“Alô, meu presidente”, “Valeu, beltrano” “Abraço fulano”… Se algum intérprete da Série A estava pensando em mandar um alô para alguém durante o desfile, é bom deixar essa ideia de lado. É que a Lierj, a liga que controla os desfiles do Grupo de Acesso, bateu o martelo e decidiu que terá punição, expressa em regulamento, pra esse tipo de conduta.
O cantor que, na hora da apresentação oficial na Sapucaí, perder a linha e deixar de cantar o samba-enredo para se concentrar nos ‘cacos’ – improvisos que os puxadores fazem entre os versos – vai ver a escola perder décimos importantes no quesito Harmonia, que foi ressignificado na Série A deste ano. Diretor de carnaval da Lierj, Thiago Monteiro deixa claro como será o novo funcionamento da análise do corpo de jurados.
– Objetivamos em regulamento a divisão do quesito. O quesito Harmonia era julgado no global, mas não tinha nada expresso especificamente sobre carro de som. Pra chegar à nota, você tem 50% do canto da comunidade e 50% de carro de som. O caco não é pra ser tirado, faz parte do samba-enredo. O que vai ser punido é o excesso, é o falar em excesso do cantor, mandando abraços pra Deus e o mundo, atrapalhando a escola. Tudo vai estar consignado no Manual do Julgador – explica Monteiro, que está no primeiro ano na direção de carnaval da liga.
De acordo com a nova obrigatoriedade de análise do jurado, todo o carro de som deve ser inspecionado, avaliando também a afinação do intérprete oficial, a afinação dos apoios, as cordas, o entrosamento do intérprete oficial com todos os componentes da equipe, cacos em excesso, falas em excesso. O canto da comunidade segue, evidentemente, fazendo parte do julgamento.
– Tenho reparado os carros som preocupados com isso – analisou Thiago, que se refere aos ensaios técnicos das escolas da Série A na Sapucaí. Das 14 agremiações do grupo, 10 (Estácio de Sá, Império Serrano, Porto da Pedra, Cubango, Império da Tijuca, Alegria, Curicica, Santa Cruz, Rocinha e Sossego) já treinaram no campo de jogo.
Fonte: www.sambarazzo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário