Translate

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Liesa divulga as justificativas do carnaval 2016

Redação Carnavalesco

A Liesa divulgou na tarde desta segunda o mapa das justificativas do Carnaval 2016. Confira abaixo clicando em cada quesito:

HARMONIA

1 - Miriam Orofino Gomes
2 - Jardel Maia Rodrigues
3 - Celia Souto
4 - Humberto Fajardo da Silva

FANTASIAS

1 - Paulo Paradela
2 - Helenice Gomes

3 - Regina Oliva
4 - Desirée Bastos

ALEGORIAS E ADEREÇOS

1 - Rebeca Kaiser
2 - Walber Ângelo de Freitas
3 - Madson Oliveira
4 - João Niemeyer

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

1 - Monica Barbosa
2 - Beatriz Badejo
3 - Paulo Rodrigues
4 - Aurea Hämmerli

COMISSÃO DE FRENTE

1 - Raphael David
2 - Paulo César Morato
3 - Marcus Nery Magalhães
4 - João Wlamir

SAMBA-ENREDO

1 - Mauro Costa Júnior
2 - Alfredo Del Penho
3 - Eri Galvão
4 - Clayton Fábio Oliveira

BATERIA

1 - Fabiano Rocha (AUSENTE)
2 - Ary Jayme Cohen
3 - Sérgio Naidim
4 - Cláudio Luís Matheus

ENREDO

1 - Artur Nunes Gomes
2 - Pérsio Gomide
3 - Jhonny Soares
4 - Marcelo Figueira

EVOLUÇÃO

1 - Paola Novaes
2 - Marisa Maline
3 - Edileuza Batista
4 - Sallete Lisboa

Fonte: www.carnavalesco.com.br

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Curiosidades do mundo do samba

Paulo da Portela e Xangô da Mangueira.
Xangô da Mangueira iniciou-se no samba na escola de samba União de Rocha Miranda, transferindo-se posteriormente para a Portela, onde foi discípulo do célebre Paulo da Portela. Após a saída de Paulo da escola, no início da década de 1940, Xangô seguiu Paulo por um tempo na Lira do Amor, porém, como também admirava a Mangueira, pediu permissão a seu mestre, sendo por ele indicado a diretoria mangueirense, onde Paulo da Portela também possuía grandes amigos. Na Mangueira, Xangô permaneceu pelo resto da vida. 



Fonte: Wikipédia Enviada por: Zezé Fonseca.

Inovando sempre!!


2014 - Sempre inovadora, Portela surpreeende trazendo para o carnaval um drone, um veículo aéreo tripulado remotamente com o formato da águia, símbolo da escola, sobrevoando todo o sambódromo. 

Esta e outras curiosidades e inovações da Majestade do samba você encontra no site da Torcida Portelamor -  Portela  -  Curiosidades.
.::: CURIOSIDADES PORTELENSES ::: www.portelamor.com :::.

Carnaval dos 400 pontos!

Em 1953, quando o Sr. Armando Santos era presidente da escola, teve muita dificuldade para apresentar o carnaval. Somente no dia do desfile conseguiu baterias que gerassem energia para a iluminação dos painéis que ilustrariam o enredo As seis datas magnas. Naquele ano, introduziu os tripés no desfile das escolas de samba. Foi um desfile magnífico e a Portela obteve nota máxima em todos os quesitos. Como resultado do desfile de 1952 havia ...sido anulado, por impugnação da Império Serrano, ficou decidido que o vencedor do carnaval de 1953 seria automaticamente o campeão do ano anterior. Por isso, os portelenses festejam a vitória daquele ano como o carnaval dos 400 pontos, multiplicando por dois o total de 200 pontos obtidos na apuração.

Fonte.: Livro - A Velha Guarda da Portela
  João Baptista M. Vargens & Carlos Monte


Curiosidades Portelenses ::: Torcida Portelamor
www.portelamor.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Roda Suburbanista - Homenagem a Torcida Portelamor



A torcida Portelamor agradece toda a atenção e carinho dispensados por Dorina, Bossa do samba e Eliane Faria na ocasião da Roda Suburbanista - Lona Cultural de Vista Alegre no dia 21 de fevereiro. Um forte abraço e tudo de bom.

Foto: Eliane Faria, Roseli Aparecida Ferreira e Dorina


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Marcos Falcon critica Wantuir e defende sua demissão: 'Teve todas as chances para se redimir'

Por Guilherme Ayupp

O vice-presidente da Portela, Marcos Falcon, decidiu romper o silêncio e defender a decisão da escola de demitir o intérprete Wantuir. Alguns portelenses têm manifestado descontentamento com a saída do cantor e Falcon divilgou com exclusividade ao site CARNAVALESCO o seu posicionamento sobre os motivos que causaram a saída de Wantuir. Confira a carta de Marcos Falcon:

"Tenho acompanhado atentamente postagens referentes a saída do intérprete Wantuir de Oliveira da Portela.
Muito me entristece quando leio comentários feitos por pessoas que não têm o menor conhecimento sobre a realidade vivida no seio da família Portelense. Comentários sem o menor cuidado desprovidos de qualquer responsabilidade, quando se referem a um episódio que é considerado natural.

A administração tem o poder de decidir pela permanência (renovação) ou não de quem quer que esteja em seu quadro de funcionários, principalmente, quando não se chega em um consenso. Estou muito triste, ao ver que até agora o intérprete Wantuir, com passagem em várias escolas, não se pronunciou para defender a verdade.

Aqui, na Portela, ele foi respeitado como ser humano e profissional, teve todas as oportunidades possíveis para se manter, todo o respaldo da direção da Portela, mesmo quando ele se posicionava contrário aos sambas vencedores nas disputas e premiados pela imprensa, ainda assim ele permaneceu como intérprete, mesmo fazendo toda a parceria vencedora de 2016 chorar desesperada após a apresentação dos sambas finalistas para o Carnaval 2016, antes da final. A ele foi dada a oportunidade de se redimir. Isso ele esquece. Como vários outros episódios que foram contemporizados pela direção da escola. Lamentável tudo isso, considero uma grande ingratidão. Ainda assim desejo uma boa sorte ao cantor."

Marcos Falcon

Tia Surica: 'Ego exacerbado'

Uma das figuras mais queridas e respeitadas do mundo do samba e membro da Velha Guarda da Portela, Tia Surica também falou ao CARNAVALESCO sobre a postura do ex-cantor da Portela, Wantuir de Oliveira. - Os baluartes estão decepcionados. Ele está gostando disso, não se pronunciou em momento algum para defender a verdade. É puro ego exacerbado. Não estou Portela, eu sou Portela! - resumiu,



Portela Esportiva: equipe de karate conquista medalhas em competição nacional

Por GRES Portela

Seis dos 15 atletas que integram a equipe Kyudankai/Portela participaram, no último fim de semana, em Pouso Alegre, Minas Gerais, da 14ª Copa Brasil e Karate, uma das mais importantes competições nacionais, na qual cada atleta tem que participar de oito lutas até chegar a disputa por uma medalha. O campeonato também teve a participação de atletas internacionais, como a delegação do Chile.

Três lutadores que fazem parte do projeto Portela Esportiva medalharam na competição: Edneu Medeiros, no kata veteranos, e Patrícia Dutra, no kumite, ambos conquistaram a prata. Max Cassiano retornou ao Rio de Janeiro com a medalha de ouro, na categoria kumite acima de 60 kg.

Além dos atletas de karate, a escola apoia ainda um lutador de MMA, um de jiu-jitsu e um de luta olímpica. O projeto Portela Esportiva é uma iniciativa de Marcos Falcon, vice-presidente portelense.


Liesa divulga esta semana os mapas com as justificativas dos julgadores do Carnaval 2016

Por Juninho Tititi

Está previsto para esta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, a divulgação dos mapas com as justificativas dos julgadores do Grupo Especial do Carnaval 2016.

Além da divulgação através do site LiesaNet, a entidade entregará, cópias dos mapas das notas aos presidentes das 12 escolas participantes.

A iniciativa da divulgação é uma decisão conjunta da Liga Independente e da Prefeitura do Rio, objetivando que o público tome conhecimento das justificativas das notas diferentes de 10, mostrando os motivos que levaram os julgadores a aplicar penalidades previstas no Manual do Julgador – Carnaval 2016.

As planilhas seguirão a mesma ordem dos mapas oficiais, ou seja: 1 – Notas das escolas de domingo; 2 – Justificativas das Escolas de domingo; 3 – Justificativas finais das escolas de domingo; 4 – Notas das Escolas de segunda-feira; 5 – Justificativas das escolas de segunda-feira; 6 – Justificativas finais das escolas de segunda-feira.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Saiu! Portela anuncia dispensa do cantor Wantuir

Por Redação

Wantuir Oliveira não é mais cantor oficial da Portela. A decisão partiu da diretoria da Águia, que optou por dispensar o intérprete na tarde desta segunda-feira, 22. Agora, Gilsinho passa a ser a única voz oficial da azul e branco para o Carnaval 2017.


Wantuir permaneceu na Portela por três temporadas. Em 2014, foi solo no comando do carro de som da maior campeã da festa. No ano seguinte, compartilhou o microfone número um com Wander Pires, numa parceria de muita cumplicidade quando os dois se apelidaram de dupla Wan-Wan. Neste ano, foi a vez do cantor dividir espaço com Gilsinho, que voltou à escola após duas temporadas na Vila Isabel.

Na Portela, Wantuir alcançou dois terceiros lugares e um quinto, sempre voltando no Sábado das Campeãs. Antes da boa passagem pela azul e branco, o puxador de 58 anos já esteve nos quadros de Inocentes de Belford Roxo, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Império Serrano, Tradição, Porto da Pedra e Cubango.

Na semana passada, a Portela já havia anunciado a dispensa do diretor de carnaval Luiz Carlos Bruno.

Wantuir Oliveira não é mais intérprete da Portela – Foto: Sambarazzo
 
Fonte: www.sambarazzo.com.br

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Leia a transcrição do áudio revelada pelo jornal Extra:



O jornal EXTRA teve acesso e divulgou na edição deste sábado, trechos do áudio do jurado Fabiano Rocha, que julgaria Bateria no Grupo Especial em 2016. Segundo o jornal Extra, no áudio Fabiano revela a uma mulher ainda não identificada, como agiria para retirar décimos e prejudicar a pontuação do Salgueiro, Beija-Flor e Unidos da Tijuca. A fraude foi denunciada por Laíla, diretor de carnaval da Beija-Flor, dias após a apuração das notas.
A equipe do Extra procurou Fabiano e Laíla, mas os mesmos se negaram a dar entrevista afirmando que não poderiam se pronunciar, pois vão depor na segunda-feira na Delegacia que investiga o caso. 
Leia a transcrição do áudio revelada pelo jornal Extra:
“Em off, até por uma questão política e inteligente de me manter, é natural que as escolas que eu tirei ponto ano passado, eu dê uma moralzinha a mais, algumas de repente até com 10. E escolas que eu dei 10 ano passado... É um rodizio natural, possivelmente eu vou beliscar alguma coisinha esse ano. A não ser que venha muito foda, é muito possível que eu vá tirar da Beija-Flor, que eu vá tirar do Salgueiro, que vá tirar da Tijuca. É muito possível. É uma questão de política, de inteligência. Já sabendo que o esquema é assim, tem que ser inteligente. Eu não posso perder a boquinha, perder o network, por ideologia. Ideologia não paga conta, não”.
“O Salgueiro vai se f... Que que acontece? Tem muito crente na parada, e crente sabe que é um bicho radical, arbitrário, e o enredo não está favorecendo. Eles vão tomar pau numa porrada de coisa. Aquele negócio da Viviane Araújo... legal, bonito, bacana, mas a ‘crentaiada’ não desce na cabeça deles. Crente é uma raça que vai na igreja e quebra a imagem da Nossa Senhora e acha que está certo. Você acha que vai convencer crente do contrário?”
“Se eu quiser tirar um ‘decimozinho’, dois, dá para tirar. Perfeito não fica, cara. Se fosse assim, os discos de escola de samba, os CDs, seriam gravados com 200, 300 ritmistas. Como que são gravados? É um repique, um surdo, um surdo de segunda, de terceira, uma caixa de som. É assim que grava. Ali no meio da muvucada toda, tem sempre um tamborim que sobra, um chocalho que sobra, uma caixa desencontrada. É que a gente vê pelo todo. Lembra ano passado, que eu não ia dar 10 para o Salgueiro e acabei dando? Teve umas sobrinhas, teve um leve desencontro. Mas falei: ‘tudo bem, passou’. Ele chega com 10, mas nas primeiras passadas o 10 já vai indo embora. A gente dá 10 às vezes porque... não tem perfeito, o 10 é o que vai para o menos imperfeito, não tem muito o que inventar. Todas têm deficiência, um probleminha aqui, ali, todas tem.”


Hoje é o nosso dia

São cinco anos prestigiando, apoiando e divulgando a Majestade do Samba. Parabéns Portelamor!!

Equipe Portelamor

Sete Perguntas para o Poseidon da Portela

Por Hélio Ricardo Rainho

Este ano a Águia da Portela teve o que se pode chamar de um concorrente à altura. Para ilustrar o poema Odisséia, da Ilíada de Homero, o abre-alas apostou numa teatralização com a figura do deus grego Poseidon. O personagem foi encarnado pelo jovem empresário Cláudio Matos, 23 anos, adepto de esportes radicais e sócio da empresa 360 Sports, especializada em promover a prática de slackline, jet ski, wakeboard, asa delta, parapente...e flyboard. Este último foi utilizado para o efeito flutuante do Poseidon portelense sobre as águas, que encantou a avenida. Claudio revela para o SRZD como foi a experiência de atravessar a Sapucaí ovacionado pela multidão.

 1 - Foi a primeira vez que você desfila numa escola de samba compondo um personagem numa teatralização do enredo?

"Foi a primeira vez que eu desfilei por uma escola de samba na vida. Achei muito interessante defender uma prática desportiva em um desfile de escola de samba"

2 - Você pratica esportes radicais e tem afinidade com o flyboard. Qual a diferença entre praticá-lo na avenida e num ambiente natural?

"Eu pratico diversos esportes radicais e um deles é o Flyboard. A diferença de praticá-lo na avenida é que eu fico muito limitado pelo tamanho da piscina e pelo fato do carro estar em movimento. Já no ambiente natural eu estou livre para executar minhas manobras sem ter que me preocupar com espaço, profundidade, fantasia, carro em movimento, pontos de jurados, entre outros fatores"

3 - Como surgiu o convite para viver o deus Poseidon que abriu o desfile da Portela na avenida?

"O convite surgiu através do Paulo Barros, que teve essa ideia brilhante. Ele chegou em minha empresa de esportes radicais, a 360sports, e nos fez esse convite para participar dessa ideia. Aceitei o desafio!"

4 - Havia algum risco ou perigo de acidente na apresentação da comissão de frente com um Poseidon suspenso no ar em grande altura?

"Havia bastante risco, sim. Mas nós treinamos muitos meses para que nada desse errado"

5 - Que tipo de direção artística você teve para interpretar o personagem mitológico?

"Houve um trabalho conjunto. Tive uma preparação artística da galera responsável pela coreografia e também do próprio Paulo Barros"

6 - Abrir o desfile de uma grande escola sob aclamação e gritos de "é campeã" mexe muito com a adrenalina de um atleta?

"Com certeza mexe muito, ver aquele mar de gente gritando e aplaudindo... minha adrenalina foi a mil"

7 - Poseidon foi soberano na avenida em 2016. A plateia pode aguardar um novo personagem seu para 2017?

"Opa! Se depender de mim, certamente sim!"


 

Diretor de carnaval Luiz Carlos Bruno deixa a Portela

Redação Carnavalesco

Após três anos prestando serviço à Portela, o diretor de carnaval Luiz Carlos Bruno está deixando a escola. Em reunião com o vice-presidente e supervisor de carnaval Marcos Falcon, não houve acordo financeiro e Bruno optou por se desligar da agremiação. Falcon lamenta a saída do diretor e reconhece a importância da participação dele nos três últimos desfiles da azul e branco.

- Gostaria que ele ficasse, mas compreendo os motivos dele. O Bruno entrou na Portela com a função de ajudar na reestruturação da escola e fez isso com muita competência. Participou dos três últimos desfiles e fez parte da equipe que se dedicou para colocar a agremiação de volta entre as campeãs nos três últimos carnavais. É um profissional de ponta e que encontrará sempre as portas abertas na escola. Ele não disse, mas creio que esteja querendo respirar novos ares – afirma o dirigente.

Luiz Carlos Bruno também faz um balanço positivo de sua passagem pela escola de Madureira.

- Foi muito bom trabalhar na escola, que é uma potência, e tem uma diretoria que não mede esforços para colocar um desfile competitivo na Avenida. Muito se deve à determinação e ao comprometimento do Falcon. Voltar a trabalhar com o Paulo (Barros, carnavalesco) também foi muito bom e serviu pra acabar com os boatos de que tínhamos problemas de relacionamento. Não fechei com nenhuma escola, mas é certo que quero continuar no carnaval. Acho que cumpri bem meu papel e, o melhor, fiz novos e grandes amigos na Portela.

Paulo Barros também é só elogios ao amigo: - Foi muito bom reeditar a parceria que tive com Bruno em tantos carnavais. Nós dois curtimos muito este reencontro. Ele domina como ninguém a engrenagem que faz uma escola se movimentar com perfeição no desfile. O Bruno é um profissional que tem vaga em qualquer escola.

A Portela não contratará substituto para o posto ocupado por Bruno. De acordo com Marcos Falcon, a escola conta com profissionais capacitados e uma comissão ficará responsável pela direção de carnaval.