Translate

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Governador Wilson Witzel visita quadra da Portela

O governador Wilson Witzel visitou a quadra da Portela, em Madureira, nesta terça-feira (28). Acompanhado da primeira-dama, Helena Witzel, ele foi recebido pelo presidente Luis Carlos Magalhães e por membros da diretoria, além de baianas, passistas, Velha Guarda, casal de mestre-sala e porta-bandeira e a bateria Tabajara do Samba. O deputado estadual Dionísio Lins (PP), sócio benemérito da escola, também marcou presença.
Após ser presenteado com um chapéu personalizado e uma camisa do enredo de 2020, o governador conferiu uma pequena apresentação da bateria de mestre Nilo Sérgio e foi convidado a tocar repique. 
Durante a recepção, que contou ainda com uma feijoada, Witzel se surpreendeu ao reencontrar dona Armanci Santos, de 80 anos, sócia benemérita da Portela e sua ex-professora de Direito.
A visita à Portela fez parte da agenda do governador pelo bairro de Madureira. No fim da manhã, ele lançou, na quadra do Império Serrano, a nova base do programa Segurança Presente, que ficará na Avenida Ministro Edgard Romero, 277.

Feijoada da Família Portelense receberá lançamento de livro que inspirou enredo ‘Guajupiá, terra sem males’

'O Rio Antes do Rio', de Rafael Freitas da Silva, ganhará sessão de autógrafos neste sábado, na quadra da Azul e Branco
A quadra da Portela promoverá, neste sábado (1º), a partir das 13h, o lançamento da quarta edição do livro "O Rio Antes do Rio", de Rafael Freitas da Silva. A obra serviu de inspiração para os carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage conceberem o enredo "Guajupiá, Terra Sem Males", que a agremiação apresentará no domingo de Carnaval, na Marquês de Sapucaí.
A venda de exemplares e a sessão de autógrafos vão acontecer dentro da Feijoada da Família Portelense, que receberá, ainda, shows do grupo Tempero Carioca, da Velha Guarda da Portela e da cantora Leci Brandão, além de uma grande apresentação do elenco da Portela.
Sucesso de crítica, publicado pela primeira vez em dezembro de 2015, no calendário das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro, "O Rio Antes do Rio" teve três edições em pouco mais de um ano. Agora ganha novo projeto gráfico com conteúdo revisto e ampliado, com lançamento pela Relicário.
Houve um tempo em que todo dia era dia de índio, como diz a música. E como era o Rio de Janeiro nessa época? Era o que, desde pequeno, se perguntava o jornalista Rafael Freitas da Silva. O resultado de tamanha curiosidade está no livro.
Rafael segue em busca de uma história esquecida, de relíquias e pistas antes consideradas maluquices ou lendas, e parte, sobretudo, de uma constatação de que muito pouco se conhece sobre as origens da Cidade Maravilhosa. 
No primeiro capítulo, o autor retrata como era a vida de um homem e de uma mulher no Rio de Janeiro "dos rios de águas transparentes e das florestas que avançavam sobre o mar". No segundo, traça um panorama informativo sobre os nomes das aldeias e os morubixabas (caciques) que governaram a Guanabara desde os tupis que lá chegaram, há cerca de 2 ou 3 mil anos. Assim, foi preciso considerar o Rio não nos limites da cidade de hoje, e sim na sua composição índígena, que transbordava para a Baixada Fluminense, a baía de Sepetiba e os municípios que ficavam no caminho para a Região dos Lagos.
Rafael recompõe a história do Rio de Janeiro no terceiro e quarto capítulos com informações que ajudam a entender as origens da fundação da cidade de maneira mais completa. "Para que a história se tornasse mais saborosa aos leitores, enfatizei as aventuras e sagas que eclodiram na formação e conquista da cidade de São Sebastião", diz.

Reserva de arquibancadas especiais da Sapucaí será neste sábado por telefone

Por Redação SRzd
Com valores entre R$ 100,00 (meia-entrada) e R$ 300,00 (inteira), os ingressos de Arquibancadas Especiais para os desfiles do Grupo Especial serão colocados à venda dia 01 de fevereiro, a partir das 9h (horário de Brasília). A LIESA utilizará o sistema de reservas através de linhas telefônicas, direcionado exclusivamente a quem se encontra nas cidades de códigos telefônicos de área 21, 22 e 24. No momento da ligação serão fornecidas as informações e instruções de como o interessado deve proceder para garantir seu lugar no Sambódromo nos desfiles de domingo, dia 23 de fevereiro, e segunda-feira, dia 24 de fevereiro, usando seu número de CPF.
Efetivada a reserva, os contemplados receberão uma senha e serão orientados a efetuar o pagamento, somente em dinheiro, dias 06 e 07 de fevereiro, entre 10h e 16h, no SAMBÓDROMO, em estande montado atrás do Setor 11.
Veja como é fácil:
# ligue para o número de telefone correspondente ao setor desejado (tabela anexa)
# no atendimento será solicitado o número do CPF do interessado/tenha-o em mãos
# após a validação do número do CPF, é solicitada ao comprador a quantidade de ingressos desejados por dia de desfile, de um até o máximo de quatro, ou nenhum, se não desejar ingressos para determinado dia.
Se desejar adquirir ingresso de meia-entrada, o comprador deverá informar esse desejo, lembrando que terá direito a apenas 1 (um) ingresso para cada dia.
ATENÇÃO: quando do pagamento, não será permitida a substituição do ingresso reservado com valor integral por ingresso de meia-entrada.
# confirmada(s) a(s) quantidade(s), será fornecida ao comprador senha individual e informado que deverá dirigir-se ao Sambódromo, atrás do Setor 11, dias 06 e 07 de fevereiro, entre 10h e 16h, para efetuar o pagamento sob pena de não o fazendo perder o direito da mesma.
ATENÇÃO: Conforme determina e observado o disposto nas leis (Federal) nº 10.741/2003, (Estadual) nº 3.364/2000, (Estadual) 4.240/2003, (Municipal) nº 3.424/2002 e o DECRETO FEDERAL 8.537 DE 05/10/2015 a compra de meia-entrada é direito pessoal e intransferível. Por essa razão, sua aquisição deverá ter origem por meio de uma ligação específica, que irá gerar um ingresso personalizado (com nome e CPF), conforme anteriormente descrito. Cabe registrar que os portadores de ingressos de meia-entrada deverão dirigir-se às roletas de acesso existentes nos setores 08 (lado par) e 09 (lado ímpar), onde funcionários especialmente designados farão a conferência do ingresso com a documentação do portador, quando de seu acesso ao Sambódromo.
ATENÇÃO: A retirada do ingresso de meia-entrada será feita com a comprovação do respectivo direito, pois o ingresso é nominal, pessoal e intransferível.
Outras Informações:Central de Atendimento e Vendas
Rua da Alfândega, 25 – lojas B e C, Centro do Rio
Tel: (21) 3190-2100

Fonte: www.srzd.com

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

LIVRES divulga nota e diz que irá a Justiça por direito ao acesso à Série A

Por David Júnior

A LIVRES divulgou nota oficial nesta segunda-feira, 27 de janeiro, cobrando tratamento isonômico das autoridades. A entidade explicou o regulamento do Carnaval 2019 e afirmou que, se necessário, exigirá na Justiça a manutenção do documento. Mais cedo, a LIESB anunciou que a Riotur recebeu da LIERJ a informação de que somente aceitará a ascensão de escolas do Grupo Especial da Intendente Magalhães, administrados pela LIESB.

Nota oficial

Venho, pela presente, na qualidade de Presidente Administrativa da LIVRES, diante da nota veiculada pela outra Liga que também congrega agremiações do Grupo B, dar nossa posição oficial sobre algumas aberrações nela constantes:
1) O Regulamento do de cada um dos Grupos (B, C, D e E) do Carnaval/2019 previu, de forma inquestionável, como seriam compostos os Grupos para o Carnaval/2020 e para onde iriam as agremiações que alcançassem o acesso para grupos superiores ou sofressem o descenso para grupos inferiores.
No caso do Grupo B (hoje dividido entre duas Ligas), a “Cláusula 30a” do Regulamento prevê que tal grupo, no Carnaval/2020, seria composto pela última colocada na Série A, pelas 3 agremiações que subissem da Série C e por aquelas que, devido a suas posições de classificação no Carnaval/2019, se mantiveram no grupo.
Qualquer mudança nas regras estabelecidas em um Regulamento assinado por todas as agremiações do Grupo, pela própria Liga e chancelado pela RIOTUR não pode contar com o endosso desta última que, na qualidade de representante do Poder Público, aceitou o regulamento como válido, legal e legítimo, oportunidade em que o mesmo passou a ter força de lei entre as partes envolvidas.
2) Aceitar junções de grupos não previstas no Regulamento/2019 significa rasgá-lo, literalmente. É desafiar o zêlo com que o Ministério Público vem tratando o Carnaval, seus resultados e decisões, inclusive as de “não-rebaixamento”, rechaçando, reiteradamente a odiosa prática das “viradas de mesa” que só mancharam a imagem do Carnaval Carioca.
3) Temos certeza de que a RIOTUR, ciente de suas responsabilidades e das consequências que poderiam advir de sua benção a esse fatídico “grupo especial da Intendente”, virá a público esclarecer sua posição e, certamente estará ao lado daqueles que exigem, apenas, o cumprimento das normas pré-estabelecidas.
4) Seja qual for a posição da Administração Publica, a LIVRES encontra-se de prontidão para, se e quando necessário, acionar seu corpo jurídico para fazer valer os legítimos direitos de suas filiadas.
5) De igual sorte, repudia a LIVRES a descabida e ilegal pretensão da outra Liga em ter duas agremiações beneficiadas com o acesso, sem tratamento isonômico para a própria LIVRES, pouco importando o que pensa a LIERJ a respeito dessa questão, até porque nenhuma Liga está acima da Lei e da Justiça. Assim sendo, se necessário for, iremos a todas as Instâncias da Justiça para que a legalidade e a moralidade voltem a desfilar na Passarela Popular da Intendente Magalhães.
6) Esse é o nosso foco desde nossa fundação. Foi por isso e, para isso, que nos tornamos LIVRES.
Raphaela Nascimento
Presidente Adm. da LIVRES

Portela vai receber Unidos da Tijuca nesta sexta-feira

Entrando na reta final da preparação para o desfile, a Portela vai receber receber a visita da Unidos da Tijuca nesta sexta-feira (31), a partir das 20h. Sob o comando do intérprete Gilsinho e da bateria Tabajara do Samba, a anfitriã fará um grande show com passistas, baianas, casal de mestre-sala e porta-bandeira e a rainha Bianca Monteiro. Tudo isso ao som de sambas antológicos e do hino de 2020, "Guajupiá, Terra Sem Males".
Em seguida, o 'Sextou Portela' terá a honra de abrir espaço para a Unidos da Tijuca. Dona de quatro títulos, a escola do Borel também promete levar o público ao delírio com sambas como "O Dono da Terra" (1999), "Agudás, Os Que Levaram a África No Coração e Trouxeram Para o Coração da África, o Brasil" (2003); e "É Segredo" (2010). O de 2020, que exalta a arquitetura, é outro destaque do repertório.
A abertura será com o grupo Samba dos Crias. O ingresso custa R$ 20. A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3217-0983.

Serviço:
Sextou Portela
Atrações: Ensaio-show com elenco da Portela e participação da Unidos da Tijuca. Abertura com Samba dos Crias
Data: Sexta-feira, dia 31 de janeiro 
Horário: A partir das 20h
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Entrada: R$ 20
Mesas com quatro lugares: R$ 80 (já inclui as entradas)
Camarote inferior (com 15 lugares): R$ 350
Camarote superior (com 15 lugares): R$ 450
Classificação etária: 18 anos
Informações: (21) 3217-0983
Vendas na bilheteria da quadra e pela internet (www.ingressocerto.com/portela)

Foto: Wallace Barbosa
Legenda: Evento conta com casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianas e outros segmentos


Mestre Nilo Sérgio recebe homenagem em programa da Rádio Tupi

O mestre de bateria da Portela, Nilo Sérgio, foi homenageado pelo comunicador Marcus Vinicius, o Mr. Bean, no último sábado (25), durante o programa "Show de Bola", na Super Rádio Tupi (96.5 FM). Nilo recebeu uma placa pelos seus 15 anos no comando da Tabajara do Samba.
O programa também abordou os preparativos para o desfile e recebeu, no estúdio, outros nomes importantes da escola, como Claudinho Portela e Júnior Escafura, membros da comissão de Carnaval, além de Chopp, Sérvolo Jorge e Jorge Barbosa, integrantes da comissão de Harmonia.
A marca de 15 anos como mestre da Portela tem gerado uma série de homenagens para Nilo Sérgio. No último dia 22, ele recebeu, por iniciativa do Departamento Cultural da Portela, a Medalha Natal da Portela, que destaca bons serviços prestados por portelenses.
No dia 4 de janeiro, durante a Feijoada da Família Portelense, o comandante da Tabajara foi homenageado pelo presidente Luis Carlos Magalhães e pela cantora Maria Rita, que ofereceram-lhe uma placa comemorativa e um chapéu personalizado.

Foto: Divulgação
Legenda: Jorge Barbosa, jornalista Fred Soares, Nilo Sérgio, comunicador Marcus Vinicius, Sérvolo Jorge, Claudinho Portela e Júnior Escafura posam no estúdio da Tupi (da esquerda para a direita)

Liesb e Livres entram em acordo com Riotur e desfilarão na Intendente no mesmo dia

Por Redação SRzd
Com a proximidade do Carnaval, o racha na Intendente Magalhães se aproxima de um desfecho. As duas ligas que afirmavam ser as responsáveis pela organização dos desfiles dos grupos inferiores à Série A acertaram detalhes do Carnaval em reunião com a Riotur, na última quarta-feira (22).
As apresentações da antiga ‘Série B’, agora Grupo Especial da Intendente Magalhães, se darão na terça-feira, 25 fevereiro. A partir das 18 horas, desfilam as escolas da Liesb; após, por volta das 23 horas, entram em cena as escolas da Livres.
O que permanece indefinido é o julgamento da Intendente e o acesso à Série A. Ainda não se sabe se a Lierj aceitará escolas da Livres e se a disputa na pista será conjunta ou haverá uma campeã de cada liga. O que já está definido é que as duas melhores colocadas da Intendente desfilarão na Sapucaí em 2021, enquanto as duas piores da Série A descerão à Intendente.
Nos últimos dias, três escolas da Livres romperam com a entidade para se filiar à Liesb. Foram elas: Caprichosos de Pilares, União do Parque Curicica e Acadêmicos do Engenho da Rainha. Permanecem na Livres: Alegria da Zona Sul, Arame de Ricardo, Siri de Ramos, Tradição, Unidos de Lucas e Vizinha Faladeira.

Fonte: www.srzd.com

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Velha Guarda show da Portela se apresenta no Teatro Sesc Ginástico, no dia 28 de janeiro

Completando 50 anos de carreira, grupo vai relembrar pérolas de Monarco, Manacéa, Alcides Malando Histórico e outros bambas
Fundada em 1970 por ocasião do lançamento do disco "Portela, Passado de Glória", produzido por Paulinho da Viola, a Velha Guarda Show da Portela completa este ano meio século. Entre as primeiras celebrações de 2020 está a apresentação que o grupo fará no Teatro Sesc Ginástico, no Centro, nesta terça-feira (28), às 19h. Os ingressos custam entre R$ 7,50 (associados Sesc) e R$ 30.
Formada por Monarco, Tia Surica, Serginho Procópio, Áurea Maria, Neide Santana, Jane Carla, Marquinhos do Pandeiro e outros bambas, o grupo, que é o grande anfitrião da Feijoada da Família Portelense, na quadra da escola, no primeiro sábado de cada mês, é considerado um dos pilares da cultura do samba da mais pura linhagem.
Para a apresentação de terça-feira, o público poderá relembrar pérolas como "Lenço", "Quantas Lágrimas", "Corri pra Ver", "Coração em Desalinho", "Você me Abandonou", "Vivo Isolado do Mundo" e muitas outras. Imperdível!

Serviço:
Velha Guarda Show da Portela 
Data: Terça-feira, dia 28 de janeiro
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Ginástico
Endereço: Avenoda Graça Aranha, 187, Centro 
Ingressos: R$ 30, R$ 15 (meia entrada) e R$ 7,50 (Cartão Sesc)*
* A doação de 1 quilo de alimento não perecível garante desconto de 50% de desconto sobre a tarifa correspondente
Classificação: livre
Capacidade: 500 lugares
Telefone: (21) 2279-4027

Foto: Milana Trindade

Ensaio da Portela terá presença de segmentos da Grande Rio nesta sexta-feira

A Portela vai receber a visita da coirmã Grande Rio nesta sexta-feira (24), a partir das 20h. Sob o comando do intérprete Gilsinho e da bateria Tabajara do Samba, a anfitriã fará um grande show com passistas, baianas, casal de mestre-sala e porta-bandeira e a rainha Bianca Monteiro. Tudo isso ao som de sambas antológicos e do hino de 2020, "Guajupiá, Terra Sem Males".
Em seguida, o 'Sextou Portela' terá a honra de receber os integrantes da Grande Rio. Representante de Duque de Caxias na Sapucaí, a escola também promete fazer a alegria do público com sambas-enredos marcantes, entre eles "No Mundo da Lua" (1993), "Madeira-Mamoré, A Volta dos Que Não Foram, Lá No Guaporé" (1997) e "Ivete, do rio ao Rio" (2017). O hino do próximo desfile, que exaltará o lendário Joãozinho da Gomeia, é outro destaque do repertório.
A abertura será com o grupo Samba dos Crias. O ingresso custa R$ 15 (entrada franca até as 23h). A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3217-0983.

Serviço:
Sextou Portela
Atrações: Ensaio-show com elenco da Portela e participação da Grande Rio. Abertura com Samba dos Crias
Data: Sexta-feira, dia 24 de janeiro de 2020
Horário: A partir das 20h
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Entrada franca até 23h. Após: R$ 15
Mesas com quatro lugares: R$ 70 (já inclui as entradas)
Camarote inferior (com 15 lugares): R$ 300
Camarote superior (com 15 lugares): R$ 400
Classificação etária: 18 anos
Informações: (21) 3217-0983
Vendas na bilheteria da quadra e pela internet (www.ingressocerto.com/portela)

Foto: Victoria Madeira
Legenda: Público tem lotado a quadra da Portela às sextas-feiras


Frisas para a Série A estão esgotadas

Por David Júnior
O público das frisas da Sapucaí está garantido na Série A. Todas as unidades foram vendidas pela Central de Vendas da LIESA, que comercializou os espaços. A LIERJ, que administra os desfiles de sexta-feira e de sábado de Carnaval na Sapucaí, disponibilizaou presencialmente nesta sexta-feira, 24 de janeiro, as frisas reservadas pela internet e que não foram pagas.

Arquibancadas

Os interessados em assistir aos desfiles das escolas de samba da Série A do Carnaval Carioca ainda terão uma chance. A partir de 11 de fevereiro, começa a venda dos ingressos de arquibancada. Os bilhetes estarão disponíveis das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Salvador de Sá, no stand atrás do Setor 11 da Sapucaí. Os tiquetes custarão R$ 15, com exceção do Setor 9 Turístico, que terá o valor de R$ 50.
Os desfiles da Série A acontecerão na sexta-feira e no sábado do Carnaval 2020. Quatorze agremiações disputam o título e a única vaga de acesso ao Grupo Especial no ano seguinte.

Foto: Luana Rayssa

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Aniversário se aproximando

O aniversário do Grupo Portelamor está se aproximando. No próximo dia 20 de fevereiro completaremos 9 anos. Como será a logo comemorativa? 


sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Portela celebra São Sebastião com alvorada, missa e carreata nesta segunda-feira

A Portela preparou uma programação especial para celebrar São Sebastião, padroeiro do Rio, da bateria Tabajara do Samba e da agremiação, nesta segunda-feira (20), feriado na cidade. As comemorações começam às 5h, com alvorada. Às 9h, haverá missa e, em seguida, uma grande carreata até a Paróquia São Sebastião, em Bento Ribeiro. No retorno à quadra, a festa continua com almoço e bolo. A entrada é franca.
O evento, que é organizado pelo baluarte Jeronymo Patrocínio e pelo Departamento Social, terá a participação de integrantes de todos os segmentos e departamentos.
Vale lembrar que a Portela também celebra anualmente Nossa Senhora da Conceição, padroeira da escola. Nossa Senhora e São Sebastião estão no altar que fica na parte superior do palco do Portelão. Além disso, batizam a capela localizada na entrada da quadra.
Já na parte da tarde do dia 20, a Azul e Branco promoverá uma grande feijoada e shows com os grupos Quintal da Portela e Galocantô, com ingressos a R$ 15. A Portela fica na Rua Clara Nunes 81, Madureira.

Programação do Dia de São Sebastião na Portela - 20 de janeiro 
5h– Alvorada
8h- Café da manhã
9h– Missa 
11h- Carreata levando a imagem do Padroeiro do Portelão até a Paróquia São Sebastião, em Bento Ribeiro (Praça Manágua, 1)

Foto: Divulgação
Legenda: São Sebastião é padroeiro da Portela, da bateria Tabajara do Samba e da cidade do Rio

Leci Brandão será a atração da Feijoada da Família Portelense de fevereiro

A cantora Leci Brandão será a convidada especial da próxima Feijoada da Família Portelense, que vai agitar a quadra da Azul e Branco, em Madureira, no dia 1º de fevereiro, a partir das 13h. 
A abertura estará a cargo do grupo Tempero Carioca, com o melhor do samba de raiz. Em seguida, a Velha Guarda Show da Portela, que completa 50 anos de carreira em 2020, sobe ao palco para relembrar pérolas como "Lenço", "Quantas Lágrimas", "Corri pra Ver", "Você me Abandonou" e "Vivo Isolado do Mundo", entre outras.

>>> CLIQUE E COMPRE SEU INGRESSO!
Com quase cinco décadas de carreira, a mangueirense Leci Brandão promete levantar o público com um repertório que mistura romantismo e crítica social. "Zé do Caroço", "Isso É Fundo de Quintal", "Papai Vadiou", "Perdoa" e "Eu Só Quero Te Namorar" são alguns dos sucessos garantidos no roteiro.
O evento também vai promover o lançamento da nova edição do livro "O Rio Antes do Rio", de Rafael Freitas da Silva, uma das principais fontes de inspiração para o enredo "Guajupiá, Terra Sem Males", desenvolvido pelos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage.
O encerramento será com apresentação do elenco-show da Portela, que reúne ritmistas da Tabajara do Samba, intérpretes, passistas, baianas e casal de mestre-sala e porta-bandeira. Dona de 22 títulos, a Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira será a sétima escola a desfilar no Domingo de Carnaval.

Serviço:
Feijoada da Família Portelense de fevereiro
Atrações: Velha Guarda Show da Portela, Leci Brandão (show completo) e elenco-show 
Data: Sábado, dia 1º de fevereiro de 2020
Horário: A partir das 13h
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Ingresso individual: R$ 15 (antecipado); R$ 20 (no dia)
Ingresso duplo: R$ 25 (antecipado)
Ingresso triplo: R$ 30 (antecipado)
Mesa: R$ 90 (quatro lugares) - SOMENTE NA ÁREA EXTERNA
CAMAROTES: ESGOTADOS
Prato de feijoada: R$ 25
Classificação etária: Livre
Informações: (21) 3217-0983
Vendas na bilheteria da quadra (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h) e pela internet (www.ingressocerto.com/portela)
Informações importantes:
- O prato de feijoada não está incluso no valor de nenhum setor; 
- Não há venda de ingressos duplos e triplos (promocionais) no dia do evento;
- A Portela aceita cartões de débito e crédito na bilheteria e no bar.

Foto: Divulgação
Legenda: Leci Brandão, uma das maiores personalidades do samba brasileiro, vai animar Feijoada de fevereiro

Lierj cria Departamento Cultural

Por Fábio Silva
Mais um passo importante foi dado para a valorização e manutenção da história do Carnaval do Rio de Janeiro. A Lierj conta agora com um Departamento Cultural, que será comandado pelo historiador Léo Castro.
Cria da comunidade da Renascer de Jacarepaguá, o novo Diretor Cultural da Lierj também atuou na agremiação como Diretor de Harmonia, Comissão de Alegorias, até chegar ao cultural da escola.
A missão de Léo Castro é mostrar para todos a origem de cada agremiação, cada história, emoções e os caminhos que trouxeram elas até aqui.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Sem dinheiro, Liesa afirma que ensaios técnicos seguem indefinidos; teste de luz e som também fica ameaçado

Por Redação SRzd
Não foi nesta quarta-feira (15) que os cariocas receberam a notícia que tanto queriam: a confirmação dos ensaios técnicos. Pelo contrário, após a plenária desta noite da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a única informação é que os treinos na Sapucaí seguem indefinidos. O motivo é a falta de verba. Até o teste de luz e som da pista, tradicionalmente realizado pela atual campeã, no domingo anterior ao Carnaval, está ameaçado.
“Ainda estamos vendo a questão das obras do Sambódromo e dos recursos para viabilizarmos os ensaios técnicos. Temos a condição de captar pouco mais de R$ 3 milhões via Lei Rouanet, mas se a gente captar e não entregar, há um prejuízo grande para empresas. Precisamos saber também sobre questão das obras. Eles (a Riotur) estão prevendo a entrega para o dia 10 de fevereiro, o que seria difícil para viabilizarmos os ensaios, inclusive o teste de luz e som, no dia 16 de fevereiro”, disse Jorge Castanheira ao fim da plenária.
Faltando menos de 40 dias para o início dos desfiles, a liga corre contra o tempo para tentar realizar os treinos no Sambódromo, mas esbarra na falta de verba e nas obras que a Riotur vem realizando na Avenida. Até o momento, nenhum dinheiro chegou aos cofres da Liesa, que dirá das escolas de samba. Em meio à escuridão, a luz no fim do túnel é o Governo do Estado.
“Não estão descartados (os ensaios técnicos). Estamos aguardando a chegada do governador (Wilson Witzel) para ver que tipo de retorno ele vai nos dar na possibilidade das empresas que podem participar com recursos para o nosso Carnaval, e se conseguimos captar a tempo para os ensaios técnicos”, afirmou o presidente da Liesa.
Ensaios começariam 26 de janeiro
À espera de um milagre financeiro, a Liesa já tem calendário pronto dos ensaios técnicos. Os treinos na pista começariam no próximo dia 26 de janeiro, domingo, possivelmente com Estácio de Sá e São Clemente.
Nos dois finais de semana seguintes, oito escolas ensaiariam: quatro em cada final de semana, sendo duas no sábado e duas no domingo.
No último final de semana, o anterior ao Carnaval, duas agremiações treinariam no sábado e a Mangueira faria o teste de luz e som da pista no domingo, dia 16 de fevereiro.

Fonte: www.srzd.com

Castanheira põe fim à polêmica com a Lierj: ‘Descem duas e sobe uma’

Por Redação SRzd
Nas últimas semanas, surgiu nos bastidores a informação de que o regulamento da Lierj estabeleceria que as duas agremiações melhores colocadas da Série A subiriam ao Grupo Especial. Uma vez espalhada a suposição, criou-se uma polêmica já que a Liesa, liga da elite, estabeleceu em seu regulamento que somente a campeã da Série A será recebida em seu grupo. Em entrevista ao SRzd nesta quarta-feira (15), o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, pôs fim ao burburinho e confirmou que somente uma escola do acesso irá ao especial.
“Isso foi uma informação que foi divulgada de forma errada. Nosso regulamento diz que descem duas escolas e sobe uma escola e isso já está há bastante tempo divulgado. O contrato que nós assinamos como interveniente da Lierj também consta que também descem duas e sobe uma. Isso foi o que a Riotur e a Lierj assinaram. Essa polêmica não é válida”, disse Castanheira.
Se confirmada a tese da Liesa – já que a cada plenária carnavalesca o jogo pode mudar -, o Grupo Especial de 2021 terá 12 escolas, número que vem sendo utilizado desde 2008, com exceção dos anos em que houve problema ou virada de mesa. O sonho de grande parte dos sambistas, da elite voltar a abrigar 14 agremiações, está longe de se realizar.
“As dificuldades estão em todos os grupos. O que a gente precisa é aprimorar e não inchar os grupos, se não vai ficar cada vez mais difícil”, justificou o presidente da Liesa.
A Série A, por sua vez, contaria com 15 agremiações no próximo ano. Ela receberia as duas últimas colocadas do Grupo Especial e as duas melhores posicionadas da Intendente Magalhães, enquanto as duas piores da Série A desceriam e a campeã subiria. Atualmente, o grupo conta com 14 escolas.

Fonte: www.srzd.com

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Riotur se posiciona: ‘Se a Princesa acredita que o Carnaval esteja acabando, por que quis fazer parte da Corte?’

Por Redação SRzd
A presidência da Riotur resolveu se posicionar em meio à polêmica entre as princesas e a rainha da Corte Real do Carnaval carioca de 2020. Em nota enviada nesta quarta-feira (15), o presidente Marcelo Alves questionou a declaração da 2ª Princesa Cinthia Martins, que criticou o resultado, prometeu ir embora do país e disse que o Carnaval do Rio estaria acabando. O dirigente da Riotur afirmou que a inscrição foi espontânea e indagou ‘por que a sambista decidiu participar’ do concurso.
“Vivemos em uma democracia e defendo a liberdade de expressão. Meu único questionamento quanto ao episódio é que percebo uma contradição. Se ela de fato acredita que o carnaval esteja acabando, por que manifestou interesse em fazer parte da Corte Real deste ano? A inscrição é espontânea. Não é um pedido nosso e ninguém é coagido. Caso o que tenha dito seja sua verdadeira opinião, o regulamento permite que ela renuncie, dando, inclusive, a oportunidade para alguém, que, como nós, acredita no Carnaval”, afirmou Marcelo Alves, presidente da Riotur.
Além de Cinthia, a 1ª Princesa, Deisiane de Jesus, se mostrou insatisfeita com a eleição de Camila Silva para Rainha do Carnaval 2020. Em entrevista após a decisão do concurso, no último domingo (12), em Copacabana, Deisiane ignorou Camila ao exaltar somente a 2ª Princesa e o Rei Momo.
Toda a polêmica em volta da Corte deste ano se dá pelo fato de Camila Silva ser paulista. O regulamento permite inscrição de pessoas naturais de outros estados, contato que residam no Rio, caso da Rainha eleita. Ex-rainha de bateria de Vai-Vai e Mocidade Independente, Camila Silva também já foi Rainha do Carnaval paulista, em 2009.

Fonte: www.srzd.com