Translate

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Reeleito, Castanheira solicitará transmissão das campeãs e de todas escolas ao vivo na TV Globo

Por Guilherme Ayupp

Reeleito por unanimidade, Jorge Castanheira segue no comando da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) pelo quinto mandato. Pensando já nos desfiles de 2016, o dirigente sabe que a questão econômica pode pesar no espetáculo e para que isso não aconteça será preciso uma união de forças em busca de apoiadores. Em um balanço das atividades na Liesa, Castanheira apontou como prioridade a solução para os barracões das escolas da Série A e disse não ser vantajoso mudar o esquema de dias de desfiles na Marquês de Sapucaí. Ele nem cogitou tirar os desfiles mirins da terça de carnaval. O presidente revelou também que vai solicitar para a TV Globo, dona dos direitos dos desfiles do Grupo Especial, a transmissão do sábado das campeãs, e de todas apresentações ao vivo das 12 agremiações da elite do carnaval no domingo e segunda de folia.

- Temos contrato de mais quatro anos com a TV Globo e vamos pedir a possibilidade de fazer a transmissão do sábado das campeãs, já que muita gente reclamou e queria assistir o espetáculo. Também vamos solicitar a exibição ao vivo da primeira escola de domingo e segunda. Tudo isso está no nosso radar para pensarmos e conversamos com todas escolas e a TV Globo. É o nosso desejo e espero que a televisão, nossa parceira, consiga encaixar na sua grade de programação esse formato.

A questão financeira da folia é um dos fatores de alerta para o presidente da Liesa. - O carnaval não para e nós não paramos ainda. Fechamos a prestação de contas, foi um carnaval difícil, do ponto de vista econômico muito apertado, e o do ano que vem também está com a mesma característica. Temos que trabalhar de maneira mais austera, com maior rigor orçamentário, para as contas ficarem dentro do orçamento aprovado aqui em plenária. Estamos buscando parcerias. Temos renovação dos contratos comerciais da Liga e dentro disso vamos ter que formar uma força tarefa para buscar no mercado os parceiros, que possam contribuir para o engrandecimento do carnaval, como vem ocorrendo nos últimos anos. Diante do cenário econômico temos que avaliar cada um dos itens, cada propriedade da Avenida e também pensar na tabela de preço de ingressos do carnaval, que ainda não foi pensada. Vamos avaliar setor por setor, para fazer alguma coisa, sempre de pé no chão e com a devida responsabilidade de cuidar do maior espetáculo da terra - disse.

Confira outras partes da entrevista com Jorge Castanheira

Barracões da Série A

A maior preocupação está com os barracões das escolas da Série A. Isso é primordial e a parte mais urgente do carnaval do Rio de Janeiro. A Liesa ajuda com ideias, pedidos e apoio. Mas não tenho as ferramentas na mão para ajudar. Essa lacuna que existe hoje, vai impedir o maior crescimento do carnaval do Grupo de Acesso e dessa fórmula de quatro dias de espetáculo. É mais que urgente sentarmos com a Riotur e prefeitura para enxergamos a possibiliade de um novo espaço, porque essas escolas estão em locais improvisados. Para o próximo ano teremos que desocupar os barracões 1 e 7 da Cidade do Samba, porque a prefeitura solicitou para fazer a entrega de materiais e credenciamento de toda equipe de voluntários das Olimpíadas. É uma necessidade da prefeitura e a Viradouro pode estar em apuros. Depende do que a prefeitura determinar, porque ela é a dona do espaço. Nao sei o momento certo, mas a Viradouro terá que sair dali, devido a necessidade de trabalho da organização das Olimpíadas.

Primeira ação do novo mandato

Minha primeira ação é planejar o sorteio no dia 9 de junho. Esperamos fazer um belo sorteio, equilibrar as forças, para que o público seja beneficiado. Semana que vem já vamos preparar o evento. É o primeiro momento de grande importância. Os pares são praticamente os mesmos do ano passado. Temos que distribuir forças. São direcionados para dar esse equilíbrio. A nossa diretoria tem esse propósito de agradar todas escolas e a determinação de buscar o entendimento e interesse das agremiações. Todos os diretores sempre ajudaram ao longo desses anos todos. Agradeço também aqueles que não puderam continuar na diretoria do Conselho ou da Liga e agora é seguir com o mesmo objetivo de buscar soluções para que todas façam um belo espetáculo e o público continue prestigiando o carnaval.

Saída da Torre de TV do Sambódromo

É um anseio que levamos para prefeitura. Fizemos o pedido ao secretário Antonio Pedro (Riotur) e ao prefeito para termos a altura liberada nas alegorias. Ao longo do ano, o Sambódromo ficaria sem a torre. Podemos aumentar para 11,5 metros de altura, com uma montagem específica para os dias de desfiles, coerente e pertinente com o que o espetáculo precisa em termos de altura. Isso está em fase de estudo e dependemos do retorno e orientação da prefeitura, que é a dona do Sambódromo.

Ensaios técnicos no Sambódromo

O carnaval é mais cedo em 2016 (5 de feveiro é sexta de carnaval) e temos a preocupação em começar os ensaios no início de dezembro. O Elmo (diretor de carnaval da Liga) já está com um estudo para apresentar. Vamos pedir a compreensão das escolas para usarmos os ensaios em dezembro e janeiro.

Volta do quesito Conjunto

Não percebo vontade das escolas do quesito Conjunto voltar. O modelo funcionou corretamente, a pedido das escolas. Do ponto de vista do julgamento, manual do julgador, regulamento e a performance de cada jurado em 2015, vamos estudar a partir de agora e ver quem poderá continuar contribuindo com o carnaval do ano que vem.

Som do Sambódromo

A questão do som já conversei com a empresa e detectamos o problema. Não foi ela que teve o problema. Conversei com o dono e ele está pensando em novos equipamentos, mas ali foi problema específico do gerador de energia. Temos que ter tranquilidade e amadurecimento para saber da grandiosidade dos parceiros que estão do nosso lado nos ajudando.

Série B no Sambódromo

O prefeito fez um formato que permitiu o crescimento do carnaval, a melhor utilização da Passarela e o melhor aproveitamento do ponto de vista de todo o investimento de um ano inteiro para se realizar o carnaval. A sexta e sábado com a Série A, o domingo e segunda com o Grupo Especial, a terça com mirim, uma grande festa infantil, e o sábado com os desfiles das campeãs, formam o melhor modelo que já foi concebido. Você tem todos os dias a Passarela lotada e mexer nisso é andar para trás. Pela parte da Liga não é nenhuma vantagem para o município e suas escolas de samba.

Obras no Centro e transporte das alegorias

A passagem dos carros pela Avenida Rio Branco será um desafio. Teremos que ter um plano de contingência para chegarmos a solução e o caminho alternativo para passagem de ida e volta das alegorias do Sambódromo.

Pedido de saída do Anísio do Conselho Superior

Desde o ano passado não existe mais o Conselho Superior. Ele foi substituído pelo Conselho de Grande Beneméritos, que são pessoas que contribuíram ao longo dos anos para o carnaval e para a Liga. São cinco membros que formam esse conselho: Ailton Guimarães, Anísio Abraão David, Carlos Teixeira Martins, Luiz Pacheco Drummond e Jorge Castanheira. É um título concedido e ele pode ou não decidir participar das reuniões do conselho. Com o nosso pedido e posição favorável de todos, ele vai refletir essa ideia, porque já fez muito pelo carnaval e pela sua importância que teve e continuará tendo, em qualquer momento, para o carnaval do Rio de Janeiro. Vejo isso como atitude momentânea e ele poderá refletir para trilhar os caminhos conosco e dando os nortes que a Liga precisa ter.

Mudanças na diretoria da Liesa

Tivemos a mudança no Departamento Social, porque o Perlingeiro está com essa dificuldade do trânsito na Barra e ele percebendo a necessidade de prospecção em outro canal de televisão, está com envolvimento muito grande na parte profissional, mas continua nas mesmas atividades que já fazia. O Eric Otto, que é subcoordenador de venda de ingresso, vai ajudar no entrosamento e no encaminhamento da representatividade da Liga, em situações que não poderei estar presente e nem o Elmo. A volta do Wagner Araújo (diretor de carnaval da Imperatriz) vai nos ajudar na secretaria da Liga, inclusive, na Cidade do Samba com o Elmo, para o trabalho não ficar pesado para ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário