Translate

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Projetos na Portela sob nova direção

Por Pablo Rebello

Áurea Maria, nova responsável por área comunitária da agremiação, espera aumentar número de crianças atendidas de 600 para mil

RIO - Filha de Manacéa, um dos ícones da Portela, Áurea Maria cresceu dentro da escola e faz parte da Velha Guarda Show há 17 anos. Nas últimas semanas, ela assumiu uma missão ainda mais nobre: cuidar dos projetos sociais da agremiação. A portelense é formada em Serviço Social e se mostra preparada para cumprir a tarefa.
— Pretendemos aumentar o número de crianças beneficiadas e evitar a evasão. Atualmente, atendemos aproximadamente 600 meninos e meninas. Queremos que nossas oficinas cheguem até mil alunos — afirma.

Para tanto, Áurea Maria estabeleceu um plano que não se resume a esperar que os interessados se apresentem na agremiação. A equipe comandada por ela irá a campo em locais como Oswaldo Cruz, Vaz Lobo e Serrinha para encontrar crianças que necessitem dos serviços oferecidos pela Portela.

— Vamos às escolas dessas crianças, conversar com elas e com seus pais, mostrar o que temos a oferecer. Essas campanhas são essenciais para conquistar novos alunos. O estímulo é muito maior quando falamos diretamente com eles — afirma ela, que já gravou com Marisa Monte e se apresentou em shows da cantora.
A Portela conta com diversas oficinas infantojuvenis das quais os jovens podem participar gratuitamente: balé clássico, dança de rua, ritmistas, capoeira, futsal e vôlei, entre outras. Áurea considera os serviços oferecidos muito importantes por dois motivos. Primeiro, por proporcionarem uma ocupação sadia e construtiva a crianças carentes que poderiam estar na rua. Segundo, por alimentar novos talentos que podem vir a integrar a agremiação.

Marcos Azevedo, de 34 anos, é um dos professores de dança do projeto social da Portela. Há seis anos, ele ensina crianças e adolescentes a se portarem na pista, além de passar lições de cidadania e educação por meio da arte. Ele conta que é gratificante trabalhar com os pequenos talentos.
— Há alunos que eu acompanho desde pequenos e ver o desenvolvimento deles é algo especial. Pode não parecer, mas eles aprendem a desenvolver um olhar inteligente e crítico por meio da dança — afirma Azevedo.

O trabalho do professor é aprovado por Ana Carolina Estábill, de 10 anos:
— Ele é nota dez.

Mais informações:
Rua Clara Nunes 81, Madureira. Telefone: 3529-4468. As oficinas são gratuitas.


Responsabilidade. Áurea Maria pretende aumentar número de crianças atendidas 
em sua gestão Freelancer / Foto de Pedro Teixeira

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário