Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A EQUIPE DA PORTELAMOR DESEJA UM ANO PLENO DE REALIZAÇÕES, SAÚDE E PAZ!!!
 Clicar na imagem para aumentar

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Portela agita réveillon do Piscinão de Ramos


A escola de samba Portela será a atração do réveillon do Piscinão de Ramos, Zona Norte da Cidade, no próximo dia 31 de dezembro. A azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira subirá ao palco a partir de 0h15, com ritmistas, intérpretes, passistas, baianas, além do tradicional casal de mestre-sala e porta-bandeira.
A atriz Carol Macedo, que interpreta a funkeira Solange na novela "Fina Estampa", apresentará a festa que é uma realização da Prefeitura do Rio, através da Riotur.

SRZD-Carnaval apoia seminário organizado por Valci Pelé


Renomado passista do Carnaval carioca, Valci Pelé, ex-coordenador da respectiva ala na Portela, desenvolveu o seminário "Passista - Artista do samba e suas vertentes".
Baseado no trabalho de pesquisa realizado pelo próprio profissional de dança, o evento visa propiciar a troca de conhecimento entre a comunidade e os ícones do ritmo, além de exaltar a importância do samba como símbolo cultural e artístico. A ação tem apoio do SRZD-Carnaval e será realizada no dia 20 de janeiro de 2012, no SESC de Madureira, Zona Norte do Rio.
Confira a programação:
Teatro
14h - Abertura
14h30 - Pronunciamento
- Rei Momo - Milton Rodrigues e Rainha do Carnaval - Cristiane Alves
- Gerente SESC Madureira - Elcio Luiz Emílio Cavalcante      
- Padrinho dos Passistas - Carlinhos de Jesus
15h   
- Apresentação da pesquisa sobre o tema "passista";
- Valci Pelé (Projeto Primeiro Passo);
- Hélio Ricardo Rainho (Blogueiro do SRZD-Carnaval);
- Nilce Fran (Coordenadora da ala de passistas da Portela).
15h30 - Exibição  das entrevistas no telão; (Espaço do Passo)
16h - Apresentação Cultural Cia. Dança do Samba (Tema: "passista")
16h30 - Fala dos convidados
17h - Apresentação Cia. Dança do Samba (Espetáculo Malandros &
Mulatas)
Quadra:
17h30 - Aulão de Dança do Samba (Monitores do Projeto Primeiro Passo);
18h - Apresentação (Grupo de Samba Jaqueira);
18h30 - Apresentação (Bateria Show).
Serviço:
Data: sexta-feira, 20 de Janeiro 2012     
Horário: 13h às 19h
Local: Teatro - Quadra SESC Madureira
Endereço: Rua Ewbanck da Câmara, 90 - Madureira
Realização: Projeto Primeiro Passo  
Apoio: SESC Rio - Unidade Madureira

Fonte: www.sidneyrezende.com/carnaval

sábado, 24 de dezembro de 2011

"A MELHOR MENSAGEM DE NATAL É AQUELA QUE SAI EM SILÊNCIO DE NOSSOS CORAÇÕES E AQUECE COM TERNURA OS CORAÇÕES DAQUELES QUE NOS ACOMPANHAM EM NOSSA CAMINHADA PELA VIDA." Autor desconhecido
 Clicar na imagem para aumentar
 
 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cidade do Samba terá o nome de Joãosinho Trinta


A Cidade do Samba se chamará, a partir desta quarta-feira, 21 de dezembro, Cidade do Samba Joãosinho Trinta. Em dedreto divulgado ainda hoje, no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes publicou a decisão.

Ainda de acordo com a publicação, Joãosinho,"é considerado um dos maiores nomes do carnaval carioca, sempre lembrado por sua ousadia e genialidade".

O ex-carnavalesco faleceu no dia 17 de dezembro, em São Luís, no Maranhão.
Confira a publicação:
Dá o nome de Joãosinho Trinta à Cidade do Samba, situada na Zona Portuária.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO que o carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, popularmente conhecido como Joãosinho Trinta, é considerado um dos maiores nomes do carnaval carioca e sempre lembrado por sua ousadia e genialidade; e

CONSIDERANDO a contribuição dada pelo referido carnavalesco ao desenvolvimento do carnaval carioca, tendo participação fundamental nos títulos alcançados pelas diversas escolas de samba nas quais trabalhou;

DECRETA:

Art. 1º A Cidade do Samba, localizada na Zona Portuária da Cidade do Rio de Janeiro, passa a denominar-se Cidade do Samba Joãosinho Trinta.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2011, 447º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

domingo, 18 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL TORCIDA PORTELENSE!!!

Clicar na imagem para aumentar

Portela decreta luto oficial pela morte de Joãosinho Trinta

 
O presidente da Portela, Nilo Figueiredo, também demonstrou seu pesar em função da morte do carnavalesco Joãosinho Trinta, neste sábado, através de uma nota oficial.

"Morre um dos maiores carnavalescos da história do Carnaval carioca e brasileiro. Joãosinho fará falta ao mundo do samba. Se o carnaval é hoje "o maior espetáculo da terra", deve-se muito a ele. A Portela sê solidariza com a família Beija-Flor e decreta luto oficial".

Carnavalesco Joãosinho Trinta morre aos 78 anos


O mundo do samba está de luto. Morreu neste sábado, vitima de infecção urinária e pneumonia, o carnavalesco e artista plástico João Clemente Jorge Trinta, popularmente conhecido como Joãosinho Trinta. Ele estava internado no Hospital UDI, em São Luís, no Maranhão, desde o dia 3 de dezembro e morreu neste sábado, 17 de dezembro.
Reconhecido por caracterizar e revolucionar o modo de construir os desfiles do Carnaval, o ícone Joãosinho fez história durante seus anos de atuação no mundo do samba. Maranhense, nascido no dia 23 de novembro de 1933, ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1951, aos 18 anos de idade.
Começou na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro como assistente de Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona, onde foi campeão nos anos de 1965, 1969 e 1971. Em 1973, ainda na vermelha e branca, fez dupla com a carnavalesca Maria Augusta e desenvolveu o enredo "Eneida: Amor e Fantasia". Foi bi-campeão criando sozinho os enredos "O Rei de França na Ilha da Assombração" e "O Segredo das minas do Rei Salomão" em 1974 e 1975, respectivamente.
No ano seguinte, levou seu luxo e ousadia para a Beija-Flor de Nilópolis, local em que trabalhou por mais de 15 anos, e onde conquistou os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Ficou marcado pela polêmica que gerou com um de seus carros alegóricos do enredo "Ratos e Urubus, larguem a Minha Fantasia", que tinha uma imagem de Jesus Cristo como mendigo e enfrentou problemas com a Igreja Católica. Ainda envolvido em divergências, expressou a inesquecível opinião "quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de luxo", ao defender seus conceitos e sua linha de trabalho.
Joãosinho também teve passagens por agremiações do Acesso, como Acadêmicos da Rocinha e Império da Tijuca, além de escolas paulistas.
Já em 1997, surpreendeu o público ao desenvolver o enredo "Trevas! Luz! A explosão do Universo" na Unidos do Viradouro, escola onde permaneceu por sete anos. Trabalhou para a Acadêmicos do Grande Rio em 2003, dando o inédito 3º lugar para a tricolor de Caxias. Na Vila Isabel, criou o enredo "Singrando em mares bravios... E construindo o futuro" no ano de 2005.
Foi internado em 2006, no Rio de Janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral. Desde então, Joãosinho se locomovia através de uma cadeira de rodas e seguia o tratamento de fisioterapia. Devido às limitações, seu ritmo de trabalho diminuiu e neste ano de 2011 ele foi convidado pela Beija-Flor para contribuir com as pesquisas para o enredo "São Luís - O poema encantado do Maranhão", no qual ele será homenageado, já que trata de sua terra natal. A escola de Nilópolis havia reservado um lugar especial no desfile para que o eterno carnavalesco abrilhantasse mais uma vez a avenida.
O corpo de Joãosinho Trinta está sendo velado desde às 16h deste sábado, no Museu Histórico do Maranhão, no domingo o corpo segue para o Teatro Arthur Azevedo. O enterro será em São Luís e está marcado para às 10h da próxima segunda-feira, dia 19 de dezembro.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

'Para 2012, tudo está conspirando a nosso favor', diz Gilsinho

Por Patrícia Raposo

Ano de estreia do carnavalesco Paulo Menezes na Portela, com um enredo que falará sobre as festas populares da Bahia e, como o próprio Paulo vem enfatizando, o tema terá ainda a cantora Clara Nunes como fio-condutor, e com um samba-enredo que já caiu nas graças do público, dos torcedores e da comunidade. Esta é a Portela se preparando para o Carnaval de 2012. Responsável por cantar, encantar e emocionar todos os presentes na Marquês de Sapucaí entoando o hino oficial da Majestade do Samba no dia do desfile, o intérprete Gilsinho conversou com o SRZD-Carnaval sobre os ensaios da azul e branca e contou como lida com a rotina que antecede o grande dia.

"A Portela está indo muito bem. Nossa quadra está em reforma então estamos ensaiando na rua, em frente a Portelinha. Os ensaios estão enchendo, a comunidade está cantando e o samba funcionando muito bem", relatou.

"No período da disputa de samba, poderiam ter acontecido escolhas que mudariam a história desse Carnaval. Mas graças a Deus deu tudo certo, e tudo está conspirando a nosso favor", destacou.

Gilsinho ressaltou um dos diferenciais deste samba-enredo que acarretou neste grande sucesso.

"Este samba é bem alegre e tem 3 refrões. Então, quando começa a dar aquela "caída" que o componente vai relaxando, ele cresce novamente e anima o público de novo", explicou.

O intérprete aproveitou a oportunidade, para elogiar a competência do carnavalesco Paulo Menezes.

"O Paulo está chegando agora na escola, e já chegou fazendo um trabalho maravilhoso. O projeto dele é excelente, com carros muito bonitos, tudo de 1ª categoria", afirmou.
le comemorou o bom momento da agremiação e revelou também suas estratégias para manter uma boa performance durante a maratona de ensaios.

"Precisamos continuar com os trabalhos e com esse clima positivo para fazer um grande desfile e emocionar a Sapucaí", disse

"Eu tenho um preparador vocal, faço aulas de canto e também evito beber coisas muito geladas", completou.

Gilsinho, que teve passagens pelo Carnaval de São Paulo, citou a festa paulista como um acontecimento que está em constante evolução e crescimento, porém, reforçou que "o maior espetáculo da terra" realizado na avenida Marquês de Sapucaí ainda é referência.

"O Carnaval de São Paulo está indo muito bem e vem crescendo a cada ano que passa. Mas os dois desfiles são bem diferentes e acredito que a festa que acontece aqui no Rio, ainda é referência e o point dos turistas", afirmou.

O intérprete da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira deixou uma mensagem de Natal para o público, e um recado para os portelenses.

"Quero desejar a todos um feliz Natal, e pedir que os portelenses continuem participando dos ensaios, com garra e fé. Vamos chegar na avenida com o dever de casa pronto, tocar o coração do público, o coração dos jurados, para que na quarta-feira de cinzas todos tenham uma bela surpresa", pediu.

A Portela, que desenvolve o enredo "E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual...",  será a 2ª a desfilar, no dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FALTA 1 MÊS PARA O ENSAIO TÉCNICO DA PORTELA NA SAPUCAÍ

 Clicar na imagem para aumentar

domingo, 11 de dezembro de 2011

Em entrevista para o CARNAVALESCO, presidente da Liesa elogia safra de sambas

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, conversou com o site CARNAVALESCO. Abaixo, você poderá conferir todo o bate-papo com o dirigente.

Safra de sambas para 2012
- "Estou muito feliz com o CD do Carnaval 2012. A expectativa é muito positiva. Gravamos um DVD para ficar como memória. Tem a cara da comunidade na bateria e no coro. A produção do disco acertou. Os presidentes estão felizes com seus sambas e isso está contagiando todo mundo. Apesar de todas adversidades é um ótimo recomeço".

O papel do samba em 2012
- "Temos vários exemplos de sambas que foram fundamentais para o sucesso de um desfile, mas entendo que o samba acontece na hora do desfile. Ouvir o disco e os ensaios técnicos já são ótimos e maravilhosos prenúncios, só que a magia toda é na hora do desfile. É algo que não sei explicar, mas a interação mais forte é ali. A posição final sobre os sambas só poderemos conhecer após os desfiles de segunda-feira, quando vocês estão votando o prêmio Estrela do Carnaval e eu estou recolhendo os mapas dos jurados".

Obras no novo Sambódromo
- "É um desafio para prefeitura, para a Liga e escolas. Será um espaço novo com características totalmente diferentes e a própria imprensa vai sentir essa diferença. A obra está andamento, mas é muita coisa para ser feita. Tiveram adversidades, como o Metrô, a estrutura da Cedae no setor 8 e o rio que passa embaixo do Sambódromo. A equipe está dedicada no trabalho. A Liga já mandou fazer os pirulitos de som e as cadeiras e ferragens das frisas. O estudo do sistema de som também foi feito e já definimos que as posições das cabines dos jurados. A primeira fica após o setor 3, no novo espaço de arquibancadas vamos ter cabines nos setores 6 e 8 e a última ficará no setor 10, que era o antigo setor 4".

Atraso nos barracões das escolas
- "Houve um atraso no cronograma da Liga. Já assinamos o contrato com a prefeitura. Quando não se vende ingresso não se dá o retorno financeiro para escolas. O dinheiro chegou pela cota da TV Globo e vem ainda agora com o Viradão de Momo, que a prefeitura faz e rende R$ 1 milhão. O problema nosso foi a venda de ingressos, porque o Sambódromo é um espaço novo e tivemos que estudar toda metodologia, a situação dos camarotes e frisas e tudo trouxe um impacto diferente. Perdemos 72 camarotes, aguardamos a posição de onde ficaria a Brahma, que escolheu o setor 2, onde ficava normalmente. Agora é a hora das escolas reproduzirem seus protótipos e trabalhar cada vez mais. O mês de dezembro entra com o pé direito e vamos alavancar o trabalho. Temos a preocupação de fazer sempre o melhor".

Regulamento para 2012
- "Estamos com o regulamento pronto só falta assinatura das escolas. Não temos mudança séria. Agora, nós estamos analisando o Manual do Julgador para ver se está tudo direitinho, selecionar o corpo de jurados e fazer o curso em janeiro".

sábado, 10 de dezembro de 2011

Exclusivo: Daniela Mercury diz que samba da Portela para 2012 pode virar hit dos seus shows

Por João Santoro

Subir o Pelô com cantores renomados da Bahia. Essa é a proposta da Portela para 2012. Nesta sexta-feira, a diva da música baiana, Daniela Mercury, veio ao Rio de Janeiro para se apresentar junto à escola em seu ensaio de rua, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz. Antes de ir para o evento, no hotel onde ficou hospedada, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o site CARNAVALESCO conseguiu acesso através de representantes da escola e da assessora de imprensa da cantora para uma entrevista exclusiva com Daniela Mercury. Durante a conversa, ela, muito despojada, respondeu às perguntas calmamente e deixou muito clara a felicidade desta homenagem da Portela ao estado da Bahia. Alex Fab, coordenador da escola, também confirmou que, além de Daniela Mercury, outros artistas da música serão convidados para ir aos ensaios e para desfilar, entretanto, os nomes ainda não foram divulgados.

Confira a entrevista:


Sobre a parceria entre a Portela e a Bahia
“Eu brinquei hoje e disse assim: Rio com Bahia é covardia. Nós somos irmãos como berços de samba. São duas terras percussivas, terras negras brasileiras. A Portela com a Tabajara (bateria), que é extraordinária, se misturando à Bahia, é uma honra e uma alegria muito grande”.

A representação da Bahia no carnaval carioca
“É maravilhoso poder vir e representar o meu estado dentro de uma homenagem e um desfile que traz algumas das riquezas do estado que eu amo tanto. Os ritmos que eu fiz e ajudei a tornar brasileiros, como o samba reggae e tantos outros, e agora junto com a Portela ,é uma coisa indescritível”.

Possibilidade de desfilar no carnaval carioca
“A gente ainda tá light. Ainda não arrumei o meu horário para poder confirmar minha presença no desfile. Quando eu conseguir arrumar todo esse horário, aí sim vou poder comemorar. Durante o carnaval vou estar na Bahia homenageando o Rio e, se Deus quiser, estarei no Rio homenageando a Portela”.

Sobre o samba de 2012
“Esse samba com certeza pode virar um hit dos meus shows.Treinarei mais os sambas de exaltação da escola e também quero aprender ainda mais sobre esta cultura do Rio de Janeiro“.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Valci Pelé não descarta retorno para ala de passistas da Portela


Por Luana Freitas e Patricia Raposo

Após a comovente carta de apelo para que Valci Pelé volte a comandar a ala de passistas da Portela, o ex-coordenador revelou ao SRZD-Carnaval seu sentimento ao ver a demonstração de carinho por parte se seus aprendizes.
- Leia a carta manifesto pela volta de Valci Pelé

Segundo Valci, havia um elo entre todos os passistas e ele, formando uma grande família.

"O manifesto mexeu comigo. Não era apenas uma ala de passistas, a gente formava uma família. São todos aliados a mim e a Nilce Fran. É muito gratificante e me faz pensar duas vezes sobre a decisão de voltar", disse, sem descartar a chance de retornar à escola na mesma função. "Depende do dirigente", completou.

"Volta Valci Pelé... Volta para sua Portela, e vem ajudar a estender este manto azul e branco aos Santos do samba que são os orixás... Volta para sua galera...", diz um trecho da carta.

Emocionado com o manifesto dos passistas,  Valci disse que fará uma carta de agradecimento à altura do merecimento de cada passista e da escola de Madureira.

Portelenses saem satisfeitos da apresentação dos protótipos das fantasias

Por João Santoro

A Portela realizou a apresentação de seus protótipos nesta quinta, no clube River, na Piedade. Muitos não entenderam a mudança da data, que seria dia 5, mas o dia 8 de dezembro é comemorado o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da agremiação. Um altar de tirar o fôlego foi montado na quadra, trazendo imagens de santos, e o chão foi rodeado de folhas de mangueira. Ao fundo do altar um telão com clipes de musicas de Clara Nunes.

Os componentes, torcedores e visitantes que chegavam ao local, muitos desses apresentavam um largo sorriso no rosto, seria uma satisfação com o que estavam vendo? Pode-se dizer que sim. O espaço foi liberado às 21h, tudo bem arrumado na quadra principal do clube, com as 35 fantasias espalhadas na ordem de desfile.


A escola vai começar contando sobre sua chegada à Bahia, depois sobre as festas no mar, aos santos e padroeiros, em seguida faz um grande apanhado de festas do estado, e finaliza com festas da própria agremiação e uma homenagem à torcida da agremiação. Fantasias leves, bem acabadas, com uma diversidade de cores (o ponto alto para muitos presentes), muitas delas com plumas, e uma plateia muito satisfeita com o que foi apresentado.


Em entrevista ao
CARNAVALESCO, uma das baianas da agremiação, Maria Helena, que já desfila na escola há oito anos, se disse muito satisfeita com sua fantasia e com o clima que circula na escola: - Está muito linda. Linda demais. Estou emocionada. Temos como desenvolver muito bem pela Avenida. Esse ano está muito bom o clima aqui dentro. Era um samba que todos queriam.

O carnavalesco da escola, Paulo Menezes, que assina seu primeiro trabalho na escola, também falou sobre os setores e as fantasias: - A gente divide as festas por categorias. Começamos pelas lavagens que representam riquezas e a purificação, depois vamos para as festas das águas, em seguida as festas africanas e católicas, depois as festas do povo até chegar nas festas portelenses. Como o portelense comemora e festeja na Avenida. As plumas são uma característica da escola, então quando chegamos a uma agremiação procuramos aliar nosso gosto ao da escola.
Menezes também frisou sobre os pesos das fantasias e sobre o cuidado com as alas comerciais:

- Desde o início nós queríamos um carnaval onde a escola pudesse brincar na Avenida, onde a escola pudesse flutuar, e isso casou com um samba que vai ao encontro do projeto da escola. Então eu tenho certeza que a Portela vai passar como uma pluma na Avenida. A direção de carnaval da escola tem que criar meios de fiscalizar o trabalho das fantasias comerciais.

O assistente do carnavalesco Paulo Menezes é Leandro Oliveira. Ele, que o acompanha por onde passa, também conversou com o CARNAVALESCO e falou sobre o trabalho de pesquisa e compra de materiais para a confecção das fantasias:

- O trabalho começou pela pesquisa, com o desenvolvimento dos figurinos e com a confecção, sendo que temos sempre um cuidado maior com as fantasias. Elas estão muito bonitas e têm um trabalho manual muito delicado. A Portela está se preparando para um carnaval grandioso, alegre e com essa variedade de cores. Todo mundo compra no mesmo lugar e, às vezes, o mesmo tecido, aí vai de você saber trabalhar e fazer algo diferente com este tecido. Temos fantasias como o primeiro setor que tivemos trabalho para achar (o tecido), então mandamos fazer. Utilizamos muita renda. Nós praticamente padronizamos um tecido por setor. Usamos muita fita, foi o que mais utilizamos: renda e fita.

Mestre da bateria, Nilo Sérgio, também deu seu ponto de vista sobre as fantasias apresentadas: - Gostei bastante, principalmente da bateria. Está bem leve e vamos poder desfiar com desenvoltura e sem peso, isso é importante.

As fantasias de mestre-sala e porta-bandeira continuam em segredo absoluto, assim como da comissão de frente da escola. Infelizmente não foi possível fazer fotos das fantasias, um pedido feito pela direção da escola e aceito por todos os presentes.
 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Passistas da Portela fazem apelo para volta de Valci Pelé


Após publicar sua coluna "Passistas Masculinos: os Dândis do samba" no SRZD Carnaval, o blogueiro Hélio Ricardo Rainho foi surpreendido por  uma mensagem emocionada dos passistas da Portela.
Reiterando a confiança e o prestígio do site como referência na cobertura do Carnaval e na divulgação do samba, os passistas encaminharam ao colunista um pedido de divulgação de uma carta-manifesto, por meio da qual apelam para o retorno de Valci Pelé ao comando da ala de passistas da azul-e-branca, ao lado de Nilce Fran.
"Foi emocionante receber um pedido tão afetivo e, ao mesmo tempo, tão necessário para reafirmar a força das comunidades em torno de líderes autênticos dessa grande festa que é o carnaval", comentou Hélio.
Na mensagem, os passistas solicitavam o apoio do site SRZD, afirmando que "a comunidade portelense conta com essa compreensão e colaboração" no intuito de terem de volta "um grande mestre da arte do sambar".
A pedidos, o SRZD-Carnaval publica, a seguir, a carta na íntegra:
Carta Manifesto
Nós, amantes do samba de raiz, este samba que realiza a mais autêntica demonstração da cultura brasileira, Manifestamos aqui o nosso sentimento e desejo em ver, no desfile das Escolas de Samba, todo arsenal de sambistas com sua performance na dança e no canto.
Manifestamos, de modo especial, a vontade de ver, nosso querido passista Valci Pelé, junto à sua fiel amiga, Nilce Fran, no comando da Ala de Passista da Portela.
Desejamos que os dirigentes da querida Portela, se sensibilizem em realizar o recrutamento do Valci Pelé ao seu posto de trabalho. Posto este iniciado na gestão do presidente Nilo Figueiredo. Deste modo, teremos a certeza, da manutenção da qualidade e da excelência técnica conseguidas pela ala de passistas da Portela, de modo peculiar o segmento masculino.
Neste manifesto exaltamos o trabalho realizado pela dupla Valci Pelé e Nilce Fran, dando ao mundo do samba a ala de Passistas da Portela, uma referência de pesquisa sobre a dança do samba,um resgate da nossa maior manifestação,o Carnaval, permanecer com a essência de tudo que já foi feito e realizado por grandes passistas na avenida.
Aqui segue o desejo, o anseio interminável dos: passistas da Portela, dos passistas de outras agremiações, dos torcedores portelenses, dos amantes da arte do samba no pé, enfim, da comunidade portelense que quer ver a atual equipe, de dirigentes da Portela e seus segmentos unidos em prol do sucesso da Portela em 2012.
Volta Valci Pelé...
Volta para sua Portela, e vem ajudar a estender "este manto azul e branco aos Santos do samba que são os orixás¨... Volta para sua galera...
Esperamos para unidos sambar, e fazer o riscado, o gingado do malandro sambista, que em você, aprendemos a reconhecer um líder, um Mestre na arte de ensinar.
Ala de Passistas da Portela

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Portela faz festa quinta-feira com entrada franca para apresentar os protótipos das fantasias 

Por Fábio Silva

A Portela faz festa nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro, no River em Piedade para apresentar os protótipos das fantasias do Carnaval 2012.

Idealizadas pelo carnavalesco Paulo Menezes (foto), as fantasias vão compor o enredo "E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual..."

A direção da Portela escolheu essa data por ser o dia da padroeira da agremiação - Nossa Senhora da Conceição - e pelo contexto do enredo que remete à Bahia, sua religiosidade e festejos. O evento será aberto à comunidade e terá início às 20h.

O River Futebol Clube fica na Rua João Pinheiro, 426 - Piedade. 
Compositores da Portela emocionados com a vitória na enquete do CARNAVALESCO

Por Rodrigo Coutinho

Os dias não poderiam estar melhores para Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo. Os compositores do samba-enredo da Portela para o Carnaval de 2012 não escondem o sorriso e agora toda emoção pela vitória na enquete do site CARNAVALESCO, que apontou a obra deles como a melhor do Grupo Especial.

- Hoje a internet ganhou uma importância muito grande dentro de uma disputa de samba-enredo. O que a gente ganhou de torcida depois das pessoas ouvirem o samba pela internet é impressionante. Antigamente havia um comentário no mundo do samba de que a opinião da internet não valia nada. Vale sim e acho que esse samba serviu para mostrar isso também. A internet está ocupando o espaço que as rádios deixaram. Hoje, quase não se tem programas de samba nas emissoras, mas todo mundo vai no
CARNAVALESCO ouvir os sambas. Vocês tem um papel fundamental. As pessoas comentam quando acontece alguma novidade no samba: ‘Vi no CARNAVALESCO’ - disse o compositor Luis Carlos Máximo.

Para ele, o fator samba pode mudar a história atual do carnaval: - Acho que a grande vitória é ver o samba ser novamente protagonista no carnaval da Sapucaí. Há muito tempo as pessoas se lembram de um desfile pelas alegorias, pelo carnavalesco, as top models, os jogadores de futebol, as comissões de frente e o samba fica sempre em segundo plano. Sou de um tempo que quando saiam o disco das escolas de samba as pessoas já apontavam a campeã baseadas no samba que a escola tinha. Hoje se aponta uma escola favorita quando veem o barracão dela. O samba é a razão de ser de uma escola. A nossa grande vitória é essa: fazer do samba novamente o protagonista de um desfile.


Luis Carlos Máximo também aproveita para lembrar a importância de mudar o padrão das disputas de samba. - Quando fomos fazer o samba tínhamos convicção que deveríamos fazer algo diferente daquilo que se tem como padrão de samba-enredo atualmente. Acho que ele caiu no gosto popular pela própria qualidade e pela necessidade das pessoas que amam o carnaval. Pude acompanhar alguns seminários e isso era tema recorrente nas mesas de debate. As pessoas cansaram do estilo pasteurizado. Inventaram um manual de samba-enredo... Pode isso, não pode aquilo e os sambas ficaram iguais. Optamos por sair da mesmice. É um samba alegre, bonito e não é preso a ter que falar de determinado carro. Música é arte e arte é emoção. O samba-enredo precisa passar emoção, mas você também precisa se preocupar com o lado pragmático da coisa. E isso pode ser feito até na melodia. O nosso samba tem características do ritmo baiano na melodia. Não fizemos um samba para funcionar, mas sim para emocionar. Achávamos que metade das pessoas iam elogiar e outra metade ia criticar. Quando fui ver na internet aquela repercussão toda fui ter noção do que as pessoas estavam falando. Me surpreendeu principalmente pelo fato de os ouvidos das pessoas estarem acostumados a ouvir um padrão de samba-enredo. Quando você chega com uma coisa muito diferente, pode chocá-las, mas isso não aconteceu. Fiquei satisfeito.


O compositor portelense aproveitou para elogiar o carnavalesco da Portela, Paulo Menezes. - O Paulo Menezes foi fundamental, muitos carnavalescos prendem o compositor fazendo algumas exigências e, na nossa primeira reunião com ele, eu já perguntei sobre os setores. Ele até reclamou que nós sempre ficamos presos a isso. Aí, eu disse pra ele que já perdi samba na Portela por causa disso. Quando ele falou que gostaria que fossemos livres para compor foi uma felicidade grande.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Portela volta ao seu barracão da Cidade do Samba neste sábado

 
Após meses de dificuldades preparando seu Carnaval em espaços improvisados, devido ao incêndio que ocorreu na Cidade do Samba no dia 7 de fevereiro de 2011, a Portela retornará, enfim, ao seu barracão na madrugada desta sexta-feira, 2 de dezembro. Enquanto o 3º e o 4º andar ainda passam pelo processo de reconstrução, responsáveis pela obra liberaram o 1º e o 2º. A azul e branca voltará ao local e dará continuidade ao desenvolvimento do enredo "E o Povo na Rua Cantando. É Feito uma Reza, um Ritual..." desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes.

Samba da Portela é eleito o melhor do Grupo Especial para 2012, segundo pesquisa do CARNAVALESCO HISTÓRICO.

Tem que ser tudo maiúsculo, o momento merece e a conquista ficará guardada na memória dos portelenses. O samba-enredo da Portela sobre a Bahia para o Carnaval de 2012 foi eleito o melhor do Grupo Especial, segundo pesquisa realizada pelo site CARNAVALESCO. Tendo como base a gravação oficial do CD da Liesa, nove jurados escolheram o samba da águia de Oswaldo Cruz e Madureira, que venceu com autoridade, ganhando todas notas máximas. Vale lembrar que os autores do samba da Portela para 2012 são: Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo. A segunda colocação ficou com a Vila Isabel e a terceira com a Imperatriz Leoldinense. A última colocação foi da Porto da Pedra.
* Clique aqui e confira todas notas da pesquisa
* Clique aqui e leia todas justificativas
- Acho que a grande vitória é ver o samba ser novamente protagonista no carnaval da Sapucaí. Há muito tempo as pessoas se lembram de um desfile pelas alegorias, pelo carnavalesco, as top models, os jogadores de futebol, as comissões de frente e o samba fica sempre em segundo plano. Sou de um tempo que quando saiam o disco das escolas de samba as pessoas já apontavam a campeã baseadas no samba que a escola tinha. Hoje se aponta uma escola favorita quando veem o barracão dela. O samba é a razão de ser de uma escola. A nossa grande vitória é essa: fazer do samba novamente o protagonista de um desfile - explicou Luis Carlos Máximo, um dos autores do samba. Aliás, você poderá conferir uma entrevista completa com ele na sexta-feira. Participaram do corpo de jurados: Alberto João (editor do CARNAVALESCO), Luis Carlos Magalhães e Roberto Vilaronga (colunistas do CARNAVALESCO), Leonardo Bruno (jornal EXTRA e EXPRESSO), Raphael Azevedo (jornal O DIA), Aydano André Motta (O GLOBO), Eugênio Leal (Rádio Tupi e colunista do CARNAVALESCO) e os jornalistas Fred Soares e Fábio Fabato (site Galeria do Samba). Pelo regulamento da pesquisa, os jurados tinham a possibilidade de usarem notas de 9 a 10, incluindo os décimos, ou seja, 9; 9,1; 9,2; 9,3; 9,4; 9,5; 9,6; 9,7; 9,8; 9,9 e 10. Como na pesquisa para o Carnaval 2011, quando a Mangueira foi a vencedora, o clima foi de muita vibração e emoção pela vitória na pesquisa. A festa da vitória foi realizada na Cidade do Samba e o site CARNAVALESCO preparou um grande material para celebrar a conquista. - Esse samba é o nosso xodózinho. Nunca vi essa comoção. Desde 1968 estou na escola e isso é inédito. Inclusive pessoas de outros estados estão se interessando para vir desfilar na Portela. Todo mundo gosta desse samba. Até aqueles que são apontados como grandes conhecedores o apontam como o melhor do carnaval. Um bom samba é grande parte do caminho percorrido para um grande desfile e a comunidade portelense vai dar a resposta. Não é a toa que estamos tirando notas máximas em harmonia há alguns anos - disse o presidente Nilo Figueiredo, em entrevista para o site CARNAVALESCO. Junior Escafura, integrante da direção da Portela, reconhece a importância da vitória do samba na enquete do site. - Essa conquista representa muito. A escola está bastante feliz com o momento vivido. Sem dúvida é mais uma motivação para chegar na Avenida e fazer esse samba acontecer. Vamos buscar esse título. O presidente falou num ensaio de rua para toda a comunidade que a nossa responsabilidade é dobrada, até porque a cobrança será maior. Todos enaltecem, com muita razão, o nosso samba e o carnaval precisa ser melhor. Os carros e as fantasias precisam estar mais bonitos para que a escola chegue na Avenida e tudo seja uma grande festa. O intérprete Gilsinho ressaltou a qualidade do samba portelense. - É muito legal saber disso (vitória na enquete), mostra a qualidade da escola e a qualidade do samba. Esse ano nós queremos fazer um grande carnaval e as coisas tem dado muito certo até aqui. Os nossos ensaios de rua são a prova de como o samba foi abraçado, o rendimento dele vem sendo excelente. A aceitação dele é impressionante. Desde que cheguei na Portela nunca vi isso acontecer. O cantor ainda comentou sua missão no Carnaval de 2012: - A responsabilidade de cantar esse samba vai ser muito grande, mas sempre encarei todos os sambas que cantei na minha carreira da mesma forma. A responsabilidade e a dedicação são as mesmas. Gosto de me divertir quando estou na Avenida cantando, mas o profissionalismo vem primeiro. Nós somos a Portela.
Confira o ranking da enquete:

1 - Portela: 90 pontos
2 - Vila Isabel: 89,2 pontos
3 - Imperatriz: 87,3 pontos
4 - Salgueiro e Mocidade: 86,9 pontos
6 - Beija-Flor e Tijuca: 86,7 pontos
8 - Mangueira: 86,5 pontos
9 - São Clemente: 85,9 pontos
10 - União da Ilha: 84,7 pontos
11 - Renascer de Jacarepaguá: 84,2 pontos
12 - Grande Rio: 83,8 pontos
13 - Porto da Pedra: 83,2 pontos

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DO SAMBA
 Clicar na imagem para aumentar



Sambódromo só ficará pronto em janeiro. Ensaios técnicos podem acontecer em meio a obras

Por Fábio Silva

As obras de reestruturação do Sambódromo vão atravessar as festas de fim de ano. Previstas para ficarem prontas em 20 de dezembro, as estruturas dos oito novos módulos de arquibancadas e camarotes especiais só deverão ser concluídas até o início dos ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial, marcado para 8 de janeiro.

O desvio do curso de um riacho e de tubulações de esgoto e a construção de duas vigas de proteção para as galerias da Linha 1 do Metrô - que atravessam o terreno da Passarela do Samba - atrasaram o cronograma de quatro dos módulos, segundo a prefeitura.

De acordo com o presidente da Riotur e secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, as estruturas serão entregues em 8 de janeiro para que a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) possa começar a fazer a montagem das estruturas provisórias do Carnaval 2012. Os novos setores só serão usados pelo público nos ensaios técnicos se já oferecerem segurança:

- O uso das arquibancadas pelo público dependerá dos arremates que estiverem sendo feitos na época da reinauguração. Em 15 de dezembro começaremos o recapeamento da pista de desfiles - disse Antônio Pedro.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Fred Boabaid, os módulos 8 (de arquibancadas) e 8A (de camarotes especiais) exigirão reforço nas equipes de trabalho para ficarem prontos na mesma época que os demais.

A implantação das fundações desses módulos foi mais trabalhosa em função de um riacho e tubulações de esgoto que existiam no trecho do terreno próximo à Avenida Salvador de Sá. Na outra ponta do lote - junto à Rua Benedito Hipólito - os módulos 2 (de arquibancadas) e 2A (de camarotes) também estão menos adiantados porque, segundo o engenheiro, foi preciso fazer duas vigas de proteção às galerias do Metrô, que passam no subsolo da área.

- No setor 8 teremos uma corrida de chegada. Vamos concentrar boa parte da equipe lá. Já no setor 2, as duas vigas de proteção são estruturas muito pesadas, onde usamos 50 toneladas de aço e 400 metros cúbicos de concreto. Para se ter uma ideia, daria para construir um prédio de médio porte de cinco andares com esse material - explicou Boabaid.

Na próxima semana, o canteiro de obras, que já tem 548 homens trabalhando em dois turnos, ganhará mais um período de serviço, com cem homens, durante as madrugadas. A mobilização só deverá ser interrompida em 1 de janeiro, para que os operários possam aproveitar a festa de virada do ano. As empreiteiras que trabalham na obra ainda não decidiram se vão parar também no dia de Natal.

Um dos módulos de camarotes, o 4A, já está pronto. Já o módulo 4 de arquibancadas começou a receber as vigas que irão sustentar os degraus onde o público poderá sentar. Ainda de acordo com o engenheiro, as estruturas dos módulos estarão prontas até dia 8, mas as empreiteiras que trabalham no novo sambódromo ainda farão serviços de arremate após essa data. O espaço, diz Boabaid, terá condições de ser usado pelo publico nos ensaios técnicos.

- Estamos trabalhando com a data de 8 de janeiro. Os acabamentos vão até o final de janeiro, o que não impedirá a utilização do Sambódromo. Vamos ver com a Liesa e Riotur se interessa usar tudo. A lista de desfiles será fresada e recapeada pela prefeitura. Mas podemos continuar trabalhando nos módulos pela parte de trás das arquibancadas - contemporizou Boabaid.

As obras ainda são encaradas com tranquilidade pela Liesa, segundo o presidente da entidade, Jorge Castanheira, que visitou na terça-feira a Passarela do Samba.

- Mais próximo da época dos ensaios vamos avaliar o ritmo da obra e suas condições. Não estamos preocupados. Os operários estão trabalhando. Se Deus quiser, com o tempo ajudando, vamos conseguir vencer os prazos - disse Castanheira.

A Liga manteve ainda para janeiro e fevereiro a venda dos ingressos de arquibancadas, que no carnaval 2012 terão 12,5 mil entradas a mais por noite de desfiles. Nesta quarta-feira, a Liesa divulga os nomes dos candidatos contemplados na compra dos camarotes.

Enquanto isso, na outra ponta do Carnaval 2012, as obras de reconstrução dos barracões destruídos por um incêndio deverão ter um final feliz no próximo final de semana. De acordo com Castanheira, na madrugada de sábado para domingo será feita a transferência dos carros alegóricos de Portela, União da Ilha e Renascer de Jacarepaguá, que tem seus barracões fora da Cidade do Samba, para os barracões reconstruídos.

- Estamos preparando um grande esquema de transporte dos materiais. Optamos por fazer a mudança no fim de semana e de madrugada para não impactar ainda mais o trânsito da região - concluiu.

* As informações são do Jornal O Globo 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

 TODOS NÓS PORTELENSES ESTAREMOS 
TORCENDO PELA PARAÍSO DO TUIUTI NO 
SÁBADO DE CARNAVAL EM 2012.
 
 
Clicar na imagem para aumentar

domingo, 27 de novembro de 2011

Após 5 horas de incêndio, bombeiros controlam fogo no Carandiru

Por Luana Freitas

O incêndio que atingiu a parte externa do Carandiru, local onde estão alojadas as escolas Renascer de Jacarepaguá, Difícil é o nome e União do Parque Curicica, próximo à Rodoviária Novo Rio, já foi controlado. O fogo teria iniciado por volta de 13h deste sábado.

A assessoria da Renascer disse ao
SRZD-Carnaval que por volta de 17h30, os bombeiros ainda faziam o trabalho de rescaldo, mas não havia mais riscos das chamas se espalharem. O presidente da escola de Jacarepaguá, Salomão, esteve no local para acompanhar o trabalho, porém, não houve danos para as agremiações. Ele disse ao SRZD-Carnaval que estava a caminho do barracão quando foi avisado sobre o ocorrido e se assustou ao perceber a proporção do incêndio.

"Eu tenho hábito de em feriados e finais de semana ir no barracão antes de os funcionários irem embora. E eu estava indo quando me ligaram avisando do incêndio. Quando eu olhei e vi a fumaça me deu vontade de voltar, porque achei que nao desse mais tempo de recuparar nada", disse, destacando que avistou a fumaça da Linha Amarela.

Embora nenhum material da escola tenha sido prejudicado, Salomão afirmou, ainda abalado: "só o psicológico das pessoas que estavam lá foi atingido".

O trabalho para controlar o fogo durou algumas horas e mobilizou oito carros do Corpo de Bombeiros, além da Comlurb, que precisou atuar devido a grande quantidade de entulho que há no local, o que poderia contribuir para que as chamas se alastrassem.

O incêndio teria sido causado por um funcionário do Boca de Siri que cortava resto de ferro e deixou o barracão quando o fogo começou a se espalhar. Apesar da informação, não há confirmação sobre a causa real das chamas.


Veja as fotos do incêndio:

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Clicar na imagem para aumentar

16ª Edição do Trem do Samba será em homenagem ao Cacique de Ramos e Marquinhos Oswaldo Cruz

Por Fábio Silva

A 16ª Edição do Trem do Samba, evento que comemora o Dia Nacional do Samba, este ano será em homenagem a dois Ícones que chegaram aos 50 anos de vida, levando a bandeira do samba no Brasil afora . O Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos é o idealizador do Trem Marquinhos de Oswaldo Cruz.

O evento conta com uma grande novidade: Serão cinco dias de shows que já acontecem na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, a partir das 18h30, no palco montado na Central do Brasil com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Velha Guarda da Portela, Mestre Monarco e Mauro Diniz. No dia 30, às 18h30, os shows são com o Jongo da Serrinha e a velha Guarda do Império Serrano com o show Cantos da Serrinha. No dia 1 de Dezembro rola os shows de Serginho Procópio, Zé da Velha e Silvério Pontes, Luperce Miranda Filho.

Já na sexta-feira, 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba às 18h30, também na Central, acontecem os shows com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Monarco, Nelson Sargento, Wilson Moreira e velha Guarda da Portela. Em Oswaldo Cruz, a partir das 20h, na Rua João Vicente (ao lado da estação de trem), pagode da Tia Doca convida Gaucha, Toninho Geraes e Marquinho Sathan.

No sábado, dia 3 dezembro às12h, na Central do Brasil, rola um showzaço com as velhas guardas da Portela, Salgueiro, Império Serrano, Mangueira, Vila Isabel,

Bateria do Mestre Faísca entre outros. As saídas dos trens com destino ao bairro de Oswaldo Cruz começam às 17h.


Nos três palcos montados no destino final, a festa continua a partir das 20 horas. No primeiro palco, ao lado da via férrea, tem a roda de samba do Nezio e Negão da Abolição que convida Noca da Portela, Zé Luiz do Império com show de encerramento da Cantora Mar'tnália.

Enquanto o segundo, na Rua Átila da Silveira, receberá sambistas do Pagode da Tia Doca, Mauro Diniz, Delcio Carvalho, Tantinho da Mangueira com um megashow de encerramento com Arlindo Cruz. Localizado na Praça da Portela, o terceiro palco terá shows com as Velhas Guarda da Portela, Império Serrano, Salgueiro e Mangueira com show de encerramento do Grupo Fundo de Quintal.

O embarque nos trens especiais será feito mediante a troca de 1 kg de alimento não perecível pelo bilhete, na própria Estação da Central, a partir das 17h do dia do evento e é limitada a até três mil pessoas. Os alimentos arrecadados serão doados para o Banco Rio de Alimentos, do programa Fome Zero. Os foliões também poderão viajar comprando uma passagem de trem regular.

Parcerias - O evento conta com a promoção da Globo Rio e da FM O Dia e o patrocínio da Boa do Samba, Antarctica, Claro, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura - Governo Federal - País Rico é País sem Pobreza.

Trem do Samba
Terça-feira, 29 de Novembro
Shows na Central do Brasil
Entrada grátis
A partir 18h30

Quarta-feira, 30 de Novembro
Shows na Central do Brasil
A partir das 18h30
Entrada grátis

Shows em Oswaldo Cruz
A partir das 20h
Entrada grátis

Viagem de trem
Saídas a partir das 17h- Estação Central do Brasil- Sábado dia 3 de Dezembro
Troca de bilhetes por 1 kg de alimento não perecível
ou compra do bilhete regular

Para vê a programacao completa, acesse:
http://www.tremdosamba.com.br

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Portela inicia venda de fantasias para 2012. Confira os desenhos!


 A Portela já começou a disponibilizar para vendas as fantasias do Carnaval 2012. Os interessados em desfilar pela Majestade do Samba podem adquirir as fantasias através do site da escola: www.gresportela.com.br.
As fantasias estão expostas na página através de croquis e os contatos dos presidentes das alas também estão disponíveis para negociar a aquisição das luxuosas fantasias.

A escola de Madureira será a segunda a entrar na Sapucaí no domingo de Carnaval com o enredo "...E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual", do carnavalesco Paulo Menezes.

 Confira os desenhos das fantasias:
Foto: Reprodução Site Portela

Foto: Reprodução Site Portela
Foto: Reprodução Site Portela
Foto: Reprodução Site Portela
Foto: Reprodução Site Portela
Foto: Reprodução Site Portela
Foto: Reprodução Site Portela
Foto: Reprodução Site Portela
Foto: Reprodução Site Portela

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Roteiro dos Desfiles terá glossário com mais de 100 palavras em 2012

Por Rodrigo Coutinho

Grande sucesso nos últimos carnavais, o melhor amigo de quem acompanha os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí estará presente mais uma vez no maior espetáculo da Terra em 2012. O Roteiro dos Desfiles, produzido em parceria pela Multiplicar Produções e a Riotur, vem para o seu terceiro ano de Avenida com uma inovação que promete ajudar bastante aos que não tem muita intimidade com os termos do carnaval. Desta vez, a publicação ganhará um rico glossário, recheado com os significados de mais de 100 palavras significantes dentro de uma escola de samba, mas que geram dúvidas em quem não é do metiê.

O pesquisador Marcos Roza, idealizador e comandante do projeto, explica melhor como será a novidade.


- A nossa intenção é que o espectador entenda mais sobre o desfile. Tem gente que não sabe o que é uma comissão de frente, uma ala de baianas, um abre-alas. Além de situá-los, vamos contextualizar esses segmentos historicamente. Contar o porquê de a ala de baianas ser chamada desta maneira e etc. Esse glossário estará dentro do Roteiro dos Desfiles e virá acompanhado de um mapa de uma escola no Sambódromo, até para que as pessoas identifiquem sobre o que estão lendo.


O formato de bolso, prático de ser carregado, continuará e o design sofrerá mudanças, tudo para que o leitor continue tendo acesso à informação de maneira fácil e clara. Ao todo são seis pessoas trabalhando desde o dia 15 de outubro na produção do Roteiro dos Desfiles, incluindo duas tradutoras. Neste momento, o grupo trabalha no estágio de captação de informações relativas às escolas – sinopses e fichas técnicas -  e também na captação de parceiros.


Um dos parceiros do Roteiro dos Desfiles nesta empreitada é o site
CARNAVALESCO. Até o Carnaval 2012 você poderá acompanhar algumas matérias e saber detalhes da confecção do informativo. Marcos Roza falou sobre a parceria.

- Para gente é ultra-importante ter o
CARNAVALESCO como parceiro. É o site de carnaval com maior cobertura, lisura e compromisso do meio. Ao lado do Galeria do Samba, é o espaço mais importante que o apaixonado por carnaval tem para se manter informado. A linha de pensamento do site não permite tendências e associações a outras situações que existem no meio do carnaval e não são interessantes. É uma galera jovem, amante do samba e que está em todos os lugares em busca da informação para o leitor – afirmou Roza, que também queixou-se da falta de reconhecimento da grande imprensa, já que, durante o desfile, todos os profissionais que trabalham na Avenida usam o Roteiro dos Desfiles para trabalhar.

O colunista do
CARNAVALESCO, Luis Carlos Magalhães, continuará assinando no Roteiro dos Desfiles a coluna 'Petelecotecos da Folia', que teve ótima aceitação do público no último carnaval. Marcos Roza fez questão de agradecer também o apoio da Liesa e da Lesga, que terá o informativo somente no Grupo de Acesso A

- As entidades são um fator primordial para o sucesso do trabalho. Elas nos dão respaldo junto às agremiações e acreditam de verdade na gente. Até o dia 12 de janeiro, as escolas entregarão nas respectivas ligas os roteiros de seus desfiles e nós teremos cerca de 20 dias para passar para o papel. O tempo é curto, mas o nosso ritmo de trabalho é intenso.

Livro mostra os bastidores da produção do carnaval carioca 

Por Fábio Silva

As baianas rodam, a comissão de frente se exibe, e logo se pergunta: quem fez aquilo tudo, que mãos bordaram as fantasias, de quem pingou o suor que martelou cada prego em carros e tripés? Setenta respostas foram reunidas no livro "Artesãos da Sapucaí", de Carlos Feijó e André Nazareth, todo ilustrado com belíssimos ensaios fotográficos.

O livro dá visibilidade a personagens como escultores de isopor, costureiras, carpinteiros e batedores de placas de acetato e muitos outros artistas anônimos que trabalham na produção do carnaval das escolas de samba cariocas.

Os artesãos do carnaval trazem referências do teatro, da televisão, das artes plásticas, da universidade, da indústria, dos estaleiros e por aí vai. Com origens e escolas muito variadas, as soluções e tecnologias criadas ou adaptadas em seus saberes específicos vão se consolidando até se tornarem patrimônios da Sapucaí.

E assim esses personagens dos bastidores são revelados e vão contando um pouco da história de como evoluiu o carnaval no Rio, uma indústria criativa e totalmente orgânica.

A produção do carnaval tem características muito variadas, algumas atividades requerem equipes com pouca especialização e reúnem dezenas de pessoas arregimentadas por empreitada, outras são realizadas por mestres e seus poucos aprendizes. Campos como a costura tem muitos profissionais concorrendo pelos trabalhos. Muitos artesãos atendem várias agremiações, outros são exclusivos e uns poucos contratados.

Serviço:
Lançamento livro Artesãos da Sapucaí, de Carlos Feijó e André Nazareth.
Data: 22 de novembro, a partir das 19h
Local: Livraria Travessa Ipanema
Endereço: Visconde de Pirajá, 572 


domingo, 20 de novembro de 2011

Portela: Paulo Menezes fala sobre sua inspiração para criar logo para 2012

Por Luana Freitas


A homenagem da Portela às festas da Bahia rendeu uma logomarca leve e, ao mesmo tempo, impactante. Na ilustração, o azul e branco da escola de Madureira imperam e os principais elementos da região também receberam destaque. O nome da escola foi representado pelas famosas fitas coloridas do Senhor do Bonfim.
- O que achou da logo da Portela? Opine!
O carnavalesco da escola, Paulo Menezes, definiu ao
SRZD-Carnaval os elementos nos quais ele se baseou para desenvolver a logo.

"A inspiração foi nas festas da Bahia, nos orixás, no sincretismo", como manda o enredo.

Paulo ainda destacou que o samba eleito para o enredo "... E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual" representa bem o espírito baiano e foi bem escolhido.

"A parceria conseguiu capturar exatamente o que a escola queria. Eles não ficaram engessados na sinopse, que foi só um caminho para eles construírem o que imaginavam que seria o Carnaval da Portela. A parceria foi muito feliz", disse.

Segundo o carnavalesco, a azul e branca será a representação da alegria no desfile de 2012 e o público pode esperar muita animação na sua passagem pela Sapucaí.

"A Portela vem muito bem vestida. Vai ser um Carnaval clássico, com a cara da escola e será muito feliz na avenida".


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Portela comemora Dia da Consciência Negra neste sábado


O Departamento de Projetos Sociais da Portela, comandado pela primeira-dama Val Carvalho, realizará, neste sábado, 19 de novembro, o 3º Encontro Cultural Infanto-Juvenil da azul e branca. 
O evento, que iniciará às 14h, será uma homenagem ao Dia da Consciência Negra e contará com Oficinas Culturais como, a Oficina de Jongo com o professor Marcus Bárbaro do Grupo Jongo da Lapa, Oficina de Maculelê com o Mestre Bahiano Rasta do Grupo Herança Negra, Oficina da Dança do Coco com o Professor Messias do Grupo Nós no Morro e Oficina de Samba de Roda com o Mestre Linguiça.
A festa terá ainda Oficinas de Carnaval do projeto "Gente que Samba é Feliz", patrocinado pela Petrobrás, cujo os instrutores fazem parte dos cursos de Adereços de Carnaval, Arte em Peruca, Maquiagem Artística e Caracterização, Modelagem e Corte e Costura.
Para fechar a celebração, passistas, ritmistas e casais mirins, do projeto "Gente Que Samba é Feliz" da Portela se apresentarão para o público. 
O endereço da sede da Portelinha é estrada do Portela, número 446, Madureira. A entrada será franca.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Shayenne Cesário ganha cargo de musa da Portela


A carioca Shayene Cesário é a nova musa da Portela. A morena é filha de passista e promete brilhar no próximo desfile pela azul e branca, que vai levar para a avenida o enredo "...E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual", do carnavalesco Paulo Menezes.

A direção da escola ainda não definiu uma data para que a nova musa seja apresentada oficialmente à comunidade.

Edson Marcos esclarece informação sobre entrega dos barracões 

Por João Santoro

A informação de que os barracões da Cidade do Samba seriam entregues para União da Ilha e Portela na próxima terça-feira (15) foi desmentida pelo diretor de manutenção do local e dirigente da Liesa, Edson Marcos: “Vamos entregar no dia 30 de novembro como está no contrato. As três vão entrar juntas na Cidade do Samba”, enfatizou.
Desde o incêndio na Cidade do Samba ocorrido em fevereiro deste ano, Portela e União da Ilha estão em tendas provisórias em um terreno anexo, aguardando a reconstrução de seus barracões definitivos. Já a Grande Rio ocupa o barracão sete da Cidade do Samba – a escola teve seu barracão completamente destruído e o prazo de entrega é só no ano que vem depois do carnaval – e a Renascer ainda está aguardando no Carandiru.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

'A Portela já largou na frente com este samba-enredo', diz Márcio Moura

Por Patricia Raposo


Responsável pela comissão de frente da Portela pelo segundo ano consecutivo, Márcio Moura, se conserva envolvido pelo axé e pelas energias positivas da Bahia para desenvolver seu trabalho coreográfico na azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira. Inspirado na força baiana, Márcio conversou com o SRZD-Carnaval e esboçou suas idéias e preparativos para o Carnaval de 2012. Com o enredo "E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual ..." desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes a Majetade do Samba promete emocionar a Marquês de Sapucaí.

"A escolha deste enredo foi uma felicidade, e a Portela já largou na frente com este samba-enredo. Acho que os portelenses estavam carentes disto, de um samba que contagiasse a todos e fosse a preferênicia da maioria", opinou Márcio Moura.

"O Nilo está bem com a escola e foi uma escolha muito acertada do nosso presidente. A quadra toda já canta o samba de 2012 e se emociona. Todos nós estamos envolvidos por uma egrégora de boa vontade e energia positiva", completou.

Márcio detalhou como se estabeleceu o processo seletivo que definiu os bailarinos que se apresentarão na comissão de frente da agremiação.

"Foram 15 dias de audição. Fiquei atento em observar bailarinos que tivessem alegria, força, energia e o Carnaval como vertente. É claro que preciso da técnica do profissional de dança, mas era fundamental que eles tivessem também, sorrisos largos, presença de espírito e a garra de um folião", explicou.

"Este ano, especialmente, preciso de profissionais que se movimentem neste sentido. Fará uma grande diferença na Sapucaí", completou.

O coreógrafo relatou a prática que vem adotando para contribuir com uma maior integração entre os bailarinos e a comunidade portelense.

"Eu entendo os profissionais quem "resguardam" sua comissão de frente e os preservam da curiosidade das pessoas, mas acredito que o meu profisisonal precisa ter um envolvimento maior com a comunidade da escola. Ele precisa sentir a energia da quadra para entender o que, e quem ele estará representando no dia do desfile", explicou.

"O portelense é presente na escola. Ele quer saber quais são as novidades, os trabalhos desenvolvidos, é quase "um fiscal" do Carnaval. Acho justo que eles tenham este retorno e se identifiquem com meus profissionais", completou.

Ele disse ainda, como é sua relação com o carnavalesco Paulo Menezes na hora de definir o que será levado para o desfile de 2012.

"Nós estamos conversando há muito tempo sobre este assunto. O Paulo opina na parte que diz respeito ao plástico, visual e conceitual. A minha parcela é do detalhe artístico, no desenvolvimento coregráfico e as surpresas que serão apresentadas", afirmou.

"Eu já tenho o trabalho "grosso" fechado. Agora é o momento de começar a lapidar o que será apresentado. Eu não quero que minha comissão de frente seja um elemnto à parte no desfile da Portela. Pelo contrário, quero uma comissão completamente inserida no enredo. E ela vai está", completou.

Com relação ao fato da azul e branca não ter sido julgada no Carnaval de 2011, devido aos problemas enfrentados pela escola após o incêndio no barracão da agremiação na Cidade do Samba, Márcio não acredita que existirá uma cobrança maior por parte dos torcedores.

"O Portelense e o público em geral sempre espera demais da Portela. Existirá a expectativa? Existirá, mas ela não será  maior ou menos que a deste ano. O mais importante para o portelense é se sentir parte da disputa, e isso acontecerá em 2012", frizou.

A Portela será a 2ª escola a entrar na Marquês de Sapucaí, dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval.