Translate

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Vídeo: Luis Carlos Magalhães e Ricardo Barbieri falam do sorteio da Série A

Redação Carnavalesco

Fonte: www.carnavalesco.com.br

Moisés Fernandes reassume Associação, afasta diretoria e determina Grupo B com 17 escolas

Redação Carnavalesco

Na noite desta quinta, a Associação das Escolas de Samba, que comanda os desfiles na Intendente Magalhães, viveu mais um dia de confusão. Moisés da Silva Fernandes, que estava de licença médica, após ser vítima de um atentado em fevereiro, apareceu na sede e determinou o afastamento de toda diretoria.

Além disso, ele determinou que o regulamento seja cumprido e que apenas uma escola seja rebaixada do Grupo B para o C e não três escolas como foi informado na apuração. Com isso, o Império Rubro-Negro (que já retornou aonome de Praça Seca) é a única escola que vai para o Grupo C. Vila Kennedy e Unidos de Lucas ficam no Grupo B, que terá 17 escolas no Carnaval de 2015.

O presidente da Associação determinou também Vizinha Faladeira, Flor da Mina do Andaraí e Chatuba de Mesquita continuem no Grupo D e não desfilem no grupo de avaliação.


Integrantes das escolas do Grupo Especial vão se enfrentar no bolão do futebol do CARNAVALESCO

Redação Carnavalesco

Em junho e julho, o Brasil será o centro das atenções do mundo do futebol. O site CARNAVALESCO aproveita o momento e cria o bolão da maior competição do futebol mundial. Um integrante de cada uma das doze escolas do Grupo Especial de 2015 vai representar sua agremiação nesse competição. Na primeira fase, os competidores vão apontar os resultados dos jogos, que vão ser publicados no site, sempre nos dias das partidas. Após cada dia, a pontuação será publicada na página do CARNAVALESCO no Facebook: www.facebook.com/tercarnavalesco. Os vencedores vão ganhar prêmios especiais do site e que serão divulgados em breve.
Na segunda fase da competição, os seis melhores vão seguir dando palpites nos jogos das oitavas, quartas, semi, terceiro lugar e final. A pontuação dos classificados será acumulada dos jogos da primeira fase. O regulamento de pontuação é o seguinte: acertar o resultado completo - 30 pontos; acertar o resultado sem o placar correto - 15 pontos; acertar o número de gols de cada seleção - 5 pontos.

Confira os representantes de cada escola do Grupo Especial:
Unidos da Tijuca - Tinga (intérprete)
Salgueiro - Leonardo Bessa (intérprete)
Portela - Wantuir (intérprete)
União da Ilha - Ito Melodia (intérprete)
Imperatriz - Phelipe Lemos (mestre-sala)
Grande Rio - Emerson Dias (intérprete)
Beija-Flor - Rodney (mestre de bateria)
Mangueira - Luizito (intérprete)
Mocidade Independente de Padre Miguel - Lucinha Nobre (porta-bandeira)
Vila Isabel - Wallan (mestre de bateria)
São Clemente - Igor Sorriso (intérprete)
Viradouro - Zé Paulo (intérprete)


quinta-feira, 29 de maio de 2014

Baianas da Portela promovem festa neste sábado

Por Fábio Silva

Com a presença de representantes do mesmo segmento de todas as escolas de samba do Carnaval carioca, a ala de baianas da Portela promove neste sábado, 31, sua tradicional festa.

Comandada por Jane Carla, que também brilha nos palcos Brasil afora como pastora da Velha Guarda Show da azul e branco, a ala é responsável por um dos eventos mais concorridos da agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira.

Jane e suas colegas de ala receberão os convidados na quadra da escola (Rua Clara Nunes, 81), a partir de 14h, quando começará a ser servido o almoço. Como já é tradição nos 10 anos de realização da festa, ela pede a presença de todos fantasiados. A animação da parte musical ficará por conta da Banda Fênix.

A entrada é franca. Informações (21) 2489-6440.




quarta-feira, 28 de maio de 2014

Primeira mão: Moacyr Barreto deixa a direção de Carnaval da Lierj

Por Joice Hurtado

Após atuar por dois Carnavais à frente da Direção de Carnaval da Lierj, Moacyr Barreto não seguirá na função em 2015. Em conversa com o SRZD-Carnaval, Moacyr falou sobre a decisão do presidente Déo Pessoa em não renovar o contrato.
"Assumi o cargo em 2012 para planejar o Carnaval de 2013. Para nós foi um desafio conseguir viabilizar um Carnaval com 19 escolas, onde ninguém acreditava que daria certo. Mas deu. Renovamos por mais um ano, onde levamos também muita seriedade e comprometimento. Se em 2013 o desafio era fazer um desfile com 19 escolas, em 2014, os desafios foram as obras da Perimetral, algumas escolas, inclusive a Viradouro, sem barracão, conseguirem apresentar um carnaval digno. E foi um sucesso. Me empenhei muito porque gosto do Carnaval e, na minha opinião, é a festa mais bonita que pudemos montar até hoje. Carnaval é envolvimento e isto não faltou", relatou Moacyr.

A razão da não renovação do contrato para 2015, ainda é desconhecida pelo profissional.

"Após o Carnaval, eu e Déo chegamos a começar a traçar um planejamento para 2015. Naquele primeiro momento acertamos que voltaríamos a conversar agora em maio. fui procurado pelo Déo e comunicado de que não iria renovar o contrato. São relações de trabalho que se encerram, ciclos que terminam e temos que respeitar", comentou.

Moacyr fez ainda um balanço de suas atividades dentro da entidade e acredita que LIERJ está no caminho certo para consolidar os desfiles da Série A.

"Se fizermos um balanço desses dois anos acho que o saldo é positivo. Houve erros, mas nada que pudesse comprometer a lisura e a organização do evento. Só na minha equipe são 27 pessoas trabalhando na organização, na movimentação de alegorias enfim, toda a parte operacional. Me reuni com essas pessoas ara comunicar a decisão do presidente Déo Pessoa e a permanência deles independende da minha. Não sou apegado a cargos e uma das coisas que me fizeram ir para a Lierj foi a seriedade do projeto. Torço para que continuem evoluindo a cada ano para que o público seja sempre presenteado com espetáculos", finalizou ele.

Segundo Moacyr, que também é um dos membros da AMI7, que está organizando a primeira feira de negócios de Carnaval, a Carnavália-SAMBACOM(31 de julho a 2 de agosto no Rio de Janeiro), o último compromisso a cumprir como diretor de Carnaval da Lierj, é a entrega do relatório de atividades referentes ao desfile de 2014.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

PORTELA (Concurso Samba de Quadra - classificados)

Compositores da Portela

Veja os sambas classificados na apresentação do dia 23/5, no Concurso de Samba de Quadra da Majestade do Samba.

Confira:

Ailton Damião / Amilton Damião / Nilo Nascimento
Madalena Ribeiro / Sorriso/ Araguaci / Gelson
Murilo Garcia / Sinval Correia
Beto Fininho / Renato Fialho
Jorge Nascimento / Marcos Laureano / Marcos Glorioso

A próxima etapa será dia 30/5.


Presidente da Portela abre guerra contra sambas de 'escritórios'

Por Guilherme Ayupp

O presidente da Portela, Serginho Procópio, deu fortes declarações sobre os sambas de escritório, durante o evento de leitura da sinopse do enredo "ImaginaRio, 450 Janeiros de Uma Cidade Surreal". - Eu quero deixar bem claro a todos os compositores para que depois não haja qualquer tipo de reclamação, aqui na Portela nós não toleramos sambas de escritório. A parceria que for descoberta será eliminada na hora. Estão todos avisados, declarou o presidente, arrancando aplausos dos compositores presentes.

No escritório, o samba é feito por um grupo de pessoas e inscrito em diversas escolas, mas com a assinatura de outros "compositores". Os escritórios fornecem apoio para toda estrutura da disputa, inclusive, na torcida, bebida e demais gastos de uma eliminatória.

O diretor de carnaval da Portela, Luiz Carlos Bruno, afirmou ao CARNAVALESCO que os compositores terão mais de 60 dias entre a leitura da sinopse e a entrega dos sambas. - Queremos dar bastante tempo aos nossos poetas para que eles tirem bem todas as dúvidas e produzam obras maravilhosas, afirmou Bruno. A data limite pela entrega foi estipulada pela Portela para o dia 29 de julho.

O vice-presidente da Portela, Marcos Falcon, declarou ter certeza de que a disputa de samba na azul e branco será mais uma vez muito forte. - Eu gostaria de parabenizar o Alexandre Louzada por essa sinopse maravilhosa. Tenho certeza que teremos mais uma grande obra para representar nossa escola, assim como vem acontecendo nos últimos anos, afirmou Falcon.


domingo, 25 de maio de 2014

Deixa Clarear





Calcado nos grandes sucessos de Clara Nunes, escrito por Márcia Zanelatto, revisita toda a carreira da cantora que é interpretada por Clara Santhana.  Neste final de semana, os bastidores receberam  a visita dos Portelenses, Ed e Paulo, vale lembrar que esta é sua última semana da peça em cartaz.

Deixa Clarear
Tempo de Duração: 60 minutos
Texto: Marcia Zanelatto
Direção: Isaac Bernat
Elenco: Clara Santhana
Temporada:
De 09/05/2014 Até 01/06/2014
Contato:
(21) 2299-2141 ou (21) 2332-9257

Teatro João Caetano
Sextas e Sábados  20 horas
Domingos 19 horas
www.portelamor.com


Uma ótima semana!!! Paz, saúde e amor.


Equipe Portelamor

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Confira a sinopse do enredo da Portela para o Carnaval de 2015

Redação Carnavalesco

Enredo: ImaginaRio, 450 Janeiros de Uma Cidade Surreal
Autor: Alexandre Louzada (carnavalesco)
Colaboração: Luiz Carlos Bruno (diretor de carnaval)



Rio, hoje meu samba se reveste do mundo azul que teu céu empresta à Majestade do Samba, que em sua fugaz realeza foge à realidade e, na "surrealeza" de sua beleza, te faz a festa.
Num olhar dito louco e transgressor, te ergo aqui um monumento aos seus 450 janeiros, que distorcem o tempo e dissolvem as duas realidades afastadas para fundir-se em um sonho febril, como visão de "Dali" e outros tantos que, na absurda plasticidade das cores e formas, reinventam seus encantos mil.
Eu, artista de trinta carnavais, vividos entre devaneios e verdades, criei sonhos e vesti teu povo de plumas e paêtes, iludindo os olhos estrangeiros que se encantam com a sua maior festa, sem perceberam que ès feito de antagonismos que me inspira a olhar-te com o meu tempo, entendendo o seu, pelo tempo de Deus.
Usando seus curvos e distorcidos cenáril, interpreto e retrato a ti e a teu povo, diverso e plural, que te faz cidade surreal, hoje expressa em arte neste carnaval. Para isso, em desfaço de laços, refaço meu traço, me solto em teu espaço e, como um "salvador daqui", recrio suas linhas pela visão da arte de tantos, pois és cria de Deus e tens fome da arte do Homem.
És a feliz Cidade Maravilhosa, repleta de encantos que são espantos da criação, da imagem provocante e criativa e da arte que sustenta a vida, quando as mãos mais abusivas tentam te imitar em vão. És a viagem convidativa, que hora se refaz e se reconstrói, nas asas da imaginação do lúdico fértil e gentil, onde hoje imagina, Rio, a minha "águia redentora", num abraço de asas acolhedora que te faz abrir imenso o coração do meu Brasil.
És o Rio que surge de um declínio, que nunca foi foz ou desemboco de rio algum, convergindo fantasias desde o branco olhar distante no tempo, surgido das ondas, ungido do desconhecido, dos bravos, dos reinos de além mar. Foste o palco de disputas e conquistas, um caldeirão de culturas a se mesclar enfim, nos contornos do desenho sensual das curvas de sua geografia, como corpo de mulher de fartos seios a debruçar-se assim, sobre o mar, no abraço plácido de sua bela Guanabara.
És o verde que esbanja o viço da tenra juventude, que se retorcendo entre o azul serpenteia o olhar à mata que entra pelo mar, és "jardim das delícias", éden de sua plenitude, que às vezes se disfarça em canteiros, legados de Dom João, na terra em que tudo dá, portal a espelhar suas florestas e a envolver como moldura os recortes dos teus rechedos, sua natural escultura, onde o sol vem repousar.
És, de fato, o cartão postal de todo um país, paisagem abençoaa pelos trópicos, de relevos imprevisíveis feito notas musicais, que acalantam e inspiram a criatividade de seu povo, a refazer o compasao em uma nova divisão, traduzindo suas curcas que entram pelo "balanço de seu mar". És tempero puro de sal e sol, a têmpera de jeitos e trejeitos ao tempo que passa, com graça de não passar, és sempre jovem no que esboça, a "bossa" nova de cantar, as suas sereias morenas, as princesas do seu mar, que "continua lindo", "continua sendo" assim a desfilar, do "Leme ao Pontal", de "maravilha de beleza e do caos", de garotas de Ipanema, de meninos do Rio, de seus 40 graus.
És a vida fervilhante, que vai e vem, entra e sai, atravessando os montes ao monte de coisas por ver, no atraente paraíso que revela as faces do pecado e do prazer, de suas noites boêmias sobre os teus tantos arcos, Lapa que abriga segredos múltiplos de sabores, de cores e de tons. És a catedral da luxúria, a serpente tentação que nos induz ao sonho, nos conduz à dança das ilusões, na sedução que lança o brilho dos seus neons.
És num momento à parte, um mundo em seu próprio universo, que gira, que rola com ginga e malícia, na magia que joga e inocente se lança ao espaço ao panteão dos deuses, o palco do absurdo, o templo do futebol, Maracanã, ès nave mãe do planeta bola, de teus fiéis, da crença e paixão, abduzidos de êxtase, o rio de contrastes, que passa e que atravessa a realidade da vida com sua alegria de viver.
És um anfiteatro das artes que gera, em cada canto dos seus recantos montanhosos, eventos que te montam irreal. Invertes a valorizada vista altiva para o descanso de tuas favelas encontrarem a cidade no asfalto, pois és imaginada em cores, formas e vida e acima de tudo, ès o samba de todos, cantado pelo sangue azul da Portela, que dentro de teu tempo festivo, meu Rio, comemora ainda a vida vivida da arte de um princípe "da Viola". Hoje, o samba que ouves, e festeja com a fome de saborearmos tua arte de ser, receber e inspirar. Aplausos aos teus quatrocentos e cinquenta janeiros, criada cidade de Deus aonde até teu filho veio morar e pra sempre te abraçar. Parabéns a você e a todos nós, por sermos tão criativos em vivermos em ti, feliz cidade surreal.
Com amor: Alexandre Louzada


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Liesa define no dia 09 de junho a ordem dos desfiles do Carnaval 2015

Por Fábio Silva

A Liga Independente das Escolas de Samba marcou para o dia 09 de junho, (segunda-feira), às 20h30, na Cidade do Samba, na Gamboa, o sorteio que vai definir a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2015.

Como de costume, o evento é restrito a convidados.

De acordo com o regulamento, duas agremiações já têm posições definidas. A Unidos do Viradouro, campeã da Série "A" no carnaval deste ano abrirá o desfile no domingo de carnaval.

E caberá a São Clemente, penúltima colocada de 2014 abrir a segunda noite de desfile no dia 16 de fevereiro.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Portela: sinopse será apresentada nesta sexta

Redação Carnavalesco
A Portela entrega nesta sexta-feira, às 20h, aos compositores da escola, a sinopse do enredo “ImaginaRIO, 450 janeiros de uma cidade surreal”, que a azul e branco levará à Marquês de Sapucaí no Carnaval 2015. O carnavalesco Alexandre Louzada e o diretor de carnaval Luiz Carlos Bruno estarão na quadra para explanação sobre o tema.

- Decidimos apresentar a sinopse mais cedo que no ano passado, pois queremos dar mais tempo aos nossos compositores. Como é tradição na Portela, tenho certeza que teremos uma disputa bastante acirrada, com obras de alto nível. Definimos que a data de inscrição dos sambas será no dia 29 de julho e a apresentação dos concorrentes em 1º de agosto – informa Marcos Falcon, vice-presidente da agremiação e supervisor de carnaval.

Após a apresentação da sinopse, o presidente Serginho Procópio comandará mais uma edição do Samba de Presidente. A apresentação das obras inscritas no Concurso de Samba de Quadra encerrará a programação da noite. A entrada é franca. A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes, 81, em Madureira. Informações (21) 2489-6440.

Sorteio da ordem de desfiles da Série A da Lierj terá show de Marquynhos Sensação

Por Fábio Silva

Faltam menos de duas semanas para as escolas de samba da Série A conhecerem em que dia e horário desfilarão no Carnaval 2015. A fim de receber bem os integrantes das agremiações e os demais convidados, a Lierj selecionou duas atrações musicais para o evento do dia 31. São eles o grupo Art Junior e o cantor Marquynhos Sensação.

Composto por seis músicos nascidos no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, o Art Junior tem um eclético repertório, que vai do pagode romântico ao samba de raiz, com direito a MPB, partido alto e até mesmo samba-enredo. Já Marquynhos Sensação ganhou fama ao liderar por quase 20 anos o Grupo Sensação. Atualmente em carreira solo, o sambista é um dos artistas preferidos para apresentações em quadras de escolas de samba e eventos ligados ao Carnaval. Após o sorteio, a festa será encerrada com um show especial da anfitriã Unidos do Viradouro, campeã da Série A em 2014.

A quadra da Viradouro fica na Avenida do Contorno, 16, no Barreto, em Niterói. A festa começa às 21h.

Sorteio da ordem de desfiles da Série A - Carnaval 2015
Data: 31/05/2014
Horário: 21h
Local: Quadra do G.R.E.S. Unidos do Viradouro - Avenida do Contorno, 16, Barreto - Niterói
Eventos restrito a convidados


terça-feira, 20 de maio de 2014

segunda-feira, 19 de maio de 2014

PORTELA (Samba de Quadra - classificados)

Veja os sambas classificados na apresentação do dia 16/5, no Concurso de Samba de Quadra da Majestade do Samba.

Confira:

Barão/Aranha/Paulinho Professor/Luis Barbudo
Celsinho de Andrade/Alan Monteiro
Alexandre Veloso
Alexandre Fernandez/Profª Sonia Pedro/ Sidnei Neguinho/ Eli Penteado
Luizinho do Cavaco

A próxima etapa será dia 23/5. 


Festejando um ano de administração, Monarco aposta na Portela de novo entre as primeiras em 2015

GRES Portela

Completando um ano como presidente de honra da Portela, Monarco é só alegria em relação aos rumos que a Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira tomou após a eleição de 19 de maio de 2013, quando ele, o presidente Serginho Procópio e o vice, Marcos Falcon venceram a disputa por uma diferença de três votos, derrotando a chapa do então presidente Nilo Figueiredo, que estava há nove anos no comando da agremiação, e que havia distribuído sem critérios títulos de sócio-beneméritos. Para o líder da Velha Guarda Show da escola, o trabalho marcado pela honestidade e pela seriedade, principais promessas de campanha, fizeram a diferença na atual administração:

- Serginho e Falcon trabalham sério, como prometeram aos portelenses. Formaram uma equipe honesta, atuante e que botou a escola nos trilhos, apesar de todas as dívidas que encontramos. Na época da campanha, quando as pessoas souberam que eu estava na chapa, muita gente disse que eu não deveria me envolver tão diretamente na política na escola. Fiz o que a minha consciência mandou e não tenho nenhum arrependimento. Tenho certeza que teve o dedo de Deus na nossa vitória, que fez com que os portelenses se unissem e dessem as mãos para reerguer a escola – afirma o artista, que prevê outro belo desfile para o ano que vem.

- A equipe toda do barracão foi mantida, com o Alexandre Louzada (carnavalesco) e o Bruno (Luiz Carlos, diretor de carnaval) comandando os profissionais. Este ano, ficamos em terceiro lugar, atrás de duas escolas fortes financeiramente (Unidos da Tijuca, 1ª colocada, e Salgueiro, 2ª). Ninguém vai mais poder dizer o que eu cansei de ouvir: que a Portela não fazia desfile pra competir. O portelense está feliz e vamos levar a escola outra vez a disputar as primeiras colocações em 2015 – aposta Monarco.

O presidente Serginho Procópio destaca, entre os principais pontos dos primeiros 12 meses de gestão, o fortalecimento da Portela como berço cultural.

- Os artistas estavam afastados. Praticamente haviam sumido da Portela. Marisa Monte e Paulinho da Viola fizeram show memorável na quadra, com a renda para ajudar os preparativos do desfile deste ano. Diogo Nogueira, Mariene de Castro, Teresa Cristina e até artistas de outras escolas como Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor, Dudu Nobre e Beth Carvalho vieram prestigiar a nossa feijoada, porque também quiseram ajudar a Portela. Todos conhecem a importância da escola no cenário cultural. Hoje, a escola valoriza seus grandes nomes, como Monarco, Casquinha, Waldir 59, e sempre recorda os que passaram como Paulo da Portela, Candeia e Manacéa, o que há anos não acontecia.

Já o vice-presidente Marcos Falcon, que responde pela diretoria financeira, diz que, embora a escola ainda não tenha conseguido quitar todas as dívidas, que somavam mais de R$ 10 milhões, a situação está sob controle.

- Aquele caos que encontramos quando assumimos a Portela, não vai se repetir. Eram dívidas em todas as esferas, com diversos fornecedores, além de sérias pendências trabalhistas. Pagamos algumas, parcelamos outras e estamos cumprindo todos os acordos. Conseguimos regularizar a situação com o Ministério da Cultura, que nos permitiu captar recursos contando com os incentivos da Lei Rouanet. Fechamos as contas do carnaval 2014 sem dívidas. Prometemos uma administração transparente e é isso que está acontecendo. Todos os recursos que entraram na escola foram usados na Portela. E os sócios vão poder conferir isso na assembleia para prestação de contas, marcada para o próximo dia 29.

Para comemorar o primeiro aniversário da administração, será celebrada uma Missa de Ação de Graças nesta segunda-feira, às 20h, na quadra, que fica na rua Clara Nunes, 81, em Madureira.

Foto: Ricardo Almeida


Fonte: GRES Portela

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Lierj estuda mudanças na Série A e reforça sonho pela 'Cidade do Samba II'

Por Rafael Arantes

Presidente Déo Pessoa diz que regulamento pode ser alterado após o sorteio da ordem dos desfiles; Entidade ainda confia em construção de nova área para barracões: 'Mais que necessário'



Rio - O Carnaval de 2015 já agita os bastidores da Lierj. Correndo nos preparativos para a festa do sorteio da ordem dos desfiles da Série A - marcada para o dia 31 de maio, na quadra da Viradouro -, a entidade não poupa esforços para acertar os preparativos para mais um ano de desfiles. O objetivo principal é projetar um trabalho ainda mais organizado para o próxima temporada e, para isso, o cronograma da Liga já está totalmente ativo.

Em conversa com o DIA na Folia , o presidente Déo Pessoa revelou que as o regulamento passará por alterações, mas apenas definidas apenas após o evento do fim deste mês. Ajustes nas questões de punições e obrigatoriedades já são algumas das certezas da Liga e o consenso entre as 15 escolas participantes pode definir mais novidades para o terceiro ano de ação do grupo unificado. A expectativa é que apenas uma escola seja rebaixada para o Grupo B no próximo ano, mas o fato ainda não é confirmado pela organização.


"Vamos efetuar algumas mudanças à nível de regulamento. Alguns ajustes na questão de organização desse grande espetáculo. As mudanças garantidas serão nas partes de punições e obrigatoriedades e todas oficializadas numa plenária em seguida ao sorteio, já que detalhes da própria ordem serão inseridas no regulamento. Sobre o número de escolas que sobem e descem também podemos conversar, mas somente na reunião e com a presença de todos os representantes. Mas de antemão digo que vamos tentar manter o calendário das eliminatórias de samba e antecipar ao máximo algumas outras questões", disse.

Se ajustes para o próximo Carnaval já são pensados pela Lierj, outra coisa que não sai da cabeça da entidade é o projeto da "Cidade do Samba II". O desejo por um novo ambiente de trabalho para as escolas da Série A, que possuem barracões espalhados pela cidade, é o maior objetivo da organização. O presidente ainda relaciona a necessidade desta área para que a as projeções das agremiações do grupo possam ser ainda maiores.

"Da nossa parte tudo continua sendo feito para que isso possa sair do papel. O nosso sonho de consumo é a 'Cidade do Samba II'. Esse novo espaço é mais do que necessário há alguns anos já e com o crescimento da Série A acaba se tornando ainda mais evidente que essa estrutura é fundamental. Queremos dar condições dignas para as escolas e os trabalhadores do Carnaval, mas ainda esperamos uma parceria, não só com o poder público, mas com empresas que possam nos ajudar a realizar esse sonho", analisou Déo, que ainda relembrou as melhorias que a nova área provocaria para toda a cidade.

"Além de engrandecer o espetáculo, esse espaço vai evitar grandes transtornos para muita gente. Sabemos que ter que movimentar alegorias por vários pontos da cidade é algo complicado, que provoca complicações até mesmo no trânsito. Temos certeza que será algo positivo para todo mundo", acrescentou.

Mesmo com a divulgação de possíveis localizações para a construção da nova área, Déo revela que nenhum contato oficial foi feito pela Prefeitura. Locais como a antiga Fábrica de Sabão Português, na Av. Brasil, e um terreno próximo à atual Cidade do Samba já foram cogitadas para a novidade: "As informações que temos são as que acabam sendo vinculadas à imprensa. Tomamos conhecimento da fala do prefeito para determinados veículos, mas oficialmente não houve nenhum contato".

SÉRIE A TEM EVOLUÇÃO FESTEJADA

Com apenas dois anos de existência, a Série A(unificação entre os grupos de acesso A e B) vem deixando a Lierj totalmente satisfeita. O projeto iniciado no Carnaval de 2013 foi aprovado e já faz a entidade mirar novos passos. Agora com 15 escolas integrantes (primeiro ano foi realizado com 19 agremiações), os dois dias de desfile traduzem, de acordo com Déo, o estilo de Carnaval "de raiz", onde as escolas enfrentam grandes dificuldades para levar o desfile para a Sapucaí.

"Identificamos esse segundo ano como positivo novamente. Os resultados desses dois Carnavais continuam numa escala crescente. As escolas fazem trabalhos dignos de estar presente no Sambódromo. Independente das dificuldades de cada uma, nada fica à quem. Sabemos dos problemas estruturais e financeiros, mas este é um verdadeiro espetáculo feito na raça e no amor de quem vive e gosta do Carnaval. Esse é o nosso principal combustível", finalizou.


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Livro sobre Zeca Pagodinho conta algumas histórias do cantor com a Portela

Redação Carnavalesco


O livro "Zeca Pagodinho - Deixa o samba me levar" (Sonora Editora), de Leonardo Bruno e Jane Barboza, que será lançado no dia 21 de maio, na Livraria Travessa do Leblon, traz algumas histórias do cantor com sua escola de coração, a Portela.

No carnaval de 1990, ele foi o integrante mais novo a desfilar na comissão de frente da azul e branco, quando ela ainda era formada pelos baluartes (vale lembrar que a Águia foi a última escola a tirar seus grandes nomes da abertura do desfile). Com apenas 30 anos, o sambista se juntou a outros 13 bambas portelenses para abrir a passagem da escola. O convite partiu de seu amigo Alberto Lonato (autor de "Peixe com coco", entre outras). Mas houve uma ciumeira dentro da azul e branco. O presidente da Velha Guarda, seu Brêtas, reclamou por não ter sido o autor da convocação.

Ao lado de Zeca, Brêtas e Lonato, desfilaram Monarco, Wilson Moreira, Carioca, Periquito, Jorge do Violão, Casemiro, Marcus, Jaú, Ari do Cavaco, Edir e Casquinha. Ao todo, estavam reunidos quase 500 anos de vida e mais de mil músicas compostas.

Naquele ano, apesar da estreia de Zeca, seu grande amigo na Velha Guarda não desfilou. Argemiro Patrocínio, que na época trabalhava como servente na quadra da Portela, jogou búzios dois meses antes do carnaval e recebeu um aviso: “O santo me pediu para não sair este ano, não custa nada acatar", disse ele, à época, em mais uma das histórias presentes na discobiografia de Zeca Pagodinho.

Sobre o livro

“Deixa o Samba Me Levar”, biografia musical de Zeca Pagodinho talhada a quatro mãos por Jane Barboza e Leonardo Bruno, chega ao mercado através da parceria entre a Musickeria e a Sonora Editora. Em 272 páginas muito bem recheadas por fotos do acervo pessoal de Zeca, os autores contam detalhes preciosos da vida do artista e os bastidores de cada um de seus 22 álbuns. O prefácio é da madrinha Beth Carvalho.


terça-feira, 13 de maio de 2014

Portela tem programação dupla neste final de semana

By Juninho Tititi

A Portela dá continuidade nesta sexta-feira, 16, a partir de 20h, ao Concurso de Samba de Quadra, iniciado na última sexta. A disputa que reúne compositores consagrados da escola, como Toninho Nascimento, Wanderley Monteiro e Luiz Carlos Máximo. A abertura da noite fica por conta do Samba de Presidente, comandado pelo cantor e compositor Serginho Procópio, presidente da escola, reunindo bambas de consagradas rodas de samba da cidade. A entrada é franca.
No sábado, 17, o Departamento Cultural da Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira promove, a partir de 14h, a segunda edição do projeto Portela – Asas Abertas, recebendo grupos de músicos com repertório repleto de sucessos de samba de raiz. A entrada custa R$ 5, e a mesa sai a R$ 20 (quatro lugares). A quadra da Portela fica na rua Clara Nunes, 81, em Madureira. Informações (21) 2489-6440.

Rodas de samba na Portela
Samba de Presidente e Concurso de Samba de Quadra
Data: 16/05
Horário: A partir de 20h
Entrada franca

Portela – Asas Abertas
Data: 17/05
Horário: A partir de 14h
Entrada: R$ 5
Endereço: Rua Clara Nunes, 81, em Madureira.
Informações (21) 2489-6440



sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dia das Mães.

A Torcida Portelamor deseja a todas as mães, portelenses ou não, 
Um Feliz Dia das Mães!

terça-feira, 6 de maio de 2014

Portela: presidente estreia roda de samba em noite de início do concurso de samba de quadra

Por Fábio Silva


Presidente da Portela, integrante da Velha Guarda Show, músico, cantor e compositor, Serginho Procópio comanda, a partir desta sexta-feira, 9, o Samba de Presidente, reunindo músicos consagrados de várias rodas de samba da cidade. No repertório, Serginho promete incluir clássicos do samba de raiz, muitos deles compostos por bambas da história da azul e branco.

Mas a movimentação no Portelão nas próximas sextas-feiras não se limitará à roda de samba. A escola de Oswaldo Cruz e Madureira também vai promover concurso de samba de quadra.

Na primeira noite, serão apresentados 11 das 76 obras inscritas, sendo que três delas passarão para a próxima fase. A disputa reunirá compositores bastante conhecidos como Wanderley Monteiro, Adilson Bispo, Darcy Maravilha, Luiz Carlos Máximo e Toninho Nascimento, os dois últimos autores dos três últimos sambas-enredo que a Portela levou para a Avenida.

O Samba de Presidente começa às 20h. O concurso terá início às 22h. A quadra da Portela fica na rua Clara Nunes, 81. A entrada é franca.



Feira Carnavália-Sambacon promove encontro de sambistas

Redação SRZD

Entre os dias 31 de julho e 2 agosto, acontecerá no Centro de Convenções Sulamérica o evento inédito Carnavália-Sambacon, uma grande feira voltada para produtos e serviços da indústria do Carnaval, promovendo o encontro de muitos profissionais da área.
O Carnavália é uma feira de empreendedorismo e negócios do Carnaval onde fornecedores e compradores poderão negociar diretamente, enquanto empreendedores expões seus trabalhos. O Sambacom é um evento paralelo a feira e tem como objetivo realizar o maior encontro de sambistas do país. Haverá palestras, mesas redondas e workshops com grandes personalidades carnavalescas.

Dentro da programação também estão confirmadas rodas de samba, mostra de fantasias, shows carnavalescos, entre outros. O evento é destinado à escolas de samba e blocos de rua e visa estimular novos empreeendedores e reafirmar a importância do Carnaval para a economia e o turismo do Brasil. LIESA, LIERJ e Sebastiana apoiam a iniciativa.

O Centro de Convenções Sulamérica fica localizado Av: Paulo de Frontin, 1 na Cidade Nova, Centro.

Para mais informações, acesse carnavalia.net.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Novo mestre-sala da Portela, Alex Marcelino diz que entrosamento não falta com Danielle Nascimento

Por Guilherme Ayupp


Confirmado pela Portela como seu novo mestre-sala, em substituição a Diogo Jesus, Alex Marcelino vai reeditar com Danielle Nascimento uma parceria que aconteceu em 2010 no Império Serrano. Para o novo contratado portelense entrosamento não há de faltar. - Já estamos ensaiando firme visando o Carnaval 2015. Dançar com a Danielle é muito prazeroso, disse Alex em entrevista ao CARNAVALESCO.

Para a porta-bandeira o fato de já conhecer Alex faz a parceria ter maiores chances de sucesso na avenida. - Conheci o Alex no Império e nos tornamos grandes amigos. Fiquei feliz com meu desempenho no Carnaval 2014, li todas as justificativas e concordei com elas. Agora é acertar o que houve de equívoco e ensaiar muito para o próximo carnaval. Muito obrigado a todos os portelenses pela confiança, afirmou Danielle.

Em 2014 o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela foi formado por Danielle e Diogo Jesus. A dupla perdeu apenas 0,1 ponto com o descarte da menor nota (foram duas notas 10 e duas 9,9). Diogo foi contratado pela Mocidade e Alex Marcelino, que no Império Serrano conseguiu a nota 40 ao lado de Bárbara Falcão, chega para substituir o jovem dançarino.


Fonte: Carnavalesco