No dia 20 de outubro, cerca de 50 japoneses se reuniram no centro de Tóquio para participarem de uma festa em homenagem a Portela e para comemorarem a escolha do samba-enredo da escola para 2015. O evento se chama Enkara – sigla que significa samba-enredo karaokê – e acontece todos os meses desde 2012.
No evento, foram cantados os sambas-enredo mais conhecidos da Portela, como Lendas e Mistérios da Amazônia, Gosto que me Enrosco, Hoje tem Marmelada, dentre outros, além do clássico Foi um Rio que Passou em Minha Vida, de Paulinho a viola.
A festa durou cinco horas e teve como participantes portelenses de várias escolas japonesas e do Grupo Portela Japão, cujo fundador, Marcello Sudoh, toca cuíca na Tabajara do Samba. “A Portela tem uma grande torcida no Japão. Já passaram por aqui Mestre Marçal, Mestre Nilo, e já convidamos a Nilce Fran. Muitos portelenses não puderam participar hoje da festa, mas acredito que aqui somos mais de 400 espalhados por diversas agremiações japonesas”, conta o cuiqueiro.
O Grupo Portela Japão busca o reconhecimento oficial da Portela como a primeira torcida organizada portelense fora do Brasil. “Sou membro da PortelaWEB e frequento a escola desde 1978. Depois que vim para o Japão, no início da década de 90, perdi o contato com muita gente, mas a popularização da internet me permitiu reecontrar a escola e refazer novas amizades”, comenta Marcello.
Para a festa, todos se vestiram a caráter como se estivessem num ensaio no Portelão. Os ritmistas imitam a batida da escola, conhecida por seu toque rufado de caixa e o surdo de terceira três por quatro, enquanto as passistas mostram intimidade com o samba no pé e os meneios. O clima é de descontração e até o bar entrou na onda, largando o saquê e vendendo caipirinha.
Ao final do evento, os portelenses japoneses cantaram o refrão do samba-enredo de 2015, de autoria de Noca da Portela e parceiros.
Confira um pouco dessa festa em:
http://youtu.be/dDahA5MnFb8
http://youtu.be/9HTdmN8KCIU
http://youtu.be/3tVJLL_hKMk
Fonte: www.gresportela.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário