Morre Moysés Francisco, famoso ex-passista da Portela
Coronel dentista do Exército, sambista tentou ser presidente da escola na última eleição
Por Rafael Arantes
Rio - Será enterrado neste domingo, às 13h, no Cemitério de Irajá, na Zona Norte, o corpo do ex-passista da Portela Moysés Francisco. Ele tinha 73 anos e morreu neste sábado vítima de insuficiência respiratória. O sambista estava internado desde a última terça-feira no Hospital Central do Exército, em Benfica. Frequentador antigo da azul e branco, Moysés liderou a chapa de oposição na eleição de 2007, que acabou vencida por Nilo Figueiredo. Atualmente, integrava a chapa "Portela Verdade", de Serginho Procópio, Monarco e Falcon. Em caso de vitória na eleição de maio, iria compor o conselho deliberativo da agremiação.
Sucesso como passista showCoronel dentista do Exército, Moysés nasceu em Olinda, em Nilópolis, e fez sucesso com o grupo Os 12 de Ouro, que nos anos 70 fazia apresentações de samba no Brasil e no exterior. Junto a ele formavam a companhia Haroldo, Paulinho, Luciano, Sidnei, Jorge, Nívea, Cacilda, Nêga Pelé, Regina, Nilzete e Dalva. Além disso, atuou como compositor e ritmista.
Através de seus passos, ganhou bastante notoriedade no Carnaval e chegou a ser homenageado com uma citação no livo "Dança do Samba, exercício do prazer", escrito em 1996 pelo jornalista José Carlos Rego.
"O Carnaval perdeu uma grande personalidade e a nossa família também", lamentou Cristiane Francisco, 42 anos, filha do sambista.
Fonte: O Dia na Folia
Nenhum comentário:
Postar um comentário