Os sambas de quadra surgiram dentro das quadras de grandes escolas de samba na década de 1930 aqui mesmo no Rio de Janeiro.
Antes dos desfiles o aquecimento era feito com um samba de quadra, que normalmente falava sobre a escola ou a comunidade em que a escola era localizada.
Nas quadras os sambas animavam os ensaios, onde os componentes se emocionavam com as lindas melodias e poesias criadas pela ala de compositores.
Samba de quadra era uma espécie de vestibular onde a faculdade era o samba enredo.
Para participar do concurso de samba enredo o compositor tinha que fazer um samba de quadra antes para provar que realmente sabia compor (pelo menos comigo foi assim).
Quando fui convidado pela Governadora Rosinha Garotinho para assumir a secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro tive a honra e o prazer de resgatar essa tradição com o apoio da LIESA em 2006.
Na escola de samba Paraíso do Tuiuti por 8 anos consecutivos meu samba foi considerado o melhor samba de quadra, lá tive diversos parceiros como: Poliba, meu compadre Natal, Zé Vilela, Didico entre outros.
Quando cheguei à Portela encontrei grandes professores como Monarco, Manacéa, Chico Santana, Casquinha, Colombo, Picolino... Um Butantã. Hoje em dia infelizmente perdemos essa tradição dentro das escolas de samba, o compositor não precisa provar que tem talento, para concorrer basta ter dinheiro ou um bom "escritório".
Eu me preocupo com essa situação, pois estamos perdendo a oportunidade de criarmos uma nova geração de compositores como:
Portela: Monarco, Paulinho da Viola, Valdir 59, Candeia, Manacéa, Chico Santana, Casquinha, Argemiro, Paulo da Portela...
Mangueira: Nelson Sargento, Nelson Cavaquinho, Cartola, Darcy da Mangueira, Geraldo Pereira, Carlos Cachaça, Batista da Mangueira...
Império Serrano: Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, Dona Ivone Lara, Beto sem Braço, Aluízio Machado...
Vila Isabel: Martinho da Vila, Paulo Brasão...
Unidos de Lucas: Elton Medeiros...
Salgueiro: Bala, Geraldo Babão, Anescarzinho, Zuzuca,Djalma Sabiá, Duduca...
Imperatriz: Zé Catimba, Dominguinhos do Estácio, Lessa, Niltinho tristeza...
Mocidade: Toco, Tiãozinho, Paulinho Mocidade...
E na Baixada: Neguinho da Beija Flor, Cabana, Sergio Fonseca, Joel Menezes, Catone,Romildo...
Entre tantos outros que minha memória de 81 aninhos não se recordar neste momento.
E você leitor, também acha importante resgatar essa tradição dentro das escolas de samba?
Vamos aproveitar que vem aí o 6º Concurso de Samba de Quadra, que agora é realizado pelo SESI-RJ
Um forte abraço, e semana que vem vou falar um pouco sobre blocos carnavalescos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário