Translate

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Confira a programação da 18ª edição do Trem do Samba

Por Fábio Silva


Da Central do Brasil a Oswaldo Cruz não há nada igual no calendário da Cidade Maravilhosa que inspire mais a cultura do samba.

Criado em função do Dia Nacional do Samba, festejado anualmente em 2 de dezembro, o Trem do Samba chega a sua 18ª edição levando três dias de muita alegria, arte e, claro, música para os cariocas.

Este ano o evento se realizará entre dias 02 a 6 de dezembro, quando uma série de shows, incluindo, entre outros, Sombrinha, D. Ivone Lara, Orquestra Tabajara e Jorge Aragão, agitará os palcos montados em Oswaldo Cruz. Mas é no dia 7 de dezembro que a festa tem seu auge: nesta data, quatro trens e 36 vagões já estão reservados para levar o público ao bairro que viu nascer grandes cantores e compositores das mais variadas gerações.

A programação começa a partir das 15h, na Central do Brasil, com shows das Velhas Guardas dessas e outras tradicionais escolas - como Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel -, além de Delcio Carvalho, Noca da Portela, Serginho Procópio, Monarco, Surica, Wilson Moreira, Baianinho, bateria do Mestre Faísca e Marquinhos de Oswaldo Cruz, este último, músico e idealizador do projeto. Partindo de lá, é no bairro de Oswaldo Cruz que, mais uma vez, o público encontrará outros quatro estrelados palcos. Estes recriarão a raiz do samba com alguns de nossos bambas: Arlindo Cruz, Martn'Alia, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, entre outros.

Além disso, uma novidade promete atrair muitos estudiosos e intelectuais à Zona Norte este ano. Foi criada uma Tenda do Saber, que abrigará, dia 02 a 06 de dezembro, das 14h as 22h, com várias programações, incluindo contadores de história e música para as crianças, vídeos e filmes, palestras e oficinas em horários variados, em salas com ar condicionado. Entrada franca - mediante a doação de 01 livro ou 01 kg de alimento não perecível, lotação: 100 lugares.

"O Trem do Samba nasceu com o objetivo de promover a interação entre os grandes nomes do samba e o público, além de levar conhecimento por meio do resgate dessa cultura. O que nós estamos fazendo é uma recriação das rodas de samba tradicionais", afirma Marquinhos de Oswaldo Cruz.

Trens rumo a Oswaldo Cruz e muita música no bairro dos bambas

Haja coração e samba no pé, além dos 7 palcos montados para o dia 07 de dezembro, ainda terão rodas de samba em diversos pontos em Oswaldo Cruz vão animar o bairro a partir das 19h.

O Trem do Samba tem patrocínio da Secretaria de Estado e da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Ambev, Petrobras e Caixa Econômica Federal. A programação completa dos três dias de evento pode ser consultada pelo www.tremdosamba.com

TROQUE SEU INGRESSO POR 1KG DE ALIMENTO NÃO-PERECÍVEL

DIA 07/12
TREM ESPECIAL - 18:04h
1º Vagão - Marquinhos de O. Cruz e Velha Guarda da Portela
2º Vagão - Velha Guarda do Império Serrano
3º Vagão - Velha Guarda da Mangueira e Salgueiro
4º Vagão - Velha Guarda da Vila Isabel

1º TREM - 18:24h
1º Vagão - Bloco dos Cachaças
2º Vagão - Bloco Manga Preta
3º Vagão - Clube do Samba
4º Vagão - Crioulice
5º Vagão - Grupo da Analimar
6º Vagão - Democráticos de Guadalupe
7º Vagão - Pagode do Nelsinho e Wilma
8º Vagão - Parados na Ponte

2º TREM - 18:44h
1º Vagão - Grupo RJ Samba
2º Vagão - Harmonia do Zé
3º Vagão - Renascença
4º Vagão - Samba Alegre
5º Vagão - Grupo Regente
6º Vagão - Galeria da Velha Guarda
7º Vagão - Cacique de Ramos
8º Vagão - Sambadellas

3º TREM - 19:04h
1º Vagão - Quilombo de Irajá
2º Vagão - Samba Puro de Belford Roxo
3º Vagão - Pagode do Balde
4º Vagão - Sambola
5º Vagão - Nossa Arte
6º Vagão - Locomotivas do Samba
7º Vagão - Junte-se a nós
8º Vagão - Nossa Roda - Trem de Minas

4º TREM - 19:24h
1º Vagão - Bloco das Cuicas
2º Vagão - Bloco Sangue Bom
3º Vagão - Bip Bip
4º Vagão - Beco do rato
5º Vagão - Mestre Faisca
6º Vagão - Agenda Samba e Choro
7º Vagão - Só Preto
8º Vagão - UnderGround Samba Lapa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário