Translate

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Tripés e elementos cenográficos deverão ser proibidos nas comissões da Série A em 2014

Por: Rodrigo Coutinho (email:redação@carnavalesco.com.br) / Fotos: Ricardo Almeida

Ainda não está sacramentado, mas é bastante provável que o regulamento da Série A para o Carnaval 2014 passe por algumas mudanças importantes. Uma delas é a proibição de tripés e elementos cenográficos na comissão de frente. A informação foi confirmada pelo presidente da Lierj, entidade que rege o grupo, Déo Pessoa. Entre os dirigentes, há o consenso de que a medida ajudaria a aliviar os custos do desfile, já que a previsão é de que não haja um aumento para a subvenção do grupo no Carnaval 2014.

Na visão de Déo Pessoa, o novo item facilitaria as coisas na logística do transporte das alegorias para a Avenida.

- Não é somente a realidade financeira, mas fazendo esses ajustes acreditamos que vamos chegar a consolidação do grupo. Até pela questão de movimentação de alegorias até o Sambódromo. Você já tem quatro ou até cinco alegorias, e ainda tem escola com tripés e ainda o elemento cenográfico da comissão de frente. Então isso dá muito trabalho para levar pela cidade e pode até mesmo comprometer um carnaval, como vimos acontecer no ano passado. Antecipamos a discussão do regulamento, até para que as escolas pudessem preparar os seus projetos junto aos diretores de carnaval e carnavalescos - explicou.

Após a definição da ordem de desfile das 17 agremiações que compõem a Série A, Déo Pessoa exaltou o fato de todas as escolas que estão com indefinições nos barracões terem caído para desfilar no sábado.

- Estávamos ansiosos para a definição da ordem de desfiles de sexta e sábado, de modo que tivéssemos um equilíbrio para um direcionamento melhor para o trabalho do Carnaval 2014. Ficamos muito felizes, porque praticamente todas as escolas que estão com dificuldades de espaço e um pouco afastadas do Sambódromo vão desfilar no sábado de carnaval. Farão seus deslocamentos para a Avenida na madrugada de sexta para sábado, quando a cidade já está mais calma. Nos ajuda muito no sentido operacional, é um alívio. Vejo as duas noites muito equilibradas. Tem Renascer e Império na sexta, Viradouro e Estácio no sábado. Agora é trabalhar e dar estrutura e condições para as escolas irem para a Avenida.

Pelo segundo ano consecutivo o sorteio da ordem de desfile da Série A ocorreu em conjunto com o do Grupo Especial. O cenário, impensável há até bem pouco tempo atrás, é comemorado pelo dirigente, que também citou outras entidades.

- Esse momento acontece agregado a um conjunto de parcerias. E não é uma parceria de uma via somente. É uma parceria de mão dupla, ida e volta. O Poder Público, nas esferas estadual e municipal, a Liesa, a Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Associação das Escolas Mirins, além das escolas da Série A. É uma honra pelo segundo ano consecutivo participar dessa festa junto com a Liesa.

Já sobre o imbróglio envolvendo as escolas que estão sem barracão - Unidos do Viradouro, Unidos de Padre Miguel e União de Jacarepaguá -, reconheceu os esforços da Prefeitura, mas mostrou certa preocupação.

- A Prefeitura tá trabalhando. Tem lá o processo de compra do terreno do Sabão Português. Existe hoje uma dificuldade no sentido de desapropriação do imóvel, mas vai acontecer. A nossa necessidade e a nossa demanda são para ontem, mas o prefeito já falou que é vontade dele fazer, além de ser necessário esse espaço. As escolas não podem mais viver e fazer seus carnavais da forma que fazem. É uma coisa que já vem há anos acontecendo. O prefeito, como um bom administrador da cidade, um sambista, já se propôs e acreditamos que ele vai realizar o nosso sonho. Fé em Deus que em 2015 a gente tenha um espaço adequado para desenvolver um trabalho de maneira digna - afirmou.

                                                                                            Fonte: ww.carnavalesco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário