Translate

sábado, 30 de janeiro de 2016

Falcon anuncia que não será candidato na próxima eleição da Portela em maio deste ano

A Portela deve ter sua primeira baixa logo depois da folia. O vice-presidente e superintendente de carnaval da Azul e branco, Marcos Falcon, afirmou que não vai se candidatar à reeleição e nem apoiará candidatos à sucessão. A eleição na escola está marcada para maio.

Segundo Falcon, o motivo do afastamento da direção portelense é para se dedicar a compromissos pessoais e à sua família. O dirigente nega que o afastamento seja para se dedicar à carreira política. Ele admitiu que foi convidado por partidos. No entanto, até agora, não aceitou nenhuma proposta.

— Não vou concorrer na próxima eleição. Nem apoiar nem indicar ninguém para o meu lugar. Não me aborreci com ninguém na Portela, só quero dedicar mais tempo para minha vida pessoal, dar prioridade a outras coisas — disse Falcon.

A decisão dele já foi comunicada para alguns integrantes da Azul e branco. A notícia caiu como uma bomba na escola, tanto que alguns setores já se mobilizam para fazer a campanha “Fica Falcon”.

Mesmo sabendo do movimento, o dirigente disse que não vai voltar atrás de sua decisão. Falcon contou que só repensaria se percebesse que antigos mandatários estão tentando retomar o controle da escola, como o ex-presidente Nilo Figueiredo.

— Se eu perceber que a Portela vai voltar para as mãos daqueles que a desmoralizaram, a exploraram, eu voltaria atrás. Mas eu vou deixar aqui uma equipe jovem, que ama a Portela. Sei que isso não vai acontecer — acredita Falcon.

Apesar da posição de vice-presidente (o presidente é o compositor Serginho Procópio), é Falcon quem coordena toda a estrutura do carnaval portelense. Foi dele, por exemplo, a ideia de levar o carnavalesco Paulo Barros para a Azul e branco, e, também, lançar um programa de sócio-torcedor na escola.

 Foto: Luis Alvarenga

Fonte: Jornal Extra

Pagamento de arquibancadas populares será neste Sábado, no estande Bradesco/Liesa

Por Juninho Tititi

Será neste Sábado, 30 de janeiro, de 9 às 15 horas, o pagamento dos ingressos de arquibancadas populares (Setores 12 e 13) para os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial reservados, pelo telefone, no último dia 27. O atendimento aos compradores será no Estande Bradesco/Liesa, montado atrás do Setor 11 da Passarela do Samba, com acesso pela Rua Salvador de Sá.

O pagamento será em dinheiro e a retirada dos ingressos, imediata. Para quem reservou meia-entrada a retirada do ingresso só poderá ser feita pelo próprio comprador, mediante comprovação dos respectivos documentos. O preço do ingresso foi mantido em R$ 10,00 e a meia-entrada a R$ 5,00.

Outras Informações:
Central de Atendimento e Vendas
Rua da Alfândega, 25 – lojas B e C, Centro do Rio
Tel: (21) 2233-8151



TV Brasil confirma transmissão do Desfile das Campeãs

Por Fábio Silva

Foi confirmado na manhã desta sexta-feira, (29), pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que o Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de 2016 será transmitido TV Brasil.

Sem transmissão desde 2015, o Desfile das Campeãs reúne as seis melhores colocadas do Grupo Especial.

Detentora dos direitos de transmissão, a TV Globo cedeu gentilmente a EBC o direito de mostrar ao vivo na íntegra os desfiles, que acontece no dia 13 de fevereiro, fazendo valer uma cláusula do contrato da Liesa com a TV, que exige que o desfile seja transmitido por alguma emissora.

Na próxima semana, através de um comunicado oficial de Brasília será divulgada a equipe de narradores e comentaristas que estarão na Sapucaí fazendo a cobertura da festa.


Rio Samba e Carnaval lança livro sobre os 30 anos do sambodromo

Por Juninho Tititi

Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, a partir das 19h30, no espaço Cultural Furnas, vai acontecer o lançamento do livro “Palco dos sonhos: 30 anos do Sambódromo”. O evento só para convidados irá reunir a nata do samba na apresentação do livro que é a mais nova contribuição da Revista Rio Samba e Carnaval para a memória das escolas de samba do Rio de Janeiro.

