Translate

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Escolas terão suas histórias contadas em uma coleção de livros chamada Cadernos de Samba 

Por Fábio Silva

Uma das maiores manifestações culturais do Brasil, o carnaval é pouco dissecado pela literatura. Agora o grande espetáculo da Marquês de Sapucaí vai ganhar uma coleção de livros, que vão contar a história das grandes e pequenas escolas de samba. A coleção se chama Cadernos de Samba e será lançada pela Verso Brasil Editora no dia 31 deste mês, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

-- Contar a história contemporânea do carnaval brasileiro, das escolas de samba e de alguns protagonistas da folia é o nosso objetivo -- explica o jornalista Aydano André Motta, autor do blog Chope do Aydano, organizador do projeto e autor de um dos três primeiros livros.

"Marcadas para viver - A luta de cinco escolas", do jornalista e pesquisador do carnaval, João Pimentel, tem como missão "contar um pouco sobre como algumas escolas, que já tiveram seu lugar ao sol, hoje passam por dificuldades financeiras comuns a quem desfila longe dos holofotes do Grupo Especial".

Assim, Unidos do Jacarezinho, Em Cima da Hora, Unidos de Lucas, Tupy de Braz de Pina e Vizinha Faladeira foram especialmente pesquisadas pelo autor

-- Com muita dificuldade, consegui, por meio de relatos, refazer a trajetória dessas escolas que nem sequer tinham registros significativos de suas histórias. Ao me embrenhar em acervos públicos e recorrer a pesquisadores, percebi que são poucos e vazios os dados sobre elas, o que, aliás, foi o meu maior estímulo -- observa João.

Nenhuma das escolas abordadas pelo autor tiveram suas histórias contadas em livros ou filmes. Por isso mesmo esse volume traz um relato inédito e desconhecido e mostra, sobretudo, como a vida do carnaval e da cidade se entrelaçam num mesmo enredo.

Já o caderno "Tantas páginas belas - Histórias da Portela" tem como autor o professor e historiador Luiz Antonio Simas. Vinte e uma vezes campeã do Carnaval carioca, a azul e branco de Madureira foi por ele analisada de maneira bastante ampla:

-- Tracei um panorama sobre a história da escola, desde a fundação aos dias atuais, destacando o papel de vanguarda que a agremiação exerce no samba. A partir da pesquisa, será possível também compreender como uma escola de samba torna-se sinônimo -- diz Simas.

A azul e branco de Nilópolis também será homenageada no volume "Maravilhosa e soberana - Histórias da Beija-Flor", escrito pelo jornalista Aydano André Motta. A Deusa da Passarela ganhou o olhar apaixonado e minucioso do autor, que foi até os tempos da fundação da escola para contar sua trajetória até os dias de hoje:

-- A história da Beija-Flor jamais foi contada. No livro, são esclarecidos temas como a preservação de suas tradições, a formação de seus personagens mais importantes e a construção da força de sua comunidade, alicerce de seu sucesso na Avenida -- diz Aydano.

Serviço:
Coleção CADERNOS DE SAMBA
Livros:
"Marcadas para viver - A luta de cinco escolas", de João Pimentel

"Tantas páginas belas - Histórias da Portela", de Luiz Antonio Simas

"Maravilhosa e soberana - Histórias da Beija-flor", de Aydano André Motta

* As informações são do blog do Ancelmo Gois do Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário