Por Redação SRzd
A Marquês de Sapucaí recebe as outras seis agremiações da Série A para os desfiles no Sambódromo neste sábado (2). O SRzd, que não podia ficar de fora dessa, preparou a maior cobertura da história, com novidades e muita informação aos leitores do site.
Primeira escola a se apresentar, a Unidos de Bangu contará o enredo “Do ventre da Terra, raízes para o mundo”, desenvolvido pela dupla de carnavalescos Edson Pereira e Alex Oliveira. A agremiação quer levar à Avenida uma mensagem contra a fome e a miséria do nosso país, sendo um alerta social às autoridades governamentais. A escola contará a história das raízes que alimentam o nosso povo e até hoje estão presentes à mesa de nossa gente, sua plantação e germinação.
Segunda escola a se apresentar, a Renascer de Jacarepaguá levará para a Avenida o enredo “Dois de Fevereiro no Rio Vermelho”, desenvolvido pelos é dos carnavalescos Alexandre Rangel e Raphael Torres. O fio condutor do enredo será a chegada dos negros escravizados, cujo culto aos orixás reverenciava a “Rainha do Mar”. O local tornou-se tradicional reduto de ex-escravos que tornaram-se pescadores após a abolição e transformaram a Casa do Peso – local onde eram conferidos os resultados da pesca – em um santuário de reverência à Iemanjá.
Terceira escola a se apresentar, a Estácio de Sá mostrará na Sapucaí o enredo “A fé que emerge das águas”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon. A agremiação, que já cantou o Círio de Nazaré e São Jorge, promete fazer um mergulho profundo na fé e se debruça na devoção humana a partir de uma imagem que ano a ano mobiliza milhares de fiéis, o Cristo Negro de Portobelo, imagem encontrada nas águas do mar do Caribe.
Quarta escola a se apresentar, a Unidos do Porto da Pedra tem o enredo “Antonio Pitanga – Um negro em movimento”, desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cezario. O ator Antonio Pitanga, pai da também atriz Camila Pitanga, terá sua história contada na Avenida.
Quinta escola a se apresentar, a Império da Tijuca mostrará na Sapucaí o enredo “Império do Café, o Vale da Esperança”, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Caribé.
Última escola a se apresentar, a Acadêmicos do Cubango contará o enredo “Igbá Cubango – A alma das coisas e a arte dos milagres”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. O tema propõe um diálogo com a memória da própria escola: o pentacampeonato conquistado em 1979, com o antológico samba “Afoxé” (de autoria de Heraldo Faria e João Belém, então interpretado por Elza Soares), foi dedicado ao “ídolo menino” Babalotim, objeto sagrado que ainda habita a quadra da Noronha Torrezão. As cabaças dos assentamentos, as figas, os abacaxis dos balangandãs, os amuletos indígenas, as carrancas, os ex-votos do catolicismo popular, tudo isso estará presente no Carnaval da agremiação.
O SRzd preparou uma cobertura especial para os desfiles na Marquês de Sapucaí. Você pode acompanhar, em tempo real, tudo sobre os acontecimentos na passarela do samba em nossas redes sociais: @srzdcarnaval, @portalsrzd e @srzd.
No Facebook, antes do início dos desfiles, flashs da concentração, dispersão e entorno na pista com os últimos ajustes das agremiações para a noite.
Em nosso site, você poderá conferir reportagens, entrevistas, fotos, vídeos e as famosas matérias especiais sobre cada desfile em SRzd.com, com a tradicional análise dos nossos comentaristas dos quesitos em julgamento.
Fonte: www.srzd.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário