Por Rodrigo Trindade
A Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) divulgou, na última terça-feira (3), decisão informando que os desfiles das escolas de samba daquela cidade estão cancelados por motivos de corte de custos, por conta da crise. Confira um trecho da nota oficial enviada ao SRZD-Carnaval na tarde desta segunda-feira (9), confirmando o cancelamento:
"Afetada pela crise econômica do Governo Federal, que atingiu também todas as prefeituras do País, a cidade de Nova Iguaçu não vai realizar o tradicional desfile de blocos e escolas de samba no Carnaval de 2016. A medida foi anunciada nesta terça-feira (3) pelo secretário municipal de Cultura, Wagner D'Almeira, aos dirigentes de 18 agremiações carnavalescas da cidade, depois de uma análise minuciosa da situação financeira da prefeitura, que ainda não pagou a primeira parcela do 13º salário. D'Almeida explicou que o governo municipal não terá condições de arcar com a subvenção de blocos e escolas, que deveria ser pago entre dezembro e janeiro, bem como a estrutura, com montagem de arquibancadas, decoração e iluminação da passarela dos desfiles na Via Light, avaliados em cerca de R$ 1,5 milhão".
'Agremiações serão muito prejudicadas, pois já gastaram dinheiro', diz presidente da liga
Em conversa com o SRZD-Carnaval, na tarde desta segunda-feira, Renato Pessoa, que é presidente da Liga da União dos Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu (Lubesni), revelou muita preocupação com as agremiações da cidade. "As escolas é que terão muitos prejuízos, pois já compraram material, contrataram aderecistas, já estão tocando os trabalhos em seus barracões. Com o cancelamento, como essas escolas vão ficar?", questiona o dirigente.
Dezoito escolas de samba estão filiadas à Lubesni, 12 no Grupo Especial e seis no Grupo de Acesso. Embora a Prefeitura de Nova Iguaçu tenha confirmado o cancelamento do espetáculo, Renato afirmou que ainda deposita esperanças em uma reunião na Câmara Municipal, a acontecer na quarta-feira (11):
"Quando a Prefeitura cancelou o Carnaval, maracaram uma reunião com a liga e com todas as escolas. Mas logo depois, fizemos contato com o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara (Vereador Ferreirinha) e ele prometeu nos receber em uma reunião, nesta quarta-feira. A ideia é discutir o que poderá ser feito para que não haja o cancelamento de nossos desfiles", explicou Renato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário