Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Origem do carnaval em exposição na Portela

Por Rodrigo Coutinho

Uma iniciativa do departamento cultural da Portela e do Centro de Referência do Carnaval da UERJ, vai possibilitar aos amantes do carnaval acompanhar toda a evolução da folia no Rio de Janeiro. A exposição ''O Rio abre as portas pra folia'' mostra desde a matriz europeia e o Entrudo português até os ranchos, cordões, grandes sociedades, a Praça XI e escolas de samba. O curador é o professor e coordenador da UERJ, Felipe Ferreira.

- Não é uma exposição sobre o Monarco, mas é dedicada a ale, o maior sambista vivo que nós temos. As pessoas vão poder ter acesso a todas as informações e entender como o carnaval se transformou no que é hoje - disse Luis Carlos Magalhães, diretor cultural da Azul e Branco e colunista do site CARNAVALESCO.

A exposição fica na sala do Centro de Memórias do Portelão e pode ser visitada até o  27 de setembro, todos os dias de semana, das 13h às 18h. Nos dias de feijoada, a sala também funcionará. Se depender da movimentação no local durante a festa de aniversário de 80 anos de Monarco, ocorrida no último sábado, a quadra da Portela deverá receber muitos visitantes para conferir a mostra. Antes mesmo da abertura da sala, várias pessoas já se aglomeravam para ter acesso ao local.

- O departamento cultural da Portela está aberto a uma parceria com vocês. O nosso principal objetivo é engrandecer a alma da escola, valorizar seus baluartes. Conto com vocês para fortalecer ainda mais a Portela - disse Luis, no palco, durante a festa de sábado.
setembro, todos os dias de semana, das 13h às 18h. Nos dias de feijoada, a sala também funcionará. Se depender da movimentação no local durante a festa de aniversário de 80 anos de Monarco, ocorrida no último sábado, a quadra da Portela deverá receber muitos visitantes para conferir a mostra. Antes mesmo da abertura da sala, várias pessoas já se aglomeravam para ter acesso ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário