Translate

sábado, 30 de março de 2013

Semelhanças entre justificativas de jurado e análise de colunista causam polêmica na Internet

Mapa de notas do julgador Bruno Rodrigues possui trechos parecidos com artigo publicado em site, no final de 2012

Por Rafael Arantes

Rio - Dias após a divulgação das justificativas das notas do Grupo Especial, o mundo do samba ainda repercute os pontos perdidos pelas agremiações do Rio. Entretanto, uma situação no mínimo inusitada passou a intrigar os amantes do grande espetáculo. Neste sábado, diversas semelhanças entre as justificativas do jurado Bruno Rodrigues, de Samba-enredo, e uma publicação do presidente da LIESV, João Marcos, em sua antiga coluna no site Sambario, foram constatadas, e o fato causou perplexidade entre os sambistas.

A análise feita pelo dirigente da Liga das Escolas de Samba Virtuais consistia em uma visão pessoal sobre cada obra do Grupo Especial do Rio, dando direito até mesmo à notas para cada uma das canções. No entanto, as semelhanças, principalmente na escrita, das justificativas da Vila Isabel, Salgueiro, Tijuca, Imperatriz e São Clemente já repercutem com grande intensidade.
Clicar na imagem para aumentar
 
Procurado pelo DIA na Folia, o ex-colunista falou sobre a situação. João admitiu a surpresa ao notar as semelhanças, mas deixou claro que não vê problemas caso o julgador tenha se inspirado em suas análises feitas na época em que o CD foi lançado. Na rede, os internautas chegaram a acusar o julgador de plágio, mas o fato foi descartado por João Marcos.
"Talvez o jurado acompanhe o que sai na internet, pode ter lido meus comentários no site e achou que algumas das minhas justificativas teriam fundamento, e se for isso, acho até normal. Confesso que achei engraçado, inicialmente, mas não acho que exista um problema de transparência, o jurado efetivamente julgou, teve diversos entendimento diferentes do meu. Se ele leu e achou interessante a forma como eu escrevi, não vejo problemas, fico feliz de um maestro ter visto propriedade no que eu escrevi", declarou João.
Julgador nega 'cópia' e garante legitimidade
Diante do fato Bruno Rodrigues negou qualquer relação entre suas justificativas e a publicação feita no final de 2012 e fez questão de ressaltar que os conceitos utilizados para realizar suas análises sobre o samba vai muito além dos conhecimentos pessoais. De acordo com o julgador, qualquer semelhança não passa de "mera coincidência", já que não possui o hábito de frequentar o site em questão.
"Com certeza foi uma mera coincidência. Não cheguei, sequer, a ver esta publicação. Não frequento, e se não me engano, nunca fui a este site. Minhas justificativas se baseiam nos meus pontos de vista, busco ao máximo deixar claro minhas opiniões, tanto que em diversos casos cheguei a ultrapassar o limite de onde deveríamos escrever. Além de julgador, sou uma pessoa que trabalha com a música. Sou maestro, pedagogo, bacharel em música, tenho doutorado em artes, e tudo que coloco ali são coisas que, ao meu ver, existiram. Se há uma semelhança, é apenas uma feliz coincidência, e não digo triste, pois é bom saber que existem pessoas que pensam da mesma maneira que eu. Julgo a qualidade do que está sendo demonstrado, não me importo com outros pensamentos", disse Bruno, que ainda comentou a tão criticada justificativa sobre os pontos retirados do samba da campeã Vila Isabel, considerado o melhor do ano por diversos órgãos relacionados ao Carnaval.
"Gosto de deixar bem claro que não julgo nenhuma escola pela bandeira, ou pelo nome. Para mim, o que importa é o samba, é a obra que foi feita. No caso da Vila Isabel, por exemplo, fui muito criticado por ter tirado pontos do samba que foi considerado, por muitos, o melhor do Carnaval. Entretanto, no meu ponto de vista, os melhores sambas foram da Portela e Beija-Flor, exatamente para quem dei nota 10. No samba da Vila, em um certo momento, houve uma paralisação em tom médio-grave por 42 segundos, sem conseguir chegar a uma explosão como acontece na primeira parte. Uma das coisas que nem cheguei a escrever foi a presença de um trocadilho. No trecho 'é a lida', muitos componentes, e até membros do carro de som cantavam 'é a Vila'. Minhas observações ainda iriam muito além daquilo", concluiu.
Confira algumas das semelhanças que estão gerando polêmica na Internet:
 
UNIDOS DA TIJUCA
João Marcos - "É um samba pragmático, como pede o enredo. Quem leu a sinopse sabe que o tema era complexo, difícil para o compositor. E a letra deste samba é competente ao seguir o direcionamento artístico do carnaval da escola. A técnica de enumerar os diversos tópicos de forma genérica, só especificando os momentos mais importantes (que são os que terão alegorias, como a parte da floresta, p.ex.) acaba fazendo com que a letra não passe muito bem o que é a Alemanha encantada, mas ao mesmo tempo evita versos “trash”. Evidentemente, há um deslize aqui e ali – o final da primeira, com seu “Balança o povo, embala a emoção / E mexe com meu coração”, traz uma rima pobre, sem contexto na sinopse, e versos sem qualquer função dentro da obra a não ser preencher espaços vazios. Mas até aí, nada demais. A melodia é que eu acho muito chapada, sem ginga e quadradona, apesar de algumas tentativas de variações, como no “Tijuca... Querida... Razão da minha vida” ou no “Da vida ao motor... ao girar”. No concorrente e no vídeo do coral, existiam partes em que a melodia estava claramente indefinida, e que foram bem enfrentadas pelo intérprete Bruno Ribas, apesar de ele não tem solucionado de forma convincente o maior problema de todos, os versos ”Seres, magia do meu carnaval / Pela floresta surge um olhar”. O samba seria bem discreto se não fosse a boa sacada do refrão de cabeça. Enfim, faixa morna, com a cara da safra. NOTA: 7,8."
Bruno Rodrigues - "Metade do meu coração é Tijuca, a outra metade Tijuca também'. A marca é este refrão fortíssimo, um dos melhores do ano, com um jogo de palavras cativantes, mas não original, já que o cantor e compositor Osvaldo Montenegro já o utilizara numa canção intitulada 'Metade', e óbvio, não tem nada a ver com o enredo. As partes que mais centralizam as atenções no samba-enredo são as que exaltam a escola. O Final da primeira parte, com seu 'Balança o povo, embala a emoção, e mexe com o meu coração' traz uma rima pobre, sem contexto na sinopse. Melodia fraca, sem balanço e quadrada. Letra: 4,8/Melodia: 4,9/Nota: 9,7"
 
VILA ISABEL
João Marcos - "O Dream Team de compositores da Vila Isabel fez uma obra que, sem sombra de dúvidas, deu certo. É um ótimo samba, gostoso, com letra singela, que passa bem o clima do enredo. Sem invencionismos, sem bobagens. O refrão do meio é espetacular. Faço ressalvas ao início da segunda – é óbvio que a ideia ali é jogar um pouco mais para baixo para depois vir o “grand finale” – não é um erro, é opção estética, porém acho que a dose foi um pouquinho maior do que a necessária. Talvez o ideal fosse fazer algo mais próximo do esquema da primeira parte, que inicia forte, cai um pouquinho para depois entrar o “É a lida” rasgando. Na letra, também não gosto da enumeração de verbos no infinitivo em “Preciso investir, conhecer / progredir, partilhar, proteger”. Analisando as características dos compositores, é bem claro que há certo predomínio do estilo de Arlindo Cruz, o que foi bom para a obra por ele ser o meio termo entre a dolência e a ginga de Martinho e a explosividade de André Diniz. Bola dentro. NOTA: 9,5"
Bruno Rodrigues - "Samba com letra singela, que passou bem o clima do enredo. O refrão do meio é muito bom. Faço ressalvasno início da segunda. É obvio que a ideia ali é de crescer, ir para 'baixo', para depois vir a 'apoteose'. Não é um erro crasso, mas sem dúvidas uma opção estética composicional dos autores. Porém, acho que a dose foi um pouco maior do que a necessária. Sem dúvidas acho que o ideal fosse fazer algo mais próximo do esquema da primeira parte, que inicia forte, decresce para depois entrar o 'É a lida' que tem ótima resolução. Na letra, também faço ressalvas, não gostei da enumeraçãode verbos no infinitivo em 'preciso investir, conhecer, progredir, partilhar, proteger'. Letra: 4,9/Melodia: 4,9/Nota: 9,8"
 
SALGUEIRO
João Marcos - "Um samba com boas variações melódicas, seguindo o modelo adotado pela escola desde o samba sobre o Rio de Janeiro. Aliás, o espírito dele é bem semelhante ao do samba do Rio no Cinema, e tem problemas parecidos, principalmente na primeira parte em termos de métrica, com versos longos que não cabem na melodia. Não gosto especialmente da entrada da primeira, que ficam sem rimas definidas. Os refrões, tanto o de cabeça como o do meio, são excelentes. A segunda é bem construída e achei interessante a participação do Xande do Revelação, que tem um estilo de cantar samba-enredo parecido com os cantores de São Paulo e deu um molho diferente na faixa. A letra me agradou muito, passando um enredo inusitado com clareza através de versos bem humorados. NOTA: 8,2"
 
Bruno Rodrigues - "Os dois refrões, sobretudo o central,são, em minha opinião, as melhores partes. A citação a John Lennon "Imagine" é sem dúvidas a parte mais criativa da letra, que possui bons e maus momentos. O Samba tem um problema sério, principalmente na primeira parte, em termos de métrica, com versos longos que não cabem na melodia. Não gostei especialmente da entrada da primeira que ficam sem rimas definidas. Um enredo que não provoca grandes versos, e sem dúvidas, não teve uma melodia consistente. Letra 4,8 / Melodia 4,8 / Nota: 9,6"
 
 



sexta-feira, 29 de março de 2013

Gilsinho deve trocar a Portela pela Vila

Por Simone Fernandes

Embora a diretoria da Vila Isabel não confirme, o intérprete Gilsinho, da Portela, deve ser a nova voz oficial da atual campeã do Carnaval carioca. O contrato de Gilsinho, segundo fontes ligadas à agremiação de Martinho da Vila, teria sido assinado nesta quinta-feira, 28. Gilsinho estreou como intérprete do Grupo Especial do Rio em 2006, na azul e branco de Madureira. Ele deve ser o substituto de Tinga, que pediu desligamento da Vila no início desta semana. A saída de Gilsinho da escola de Madureira não chega a ser surpresa, já que o cantor enfrentava constantemente problemas de atraso de salários na Portela, tendo deixado, inclusive, de participar de um ensaio de rua da escola, nos preparativos para o desfile deste ano.
Já Carlinhos de Jesus deve ocupar o lugar do coreógrafo Marcelo Misailidis, que comandou a comissão de frente da Vila Isabel nos últimos carnavais, que será apresentado na próxima terça-feira como o novo responsável pela comissão de frente da Beija-Flor de Nilópolis. Com a contratação de Cid Carvalho para o posto deixado pela carnavalesca Rosa Magalhães, que também deixou a escola, ao presidente Wilsinho Alves restaria somente definir o casal de mestre-sala e porta-bandeira, já que Julinho e Rute também saíram e devem se transferir para a Unidos da Tijuca. Wilsinho chegou a se reunir com Marquinhos e Giovanna, que eram da agremiação tijucana, mas a dupla ainda não se definiu, provavelmente aguardando o resultado da eleição na Mangueira, que acontece agora em abril.
A intenção do dirigente da Vila é anunciar as novas contratações ao mesmo tempo, possivelmente nesta segunda-feira, 1 de abril.
 
Clicar na imagem para aumentar

Chapa de oposição na Portela confirma interesse em ter Rosa Magalhães

Rio - O candidato a presidente da Portela, Serginho Procópio, confirmou nesta quinta-feira que fez um contato com Rosa Magalhães, quando soube, através da imprensa, que ela havia deixado a Vila Isabel. Segundo Procópio, na conversa, ele informou à carnavalesca que, caso a chapa "Portela Verdade" seja vencedora na eleição, gostaria de contar com ela para assinar o desfile da azul e branco.

"Não foi um convite, foi apenas uma conversa, até porque respeitamos o processo eleitoral. Eu e o Marcos Falcon (candidato a vice) conversamos e achamos que valeria a pena ligar pra ela para que ela soubesse de nosso interesse. Não há nada acertado", afirmou o integrante da Velha Guarda da Portela. A sondagem foi antecipada por O DIA nesta quinta.

A eleição da Portela ainda não tem data marcada, mas, pelo estatuto da escola, deve acontecer até a segunda quinzena de maio. Monarco também integra o grupo que pretende derrotas nas urnas o atual presidente, Nilo Figueiredo. Recentemente, a situação anunciou a contratação do carnavalesco Alexandre Louzada, ex-Mocidade.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Justificativas do Grupo Especial já estão no ar no site da Liesa

Por Fábio Silva

A LIESA entregou nesta quarta-feira, 27 de março, cópias dos mapas de notas com as justificativas dos julgadores dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval 2013 aos presidentes das agremiações, e também divulgou os fac-similes de todos os mapas através do site LiesaNet.

A iniciativa é uma decisão conjunta da Liga Independente e da Prefeitura do Rio, objetivando que o público tome conhecimento das justificativas das notas diferentes de 10, mostrando os motivos que levaram os julgadores a aplicar as penalidades previstas no Manual do Julgador.
Os fac-similes dos mapas foram gravados em arquivos PDF e, para consultá-los, basta escolher o quesito e, em seguida, clicar sobre o nome do julgador.

As planilhas seguem a mesma ordem dos mapas oficiais, ou seja: 1 - Notas das Escolas de Domingo; 2 - Justificativas das Escolas de Domingo; 3 - Justificativas finais das Escolas de Domingo; 4 - Notas das Escolas de Segunda-Feira (com a indicação do bônus) ; 5 - Justificativas das Escolas de Segunda-Feira; 6 - Justificativas finais das Escolas de Segunda-Feira.

Acesse: http://liesa.globo.com

Leia justificativas dos jurados da Série A no Carnaval 2013

Divulgaram nesta quarta-feira, 27, as justificativas das notas atribuídas às escolas de samba que desfilaram pela Série A do Carnaval do Rio em 2013. Já é possível conhecer os detalhes que levaram aos descontos nas notas de cada quesito.
Para conferir os mapas com as justificativas, acesse o link http://www.lierj.com.br/resultado_justificativa.html.

Em compasso de espera, Gilsinho ainda não sabe se ficará na Portela

Por Rodrigo Coutinho

Desde 2006 como intérprete oficial da Portela, Gilsinho não esconde de ninguém que sempre foi torcedor da Azul e Branco de Madureira. Após mais um bom trabalho no desfile deste ano, o cantor está, sem sombra de dúvidas, entre os melhores da atualidade, o que acaba despertando o interesse de outras agremiações em seu trabalho. Já mergulhada no processo eleitoral que se encerra somente no mês de maio, a escola ainda não anunciou a renovação de contrato de seus profissionais, mas Gilsinho deixa claro sua preferência.

- Eu sou Portela. A princípio eu quero muito ficar na escola. Não sei ainda o que vai rolar. Existem muitas histórias aí. São dois candidatos na Portela e ainda não sei direito o que está rolando, pois cheguei de viagem agora. Ainda não tive oportunidade de conversar nem com o presidente e nem com o outro candidato. Então vou esperar a eleição para saber o que vai acontecer.

A eleição portelense ainda não tem data para acontecer e, por enquanto, sabe-se que o atual presidente Nilo Figueiredo e o compositor Serginho Procópio são dois dos candidatos do pleito. Sobre o rendimento musical da Portela em 2013, Gilsinho disse que ficou satisfeito e exaltou o bom resultado obtido pela bateria comandada pelo mestre Nilo Sérgio, que recebeu três notas dez e uma nota 9,9.

- Esse carnaval foi legal. O carro de som e a bateria fizeram bem o seu trabalho. A gente sabe que no desfile da escola houve algumas falhas, mas de minha parte e do carro de som foi bem tranquilo. A bateria da Portela tava precisando tirar notas boas e eles fizeram muito bem o trabalho deles. Deu tudo certo, graças a Deus.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Justificativas do Grupo Especial também serão divulgadas nesta quarta-feira

A LIESA - Liga Independente das Escolas de Samba -, assi como fará a LIERJ, vai divulgar, nesta quarta-feira, dia 27, as justificativas das notas dos desfiles do Grupo Especial no Carnaval 2013.

A data foi marcada depois de reunião com os dirigentes das agremiações que participaram do desfile.

Segundo informação da LIESA, as justificativas estarão disponíveis no site oficial da liga - www.liesa.com.br - a partir das 12h.


sábado, 23 de março de 2013

Informe do Dia: Portela investigada

Por Fernando Molica

Rio - Não é só a Acadêmicos da Rocinha que está sendo investigada pela Polícia Federal em inquérito que apura irregularidades no uso de verbas federais.

Presidente da Portela, Nilo Figueiredo também deve explicações sobre uma grana pesada: R$ 2,325 milhões — soma dos recursos repassados pelos ministérios do Turismo e do Esporte para os desfiles de 2006 e 2007.

O delegado Victor Poubel, da PF, já pediu mais informações sobre o uso de dinheiro público pela escola ao governo do Rio, à prefeitura e aos tribunais de contas da União, Estado e Município.

Outros estados
Além da Rocinha e da Portela, três escolas de samba de outros estados estão, segundo o Portal da Transparência, no SPC do governo federal: Águia de Ouro (São Paulo), Independentes de São Torquato e Imperatriz do Fortes, ambas do Espírito Santo.

TCE cobra
Mais problemas com escolas de samba. O Tribunal de Contas do Estado determinou que a Alunos do Samba, de Nova Friburgo, e a Acadêmicos de Piteiras, de Quissamã, devolvam às prefeituras verbas recebidas para desfiles.


Fonte: O Dia

sexta-feira, 22 de março de 2013

Justificativas das notas da LIERJ serão divulgadas no próximo dia 27

Série A, chegou o momento dos sambistas, da mídia e dos fãs da folia carioca conhecerem os detalhes do julgamento de 2013.

A Riotur e a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIERJ) divulgam na próxima quarta-feira (27) as justificativas das notas dadas às 19 agremiações que fizeram parte do grupo.

Ao todo, 40 jurados, divididos em dez quesitos, atribuíram notas, entre nove a dez pontos, de acordo com o desempenho das agremiações na realização das funções específicas de desfile. Com as justificativas, será possível identificar com detalhes os motivos que levaram cada escola a perder pontos.

As justificativas estarão disponíveis no site da LIERJ - www.lierj.com.br - a partir das 12h da próxima quarta-feira, dia 27.


terça-feira, 19 de março de 2013

Endereço para email.


Atenção e-mail para contato.
portelamor@gmail.com
Responderemos todos os e-mail(s) enviados com a máxima urgência, favor não responder para e-mail do nosso "mailing". 
Saudações Portelenses!
www.portelamor.com // www.portelamor.com.br

segunda-feira, 18 de março de 2013

No Rio, segunda-feira é dia de samba

Rio - Segunda-feira não precisa ser só um dia de terno. A bermuda e o chapéu de palha também têm vez nas rodas de samba espalhadas pela cidade. A mais famosa do Rio completa oito anos de sucesso em maio. É no Clube Renascença, no Andaraí, que Moacyr Luz comanda à tarde, faça chuva ou sol, o Samba do Trabalhador, com um público médio de mil pessoas. Semana que vem, o aniversário será comemorado com festa.

“O que começou como uma brincadeira para 50 pessoas, músicos que trabalham nos fins de semana, virou coisa séria. E engraçada. É gente que doa sangue para ganhar um dia de folga no trabalho e vir para cá; mãe que finge choro para dizer que teve de sair mais cedo porque o filho caiu na escola. Tem de tudo”, diverte-se Moacyr, o Moa. O grupo vai comemorar o aniversário no próximo dia 25, com direito a lançamento de CD e DVD ao vivo.

O que diferencia o Samba do Trabalhador das demais rodas espalhadas pela cidade é, além do repertório autoral do grupo, a informalidade dos frequentadores. Toninho Geraes, Wanderley Monteiro e Efson são alguns dos muitos bambas que se juntam ao coro e, volta e meia, levam uma peça de carne para ser assada no braseiro do Rena.

“Este clima que nós leva mos para o DVD”, define Moacyr Luz, que se orgulha de estar revelando uma série de talentos, como o cantor e cavaquinista Gabriel da Muda, que já o acompanha em shows pelo Brasil e no exterior.

E foi justamente o Samba do Trabalhador que sedimentou o início da semana como ideal para quem gosta do ritmo. “É importante para a cidade, cada vez mais cheia de turistas, ter boas opções em dias alternativos”, completa Moa.

PEDRA DO SAL
A roda de samba na Pedra do Sal costuma ser a saideira de quem vai ao Rena e reúne dezenas de pessoas que varam madrugada adentro ao som do tamborim ali do lado da Praça Mauá.

URCA
O Movimento Artístico da Praia Vermelha comanda uma roda de samba e choro ao lado do Morro da Urca, toda segunda, a partir das 21h, caso não chova, assim como na Pedra do Sal.

SEMENTE
Um dos bares fundamentais da Lapa, símbolo do renascimento do bairro, o Semente guarda as segundas para um dia de samba, choro e jazz sob o comando de Zé Paulo Becker.

SAMBAS-ENREDO
Quem quiser ouvir clássicos da Sapucaí, a pedida é a roda comandada por Rhichar, um das vozes mais marcantes do nosso Carnaval, no também tradicional Carioca da Gema, na Lapa.

sábado, 16 de março de 2013

Sua foto, seu link para o Face no site da T.O. Portelamor

Amigos,
Como já é do conhecimento de todos, estamos trabalhando no layout de nossa página. Entre as novidades, disponibilizaremos um link direto para sua conta do facebook com a sua foto, isso mesmo, você Portelense/Portelamorense estará presente também em nosso site.
Para isso, basta que você vá até a nossa página do  site do FaceBook que tem como endereço  https://www.facebook.com/roseane.lima.1460#!/pages/Torcida-Portelamor/296834020349140?fref=ts  e clique no botão  *** CURTIR  ** LIKE ***  conforme a versão e idioma do seu software (facebook)  e está feito o seu cadastro e  a partir deste momento você ganha um espaço com sua foto e link na página da T.O. Portelamor.
 
Você também poderá estar por dentro de toda informação disponível e atualizações do nosso site, faça o seu cadastro no site da Torcida Portelamor  www.portelamo.com.br e futuramente www.portelamor.com  para receber direto no seu e-mail essas informações.
 
Saudações Portelenses
Portelamor.

Rádio Manacéa, onde você só ouve Portela.

 breve no endereço

terça-feira, 12 de março de 2013

Portela: diretor de Carnaval Alex Fab deixa a agremiação

O diretor de Carnaval da Portela não estará no comando do barracão da azul-e-branco de Madureira em 2014. Alex Fab despede-se de sua escola de coração e assume uma nova frente profissional. Está confirmado na comissão de carnaval da Caprichosos de Pilares.

O acerto com a escola de Pilares e sua saída da Portela descartam em definitivo a hipótese antes veiculada de que Alex poderia compor a chapa de situação da Águia nas próximas eleições, em maio.
Alex está empolgado com os novos desafios e já tem uma visão planejada do que pretende desenvolver na escola de Pilares, onde sua função já está definida:

"Vamos fazer um trabalho muito forte! Daremos uma sacudida em Pilares, podem esperar!"

segunda-feira, 11 de março de 2013

Portela recebe Bebeto e sua banda no sábado

Bebeto, o rei dos bailes, se apresentará no próximo sábado, 16 de março, às 20h, na quadra da Portela. Considerado um dos grandes nomes do samba rock, Bebeto apresentará seus grandes sucessos que marcaram as décadas de 70 à 90.

As bandas Estação Rio, Novos Tempos e Brasil Show darão o ponta pé inicial ao evento que promete ser inesquecível com clássicos que brilham nas pistas de dança até os tempos atuais.
A quadra da Portela fica na rua Clara Nunes, 81, Madureira, e o ingresso antecipado custa R$ 30 e na hora do evento R$ 40.


domingo, 10 de março de 2013

VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DA PORTELA? ENTÃO É A HORA DE MUDAR. PORTELA VERDADE - administração com transparência.
NÓS APOIAMOS!!

Clicar na imagem para aumentar
 
 

sábado, 9 de março de 2013

Parceria da Portela é nota máxima por dois anos seguidos

Por Gabriel Matturo

Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Wanderley Monteiro e André do Posto 7 formam uma parceria que em dois anos conseguiu 80 pontos no quesito samba-enredo pela Portela. Sendo que em 2013, o samba da azul e branca foi o único a conseguir a nota máxima.
A parceria conversou com o SRZD-Carnaval e os intregantes ressaltaram que o longo trabalho foi recompensado com a nota máxima, mas além da pontuação, o resgate aos sambas do passado é o verdadeiro diferencial da obra.
"Desde o ano passado nós desenvolvemos um modelo para tentar representar na melodia o perfil do tema, como foi a Bahia em 2012, e em 2013 fizemos uma pegada de Realengo, Madureira, Oswaldo Cruz até Irajá e colocamos o jongo, calango e batucada, na qual eu e o Luiz Carlos Máximo ficamos com essa parte do jongo, o Wanderley Monteiro a parte mais clássica e o André do Posto 7, foi o "timoneiro do barco", ele entrou com sugestões e contribuiu muito com a montagem. Quando vimos a pontuação, ficamos completamente satisfeitos. Foi um trabalho longo e complicado para chegar onde chegou", disse Toninho Nascimento.

- Portela: tudo sobre o desfile 2013

Já Wanderley Monteiro, que de acordo com Toninho, ficou com a parte clássica do samba, trocaria a pontuação máxima pelo título da Portela: "Ficamos felizes com os 40 pontos, mas foi apenas uma vitoria pessoal da parceria, estaríamos mais contentes se tivessemos levado 9,8 e com a Portela campeã. Mas estamos contentes por ter sido o único samba a levar 10 em todos os jurados e sabem que fizemos o nosso dever direitinho", afirmou.
Luiz Carlos Máximo, destacou a volta do samba-enredo como protagonista do Carnaval, relembrando que o grande destaque da azul e branca nos últimos dois anos foi o hino cantado na Marquês de Sapucaí.
"No ano passado, em 2012, nós também conseguimos os 40 pontos e, esse ano, o feito se repetiu. Essa pontuação coroa um trabalho feito artesanalmente, um samba desamarrado, que sai dos padrões da época. Não conseguimos o mesmo impacto do ano passado porque não era mais novidade, mas mantemos a mesma linha e agradeço ao Paulo Menezes, que era o carnavalesco da Portela, pela liberdade que nos deu para a montagem do samba-enredo. O samba traduziu bem o enredo e esses 80 pontos nos deixam muito contentes. É o resgate do samba que tinha deixado de ser protagonista, trouxemos o ele de volta como ator principal do espetáculo", destacou o compositor.
André do Posto 7 ressaltou que o reconhecimento do trabalho foi primeiramente feito com o abraço da comundade portelense ao samba e afirmou que ficou surpreso com o fato do samba da Vila Isabel não ter levado nota máxima no Carnaval 2013.
"É gratificante levar a nota máxima, mas o reconhecimento veio inicialmente no Portelão. Ver o presidente e a comunidade abrançando o nosso samba foi maravilhoso e sabíamos que essa obra, junto com a da Vila Isabel, era uma das melhores do Carnaval, todos a imprensa afirmava isso. Com isso, fiquei surpreso com o fato do samba da escola de Noel não ter levado 40 pontos, mas ao mesmo tempo feliz por ver que o nosso trabalho foi reconhecido e que ajudamos a Portela mais uma vez", encerrou.
A Portela levou para a Marquês de Sapucaí o enrendo "Madudeira... onde o meu coração se deixou levar", do ex-carnavalesco da escola Paulo Menezes. A azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira ficou na sétima colocação no Carnaval 2013.

sexta-feira, 8 de março de 2013

O coração da mulher, como muitos instrumentos depende de quem o toca.
(Saint Prosper)
 FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!
Clicar na imagem para aumentar

terça-feira, 5 de março de 2013

FEIRA DAS YABÁS. IMPERDÍVEL!!
 
Clicar na imagem para aumenar
Emílio Santiago lança novo CD na quadra da Portela

Emílio Santiago lançará seu novo CD "Só Danço Samba" no próximo dia 16 de março, na quadra da Portela, em Madureira.
O palco da Majestade do Samba receberá o cantor a partir das 20h, em evento que terá ainda a participação das bandas Estação Rio, Novos Tempos e Brasil Show.
Os ingressos já estão sendo vendidos a R$ 30 e na hora custarão R$ 40.
O endereço da quadra é rua Clara Nunes, número 81.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Alexandre Louzada: 'Agradeço a todos os portelenses pelo incentivo'

Carnavalesco é apresentado à comunidade da escola durante feijoada

Rio - Mais novo contratado da Portela, o carnavalesco Alexandre Louzada foi apresentado oficialmente à comunidade, neste sábado, durante a tradicional feijoada da escola. Bastante animado, Louzada, que estava na Mocidade, levou amigos e familiares ao evento e foi recepcionado pelo presidente Nilo Figueiredo.

No mesmo dia, o carnavalesco comemorou o momento em um post no Facebook. "Agradeço a todos os portelenses pelas palavras de carinho e incentivo e espero ter a oportunidade de retribuir este apreço a cada um de vocês pelos próximos dias de minha vida. O meu sincero e emocionado muito obrigado", escreveu.

Em maio, a Portela escolherá seu novo presidente. Nilo, que tenta a reeleição, enfrentará a chapa de Serginho Procópio, Marcos Falcon e Monarco. Durante a semana, o grupo de oposição criticou a contratação de Louzada por ter sido feita durante o processo eleitoral na escola. Veterano, o artista já foi campeão no Grupo Especial na Mangueira, Vila Isabel e na Beija-Flor.

sábado, 2 de março de 2013

Alexandre Louzada é apresentado na Portela e diz ser 'candidato a carnavalesco'

Por João Santoro

Com as eleições marcadas para o mês de maio - ainda sem data definida - os bastidores para o pleito da Portela andam agitados. Durante a feijoada realizada neste sábado, a presença de Alexandre Louzada, anunciada pelo presidente Nilo Figueiredo, como novo carnavalesco da agremiação, atraiu os olhares dos portelenses, que compareceram em pequeno número ao evento mensal da escola.

O carnavalesco, que estava na Mocidade e assinou os dois últimos carnavais da escola de Padre Miguel, conversou com o site CARNAVALESCO e abordou sua possível chegada na azul e branco: - Sou um candidato a carnavalesco. Temos as eleições agora, e até lá o presidente é o Nilo Figueiredo. Não tinha porque não aceitar esse convite, não foi o primeiro. Eu sou portelense. Quero colocar uma coisa como portelense: Tenho amigos em ambos os lados desse pleito, eles são candidatos à presidência. Eu sou portelense de qualquer forma e estou honrado por esse convite, mas torço para que a Portela saia vencedora nas urnas. Tenho muito carinho e respeito pelo presidente Nilo, até porque é uma pessoa que sempre olhou para o meu trabalho independente de ser ou não carnavalesco da escola. Hoje estou aqui na feijoada não por politicagem e sim porque sou portelense.

Sem querer falar muito sobre as eleições, Louzada afirmou que quer ganhar o respeito e o carinho das duas chapas e também dos torcedores portelenses: - Não conversei com ninguém da outra chapa, até porque o convite partiu do presidente Nilo e isso tenho que respeitar. Eu espero ser respeitado também pela outra chapa, assim como pela comunidade. Não estou aqui como carnavalesco da Portela, volto a dizer sou um candidato.

Sobre a saída da Mocidade e o último carnaval na verde e branco, o carnavalesco deixou claro que faltou melhor percepção dos jurados com o desfile da agremiação: - Foi uma saída normal de um carnavalesco. Eu ainda não retornei depois do carnaval, mas temos um bom relacionamento, e vamos conversar. Torço muito para o meu sucessor na agremiação, que ele consiga realizar bem o trabalho na escola. A Mocidade é uma escola maravilhosa, tenho muito carinho por todos de lá. Para mim, nesse ano, faltou entendimento dos jurados. Acho que não só comigo, mas com outras escolas também. Estou há 30 anos no carnaval, vivo nisso e tenho que respeitar a opinião dos jurados.

Falando sobre o título da Vila Isabel, Louzada foi só elogios: - Eu fiquei muito feliz, porque venceu um carnaval de verdade. Título indiscutível da Rosa Magalhães.

Candidatos falam sobre carnavalesco

Sem o carnavalesco Paulo Menezes, que saiu sem avisar, segundo o presidente Nilo Figueiredo, a opção por Alexandre Louzada se dá pelo fato dele estar entre os melhores do carnaval. E, segundo o presidente, a Portela precisa ter pessoas sempre gabaritadas para assinarem seu desfile: - Eu não tirei ele de nenhuma escola não (risos). Daqui a pouco vão dizer que foi isso que aconteceu. Na minha opinião, ele é um dos quatro melhores carnavalescos que temos atualmente. Se eu tiver que anunciar hoje, amanhã ou depois, vou anunciar até o dia das eleições, eu sou o presidente da Portela - afirmou Nilo ao CARNAVALESCO.

Presente na feijoada, Sérginho Procópio, candidato de oposição, falou sobre a "contratação" do novo carnavalesco em meio as eleições na agremiação: - Nós temos o Louzada como um grande carnavalesco, mas achamos leviano o presidente lançar um carnavalesco agora, até porque, o problema da escola não é carnavalesco, e sim o comando administrativo. Então, temos para nós que qualquer carnavalesco por melhor que seja, se estiver com essa administração estará dando tiro no pé. Basta ver o que fizeram com o Paulo Menezes, que depois de tudo, estão colocando a culpa no rapaz. O problema não é carnavalesco. O nosso pensamento é sempre trazer os melhores profissionais para a escola e o Louzada é um dos melhores.

Portela: Carlos Monte reitera apoio a Nilo Figueiredo

Escola de Madureira realizará eleição no mês de maio

Por Raphael Azevedo

Rio - Pai de Marisa Monte e portelense da antiga, o engenheiro Carlos Monte, de 72 anos, anunciou que vai integrar a chapa de Nilo Figueiredo na eleição de maio. Frequentador da azul e branco desde 1968 e biógrafo da Velha Guarda Show, o veterano, que faz parte do conselho da atual diretoria, estará novamente com o grupo do presidente.
"Estou na chapa do Nilo", disse Monte, em entrevista ao DIA. Nilo tentará a segunda reeleição na escola de Madureira ao lado filho, Nilinho. Vai enfrentar a oposição liderada por Serginho Procópio, Marcos Falcon e Monarco. 

Fonte: O Dia na Folia 

sexta-feira, 1 de março de 2013

RIO EU AMO VOCÊ. SOU CARIOCA, SOU PORTELENSE E ABENÇOADA PELO CRISTO REDENTOR. FELIZ ANIVERSÁRIO RIO!!


Clicar na imagem para aumenar