vamos acertar diversos assuntos ligados ao carnaval. Iremos definir os pares do sorteio para que exista um equilíbrio entre os dois dias de desfiles. Na reunião de junho que vamos iniciar o carnaval do próximo ano – afirmou Jorge Castanheira.
Castanheira disse que o processo de demolição do Sambódromo está sob responsabilidade da Riotur, já que a Passarela do Samba pertence ao município. O presidente da Liesa afirmou que em breve as pendências com a empresa responsável pelo seguro da Cidade do Samba estarão resolvidas e que a reconstrução deve começar logo.
- Estamos finalizando as pendências com a empresa de seguros da Cidade do Samba e terminando a desmontagem dos barracões afetados. Logo vamos começar a reconstrução. No que diz respeito a construção das novas arquibancadas do Sambódromo não posso emitir parecer, pois quem está tomando conta deste processo é a Riotur – finalizou Castanheira.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nilo revela evolução nas negociações sobre enredo da serra gaúcha

Ao que parece o enredo sobre a serra gaúcha está cada vez mais próximo da Portela. Quem confirmou a informação foi o presidente da escola, Nilo Figueiredo, que embarcaria rumo ao Rio Grande do Sul nesta semana, mas, em razão de um imprevisto, a viagem acabou não acontecendo. O dirigente explicou ao CARNAVALESCO o porquê de não ter viajado ao sul do Brasil:
- Essa situação teria uma definição esta semana, mas o rapaz que viajaria comigo acabou ficando doente e eu tive que adiar. Na próxima semana vamos conversar, mas a questão evoluiu sim – afirmou Nilo Figuiredo.
Nilo também confirmou que já há um acordo verbal para o enredo, que seria patrocinado, e que questões contratuais ainda precisam ser debatidas.

Fonte: www.oterminal.com.br/carnaval
Joãosinho Trinta deve ter alta no início da próxima semana, diz sobrinho

Um dos mais respeitados carnavalescos do Rio de Janeiro, Joãosinho Trinta, segue internado no UDI Hospital, em São Luís, no Maranhão. Ele deu entrada na unidade de saúde há exatas duas semanas, com quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca.
O SRZD-Carnaval falou com o sobrinho de Joãosinho, Arlen, que todos os dias visita o tio no hospital e só sai de lá para resolver problemas dele na rua.
"O estado de saúde dele está ótimo. Agora ele só está tratando a insuficiência cardíaca. O médico garantiu que a previsão de alta é de terça ou quarta-feira", disse.
Arlen disse que a equipe médica aguarda a chegada de uma nova cânula de São Paulo, que é mais apropriada para o paciente, já que ajuda na fala e também impede que haja obstrução com algum alimento.
"Ele está lúcido, consciente, lendo livros", destacou, animado com a recuperação do tio.
Joãosinho está no Maranhão para contribuir com o desenvolvimento do enredo da Beija-Flor, que fará uma homenagem aos 400 anos de São Luís. Segundo Arlen, o carnavalesco recebeu um convite da governadora Roseana Sarney para que ele fosse o consultor e contribuísse com ideias e sugestões para o desfile da escola de Nilópolis.
"Os trabalhos estão adiantados. Ele deixou uma equipe trabalhando, instruída sobre o que fazer", disse Arlen, que também ajuda o tio no trabalho.
Ele ainda disse que uma irmã de Joãosinho tem ido até o hospital, visitá-lo, assim como amigos da cidade, mas destacou que ele é o "braço-direito" do tio e está dando todo o apoio na sua recuperação.
A assessoria do UDI Hospital informou que apenas divulgou um boletim nesta quarta-feira, para "dar uma satisfação" sobre o estado de saúde de Joãosinho, já que não houve uma melhora significativa.

Fonte: www.sidneyrezende.com/carnaval

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dicas para escapar do Alzheimer. Veja em nosso blog da Ação Social Portelamor - http://acaosocialportelamor.blogspot.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Blog Ritmo Carioca - o som do Rio divulga a Portelamor.
http://ritmocarioca.blogspot.com
Agradecidos com a divulgação. Abraços altaneiros!!!
Portelamor divulgada no site Tititi do Samba. www.tititidosamba.com.br
Os portelamorenses agradecem a divulgação.
Abraços altaneiros.
Portelamor divulgada no Tonhão Moura - Samba.com Atitude. http://tonhaomoura.blogspot.com
O nosso muito obrigado.
Saudações portelamorenses!!!

sábado, 21 de maio de 2011

SRZD-Carnaval cobrirá festa de premiação do S@mbanet neste sábado

O SRZD-Carnaval vai estar presente na 13ª edição do Prêmio S@mbanet, na noite deste sábado, na quadra da Unidos da Tijuca.
Você que não estará presente na festa, poderá acompanhar as novidades pelo nosso site, além de ver imagens deste conceituado evento, que já revelou grandes nomes do Carnaval, enquanto ainda atuavam em escolas do Acesso.
Nesta edição, o evento conta com uma novidade. Duas duplas de apresentadores estarão no palco se revezando para apresentar os vencedores. São eles: Marcelo Pacífico e Marcio Perrota; e Eugênio Leal e Carolina Grimião.
A festa está marcada para 21h. Aguarde por novidades!

Fonte: www.sidneyrezende.com/carnaval

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ampliação do Sambódromo: antigo prédio da Brahma será implodido no dia 05

Por Fábio Silva

Dando continuidade a obra de ampliação do Sambódromo, a Prefeitura do Rio marcou para o dia 05 de junho (domingo), a implosão dos três prédios da antiga fábrica da Brahma. O espaço vai dar lugar mais quatro módulos de arquibancadas.
Para que a implosão possa ser feita com segurança, as construções num raio de 200 metros da Rua Marquês de Sapucaí terão que ser desocupadas.
As obras de ampliação do Sambódromo começaram no dia 20 de abril, estão orçadas em R$ 30 milhões. O projeto está sendo custeada pela multinacional de bebidas Ambev, dona de parte do terreno para onde o Sambódromo será ampliado. Em contrapartida, a empresa ganhou o direito de construir ao lado da Marques de Sapucaí um edifício comercial com um número de andares acima do limite estabelecido pelas leis municipais para a região.
No local das ampliações, estão incluídos acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço destinado aos julgadores dos desfiles das escolas de samba.
"A demolição vai durar 30 dias e vamos entregar o novo Sambódromo no dia 18 de dezembro já para os ensaios técnicos das escolas", disse Antonio Pedro Figueira de Mello, Secretário de Turismo do Rio de Janeiro.
O Sambódromo ficará com a configuração original projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e sua capacidade será ampliada de 60 mil para 77.800 pessoas.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nilo Figueiredo diz que enredo sobre serra gaúcha pode ser confirmado na próxima semana

Depois de um Carnaval conturbado com o incêndio que atingiu o barracão e destruiu parte de suas fantasias, a Portela está próxima de fechar o enredo para o Carnaval 2012. De acordo com o presidente Nilo Figueiredo, a definição sobre a assinatura do contrato de patrocínio que possibilitaria o enredo sobre as cidades da serra gaúcha pode acontecer na próxima semana.
- Na próxima semana devo definir se assinarei ou não o contrato. É uma possibilidade. Não estou dizendo que este será o enredo da Portela, mas na próxima semana haverá uma definição – revelou Nilo, que confirmou o inicio das obras na quadra da escola.

Viradão Carioca 2011

Evento, que acontece no próximo fim de semana em três palcos diferentes, terá as participações da Velha Guarda da Portela, bateria da Filhos da Águia, Pique Novo, Simpatia é quase amor, Bom Gosto, Bangalafumenga, Farofa Carioca, Dicró, Belo, entre outros artistas.

A Globo Rio e a Riotur promovem a 3ª edição do Viradão Carioca nos dias 20, 21 e 22 de maio (de sexta a domingo). Este ano serão mais de 50 horas de programação totalmente gratuita, em três grandes palcos ao ar livre espalhados nos seguintes pontos da cidade: Quinta da Boa Vista, Realengo e Arpoador. Os cariocas terão uma oportunidade única de conferir a performance de mais de 50 atrações, numa programação especial que inclui artistas como Luan Santana, Paralamas do Sucesso, Belo, Fresno, Dudu Nobre, NX Zero, Fernanda Abreu e Latino.

Um dos palcos, chamado de Circo Arpoador, contará com apresentações que fizeram sucesso no início da década de 80 e que continuam sendo referência de boa música. Bandas e artistas daquele período terão, no Viradão Carioca, a chance de reviver aqueles tempos.  Já estão confirmadas as participações de Fino Coletivo, A Cor do Som, Biquini Cavadão,  Léo Jaime, Inimigos do Rei, Nicolas Krassik e Blitz.

Outros nomes confirmados para o palco Realengo, na Zona Oeste, e o da Quinta da Boa Vista são os seguintes: Jorge e Mateus,  Luka, Pique Novo, Paralamas do Sucesso, Dicró, Afroreggae, NX Zero, Disfarce e Preta Gil, Fernanda Abreu e Fresno, além do show de encerramento com a sensação do Sertanejo Universitário, Luan Santana.

"A Riotur e a Globo Rio pensaram tudo com muito cuidado para que o público que  geralmente não tem acesso a eventos deste tipo possa ver seus artistas favoritos. Vamos também caprichar nos palcos, na luz e no som, para que a experiência seja de ótima qualidade. Levaremos música de qualidade e cultura para um imenso público. Esperamos atingir milhares de espectadores em todo o evento", disse Antonio Pedro Figueira de Melo, Presidente da Riotur.

Confira a programação:
:: PALCO CIRCO NO ARPOADOR
Apresentadores do evento: Bruno Mazzeo, Lencinho, Chacal e Maria Juçá

Data: 20/05/2011 (sexta-feira)

14h - Oficina de Circo (infanto-juvenil)
16h - Fino Coletivo
17h20 - A Cor do Som
18h40 - Orquestra Voadora
20h10 - Orquestra Imperial
21h30 - Biquini Cavadão
Intervalos DJ Lencinho e Esquete Acrobacias Aéreas

Data: 21/05/2011 (sábado)
14h - Oficina de Circo (infanto-juvenil)
14h - Oficina de Danças Populares
16h - Léo Jaime
17h20 - Luis Carlinhos
18h40 - Arnaldo Antunes
20h - Céu
21h20 - Inimigos do Rei
Intervalos com DJ Montano e esquete Acrobacias Aéreas

Data: 22/05/2011 (domingo)
13h - Oficina de Circo (infanto-juvenil)
13h - Oficina Roda de Capoeira
15h - DJ MAM
17h - Nicolas Krassif
19h50 - Blitz
21h20 - Jorge Vercilo
Intervalos com DJ Zé Roque e esquete de Acrobacias Aéreas

:: PALCO QUINTA DA BOA VISTA
Apresentadora do evento: Fernanda Souza

Data: 20/05/2011 (sexta-feira)
19h - Nem te Conto
20h15 - Jorge e Matheus
22h - Bangalafumenga
23h45 - Bom Gosto

Data: 21/05/2011 (sábado)
Apresentador do evento: Eri Johnson

17h - DJ Pretinha
18h - Farofa Carioca
19h45 – Velha Guarda da Portela

22h45 – Fernanda Abreu
00:15  Fresno

Data: 22/05/2011 (domingo)
Apresentador do evento: Otaviano Costa

13h - Banda Marcial dos Fuzileiros Navais
14h - Bateria Mirim Filhos da Águia

15h30 - Simpatia é quase Amor
20h - Luan Santana

:: PALCO ZONA OESTE - REALENGO (Praça do Canhão)
Apresentador do evento: Humberto Carrão

Data: 20/05/2011 (sexta-feira)
19h - Luka
20h45 - Pique Novo
22h30 - Paralamas do Sucesso
00h15 - Charlie Brown Jr.

Data: 21/05/2011 (sábado)
Apresentadora do evento: Mariana Rios

17h - Dicró
18h45 - Afroreggae
20h30 - Melanina Carioca
22h15 - Scracho
00h15 - NX Zero

Data: 22/05/2011 (domingo)
Apresentadora do evento: Geovanna Tominaga

17h - Grupo Disfarce
18h45 - Buchecha
20h30 - Preta Gil
22h15 - Latino
00h15 - Belo


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Seminário reúne Rosa Magalhães e Renato Lage no CCBB

Simplesmente os maiores campeões da Marquês de Sapucaí. Renato Lage, com quatro, e Rosa Magalhães, com cinco títulos, foram os convidados do primeiro dia de palestras do seminário “Carnaval, que festa é essa?”, promovido pelo jornalista Aydano André Mota, que aconteceu na noite desta terça-feira no Centro Cultural Banco da Brasil.
Com mediação do pesquisador e escritor Felipe Ferreira e plateia lotada, os carnavalescos falaram sobre diversos temas, como a produção do carnaval, a estrutura das escolas de samba por onde passaram. A continuidade do trabalho dentro de uma agremiação, o tamanho das alegorias, desenvolvimento de enredos e inovação do carnaval também não ficaram de fora.
Veja a matéria completa
http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=261

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Escola mirim 'Filhos da Águia' se apresenta no Viradão Carioca


A escola de samba Mirim "Filhos da Águia" vai participar da 3ª Edição do Viradão Carioca, no próximo domingo, no palco da Quinta da Boa Vista, às 14h. O show contará com a perfomance da bateria, intérprete, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira.
Os organizadores do evento informaram que este ano o público poderá acompanhar mais de 50 horas de programação gratuita em palcos montados em Realengo, no Arpoador e na Quinta da Boa Vista.
Entre as mais de 50 atrações estão Luan Santana, Dudu Nobre, Paralamas do Sucesso, Latino, Fresno, Fernanda Abreu e NX Zero.
No palco Circo Arpoador, artistas que se destacaram nos anos 80, como Léo Jaime, Blitz, Biquini Cavadão e Inimigos do Rei, se apresentarão. Já no palco Realengo e Quinta da Boa Vista, estão confirmadas atrações como Preta Gil, Jorge e Mateus, Pique Novo e outras já citadas.
O Viradão Carioca está marcado para os próximos dias 20, 21 e 22 de maio.


sábado, 14 de maio de 2011

'Não é uma volta por cima', diz Márcio Moura após renovar com a Portela

O coreógrafo Márcio Moura, que renovou com a Portela, falou com exclusividade ao SRZD-Carnaval sobre as críticas das comissões de frente tanto da Portela, quanto da Caprichosos de Pilares, que ele também representará em 2012, e expectativas para o próximo Carnaval.
Segundo ele, as justificativas das notas baixas recebidas pela Portela "foram petinentes ao trabalho realizado por 'n' motivos: condições de trabalho, entrega de fantasias, adereços, estrutura". Ele resumiu o Carnaval de 2011 da escola como sendo "muito complicado".
Márcio fez questão de destacar que o momento dele "não é uma volta por cima". "Meu caminho não mudou. Meu trabalho é uma reta", disse, confiante de que os trabalhos para o Carnaval de 2012 serão diferentes.
"A Portela é uma escola que tem tudo o que grandes escolas querem ter. Ela tem chão, tem energia. faltava mesmo um foco na programação e dinheiro. Não dá pra fazer Caranval sem dinheiro, porque o que for para a avenida, não será bom", ressaltou.
Perguntado sobre o estilo de coreografias desenvolvidas por Paulo Barros, Márcio disse que acredita ser "uma vertente de um profissional" e não acha que todos os coreógrafos vão adotar o mesmo perfil.
Coreógrafo esclarece o motivo da renovação com a Caprichosos
Márcio também revelou que a Caprichosos de Pilares teve um "Carnaval mal estruturado", devido a uma "falta de administração da escola".
"Eu só entrei na avenida aquele dia única e exclusivamente pela amizade ao Amaury, que era o carnavalesco, porque a presidência não me deu a menor condição de realizar meu trabalho", lembrou.
O coreógrafo esclareceu o motivo de ter aceitado renovar com a Caprichosos, depois do Carnaval um tanto "decepcionante" para ele.
"Mais do que aceitar, eu preciso mostrar meu trabalho na Caprichosos, preciso fazer a Caprichosos voltar para o Grupo Especial. Porque não existe nenhum profissional, em nenhuma área do Carnaval, por mais talentoso que seja, que consiga trabalhar com condições mínimas. Eu não posso entrar na avenida só com a minha galera e com a coreografia", explicou.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

'Fiz um intercâmbio cultural', diz Lucinha após ser campeã na Suíça


O mestre-sala Rogério Dornelles e a porta-bandeira Lucinha Nobre não foram avaliados no último Carnaval, por conta do incêndio que atingiu os barracões de três escolas, porém, tiveram uma experiência inédita em suas vidas: foram campeões no Carnaval de Lausanne, na Suíça, representando a azul e branco, no início do mês de maio.
Para saber mais sobre os momentos vividos no exterior, o SRZD-Carnaval conversou com Lucinha, que desembarcou no Brasil no início da manhã desta quarta-feira. Segundo ela, a experiência foi "ótima", e além de levar o samba carioca para o país, possibilitou o conhecimento de uma nova cultura.
"Eu adorei. Fiz um intercâmbio cultural. A gente foi muito acarinhado. O bacana é o reconhecimento", disse.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Casal da Portela é campeão na Suiça

O mestre-sala Rogério Dornelles e a porta-bandeira Lucinha Nobre, da Portela, participaram no último domingo, 8, do desfile de escolas de samba do Carnaval de Lausanne, a quarta maior cidade da Suiça. Usando a fantasia que levou para o desfile da azul-e-branco deste ano na Marquês de Sapucaí, a dupla integrou a agremiação que venceu a disputa. Participaram do evento integrantes de escolas colombianas, venezuelanas e panamenhas.
O Carnaval da Suiça acontece com a participação de escolas de samba desde 1982 atraindo anualmente cerca de 60 mil pessoas em três dias de festa.
Este ano, Rogerinho e Lucinha não receberam notas dos jurados dos desfiles das escolas de samba do Rio, já que Grande Rio, União da Ilha e Portela, que tiveram seus barracões na Cidade do Samba atingidos por um incêndio no início de fevereiro, participaram do espetáculo como hors-concours.
Em julho, o casal voltará à Europa para o Festival de Coburg, na Alemanha.

Foto divulgação Tudo de Samba


Portela pode anunciar em breve enredo sobre a Serra Gaúcha

Em época de escolha de enredo, muitas são as especulações em torno dos temas escolhidos pelas escolas de samba. Com a Portela não foi diferente e os torcedores estão apreensivos para saber o que a azul e branco levará para a avenida em 2012. Para tirar a dúvida dos portelenses, o SRZD-Carnaval conversou com um dos diretores de Carnaval da escola, Alex Fab, que adiantou com exclusividade o que a agremiação pretende apresentar.
Alex esclareceu que a ida de alguns membros da escola para a Serra Gaúcha, recentemente, não foi para adiantar alguma negociação, mas sim para fazer pesquisas e colher informações sobre a região. "Fomos para achar um fio condutor. E nós encontramos um caminho", disse.
Segundo ele, se o enredo sobre a Serra Gaúcha vingar, vai representar uma grande contribuição tanto para as pessoas da região, que vão passar a conhecer detalhes da história do local, como para o resto do Brasil.
"Agora é só aguardar os finalmentes. As conversas estão bem adiantadas. Em um prazo curto, vamos anunciar o enredo, até porque nós temos um cronograma. Já estamos trabalhando com ações para esse enredo acontecer", revelou.
Questionado sobre a abordagem que o enredo terá, Alex garantiu aos portelenses que a história terá início, meio e fim e vai ser uma grata surpresa na Marquês de Sapucaí, caso o acerto se confirme, o que pode acontecer nos próximos dias.
"Nós conversamos com jornalistas, museólogos e pesquisadores da cidade e descobrimos histórias muito boas, que as próprias gerações mais novas de lá não conhecem. Se acontecer, esse enredo vai surpreender muita gente, pois a abordagem que daremos não é nada disso que vem sendo falado", afirmou.
Outra preocupação da escola é a de ter garantias de recebimento do patrocínio, já que nos últimos anos a direção da Portela optou por temas que deveriam ser patrocinados e muitas vezes não eram. O diretor de Carnaval ressaltou que isso não irá acontecer desta vez.
"Este é um assunto que está sendo muito bem cuidado. É claro que nós precisamos deste aporte financeiro, mas só vamos fechar com garantias de que iremos receber. Os patrocínios que estão sendo negociados são com empresas privadas, o que diminui o risco", declarou.
Alex revela que enredo sobre a Biblioteca Nacional é estudado
Entre os temas avaliados pela escola, o SRZD-Carnaval apurou em primeira mão que um deles é a Biblioteca Nacional. Segundo Alex, o enredo está sendo desenvolvido por um grupo, mas ainda não foi apresentado, podendo ser abordado em outro Carnaval, o de 2013, por exemplo.
"O que nós não queremos é esperar a definição para começar a trabalhar", destacou o diretor de Carnaval, lembrando que os trabalhos para levar a Serra Gaúcha para a Sapucaí em 2012 já foram iniciados.
O Carnaval de 2013, inclusive, já é discutido na Portela, pois será o de comemoração dos 90 anos da escola. O próprio Alex Fab afirmou que é um defensor deste enredo, apesar da concorrência dos patrocínios, que podem acabar pesando na escolha.
"Realmente será um ano importante para a escola e eu sou um dos que defende esse enredo para 2013. Porém, ainda não definimos nem o de 2012. Está cedo", concluiu.

Fonte: htpp://www.sidneyrezende.com/carnaval

sexta-feira, 6 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Feijoada da Portela vai ter show de Dona Ivone Lara
Neste sábado acontece mais uma edição da feijoada da família portelense. A convidada especial é Dona Ivone Lara. Com certeza, o evento é imperdível para quem gosta de samba de qualidade. A velha-guarda da Portela também participa do evento.
Quem também participa da feijoada é o Grupo Gilsinho e seus Capangas com o melhor de samba de raiz e a torcida organizada “Guerreiros da Águia”, que vai receber  representantes das torcidas co-irmãs: Nação Verde e Rosa, Nação Leopoldinense, Independentes e Família Tijucana para uma grande confraternização.
Para encerrar a feijoada, em grandes estilo , a bateria comandada por mestre Nilo Sérgio sobe ao palco para uma apresentação de gala com sambas antológicos da Portela.

Serviço:
Feijoada da Família Portelense- Homenagem ao dia das mães- Show de Dona Ivone Lara
Data: 07 de Maio de 2011
Horário: 13h
Local: Quadra da Portela - Rua Clara Nunes, Nº 81- Madureira
Entrada: R$ 10
Prato da Feijoada: R$ 15
Informações: 21- 2489-6440
Classificação: Livre

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lucinha Nobre se emocionou com elogios dos jurados

Quem assistiu não teve dúvida. Um dos grandes destaques do desfile de 2011 da Portela foi a exibição do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rogerinho e Lucinha. Apesar de não serem avaliados, quatro dos cinco julgadores fizeram questão de prestar reverência pela competência, leveza e qualidade do casal, que fez uma das melhores exibições do ano.
Mesmo experiente e com diversos prêmios conquistados ao longo da carreira, Lucinha Nobre se mostrou bastante emocionada com a reverência prestada pelos jurados e revelou o desejo de encerrar sua carreira na escola de Natal.
- Fiquei muito feliz. Nosso objetivo foi alcançado, pois trabalhamos como se estivéssemos disputando. Fizemos uma coreografia que fixasse uma relação com a letra do samba e os jurados entenderam. Estamos atingindo um grau maior de maturidade. Encerramos o desfile com a sensação de dever cumprido. Estou muito contente por poder defender o pavilhão da Portela. Se depender de mim, encerrarei a carreira na Azul e Branco de Madureira – lembrou.
Uma das observações que mais chamou a atenção foi aferida pelo julgador Tito Canha, um dos mais antigos jurados de todos os quesitos do carnaval. De acordo com o jurado do módulo três quem foi penalizado, desta vez, foi o próprio que não pode conferir o grau máximo a apresentação comovente e impecável do casal.
- Eu chorei quando li as observações feitas pelo Tito Canha, afinal, ele é um dos mais respeitados julgadores do quesito e que sabe muito sobre a dança do casal. Faz muito tempo que ele avalia os casais de mestre-sala e porta-bandeira e ler algo tão gracioso emociona qualquer um, por mais experiência que tenha – afirmou a emocionada Lucinha.
Os julgadores Ilclemar Nunes e Beatriz Badejo fizeram referências à roupa utilizada pelo casal no desfile oficial. Para Lucinha, a beleza da roupa se deu por causa do talento e do esforço de Fernando Magalhães (responsável pela produção da fantasia) e por causa da liberdade dada pelo carnavalesco Roberto Szaniecki.
- A roupa foi produzida pelo Fernando Magalhães. Isto foi a realização de um sonho. Já havia trabalhado com ele em outros projetos fora do carnaval e na Portela podemos desenvolver uma parceria muito produtiva. O entrosamento entre o Fernando Magalhães, eu, o Rogério (Dornelles, mestre-sala) e o Roberto (Szaniecki, carnavalesco) foi perfeito. Queria uma roupa que fosse ao mesmo tempo funcional, bonita, leve e que valorizasse as tradições da Portela, que foi a primeira escola a usar plumas na fantasia da porta-bandeira. O resultado não poderia ter sido melhor – contou a porta-bandeira.
Sobre os preparativos para o carnaval do próximo ano, Lucinha explicou que as coisas esquentam mesmo a partir do meio do ano e que, neste primeiro momento após o carnaval, os bailarinos procuram manter a forma e se preparar separadamente.
- Até começar o samba (que geralmente acontece a partir de agosto) procuramos manter a forma e fazer a preparação de maneira individual. Porém, existem casos que nos encontramos e isso acaba ajudando muito para não perdermos o entrosamento. Hoje mesmo estou embarcando para encontrar o Rogério na Suíça. Lá nós vamos ministrar workshops e cursos com aulas sobre o bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira. É o início da nossa preparação em busca da nota máxima – disse.
Confira as observações dos jurados em relação do casal portelense:
Beatriz Badejo
Apesar dos problemas sofridos pela escola, o casal apresentou-se com uma bela indumentária e exibiu-se com desenvoltura, graça e majestade, digno da nota máxima.
Aurea Hammerli
Belíssima apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Foi emocionante. Continuem com muita fé. Até breve.
Tito Canha
O penalizado, desta vez, foi o julgador. Impedido que está de dar o grau máximo a uma exibição comovente, impecável. Obrigado Lucinha e Rogerinho.
Ilclemar Nunes
Ostentando uma rica e colorida indumentária, o elegante casal de MS e PB da Portela exibiu para a emocionada platéia do sambódromo, sua performance do pas-de-deux, com graça, leveza e harmonia como sempre, com competência e profissionalismo. Ao casal meus parabéns pela superação.
Luiz Carlos Correa
Não emitiu comentários.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Carlos Reis é o padrinho da Torcida Portelamor. O 1º destaque da Portela aceitou o convite nesta terça-feira. A família portelamorense está em festa. Carlos, o nosso muito obrigado. Beijo no coração.
Sambanet 2011: Ingressos para a festa já estão à venda.

Princípio de incêndio atinge o barracão da Mangueira


POR DIOGO DIAS


Rio - Um incêndio atingiu na manhã desta terça-feira o barracão da Mangueira, na Cidade do Samba, na Gamboa, Centro do Rio. Bombeiros do Quartel Central da corporação já controlaram as chamas. O fogo começou no almoxarifado da agremiação, no entanto, a escola ainda não informou se houve perdas.


Sambódromo: prédio da Brahma já tem data para implosão


Os três prédios da antiga fábrica da Brahma, que fazem parte da paisagem do Sambódromo carioca, serão implodidos no dia 5 de junho, entre 8 e 9h, para dar lugar mais quatro módulos de arquibancadas. Para que a implosão possa ser feita com segurança, as construções num raio de 200 metros da rua Marquês de Sapucaí terão que ser desocupadas.
As obras de ampliação do Sambódromo, que começaram  no dia 20  de abril, estão orçadas em R$ 30 milhões está orçada em R$ 30 milhões e está sendo custeada pela Ambev.  No local das ampliações, estão incluídos acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço destinado aos julgares dos desfiles das escolas de samba.Ainda no local da antiga fábrica, poderão ser construídos hotéis, salas comerciais e outros empreendimentos que beneficiem o entorno, incluindo hotéis, pousadas e albergues.
A obra, segundo a Prefeitura do Rio, será concluída no dia 18 de dezembro, em tempo hábil para a realização dos ensaios técnicos das escolas de samba dos grupos Especial e de Acesso A.

Paulo Menezes afirma que enredo sobre a serra gaúcha não é a única possibilidade da Portela

Em meio à polêmica envolvendo a prisão do superintendente de Carnaval da Portela, o policial militar Marcos Falcon, a agremiação de Madureira segue as negociações para escolha do enredo do Carnaval 2012. O carnavalesco Paulo Menezes revelou que, além das cidades da serra gaúcha, enredo especulado na imprensa durante as últimas semanas, há outro tema em questão.
Paulo não revelou, mas a reportagem do Carnavalesco apurou que o outro enredo em questão também seria desenvolvido com aporte de um patrocinador. Além disso, as conversas no Rio Grande do Sul não teriam animado muito a cúpula do Carnaval portelense. As consequencias da prisão de Marcos Falcon para os profissionais portelenses também foi tema das declarações de Paulo Menezes.
- Ainda está muito cedo para ter uma opinião sobre isso. Ainda não dá para falar se influenciará no trabalho. O trabalho, efetivamente, ainda não começou. Vamos aguardar. Com relação ao enredo sobre as cidades da serra gaúcha é uma possibilidade. Existe outra possibilidade que ainda não posso afirmar.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Escolas da Associação podem desfilar em Deodoro
Em entrevista exclusiva ao Carnavalesco, Eduardo José, o Zezinho Orelha, presidente da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro, responsável atualmente pela administração dos grupos C, D e E do carnaval carioca, analisa sua primeira administração à frente da entidade após o Carnaval 2011.
Comente no Twitter do Carnavalesco. É só usar @tercarnavalesco
Após sete anos como vice-presidente (Zezinho assumiu a presidência em maio do ano passado, após renuncia do então presidente Walter Teixeira), neste carnaval, Eduardo José da Silva esteve à frente da AESCRJ pela primeira vez e contabilizou mudanças e muitos elogios ao novo desfile da Intendente Magalhães.
- Entrei no intuiuto de realizar melhores carnavais e consegui. Pra mim, a administração foi nota mil. A transparência, uma maior qualidade dos desfiles e a credibilidade no resultado do julgamento foram as missões encontradas e realizadas.
Em 2011, a Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro foi a primeira entidade responsável pela organização dos desfiles a divulgar a justificativa das notas dos jurados. De acordo com o presidente, a iniciativa partiu em conjunto com o vice-presidente Fernando Leopoldino para dar transparência ao resultado e 'apagar' o erro ocorrido com as notas do carnaval passado, onde os grupos C, D e E ficaram sem justificativa de notas, sendo necessário que não houvesse o rebaixamento de nenhuma agremiação.
Outra novidade implantada na nova gestão, foi a produção e comercialização do CD com os sambas-enredo do carnaval de cada grupo ; parceria com apoio de patrocínio de algumas empresas.
Sobre novas mudanças para o próximo carnaval, Zezinho, adiantou que em plenária a ser realizada na próxima quarta-feira, os representantes de cada agremiação estarão reunidos para discutir o novo regulamento. O palco da festa poderá ser alterado para o novo Autódromo que está em construção no bairro de Deodoro, mas assegura que ainda é cedo para confimar e que dependerá de resposta do governo, assim como o tão prometido Edifício do Samba, onde as escolas aguardam um novo local para contruir os seus carnavais. Ainda sobre o Carnaval 2011, a AESCRJ promete divulgar em seu site oficial (www.aescrj.com.br) nos próximos dias toda a prestação de contas e o balancete do Carnaval, sempre buscando a transparência.
O sorteio para a ordem dos desfiles do Carnaval 2012 acontecerá em junho ainda com data e local a ser definido.