O projeto idealizado por Maurício Mattos com textos do professor Felipe Ferreira, pesquisa iconográfica de Fernando Araújo e programação visual de Fábio Corazza, conta a história da Passarela do Samba desde os primeiros sonhadores que imaginaram uma pista especialmente criada para os desfiles carnavalescos até as últimas escolas campeãs. A obra destaca os principais personagens que contribuíram para fazer do espaço criado por Niemeyer, o grande templo da arte do samba.

As mais de 250 fotos que compõem a obra, muitas delas inéditas, foram garimpadas em diferentes fontes, com destaque para o arquivo fotográfico da revista Rio Samba e Carnaval. O livro é um instrumento indispensável para quem pesquisa, participa ou simplesmente admira a maior festa popular do mundo: o carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Palco dos sonhos: 30 anos do Sambódromo”.
DATA: 29 de Janeiro, Sexta-feira.
HORA: 19h30min

Apresentação: Milton Cunha
Roda de samba com Dudu nobre

LOCAL: Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ


sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Carnaval de busão: Rio Ônibus lança mapa interativo com as linhas que deixam os foliões mais perto dos blocos

By Elisa Fernandes

O Rio Ônibus lança nesta quinta-feira, 28 de janeiro, um serviço completo de informação para quem quer curtir os blocos do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. Uma lista de 55 blocos selecionados entre este sábado, dia 30, e a Quarta-Feira de Cinzas está no mapa Carnaval de Busão (www.rioonibusinforma.com/carnaval), onde qualquer folião poderá consultar as linhas mais próximas e chegar ao destino preferido, fazendo seu próprio roteiro.
Os blocos – que desfilam no Centro, Zona Sul e Zona Norte – podem ser selecionados por dia e também a partir dos ícones no mapa. Quem quiser conferir o ponto de ônibus mais próximo de onde está e o itinerário completo das opções de linhas, é só seguir o link para o serviço Vá de Ônibus no próprio mapa e digitar o número da linha no campo “Itinerário”. Para quem tem o aplicativo do Google Maps instalado no celular, a navegação fica ainda mais completa, com dados de georreferenciamento e trânsito em tempo real.
O Carnaval de Busão é bilíngue Português-Inglês, servindo de guia tanto para cariocas e turistas do Brasil quanto para estrangeiros. É compatível com computador e todos os modelos de smartphone. O mapa também pode ser acessado pelo Facebook do Rio Ônibus (facebook.com/rioonibus).

Tem Diplomata no Samba!

Por Hélio Ricardo Rainho

De um lado, um embaixador do Reino Unido no Brasil. De outro, um embaixador do samba. A Portela foi palco do encontro entre Alex Ellis, diplomata inglês, e Valci Pelé, o chamado "príncipe dos malandros", coordenador de passistas da Majestade do Samba. O motivo: uma aula de samba no pé.

Alexander Ellis é o Embaixador Designado do Reino Unido no Brasil desde julho de 2013, quando chegou ao país para representar Sua Majestade, a Rainha, e o governo britânico no país. Mas só agora teve uma proximidade maior com a dança do samba. Fazendo parte de um comitê de diplomatas presentes na cidade para desfilar em uma ala da Estácio de Sá que homenageia o padroeiro da Inglaterra, São Jorge, o embaixador aceitou o convite para visitar a Portela e ter aulas de samba com Valci.

"Fiz um trabalho específico com valência física, para saber o ponto inicial da dança do samba. Realizei alguns exercícios como Bicicleta em dois tempos, Duo Lateral e Quadro Lateral. O Embaixador foi de uma receptividade muito grande, e demonstrou que é aplicado aos ensinamentos", avaliou o animado professor, que não parece ter poupado o embaixador dos esforços requeridos de seus demais alunos.

O petit comitê portelense teve ainda a presença do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, Alex Marcelino e Danielle Nascimento. Ao final, o embaixador Alex fez uma pequena apresentação, e, na avaliação do mestre Valci, "transmitiu toda sua alegria através da dança do samba".

Animado, o diplomata afirmou: "Foi um grande prazer ter a minha primeira aula de samba da vida com o renomado Valci. Tenho certeza que estarei preparado para honrar a oportunidade de desfilar na Estácio, escola que este ano faz uma bela homenagem ao padroeiro da Inglaterra. Que São Jorge inspire a mim e a todos os ingleses a fazer bonito na avenida!". E concluiu afirmando que Valci Pelé seria "o Roger Federer do samba", comparando o professor ao famoso tenista. Ace!!!

Da Inglaterra para Madureira, até chegar no Estácio, uma verdade prevalece: o samba virou literalmente "coisa pra inglês ver"! No melhor sentido da expressão!


Iniciativa de sambista promove inclusão social de crianças com deficiência

Por Luana Freitas

Ele é diretor de bateria da Vila Isabel e da Herdeiros da Vila, coordena o bloco Cordão do Boitatá, e ainda faz muito mais: ministra aulas de música para crianças com deficiências no Rio de Janeiro.

Ele é Carlos Henrique Vicente, carinhosamente apelidado de Mangueirinha, e que fala com um orgulho imenso e muita emoção sobre a inciativa idealizada há 6 anos.

Mangueirinha conversou com o SRZD-Carnaval e explicou detalhes do projeto, em parceria com o Instituto Tim, que começou em 2010 com o nome de "Tim Música nas escolas", que contava com orquestra e bateria. A partir daí, passou a notar, no fim dos desfiles na Marquês de Sapucaí, que as pessoas com deficiência que assistiam à passagem das escolas nos últimos setores, vibravam com a presença dos ritmistas. "Quando a bateria passava era um alvoroço, eles gostavam muito daquilo. Aí um dia pensei: quero um desafio a mais."

Ele, então, lembrou do Instituto Benjamin Constant, especializado na educação de crianças cegas, e pensou em ajudar pessoas com outra deficiência: a surdez. "Fiz um projeto e meu coordenador levou para a Tim, que gostou da proposta. Lembrei que em Vila Isabel tinha uma escola de surdos, mas não confiaram muito. Me indicaram outra no Grajaú, onde as portas foram abertas, e comecei a dar aulas. A escola acabou fechando depois de um tempo, e meus alunos passaram para o Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos), em Laranjeiras, e fui para lá, onde fiquei um ano. Depois, meu coordendador foi para o Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca, passamos o projeto para lá, onde está até hoje", contou.

Há três anos, Mangueirinha passou a receber crianças e adultos com outros tipos de defiência. Inicialmente, a ideia era restringir a faixa etária do projeto até 21 anos, mas pessoas de mais idade procuraram por ele, interessadas nas aulas, e ele não negou ajuda. "Chegam cegos, autistas, pessoas com retardo mental, e mais velhas. E eu não posso fechar as portas. Estou lá de braços abertos recebendo todos eles".

Segundo Mangueirinha, seu maior desafio foi entender o "tempo" das crianças e aprender a ensiná-las da melhor forma. "Eu tive que aprender libras, por exemplo. No início foi bem complicado, porque eles demoraram a ter confiança em mim. Mas depois tudo caminhou bem."

Sensibilizado, Carlos Henrique disse que aprende muito mais do que ensina, diante das crianças, para lá de especiais. "A troca é imensa, principalmente para mim. É uma experiência que não tenho como descrever".

As aulas acontecem uma vez por semana, todos os sábados, de 10h às 12h30. Durante o ano, o grupo faz apresentações, e a principal delas vai acontecer neste sábado, na Praça Xavier de Brito, na Tijuca. Será um mini bloco carnavalesco, onde participarão crianças de cerca de 5 anos, todas fantasiadas.

Mangueirinha fez questão de deixar seu agradecimento ao Instituto Tim, que cede lanches e uniformes para as crianças, pela confiança e apoio ao projeto.
Clicar aqui para ver mais fotos e assistir o vídeo. 


Fonte: www.sidneyrezende.com/carnaval

D’Samba reinaugura loja com nova coleção para os apaixonados por samba e carnaval

Por Philipe Rabelo

A noite de quinta-feira foi de comemoração para a D’Samba. Primeiro com a reinauguração da loja no Shopping Nova América, em Del Castilho, menos de um ano após incêndio que atingiu o shopping, em fevereiro do ano passado. A grife também celebrou o anúncio da parceria com o CARNAVALESCO. Agora, o mercado será ampliado com os produtos sendo vendidos também no site referência na cobertura jornalística do carnaval. - Essa parceria vai ser sucesso. A proposta da loja é valorizar a cultura do samba, já a do site é divulgar essa cultura. Já era para estarmos juntos – brincou Igor.

* CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS PRODUTOS DA D´SAMBA

Para o editor executivo do site CARNAVALESCO, o jornalista Alberto João, a ampliação da parceria com a D´Samba é uma celebração do bom gosto e do amor ao samba. - Estamos radiantes em termos uma parceria ainda maior com a D´Samba. Uma grife desejada por todos os sambistas e apaixonados pelo carnaval. Nossa equipe veste D´Samba cheia de orgulho. Esperamos conquistarmos muitas coisas boas nessa caminhada juntos - disse.

A D´Samba é especializada em roupas e acessórios personalizados com temas de samba e carnaval. A rede tem por cultura valorizar a brasilidade do ritmo, desse modo só utiliza textos em português para estampar suas peças e todo o material dos produtos são 100% brasileiros. O dono da rede, Igor Leal teve a ideia de criar a D’samba no projeto final da faculdade de Design Gráfico.

– Optei por fazer um trabalho de conclusão que valorizasse a cultura local. Nessa reinauguração estou aplicando um novo conceito para a rede ‘Samba + Moda’. Essa é a minha proposta a partir de agora. Quando eu comecei era ‘Essa moda dá samba’, depois fomos para ‘A moda do sambista’ e hoje temos um estilo novo. O chão de cimento na loja é para lembrar os terreiros, as paredes são de madeira, parte escura, parte branca para arremeter aos casarões antigos. Os lustres são cuícas – explicou.

Para o verão de 2016, a grife reforçou o time com a estilista Emília Henriques, que ajudou a criar a coleção Favela, que se inspira no berço de grandes sambistas. – A coleção da D’Samba é como um desfile. Tem carro abre-alas, casal de mestre-sala e porta-bandeira, alas e alegorias. No final de tudo contou-se uma história – revelou Emília.

A estilista apontou a peça que vestiu na inauguração como uma de suas favoritas. – Gosto muito da regata alongada ‘quem se atreve a me dizer’ (R$ 79), inspirada na música cantada pelo grupo Los Hermanos. Para o carnaval fizemos a minicoleção homenageando as escolas. São camisas com os nomes das agremiações, os anos em que compuseram seus hinos ou tiveram sambas de grande sucesso e, quando há, colocamos o nome da bateria (regatas R$ 69,90 e camisas de manda R$ 79,90) – contou.

Glaucia Alves é cliente da D’samba há pelo menos três anos. Fã da marca, ela contou ao CARNAVALESCOque conheceu a rede a partir da roda de samba da Tia Doca, tradicional de Madureira, na qual as pessoas se vestem com roupas que valorizam a cultura negra e o samba. – O diferencial da D’samba é exatamente usar trechos de samba nas suas roupas. Comecei comprando no Norte Shopping, depois que inaugurou no Nova América, comprava sempre aqui, porque era caminho do meu trabalho. Com o incêndio, tive que voltar ao Norte Shopping – disse.

Na reinauguração, ela comprou a regata nadador ‘quer me fazer feliz?’ (R$ 65), música cantada por Maria Rita em homenagem ao samba. Glaucia contou que veio à inauguração, porque além de ser fiel à marcar, é fã do Renato da Rocinha e da roda de samba, apresentada na noite de reabertura da D´Samba no Nova America. – A loja é show, acho que chamar ele para inauguração foi uma grande ideia, ele faz parte da nova geração de sambistas – opinou.

Após o final da festa, quando o shopping estava próximo de fechar, Igor pegou instrumentos e começou uma palinha de samba junto com seus funcionários. Ele revelou ao CARNAVALESCO que espera bons resultados dessa loja até o carnaval.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Você ainda não escolheu o bloco para Brincar o carnaval?

A Portelamor disponibilizou uma relação de blocos com opção de filtragem por Região. Caso o seu bloco favorito não esteja na relação, envie-nos um e-mail, teremos o prazer de inclui-lo. 
A ordem do rei é brincar!!! 

 
http://www.portelamor.com/blocos2016/blocos2016.aspx



Equipe Portelamor
 

Pela Portela tudo. Nada da Portela.

Equipe Portelamor