Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prefeitura monta esquema especial para implosão do antigo prédio da Brahma no Sambódromo

Por Fábio Silva

A Prefeitura do Rio e a Ambev montaram um esquema especial para a implosão da antiga fábrica da Brahma, ao lado do Sambódromo, que acontece neste domingo, dia 05 de junho, às 8h. Por uma questão de segurança, os moradores dos imóveis localizados na região de segurança máxima - um raio de 150 metros que abrange a Rua Benedito Hipólito e Avenida Salvador de Sá, a partir da Rua Carmo Neto - deverão deixar as suas casas antes das 7h de domingo e seguirem para um lugar seguro até o término da implosão e a liberação da área pela Defesa Civil, prevista para 8h30.
Desde a última segunda-feira, agentes da prefeitura estão visitando moradores e comerciantes e distribuindo panfletos informativos sobre a operação especial para a população do entorno da passarela do samba. No domingo, 20 técnicos da Defesa Civil vão trabalhar na inspeção, varredura e isolamento do entorno, garantindo a segurança dos moradores e das pessoas que circulam pelo local, além de ajudar na retirada de quem tiver dificuldade de locomoção.
Sinais sonoros serão acionados para alertar a população local sobre os preparativos e o início da implosão. As sirenes vão soar em cinco momentos distintos:

- Primeiro sinal - 7h30: bloqueio total das vias
- Segundo sinal - 7h50: inspeção final da área evacuada por agentes da Defesa Civil
- Terceiro sinal - 7h55: toque de atenção
- Quarto sinal - 8h: implosão
- Quinto sinal - liberação da área após checagem dos técnicos (previsão: 8h30)

Trânsito

O estacionamento fica proibido das 14h de sábado, dia 04 de junho, até as 9h de domingo, dia 05, em 28 pontos da região. Para garantir a segurança dos motoristas, 12 ruas e avenidas serão interditadas a partir das 6h30 de domingo até o término dos trabalhos de implosão. O Elevado 31 de Março e o Túnel Santa Bárbara fecharão ao tráfego às 7h30.
A partir desta quinta-feira, 10 painéis de mensagens variáveis fixos e seis painéis móveis espalhados pela cidade vão orientar os motoristas quanto ao fechamento das vias. No domingo, 65 agentes de trânsito - entre guardas municipais e agentes da Cet-Rio - estarão no local para orientar os motoristas e desviar o trânsito. As ruas interditadas e com proibição de estacionamento estão discriminadas na lista abaixo.

Metrô

A Linha 1 do Metrô será interrompida por 20 minutos, entre 7h50 e 8h10 de domingo, dia 5, nas estações Central do Brasil, Praça Onze e Estácio. O acesso à estação Praça Onze será fechado às 7h30 e só será reaberto aos usuários às 8h10. A Linha 2 funcionará normalmente.

Limpeza

Após a implosão, 12 equipes da Comlurb, totalizando 40 homens, farão a limpeza da área com o apoio de um caminhão pipa. A equipe de emergência da Comlurb também estará de sobreaviso para qualquer eventualidade.

Recomendações

Aos moradores da área, a Defesa Civil dá as seguintes orientações:

- desocupar o imóvel no máximo até as 7h, dirigindo-se para além dos limites de segurança estabelecidos pela Defesa Civil Municipal, não podendo retornar aos seus imóveis até a liberação da área;
- antes de sair de casa, os moradores devem verificar: se o registro do gás domiciliar (botijão) encontra-se fechado, assim como as portas e janelas;
- não deixar veículos estacionados nas ruas bloqueadas a partir das 14h - sábado (04/06/2011);
- não deixar seus animais de estimação em casa;
- ficar atento para os sinais sonoros (sirenes) que avisarão dos preparativos e da execução da operação.

A obra

A demolição da antiga fábrica da Brahma faz parte do projeto de ampliação do Sambódromo e dará lugar a novas arquibancadas e camarotes. Custeada pela Ambev, a intervenção vai resgatar o projeto original de Oscar Niemeyer, que previa um equilíbrio entre os dois lados da Marquês de Sapucaí. Além disso, a reforma atende também ao compromisso da cidade com os Jogos Olímpicos de 2016 e prevê adaptações para a realização das provas de maratona (chegada) e tiro com arco.
A obra inclui a demolição do antigo prédio da Brahma e do setor 2 (camarotes) para dar lugar a quatro novos blocos com arquibancadas, camarotes e frisas similares aos existentes do outro lado da Passarela do Samba. Com a ampliação, a capacidade de público do Sambódromo vai de 60 mil para 77.688 pessoas.
Cada novo bloco construído terá uma arquibancada para 2.880 pessoas, 48 camarotes para 576 pessoas e frisas, no térreo de cada bloco, com capacidade para 1.194 expectadores. Serão construídos também quatro blocos intermediários, cada um com 5 camarotes para 60 pessoas. Na obra estão previstos ainda a construção de acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço para os jurados.


Fonte: www.galaeriadosamba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário