CARNAVALESCO visita obra no Sambódromo e conta detalhes
Por João Santoro
A cada dia que passa o sambista que vê o Sambódromo fica com receio que o
palco construído em 1984, em apenas 120 dias, não fique pronto para o
carnaval de 2012. Calma. Representei o site CARNAVALESCO
para acompanhar a reforma do Sambódromo e ouvi de um dos engenheiros
responsáveis, que os ensaios técnicos e os desfiles oficias ocorrerão
normalmente.
Fui instruído a usar os EPIs – equipamentos de proteção individual -, e o
usa das botas facilitou para caminhar entre terra e pedras. A primeira
impressão foi: o que fizeram com a Sapucaí que vi até três meses atrás?
Está um canteiro de obras. Porém, o que mais me surpreendeu é que os
tapumes e o entulho no terreno da cervejaria farão parte da paisagem do
Sambódromo até depois do Carnaval de 2012. Isso significa que,
simplesmente, a Avenida ficará “pronta” para o desfile. Isso não quer
dizer que toda a obra estará concluída. A implosão do antigo prédio da
Brahma – ocorrido em 5 de junho deste ano – foi o primeiro passo para a
reconstrução da Sapucaí. Em seguida, começaram propriamente os
trabalhos, com a retirada dos entulhos para liberação do espaço.
Enquanto passava para o lado ímpar da arquibancada (que não foi
demolido), pude ver inúmeros funcionários trabalhando em toda a extensão
da pista, atualmente irreconhecível, e caminhões passando, a todo
momento, levando os destroços dos antigos camarotes. Do outro lado,
conversei melhor com o engenheiro, que me acompanhou durante toda a
visita, e ele garantiu que a obra da Passarela estará concluída até o
final desse ano. Consegui observar o quão grandiosa será essa reforma.
Em frente ao setor 5, as futuras arquibancadas já têm os pilares de
sustentação construídos. Em frente aos setores 3, 7 e 9, já estão em
processo de finalização de fundação.
Também fui informado pelo engenheiro que essas obras de ampliação do
Sambódromo estão dentrodo prazo - até adiantadas, como ele garantiu -, e
conforme for necessário, ele aumentará a quantidade de funcionários e
também colocará mais um turno de trabalho, já que hoje são dois. Os
setores ímpares também receberão uma reforma. Embora tenha visto vários
funcionários limpando e lavando as arquibancadas do setor 9 e o lado de
trás, voltado para o viaduto São Sebastião. ainda há uma preocupação com
banheiros, pintura, bares e aos acessos, que não estão à altura do
grande espetáculo que é visto na Avenida.
Pelo projeto as obras “continuarão” durante o carnaval, até porque, como
foi falado anteriormente, apenas a Avenida ficará pronta. Ainda está
previsto a construção de um moderno prédio atrás do Sambódromo, no lugar
da antiga fábrica, com previsão de entrega no final de 2015. Ou seja, o
carnaval vai acontecer, e há a possibilidade de colocação de tapumes
atrás do setor par das arquibancadas. Assim, as obras para adaptação
para a olimpíadas de 2016 continuarão. Como já mencionei, os entulhos
permanecerão até este período - a quantidade ainda é grande nos fundos
de onde serão erguidas as novas arquibancadas.
Como nem todas as perguntas que fiz ao engenheiro ele pode responder –
até porque não era de sua alçada - ao chegar ao trabalho, por e-mail,
enviamos outras perguntas para tentarmos obter melhores respostas com a
pessoa responsável pela obra. Confira:
As arquibancadas:
“O fornecedor dos pré-moldados já está contratado, mas as peças ainda não estão sendo fabricadas. As peças pré-moldadas (vigas e lages) dos módulos das arquibancadas serão fabricadas fora, mas os pilares e os módulos pequenos serão fundidos no local. Esta fase ainda não começou e a fabricação das peças só poderá ser iniciada após a conclusão do projeto estrutural”
Obras:
“Está nas fases de finalização de preparação do terreno para implantação da estrutura e execução de sondagem, mobilização da construtora contratada e elaboração dos projetos complementares, como: fundações: estrutural; instalações elétricas; instalações hidraulicas; combate a incêndio”.
Outras curiosidades:
- As lajes e as peças pré-moldadas dos módulos tem previsão de começarem a aparecer no final de setembro.
- Cada novo bloco terá arquibancada com capacidade para 2.880 pessoas e 48 camarotes com capacidade para 576 pessoas.
- As frisas, terão capacidade para 1194 pessoas cada.
- Duas escadas e dois elevadores atenderão ao público das arquibancadas, e uma escada e um elevador atenderão aos camarotes.
- Cada novo bloco intermediário terá camarotes com capacidade para 60 pessoas
- São 60 mil toneladas de entulho. Material suficiente para encher três mil caminhões. Tudo é reaproveitado. O ferro vai direto para uma siderúrgica e o concreto fica na obra. O material é tratado no local com uma máquina que é uma usina de reciclagem móvel. O concreto velho fica pronto pra ser utilizado novamente.
- Com esse reaproveitamento, o custo da obra pode ficar até 20% menor.
- Outro benefício é que desta forma, evita-se jogar material em lixões, evitando aumentar o estoque de lixo e consegue-se utilizar o material de obras em outras obras.
As arquibancadas:
“O fornecedor dos pré-moldados já está contratado, mas as peças ainda não estão sendo fabricadas. As peças pré-moldadas (vigas e lages) dos módulos das arquibancadas serão fabricadas fora, mas os pilares e os módulos pequenos serão fundidos no local. Esta fase ainda não começou e a fabricação das peças só poderá ser iniciada após a conclusão do projeto estrutural”
Obras:
“Está nas fases de finalização de preparação do terreno para implantação da estrutura e execução de sondagem, mobilização da construtora contratada e elaboração dos projetos complementares, como: fundações: estrutural; instalações elétricas; instalações hidraulicas; combate a incêndio”.
Outras curiosidades:
- As lajes e as peças pré-moldadas dos módulos tem previsão de começarem a aparecer no final de setembro.
- Cada novo bloco terá arquibancada com capacidade para 2.880 pessoas e 48 camarotes com capacidade para 576 pessoas.
- As frisas, terão capacidade para 1194 pessoas cada.
- Duas escadas e dois elevadores atenderão ao público das arquibancadas, e uma escada e um elevador atenderão aos camarotes.
- Cada novo bloco intermediário terá camarotes com capacidade para 60 pessoas
- São 60 mil toneladas de entulho. Material suficiente para encher três mil caminhões. Tudo é reaproveitado. O ferro vai direto para uma siderúrgica e o concreto fica na obra. O material é tratado no local com uma máquina que é uma usina de reciclagem móvel. O concreto velho fica pronto pra ser utilizado novamente.
- Com esse reaproveitamento, o custo da obra pode ficar até 20% menor.
- Outro benefício é que desta forma, evita-se jogar material em lixões, evitando aumentar o estoque de lixo e consegue-se utilizar o material de obras em outras obras.
Fonte: www.oterminal.com.br/carnavalesco
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