Técnico americano sugere demolir a Cidade do Samba para facilitar trânsito no Rio
Por Fabio Silva
Luc Nadal, diretor técnico de Desenvolvimento Urbano do Instituto de
Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) de Nova York, sugeriu
que a Cidade do Samba seja destruída para que o tráfego de veículos na
Zona Portuária do Rio de Janeiro seja privilegiado.
"Alguém deveria estimular os cariocas a eliminarem a Cidade do Samba. Primeiro porque, de samba, ela não tem nada. Depois porque o desafogaria o trânsito naquela região", disse Nadal, que participou do debate "A sustentabilidade nos Projetos de Revitalização de Zonas Portuárias: Porto Maravilha e outros casos de sucesso", o segundo da Cúpula dos Prefeitos neste domingo (17), no Forte de Copacabana.
Ainda segundo o especialista, uma outra alternativa para desafogar o tráfego de veículos da região seria integrar o transporte público do local ao sistema de ônibus BRT (Bus Rapid Transit). "Isso criaria mobilidade e integração com outras linhas de ônibus da área", destacou.
Quem também deu sugestões para que o fluxo de carros não atrapalhe o futuro Porto Maravilha foi o coordenador de Planejamento Integrado da Empresa Arup (Nova York), Trent Lethco. Ele diz que é fundamental desestimular o uso de veículos para se chegar à região.
"Uma saída é reduzir o número de estacionamentos na região. Além de melhorar o trânsito nos horários de pico, também reduziria a poluição", explicou Lethco, que citou Leblon e Ipanema como exemplo de bairros compactos, que poderiam servir de modelo para a região central da cidade.
Também participaram da mesa Claus Bjorn Billehoj, diretor do Departamento de Planejamento para Sustentabilidade e Relações Internacionais de Copenhagen (Dinamarca), Michelle Isles, supervisora dos Programas de Sustentabilidade e Estratégia de Melbourne (Austrália).
* As informações do site G1
"Alguém deveria estimular os cariocas a eliminarem a Cidade do Samba. Primeiro porque, de samba, ela não tem nada. Depois porque o desafogaria o trânsito naquela região", disse Nadal, que participou do debate "A sustentabilidade nos Projetos de Revitalização de Zonas Portuárias: Porto Maravilha e outros casos de sucesso", o segundo da Cúpula dos Prefeitos neste domingo (17), no Forte de Copacabana.
Ainda segundo o especialista, uma outra alternativa para desafogar o tráfego de veículos da região seria integrar o transporte público do local ao sistema de ônibus BRT (Bus Rapid Transit). "Isso criaria mobilidade e integração com outras linhas de ônibus da área", destacou.
Quem também deu sugestões para que o fluxo de carros não atrapalhe o futuro Porto Maravilha foi o coordenador de Planejamento Integrado da Empresa Arup (Nova York), Trent Lethco. Ele diz que é fundamental desestimular o uso de veículos para se chegar à região.
"Uma saída é reduzir o número de estacionamentos na região. Além de melhorar o trânsito nos horários de pico, também reduziria a poluição", explicou Lethco, que citou Leblon e Ipanema como exemplo de bairros compactos, que poderiam servir de modelo para a região central da cidade.
Também participaram da mesa Claus Bjorn Billehoj, diretor do Departamento de Planejamento para Sustentabilidade e Relações Internacionais de Copenhagen (Dinamarca), Michelle Isles, supervisora dos Programas de Sustentabilidade e Estratégia de Melbourne (Austrália).
* As informações do site G1
Fonte: www.galeriadosamba.com.br
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