Salve! Salve!
O mundo do samba se viu diante de uma polêmica esta semana após a União do Parque Curicica emitir uma nota acusando a LIERJ de realizar uma reunião secreta afim de sacramentar a subida da Unidos do Cabuçu para a Série A. A medida seria tomada com o objetivo de se manter um número par de escolas no grupo, tendo em vista que não houve rebaixamento no Grupo Especial e por isso ao invés de quatorze, a Série A desfilaria com apenas treze escolas.
Confira a nota da Curicica se manifestando contra a reunião e sua decisão:
“Nós, Erivelton Baptista de Azevedo, Presidente Administrativo e Eduardo José da Silva, Presidente do Conselho Deliberativo do G.R.E.S. União do Parque Curicica, viemos através desta, fazer uma NOTA DE REPUDIO contra os desserviços prestados ao Carnaval do RJ por algumas entidades.
No ultimo dia 01/03/2017, houve a apuração dos desfiles para série A onde a agremiação ficou em ultimo lugar, e até então acreditavamos na boa fé das pessoas, apesar de acharmos algumas notas estranhas, mas esperávamos pelas justificativas, pois ganhar ou perder faz parte do jogo.
Porem, no ultimo dia 09/03/2017, houve uma reunião SECRETA na Sede da LIERJ, pois o G.R.E.S. União do Parque Curicica, mesmo sendo uma das fundadoras da entidade, não foi convidada para mesma, e a pauta era a manutenção de quatorze escolas no grupo, para não ficar um numero impar, mas para surpresa de todos, ao invés de ser seguir o não decesso de nenhuma agremiação, acompanhando o que fez a LIESA, a LIERJ propôs o convite a segunda colocada da Série B, e o pior, sendo aprovado por nove agremiações, inclusive, pela agremiação que acabou de ascender à série A.
Gostaríamos de deixar bem claro que sabemos como se administra uma escola de samba, pois, nós somos fundadores desta agremiação e também sabemos como se administra uma entidade, pois participamos da reestruturação da AESCRJ nos anos de 2011 e 2012, sendo elogiado por todos os órgãos públicos e imprensa por um resultado limpo e honesto.
A nossa agremiação entrará na justiça contra os desmandos que vem acontecendo no Carnaval Carioca e clama aos órgãos competentes a tomarem uma atitude drástica contra isso (Sr Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, Sr Presidente da Rio Tur, Marcelo Alves, Sr.ª Secretaria de Cultura, Nilcemar Nogueira), pois o poder do samba não pode ficar nas mãos de quatro o cinco, enriquecendo ilicitamente com as verbas publicas, enquanto o samba, como cultura, vai morrendo aos poucos na sua raiz.
Atenciosamente
Eriveltos Baptista de Azevedo – Presidente Administrativo
Eduardo José da Silva – Presidente Conselho Deliberativo”
———————————–
Na noite desta sexta-feira, dia 10, a LIERJ se posicionou por meio de uma nota oficial, afirmando que de fato aconteceu uma reunião durante a semana e que a discussão para decidir se o grupo teria treze ou quatorze escolas realmente chegou a ser levantada. Porém, a ideia foi descartada e em 2018 a Série A terá realmente treze escolas.
Confira a nota oficial da LIERJ confirmando as treze escolas na Série A 2018:
“A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIERJ) esclarece que, ao contrário do que foi divulgado pelo G.R.E.S. União do Parque Curicica, não houve qualquer decisão pela ascensão de mais uma escola de samba oriunda da Série B para o Carnaval 2018.
A Lierj ressalta que realizou uma reunião na sede da entidade na última quinta-feira (9) com o objetivo de tratar assuntos internos e administrativos relativos ao Carnaval de 2018 e que, por isso, foram convocadas somente as agremiações que estão aptas para a participação no ano supracitado.
Embora o tema não estivesse na pauta, um representante de uma agremiação sugeriu ao plenário que, em função de não ter acontecido rebaixamento no Grupo Especial, fosse alçada à Série A a segunda colocada da Série B para que ficasse uma quantidade par. A diretoria da Lierj, no entanto, frisou que, para o tema ser levado adiante, eram necessários mais debates com as escolas filiadas, além de um levantamento interno que pudesse viabilizar ou não o fato. Após estudos, entretanto, foram descartadas quaisquer hipóteses do Carnaval de 2018 da Série A contar com 14 agremiações.
Sendo assim, conforme previsto em regulamento (disponível no site oficial) e, como não houve rebaixamento no Grupo Especial, a Série A será formada no próximo ano por 13 agremiações.
A Lierj ressalta que mantém o compromisso de transparência em todos os atos administrativos, característica que ajudou a transformar os antigos grupos de acesso A e B em sucessos de público, de organização e de crítica, através da consolidada Série A.
Vale acrescentar, ainda, que todas as informações oficiais sobre a Lierj e a Série A são publicadas exclusivamente no site oficial da entidade – http://www.lierj.com.br -, além do Facebook – http://www.facebook.com/Lierj -, do Twitter – http://www.twitter.com/LierjCarnaval – e do Instagram – http://www.instagram.com/lierj.
Destacamos, por fim, que a Liga já trabalha no planejamento dos desfiles de 2018, que prometem chamar a atenção mais uma vez pela criatividade nos trabalhos de grandes e promissores artistas, além do profissionalismo na organização e da lisura no julgamento.
Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
LIERJ”
———————————–
Sendo assim, nada muda na Série A do carnaval do Rio. Treze escolas desfilam na sexta e no sábado do Carnaval de 2018 na Sapucaí.
Fonte: www.marquesdafolia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário