Em setembro, cantor e compositor Zé Keti também será homenageado. Evento é gratuito
É o vozeirão de Thania Machado que apimenta a roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz na próxima edição da Feira das Yabás, que acontece no domingo, 8 de setembro, feriado da Independência. Ao lado do criador do evento, a cantora, pianista, professora de canto popular e piano, além de afilhada musical de Dona Ivone Lara, irá apresentar grandes clássicos do samba de raiz.
A tradicional feira de gastronomia e roda de samba, que acontece todo segundo domingo do mês, na Praça Paulo Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio de Janeiro, irá lembrar o cantor e compositor Zé Keti, que faria aniversário neste mês. Autor de sambas como Diz que fui por aí, Cicatriz e Mascarada, Zé Keti integrou a ala de compositores da Portela, ao lado de Monarco, Candeia, Paulinho da Viola, João Nogueira, Wilson Moreira, entre outros. Em 1998, ganhou o Prêmio Shell pelo conjunto de sua obra: mais de 200 músicas.
Sobre a Feira das Yabás
Realizado na maioria das vezes todo segundo domingo do mês no histórico bairro de Oswaldo Cruz, pertinho de Madureira, berço da Portela, a Feira das Yabás já entrou no calendário dos eventos imperdíveis do Rio de Janeiro. Realizado na Praça Paulo Portela, oferece opção aos amantes de boa música e boa gastronomia.
Com ingredientes como aipim, jiló e frutos do mar, as comidas e petiscos servidos pelas 16 cozinheiras, ou Yabás (termo que refere-se a Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), remetem à influência africana na culinária brasileira. Em sua barraca, Tia Surica (baluarte da Velha Guarda da Portela) oferece mocotó e aipim com carne-seca; entre as refeições mais concorridas está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo.
Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe; a barraqueira Romana vai de carré com couve a mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia (filha do sambista Candeia) oferece abóbora com carne seca; já a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira (viúva de Luiz Carlos da Vila) mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra Feira; Marlene apresenta roupa velha e feijoada; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 15.
Evento acontece desde 2008
A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012.
SERVIÇO
Feira das Yabás – gastronomia e roda de samba
Quando: Domingo, 08 de setembro
Hora: a partir das 13h
Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
Evento gratuito
Fonte: www.manchetenafolia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário