Por Renato Buarque
Em reunião plenária realizada na LIESA na quarta-feira, 24 de maio, foram definidas as regras para o sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial para o carnaval de 2018, que ainda não tem data definida.
Como não houve rebaixamento, o grupo contará com uma agremiação a mais em relação ao último desfile (total de 13). Devido à quantidade ímpar, ficou decidido que sete escolas desfilarão no domingo de carnaval e as demais seis se apresentarão na segunda-feira.
Algumas posições já estão pré-definidas. Campeã da Série A em 2017, o Império Serrano abrirá os desfiles de domingo, que será encerrado pela Paraíso do Tuiuti, última colocada. Os desfiles de segunda-feira serão abertos pela Unidos da Tijuca, penúltima colocada.
As demais dez agremiações farão parte de um sorteio dividido em duas partes, obedecendo às mesmas regras dos anos anteriores. Na primeira, os presidentes subirão ao palco para definir o dia em que cada agremiação desfilará. Com bolinhas numeradas de 1 a 10, através de pares pré-definidos na reunião plenária, o presidente que tirar a de maior número dentre cada uma dessas duplas terá o direito de escolher o dia em que sua escola desfilará. Os pares serão os seguintes:
Mocidade e PORTELA
Mangueira e Salgueiro
Beija-Flor e Grande Rio
Imperatriz e União da Ilha
São Clemente e Vila Isabel
A segunda parte do sorteio define a ordem em que as agremiações se apresentarão, dentro do dia definido anteriormente. Primeiramente, os presidentes das escolas sorteadas para o domingo tiram bolinhas numeradas de 2 a 6, que corresponderão exatamente às suas posições de desfile. O mesmo ocorre em seguida com as escolas de segunda-feira.
Lembrando que, após o sorteio, todas as treze escolas tem geralmente dez minutos para fazer trocas entre si dentro do seu dia de desfile, caso entrem em um acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário