A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo e da Riotur e em parceria com a Liesa, promove no próximo domingo, dia 23, às 19h, uma grande festa para celebrar o aniversário de 30 anos da Marquês de Sapucaí.
O evento vai contar com a participação de integrantes de todas as escolas de Samba dos grupos A e Especial. O público que estiver presente na Passarela Darcy Ribeiro poderá assistir a um belo cortejo comemorativo e receber a benção de Padre Jorjão.
A festa começa com a já tradicional lavagem da pista do Sambódromo, que este ano vai ser ainda mais especial: o rufar dos tambores e a fanfarra dos clarins anunciarão a chegada das mães de santo, lideradas por Maria Moura, tradicional baiana da Imperatriz Leopoldinense, que vão limpar a pista com água de cheiro - uma mistura de águas de mar, de cachoeira e de rio, usando vassouras feitas de ervas.
Em seguida, entra em cena o cortejo. Em forma de desfile, trará a imagem de São Sebastião e será apresentado pelo ator Milton Gonçalves. O evento promete emocionar o público com a apresentação de todos os casais de mestres-salas e porta-bandeiras das escolas do grupo especial e Série A, que dançarão ao som de grandes sambas-enredos que marcaram o carnaval carioca. A seleção, que ficou a cargo do cantor e compositor Dudu Nobre, é composta por músicas que integram o DVD lançado recentemente pelo artista "Os mais lindos sambas-enredos de todos os tempos". O batuque ficará a cargo de uma bateria formada por 120 ritmistas de diferentes escolas.
A pista da Sapucaí também será ocupada por um grupo de crianças, representando o futuro e serão seguidos por 35 casais retratando as velhas-guardas. Depois será a vez do Sambódromo receber 30 baianas que carregarão palmas brancas e vermelhas, defumando a Sapucaí com incenso. As orações ficarão a cargo de tia Nilda, da Mocidade Independente de Padre Miguel. Xangô e Iansã, os orixás que regem o ano de acordo com as religiões afro-brasileiras, serão saudados ao som de seis atabaques.
Para demonstrar todo o sincretismo religioso brasileiro, Padre Jorjão abençoará a Sapucaí rezando o Pai Nosso junto ao público. E Tia Nilda, da Mocidade Independente de Padre Miguel fará uma oração. Xangô e Iansã, os orixás que regem o ano de acordo com as religiões afro-brasileiras, serão saudados ao som de seis atabaques.
De acordo com o Secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, o aniversário do palco do maior espetáculo da Terra tem que ser comemorado em grande estilo: "É naquele espaço sonhado por Darcy Ribeiro e transformado em realidade pelos traços mágicos de Niemeyer que o Rio mostra toda a sua beleza, criatividade e espontaneidade. É no Sambódromo que o Rio é mais carioca, apresentando para o mundo a ginga e malemolência de nossos sambistas e passistas", explica Antonio Pedro.
Serviço:
Aniversário de 30 anos da Sapucaí
Dia: 23 de fevereiro
Horário: 19 horas
Entrada Gratuita
Fonte: www.galeriadosamba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário