Translate

sábado, 27 de outubro de 2012

Wanderley Monteiro: 'samba de 2012 era mais impactante que o de 2013'

Por Gabriel Matturo

A Portela escolheu um samba-enredo que é considerado por muitos do mundo do samba como um dos melhores do Carnaval 2013. Um dos responsáveis por essa obra é o compositor Wanderley Monteiro, que faz parceria com Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e André do Posto 7.
Wanderley conversou com o SRZD-Carnaval sobre o samba que será entoado na Marquês de Sapucaí e afirmou que a atual obra não foi tão impactante como a do último Carnaval por não ser novidade.
"Acho que o samba do Carnaval de 2012 foi mais impactante por ser novidade, ninguém esperava. Já o de 2013, que tem a mesma qualidade, era algo esperado. O impacto causado não foi o mesmo. Talvez o samba desse ano não seja tão badalado quanto o do último Carnaval, porém toda a Portela gostou e a comunidade cantou, canta e cantará forte", disse.
"Procuramos fazer uma obra em cima do enredo. Pesquisamos tudo sobre Madureira, desde os malandros, mercadão, futebol até o jongo e cultos religiosos. Tentamos aproximar a letra e a melodia com a realidade do bairro. É um samba artesanal, foi montado parte por parte", completou.
História
O tetra-campeão na azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira começou a sua carreira de compositor compondo sambas de raiz e contou que desde que entrou na Portela até o seu primeiro título foi uma longa caminhada.
"Minha vida no samba começou antes do samba-enredo. Eu tenho músicas gravadas por Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Delcio Carvalho, Fundo de Quintal e faço shows também, tenho cds, mas sempre sonhei em ser campeão na Portela", falou.
"Em 2004, eu e Luiz Carlos Máximo resolvemos disputar um samba na Portela, mas para você entrar na ala de compositores da escola é complicado e nesse ano, por causa de muitos imprevistos a nossa obra não foi para a quadra da escola. Nós conseguimos entrar para ala de compositores em 2005 após a participação de um festival de samba lá na Portela", explicou.
Em 2008, Wanderley Monteiro e Luiz Carlos Máximo ganharam a presença de Toninho Gerais e Toninho Nascimento para a competição de samba-enredo na Portela.
"Para competir em 2008, o Luiz Carlos Máximo convidou o Toninho Gerais, que convidou o Toninho Nascimento. Não vencemos, porém, em 2009, o Toninho Gerais saiu e nós três entramos na parceria do Diogo Nogueira onde conseguimos a nossa primeira conquista. Para a disputa de 2010 nós saímos da parceria e não conseguimos a vitória, mas em 2011 voltamos a vencer, assim como em 2012 e para o Carnaval 2013, junto com o André do Posto 7", finalizou.
A Portela será a última escola a desfilar na Passarela do Samba, no domingo de Carnaval, com o enredo "Madureira... onde o meu coração se deixou levar", do carnavalesco Paulo Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário