Lutar pela obrigatoriedade dos passistas nos desfiles das escolas de samba, postergar a dança do samba para as gerações futuras, desenvolver uma consciência do legado do samba no pé e valorizar o passista como artista genuinamente brasileiro de uma arte única e técnica peculiar. Somente um manifesto para reivindicar aquilo que, em tantos anos de carnaval, foi negado em reconhecimento a um segmento dos mais importantes no grande espetáculo das escolas de samba!
Esse manifesto nasceu e, pouco a pouco, tornou-se um projeto!
Criado em 2013, o “Projeto Quem És Tu, Passista?” tem atuado como um importante elemento difusor e incentivador da manifestação artística dos passistas de escola de samba. Em seu terceiro ano de existência, já fomentou debates em seminários, incursões acadêmicas em universidades, interlocuções junto a pesquisadores do assunto, difusão de pautas jornalísticas, apoio a eventos ligados ao segmento e mediações dentro das alas entre líderes e liderados. Agora, pela primeira vez, o projeto será apresentado ao grande público.
No próximo sábado (16), um grupo de 40 passistas de várias escolas vai integrar uma ala vestindo a camisa do “Projeto Quem És Tu, Passista?”, juntando-se a outros notáveis de várias agremiações no cortejo promovido pelo bamba Valci Pelé em homenagem ao Dia do Passista, comemorado dia 19 de janeiro em cumprimento da Lei 4.462, leva o nome do consagrado passista portelense, um dos principais expoentes deste segmento.
O projeto “Quem És Tu, Passista?” contempla três focos específicos: Midiático (explorar ações de comunicação e veiculação da arte dos passistas nas mídias), Acadêmico (fomentar abordagens científicas e pesquisas sobre o assunto, criando elo com campus universitário) e Artístico (produzir conteúdo crítico e promover novos desdobramentos e intertextualidades cênicas e performáticas para desenvolver o potencial dessa manifestação cultural).
O nome do projeto é uma indagação que busca, a exemplo do que foi feito com a consciência negra, provocar o autoconhecimento, a consciência do passista em tudo: histórico, fundamento, indumentária, postura, gênero (masculino/feminino da dança), em busca de uma afirmação de sua arte e de sua verdade como identidade e inclusão social.
Desenvolvido pelo pesquisador, jornalista, diretor e ator teatral Hélio Ricardo Rainho, o “Projeto Quem És Tu, Passista?” conta com tutoria de Valci Pelé e Nilce Fran e consultoria de Carlinhos do Salgueiro, Edson Cunha, Aldione Senna, Celynho Show, Fábio Batista e Gabriel Castro. A logo foi criada pelo carnavalesco Alex de Souza e expressa o equilíbrio da dança do masculino e do feminino, presentes na tradição africana, ilustrando a arte dos passistas.
Serviço:
Data: 16/01/2016 – sábado
Local: Sambódromo
Horário: 17:00
Fonte: www.manchetenafolia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário