Aos 74 anos, integrante da Velha
Guarda Show da Portela mostra composições autorais no álbum 'Claridade da
Portela'
Marquinho do Pandeiro está perto de realizar um sonho antigo. Aos 74 anos e recuperado da Covid-19, o músico e integrante da Velha Guarda Show da Portela se prepara para lançar seu primeiro disco solo, "Claridade da Portela". A tão aguardada estreia vai acontecer no dia 10 de outubro, às 19h30, durante uma live no Teatro Rival Refit, com participação especial do cantor e compositor Tuco Pellegrino, do músico Paulão 7 Cordas e do locutor oficial da quadra da Portela, Boka.
"Estou muito feliz de poder
lançar meu disco e fazer a live. Será uma chance para amigos e portelenses de
outros estados e até de fora do Brasil também poderem ver o resultado de um
trabalho feito com tanto esforço e carinho. Deixando a minha vaidade embaixo
dos meus pés e a minha simplicidade acima da cabeça, tenho certeza de que todos
vão gostar. A pandemia quase me pegou de jeito, mas me recuperei e estou muito
animado", comemora Marquinho.
Frequentador da Portela desde 1960, ele entrou para o seleto grupo de bambas da Velha Guarda em 2004, após a morte de Argemiro Patrocínio. Em seguida, colaborando nos vocais com Monarco e Serginho Procópio, passou a acompanhar o grupo nas feijoadas mensais da agremiação, em gravações e em shows pelo Brasil. Foi aí que o veterano decidiu que era hora de mostrar suas próprias composições, após quase 50 anos de trajetória profissional. "Sempre gostei de compor e de mostrar minhas músicas para amigos. Aí, há uns quatro anos, o Rodrigo Godoy, a quem eu faço questão de citar, deu o pontapé nessa história de gravar disco. Outro que teve papel fundamental foi o Tuco (Pellegrino), que assina a produção do CD. Monarco, meu mestre e professor, também sempre me incentivou muito. A sensação, agora, é de vitória", conta o sambista.
Para a live do dia 10, Marquinho promete apresentar a maior parte das canções do disco, além de homenagear ícones portelenses. "Vou mostrar o carro-chefe do disco, 'Claridade da Portela', que fizemos para homenagear a inesquecível Clara Nunes. Tem, ainda, música minha com Monarco, tem samba só meu e outros feitos com amigos como Tuco Pellegrino, Ruan Espanhol, Beto Fininho, Rafael Viana, Tiago Beli e outros", detalha.
Ícones portelenses como Candeia, Casquinha, Bubu, Manacéa e Monarco também estarão no repertório da transmissão. "Não posso deixar de homenagear a Velha Guarda, que está completando 50 anos de carreira, e de lembrar pessoas que foram muito importantes na minha carreira como músico. São artistas que eu já acompanhei em shows e que faço questão de reverenciar de alguma maneira, como Jorge Veiga, Zé Kéti, Cartola e Ismael Silva", completa Marquinhos.
Com textos do presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e do professor, pesquisador e biógrafo da Velha Guarda da Portela, João Baptista Vargens, o disco "Claridade da Portela" pode ser adquirido através do e-mail producaotucopellegrino@gmail.com e do telefone (11) 96491-8660.
Vale lembrar que o show de Marquinho do Pandeiro será transmitido gratuitamente pelo canal do Teatro Rival Refit, no YouTube, no dia 10 de outubro (sábado), às 19h30. O público poderá contribuir com o artista, os músicos e técnicos envolvidos na produção através do link da plataforma Sympla. Clique AQUI e faça sua doação!
Confira as faixas do disco 'Claridade da Portela'
Boêmio
Autor: Marquinho do Pandeiro
Toque de Chamada
Autor: Marquinho do Pandeiro
Claridade da Portela
Autores: Marquinho do Pandeiro,
Rafael Viana e Tiago Beli
Ultimato
Autores: Beto Fininho e Sérgio
Fonseca
Exaltação à Bahia
Autores: Marquinho do Pandeiro
Bela Flor
Autores: Marquinho do Pandeiro e
Paulinho de Bento Ribeiro
Hora da Partida
Autore : Marquinho do Pandeiro e Ruan
Espanhol
Rosa
Autor: Marquinho do Pandeiro
Doces Recordações
Autores: Marquinho do Pandeiro e Mita
de Oswaldo Cruz
O Seresteiro
Autor: Marquinho do Pandeiro
Turbilhão de Melodias
Autores: Marquinho do Pandeiro e Tuco
Pellegrino
Gorgear da Passarada
+
Pra Me Socorrer
Autores: Argemiro e Casquinha
Autores: Mijinha e Monarco
A Grande Conquista
Autores: Marquinho do Pandeiro e
Monarco
Mundo Infinito
Autores: Ruan Espanhol, Silvio Paulo
e Marquinho do Pandeiro
Fonte: www.gresportela.com.br