Translate

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Morre Russo, ex-locutor oficial da Portela

A Portela perdeu nesta terça-feira (29) Benino Aleixo Filho, de 81 anos, mais conhecido como Russo, ex-locutor oficial e sócio benemérito da escola. Segundo familiares, ele faleceu em casa, vítima de pneumonia e falência múltipla dos orgãos. O velório está sendo realizado na Capela Santa Cássia (sala 4), em Inhaúma. O sepultamento será nesta quarta-feira (30), às 10h30, no Cemitério de Inhaúma. 
Responsável pelo microfone da quadra entre o fim da década de 1970 e meados dos anos 90, Russo fez história nos ensaios ao usar bordões marcantes como "Senhoras e senhores, meu cordial boa noite" e "Portela, a rainha do carnaval carioca", sempre dando ênfase na letra 'R'. Era também muito admirado pela dedicação ao trabalho e pela dicção perfeita.
O sambista era casado com Cleonice, a quem conheceu na quadra da Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira.
O presidente Luis Carlos Magalhães e toda a diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela lamentam profundamente o falecimento de Russo e se solidarizam com seus familiares e amigos neste momento de dor e luto. 

Foto: Russo (de boina) aparece com o então intérprete Rixxa e uma passista em meados da década de 1990
Crédito: Arquivo de família

Carnavalescos do Grupo Especial vão na Liesa para discussão sobre iluminação diferente para cada escola

Redação Carnavalesco
A plenária da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) será diferente nesta quarta-fe: eira. Todos os carnavalescos do Grupo Especial vão ser recebidos e ouvidos pela direção. O principal assunto será a possibilidade dos desfiles de 2020 terem iluminação especial e diferente para cada agremiação.
Ao jornal O Globo, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, confirmou a ideia, mas explicou que ainda quer ouvir os artistas responsáveis pelos espetáculos.
A ideia de iluminação cênica diferente para cada agremiação é antiga, mas nunca vingou. Na administração do ex-prefeito Eduardo Paes, o projeto foi elaborado por Maneco Quinderé e cada agremiação teria seu operador de luz. A gestão de Marcelo Crivella, através do presidente da Riotur, Marcelo Alves, bate no martelo da mudança desde o primeiro momento.
Agora, a decisão está nas mãos dos carnavalescos e das escolas de samba do Grupo Especial. Você aprova? Responda abaixo.
Parte superior do formulário
Qual é sua opinião sobre iluminação cênica diferente para cada escola do Especial?
  •  Sou a favor
  •  Sou contra
Vote no site clicando no link abaixo.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Portela abre temporada de ensaios de comunidade nesta quarta-feira

A Portela iniciará, nesta quarta-feira (30), a partir das 20h, a temporada de ensaios de comunidade rumo ao Carnaval 2020. Com entrada franca, o evento, que vai reunir o intérprete Gilsinho, integrantes de alas e segmentos, tem o objetivo de trabalhar o canto da escola. Vale ressaltar que a presença de todos os componentes de alas de comunidade é obrigatória.
Sétima agremiação a entrar na Avenida, no Domingo de Carnaval, a Portela buscará o 23º título de sua história com o enredo "Guajupiá, Terra Sem Males", dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage. O hino oficial leva as assinaturas dos compositores Valtinho Botafogo, Rogério Lobo, Beto Aquino, José Carlos, Zé Miranda, Pecê Ribeiro, D´Sousa e Araguaci.

Serviço:
Primeiro ensaio de comunidade da Portela
Data e hora: Quarta-feira, dia 30 de outubro, a partir das 20h
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Classificação: livre
Informações: (21) 3256-9411 
Entrada franca

Crédito da foto: Leo Cordeiro / Divulgação
Legenda: Marlon Lamar e Lucinha Nobre formam o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela

Liesa abre reserva de camarotes e frisas pela internet para os desfiles do Grupo Especial de 2020

Redação Carnavalesco
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), receberá na quinta-feira os pedidos de reservas dos Camarotes para os desfiles do Grupo Especial do Rio de 2020. Para as frisas será no dia 14 de novembro
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), receberá na quinta-feira os pedidos de reservas dos Camarotes para os desfiles do Grupo Especial do Rio de 2020. Para as frisas será no dia 14 de novembro. A novidade é que os interessados poderão fazer a reserva pela internet, através do site, www.reservaliesa.com.br. A outra opção é utilizar um aplicativo que simule o fax pelo número 21 3032-0099.
CAMAROTES
Horário de atendimento: De 9h às 11h (horário de Brasília). Se dará pela ordem cronológica da chegada dos pedidos (intercalados entre os dois sistemas de recebimento) conforme o Termo de Compromisso assinado com o Ministério Público do Rio de Janeiro, de acordo com o limite de capacidade de cada Setor da Avenida dos Desfiles. Quem tiver a reserva confirmada dia 07 de novembro deverá efetuar o pagamento da primeira parcela no valor de 40% do total nos dias 11 e 12 de novembro, na Central LIESA de Atendimento (Rua da Alfândega, nº 25 – lojas B / C), no horário bancário. As outras 02 parcelas 30 e 60 dias após.

FRISAS
Horário de atendimento: De 9h às 13h (horário de Brasília). Como aconteceu em 2019, para as frisas de quatro lugares do Setor 13, além das filas A e B, também serão disponibilizadas as fileiras C, D, E, F e G para o Carnaval de 2020. Com isso não haverá mais Cadeiras Individuais no Setor 13. Quem tiver sua reserva confirmada dia 29 de novembro de 2019 deverá efetuar o pagamento nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2019.

ARQUIBANCADAS ESPECIAIS E CADEIRAS INDIVIDUAIS DO SETOR 12
Venda via CARTÃO DE CRÉDITO – Previsão 2ª quinzena de novembro.
Venda por TELEFONE/presencial – Previsão 1ª quinzena de fevereiro.

ARQUIBANCADAS POPULARES (Setores 12 e 13)
Previsão de venda no dia 12 de fevereiro de 2020.

domingo, 27 de outubro de 2019

MP pede urgência e Tribunal de Justiça pode interditar Cidade do Samba a qualquer momento

Por Waldir Tavares
A medida da corporação se baseia na ausência de um projeto de segurança e combate a incêndio, e essa situação pode resultar no fechamento do complexo a qualquer momento pela Justiça.
O Ministério Público entrou com uma ação civil em fevereiro deste ano, às vésperas do Carnaval, para o fechamento da Cidade do Samba. Na época, o juiz não negou nem deferiu a liminar, que pode ser concedida a qualquer tempo.
Em junho, o MP entrou com um recurso que pede urgência ao Tribunal de Justiça para apreciar a interdição, mas o processo ainda não andou.
O que ocorre é uma transferência de responsabilidades entre a prefeitura, dona do imóvel, e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), que faz uso do local.
O Presidente da Liga, Jorge Castanheira reconhece que há a necessidade da reformulação da rede de incêndio para novas normas dos Bombeiros, mas enfatiza que é responsabilidade do poder municipal.
Nos autos do processo constam, de fato, oito medidas tomadas pela Liga, no fim do ano passado, como compra de carro-pipa, contratação de brigadistas e revisão dos extintores.
Em nota, a Riotur informou, que atua apenas como fiscalizadora do termo de permissão de uso do local pela Liesa, e que não tem responsabilidade sobre manutenção do espaço.
Em recente entrevista, Castanheira sugeriu que poderia ser feita “nova força-tarefa com o Corpo de Bombeiros”, já que as peças de material inflamável começaram a entrar nos barracões para a confecção do Carnaval 2020. A última vistoria foi realizada em janeiro pela corporação.
Inaugurado em 2006, o local abriga a confecção de fantasias e carros alegóricos dos barracões das escolas do Grupo Especial. Após um grande incêndio em 2011, outra ocorrência, em 2016, atingiu o barracão número 7, mas não deixou feridos. Um ano depois, um funcionário da São Clemente morreu eletrocutado. Ele trabalhava na construção de uma alegoria no local.
Oficialmente o local está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde dezembro de 2018, mas os funcionários das escolas continuam trabalhando para colocar o carnaval de 2020 na rua, mesmo que sob riscos e condições ainda inapropriadas.

CD do Grupo Especial será lançado em novembro

Por Romulo Tesi
Liesa anunciou nesta quinta-feira, 24, que o álbum com os sambas-enredo do Grupo Especial de 2020 será lançado na segunda quinzena de novembro.
A liga informou que a Universal Music e a Edimusa, que cuidam da produção e da distribuição do CD, estão “concluindo entendimentos com diversos revendedores” para a venda do CD.
A capa começou a circular na véspera. Nas redes sociais, a recepção não foi das melhores. Mesmo alguns mangueirenses não aprovaram. Veja como ficou:

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Jorge Aragão faz show na quadra da Portela, neste sábado

A quadra da Portela vai receber neste sábado (26), a partir das 13h, o show comemorativo da turnê de 70 anos de Jorge Aragão. Na ocasiao, o artista terá a companhia do cantor Tiee, uma das maiores revelações do samba nos últimos tempos. 
Aragão, que despontou como compositor em 1976 com o clássico "Malandro", imortalizado na voz de Elza Soares, levará ao público um show retrospectivo, que passeia por canções que marcaram sua trajetória musical.
"Eu e Você Sempre", "Lucidez", "Moleque Atrevido", "Alvará", "Malandro", "Vou Festejar", "Coisinha do Pai", "Enredo do Meu Samba", "Coisa de Pele" e "Do Fundo do Nosso Quintal" são algumas das músicas garantidas no repertório.

Serviço:
Show Jorge 70, com Jorge Aragão e participação especial de Tiee
Data: Sábado, dia 26 de outubro
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Horário: a partir das 13h (abertura dos portões)
Ingresso: A partir de R$ 25 (pista) - CLIQUE E COMPRE PELA INTERNET 
Classificação: 18 anos

Foto: Divulgação

Roda Quintal da Portela agita Oswaldo Cruz e Madureira nesta sexta-feira

A quadra da maior campeã do carnaval carioca vai receber mais uma edição da roda de samba Quintal da Portela nesta sexta-feira (25), a partir das 19h. 
Serginho Procópio, cavaquinista da Velha Guarda Show, e Luciano Bom Cabelo são os anfitriões do evento, que terá, ainda, as presenças de Arifan, Bruno Lima, Vitor Alves, Paulo Henrique Mocidade, Fernando Procópio, Ju Procópio e outros convidados.
O repertório vai homenagear bambas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Jorge Aragão, Cleber Augusto, Reinaldo, Sombrinha, Luiz Carlos da Vila e Dona Ivone Lara. Pérolas do baú portelense e canções de novos compositores, como "Na Boca do Povo" e "Eu Vos Declaro", de Fernando Procópio, são outros destaques do roteiro.
O público poderá, ainda, conferir barracas de petiscos e artesanato. O evento tem entrada franca até as 21h. 

Serviço:
Roda de samba Quintal da Portela
Data: Sexta-feira, 25 de outubro
Horário: A partir das 19h
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Classificação: 18 anos
Informações: (21) 3256-9411  
Ingressos:
Entrada franca até 21h
Depois: R$ 10

Foto: Divulgação

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Riotur abre inscrições para o concurso da Corte Real do Carnaval Rio 2020

Por Fábio Silva
Candidatos a Rei Momo e Rainha do carnaval poderão realizar inscrição até 22 de novembro

As inscrições para o concurso que irá eleger o Rei Momo e a Rainha do Carnaval de 2020 estão abertas até 22 de novembro de 2019, conforme regulamento publicado hoje (21) no Diário Oficial do Município do Rio. Os candidatos deverão comparecer à sede da Riotur (Cidade das Artes - Av. das Américas, 5.300 / 3º andar - Barra da Tijuca), de segunda a sexta, das 10h às 17h, para realizar a inscrição gratuitamente. O regulamento completo e a ficha de inscrição poderão ser obtidos também por e-mail: rioturdoper@gmail.com.

Os candidatos a Rei Momo precisam residir no Município do Rio de Janeiro; ter entre 18 e 60 anos; não ser servidor municipal, estadual ou federal e ter concluído o ensino fundamental. Serão observados os requisitos desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, simpatia, espírito carnavalesco e domínio da arte de sambar. As candidatas a Rainha e Princesas devem ter de 18 a 45 anos, e atender às mesmas regras supracitadas. Beleza do rosto, harmonia de linhas físicas, sociabilidade, facilidade de expressão, simpatia e espírito carnavalesco, além de domínio da arte de sambar são os requisitos a serem cumpridos. Em ambos os casos, está vedada a participação dos vencedores da edição 2019 do concurso.

No ato da inscrição, os candidatos precisam apresentar cópias autenticadas, ou acompanhadas dos originais, da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (próprio, pai, mãe ou contrato de aluguel), certificado ou declaração de escolaridade, uma fotografia de corpo inteiro, número de inscrição no INSS/PIS ou PASEP, declaração de próprio punho que reside no Município do Rio de Janeiro e de que não é servidor público municipal, nem ocupa cargo na estrutura do Município do Rio de Janeiro, além de um atestado de aptidão física com data recente ao Concurso, confirmando as ótimas condições de saúde do candidato.

O candidato campeão ganhará o Título de "Rei Momo 1º e Único do Carnaval 2020", uma coroa, uma faixa, um cetro e a quantia de R$ 30.000. O segundo colocado leva R$ 3.500 e uma faixa de vice-rei do carnaval 2019. A eleita "Rainha do Carnaval 2020" ganhará uma coroa, uma faixa e mais a quantia de R$ 30.000. A segunda colocada leva o título de 1ª Princesa do Carnaval 2020, uma tiara, uma faixa e a quantia de R$ 22.500. A terceira colocada torna-se a 2ª Princesa do Carnaval 2020, conquistando também uma tiara, uma faixa e a mesma quantia de R$ 22.500. Os mandatos começarão na data de suas eleições e terminarão em 2 de março de 2020.

Que assim seja


Grupo Portelamor
Porque amar é fundamental

Lierj reúne presidentes das escolas em audição do CD da Série A; disco sai em novembro

Por Redação SRzd
A diretoria da Lierj (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) reuniu os presidentes de suas agremiações filiadas no auditório da gravadora Som Livre, na tarde desta sexta-feira (18), na Barra da Tijuca, para realizar a audição dos sambas-enredo da Série A para o Carnaval 2020.
Os presidentes das agremiações ouviram pela primeira vez os 14 sambas-enredo e assistiram a um teaser dos clipes que foram gravados no estúdio da Som Livre e serão lançados em breve no canal oficial da gravadora, na plataforma YouTube.
“Estamos muito felizes com o trabalho que vem sendo realizado. Agradeço a toda a equipe da Lierj, à produção musical e dos clipes que farão sucesso, com certeza”, destacou o presidente da entidade, Wallace Palhares.
Além dos clipes gravados na Som Livre, que serão a novidade na produção do Carnaval 2020 da Série A, também serão disponibilizados os já tradicionais CD’s físicos, que devem estar à disposição dos sambistas no mês de novembro.

Fonte: www.srzd.com

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Portela promoverá grande festa para celebrar o mês das crianças no dia 27

Evento vai agitar quadra da escola com distribuição de lanches, animador profissional e área de recreação
A Portela vai promover uma grande festa para celebrar o mês das crianças, no dia 27 de outubro (domingo), a partir das 13h, com entrada franca. Na ocasião, haverá distribuição de cachorro-quente, pipoca, batata frita, picolé, doces, bolo, guaraná natural e refrigerante para os pequenos.
Além de animador profissional para comandar atividades com as crianças e área baby, a festa vai contar com pula-pula, futebol de salão, mesa de totó, piscina de bolas, castelo inflável e tobogã. Os pequenos também vão poder receber dicas de higiene bucal e aplicação de flúor.
A programação será encerrada às 18h, com um show da escola mirim Filhos da Águia. A organização está a cargo do Departamento Social da Portela, sob o comando de Beth Ferreira e equipe.

A quadra da Majestade do Samba fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira.

Serviço:
Festa pelo Mês das Crianças na Portela
Data: Domingo, dia 27 de outubro 
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Horário: de 13h às 18h
Entrada franca

Foto: Wallace Mendonça / Divulgação

Começam as gravações do CD do Grupo Especial; saiba a dinâmica das baterias

Por Redação SRzd
O CD do Grupo Especial já está no forno, e tem novidade em relação aos anos anteriores. A produção do disco já iniciou as gravações das faixas e, diferente do que ocorre desde 2010, dessa vez o processo será todo em estúdio, sem a parte ‘ao vivo’ feita na Cidade do Samba. O local escolhido foi a Companhia dos Técnicos Studios, em Copacabana, onde os intérpretes já gravavam as vozes para os álbuns dos últimos anos.
Nessa primeira etapa, estão sendo gravadas as baterias de cada agremiação. A dinâmica foi dividida em duas partes. Em um dia, cada mestre leva seis ritmistas para fazer a base, composta pelos instrumentos de surdo de primeira segunda, terceira, caixa, repique e cuíca. Em outra ocasião, outros seis componentes gravam tamborim e agogô.
A primeira passada em forma de ‘pagode’, que divide opiniões no mundo do samba, ficará a critério de cada agremiação. A orientação dada pela produção é já entrar com todos instrumentos no andamento normal de início. Também foi pedido para que deixem bossas e convenções somente na segunda passada e privilegiem um andamento mais tranquilo, para proporcionar uma gravação limpa em que cada samba consiga se sobressair.

Fonte: www.srzd.com

Governo do Rio investirá R$ 30 milhões no Carnaval 2020

Por Redação SRzd
Enquanto a prefeitura cortou a verba das escolas de samba do Grupo Especial e Série A, o governo do estado anunciou, na manhã desta quarta-feira (16), que investirá R$ 30 milhões no Carnaval 2020. A novidade foi divulgada pelo governador Wilson Witzel, na abertura do Rio Summit, no Hotel Fairmont, em Copacabana.
O que ainda não se sabe é como a verba será dividida e quanto cada agremiação ganhará para a produção do seu desfile. Vale lembrar que o apoio do governo foi fundamental para a realização do Carnaval 2019, e possibilitou o retorno dos ensaios técnicos no Sambódromo – evento que ainda não está confirmado para o ano que vem.

‘A todos aqueles que não gostam de Carnaval, me desculpem’

Na última quinta-feira (10), o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Ruan Lira, esteve na final da Beija-Flor, em Nilópolis, e discursou no palco da quadra. Na ocasião, o dirigente já havia anunciado que o estado daria dinheiro ao Carnaval. Em sua fala, Lira enalteceu à festa e ‘pediu desculpas’ àqueles que não simpatizam com o Maior Espetáculo da Terra.
“A todos aqueles que não gostam de Carnaval, me desculpem, mas o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai abraçar o Carnaval, sim. Ano que vem, vai ter dinheiro para o Carnaval, sim. E vamos fazer o melhor Carnaval em 2020. Me desculpem os outros, mas o Carnaval do Rio de Janeiro pede passagem”, disse Ruan Lira.

Mais dias de desfiles em 2021

Também na manhã desta quarta-feira (16), em Copacabana, Wilson Witzel anunciou outra novidade para a folia carioca. O governador tem a ideia de aumentar os dias de Carnaval em 2021 e realizar os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí em dois finais de semana, podendo ter ainda um terceiro, com a apresentação das campeãs.
“O Carnaval pode ter o mesmo modelo do Rock in Rio: dois finais de semana. Porque você consegue manter o público a semana inteira. Não ficam aqueles desfiles com sete escolas por noite. A gente pode fazer uma coisa que seja mais cômoda para quem for assistir. Ficam duas semanas”, disse o governador.

Fonte: www.srzd.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Rainha de bateria da Portela encarna índia em ensaio inspirado no enredo de 2020

A rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, fez um ensaio fotográfico inspirado no enredo da escola para o Carnaval 2020, "Guajupiá, Terra Sem Males", que vai abordar a ancestralidade indígena dos cariocas e a cultura das tribos que habitavam a cidade do Rio antes da chegada dos portugueses. A palavra guajupiá representa uma espécie de paraíso na mitologia tupinambá.
Esbanjando charme e sensualidade, Bianca, que será rainha da Tabajara do Samba pelo quarto ano seguido, posou para o fotógrafo Wallace Mendonça em Grumari, na Zona Oeste. O look usado foi confeccionado pelo produtor Luiz Otávio Cabral.
Ansiosa pela escolha do samba-enredo oficial, que será nesta sexta-feira (11), a rainha destaca a mensagem que a Azul e Branco levará para a Avenida. "Muitas escolas já fizeram enredos indígenas, mas nenhuma nunca focou nas tribos que viviam no Rio antes da sua fundação. Por isso, podemos dizer que nosso enredo é praticamente inédito, porque vai exaltar a verdadeira origem de todos nós cariocas e mostrar um pouco da cultura dos índios tupinambás", revela Bianca.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Portela vai escolher samba-enredo para 2020 nesta sexta-feira


A Portela vai promover uma grande festa, nesta sexta-feira (11), a partir das 22h, para escolher o samba-enredo oficial do Carnaval 2020. Três composições vão disputar a finalíssima.

A noite será aberta com show do grupo Exaltação ao Samba de Enredo, relembrando clássicos que marcaram a história dos desfiles. Em seguida, a ala de passistas da agremiação, comandada por Nilce Fran, fará uma apresentação especial e cheia de surpresas, abrindo passagem para casais de mestre-sala e porta-bandeira, baianas, Velha Guarda, Departamento Feminino e demais segmentos. Tudo isso ao som da bateria Tabajara do Samba, com a rainha Bianca Monteiro, e do time de intérpretes liderado por Gilsinho.

O enredo da maior campeã do carnaval carioca é "Guajupiá, Terra Sem Males", dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage. A quadra fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira. O ingresso custa R$ 40 (antecipado) e R$ (60) na hora. Mesas e camarotes estão esgotados.

Confira relação dos sambas finalistas (a ordem de apresentação ainda será definida)
1 -  Noca da Portela, Wanderley Monteiro, Celso Lopes, Charlles André, Vinicius Ferreira, Bira, Wilson Rufino e Rafael Gigante
2 -  Valtinho Botafogo, Rogério Lobo, José Carlos, Zé Miranda, Beto Aquino, Pecê Ribeiro, D´Sousa e Araguaci
3 -  Samir Trindade, Elson Ramires, Neizinho Do Cavaco, Paulo Lopita 77, Vania Lima e Beto Rocha

Foto: Leo Cordeiro

Fonte: GRES Portela

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Crônica: Os governos dos idiotas e o samba


Perfil no Facebook bloqueado pela segunda vez em menos de 24h

Caros e caras amigas da Portelamor. Infelizmente,  mais uma vez, ocupamos este espaço, que é de alegria, saudável discussão e informação, para denunciar atitudes indignas que têm tirado repetidamente nossa página do Facebook do ar. Somos denunciados pelos motivos que sequer sabemos quais. Nossa página é composta e gerenciada por portelenses decentes, apaixonados e todo abuso, qualquer agressão ou falta de decoro é repudiada por nós. Repetimos: não temos relações políticas ou administrativas com a escola; não temos patrocínio; não cobramos nem pedimos auxílio financeiro; e não temos compromisso com nada que não seja a instituição Portela. Estamos tomando medidas para identificar esses sujeitos covardes que se escondem nas trevas da Internet. Prezamos pelo respeito às divergências,  diferenças e confiamos em nossos seguidores para que continuemos nos posicionando, às vezes com firmeza, porém, sem ultrapassar os limites da ética e da boa educação. Essa lição aprendemos com nosso mestre maior, Paulo da Portela. Que tenhamos sabedoria para honrar seu legado. Pedimos desculpas pelos transtornos e, mais do que nunca, desejamos aos verdadeiros portelenses um mundo azul e branco de paz e harmonia.

Grupo Portelamor
Porque amar é fundamental.

Nota de esclarecimento


Escolhemos a obra do Valtinho Botafogo & Cia para torcer esse ano porque o processo de escolha de um hino para uma escola de samba é justamente para que as pessoas ouçam e escolham o samba da sua preferência. Não torcemos para determinado compositor. Torcemos para a nossa amada Portela. Já apoiamos Diogo Nogueira, Noca da Portela, Samir Trindade, Jorge do Batuke e tantos outros. E assim será sempre. Saudações portelamorenses!!


Grupo Portelamor
Porque amar é fundamental

Estamos juntos


Grupo Portelamor
Porque amar é fundamental.

Semifinal da Portela


Ordem da semifinal

1. Ciraninho
2. Crias
3.Valtinho Botafogo
4. Noca da Portela
5. Samir Trindade

Serão eliminados 2 sambas
1 passada sem bateria e 6 com bateria