Translate

terça-feira, 28 de junho de 2011

Seminário "Pensando o Carnaval" reúne profissionais, jornalistas e personalidades da folia

Não vão ser apenas palavras. O I Seminário "Pensando o Carnaval", que acontece de 4 a 9 de Julho, na Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), localizada na Rua Muniz Barreto 51, em Botafogo, pretende apresentar ideias e sugestões concretas para melhorar ainda mais o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. A iniciativa é do site Carnavalesco, da Rádio Tupi, Instituto do Carnaval e do site GALERIA DO SAMBA, com apoio do site Tudo de Samba, do jornalista Leonardo Bruno, do Extra/Expresso, e de O DIA na Folia. A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados. Para garantir sua participação, faça sua inscrição pelo site www.facha.edu.br/extensao. As vagas restantes serão ocupadas por ordem de chegada. O certificado de participação poderá ser obtido a um custo de R$ 30.
Durante os dias do seminário, convidados, personalidades do carnaval e jornalistas vão conversar sobre todos os quesitos do julgamento de um desfile de escola de samba. A proposta é através do modelo estabelecido apresentar sugestões que possam melhorar cada vez mais nosso carnaval. Em uma medida inédita na imprensa carioca de carnaval vão estar juntos os principais veículos e jornalistas. São eles: Alberto João (Carnavalesco), Bruno Filippo (Instituto do Carnaval), Eugênio Leal (Rádio Tupi), Fábio Fabato (GALERIA DO SAMBA), Leonardo Bruno (Jornal Extra/Expresso), Luis Carlos Magalhães (Carnavalesco) e Raphael Azevedo (O DIA na Folia).
O seminário conta com as presenças confirmadas de grandes profissionais, que são muito respeitados e viraram referências em seus quesitos. Além disso, os organizadores criaram uma mesa especial para falar da gestão de uma escola de samba. No dia 6 de julho não haverá seminário, já que neste dia a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) fará o sorteio da ordem de desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2012.
Quem não puder assistir na Facha terá a transmissão ao vivo da Rádio Tupi Carnaval Total, além da ampla cobertura nos sites organizadores e nos demais veículos de imprensa interessados na cobertura.

Serviço:

'I SEMINÁRIO PENSANDO O CARNAVAL'
Quando: 4 de julho, 5 de julho, 7 de julho, 8 de julho e 9 de julho
Local: Facha - Rua Muniz Barreto 51, Botafogo

Dia 4 de julho (segunda-feira)

Abertura: Como pensar o Carnaval? - Horário: 14h até 17h
Participantes: Alberto João (Carnavalesco), Eugênio Leal (Rádio Tupi), Bruno Filippo (Instituto do Carnaval) e Fábio Fabato (Galeria do Samba). Mediador: Jornalista Leonardo Bruno (Jornal Extra/Expresso)

Gestão da escola de samba - Horário: 18h às 21h
Participantes: Fernando Horta (presidente da Unidos da Tijuca), Gusttavo Clarão (presidente da Viradouro), Déo Pessoa (presidente da Rocinha) e um representante do Departamento Cultural do Salgueiro. Mediador: Alberto João


Dia 5 de julho (terça-feira)

Como julgar o quesito mestre-sala e porta-bandeira? - 14h às 18h
Participantes: Julinho (mestre-sala da Vila Isabel), Lucinha Nobre (porta-bandeira da Portela), Marquinhos (mestre-sala da Unidos da Tijuca) e Selminha Sorriso (porta-bandeira da Beija-Flor).
Mediador: Leonardo Bruno

Como julgar harmonia, evolução e conjunto no carnaval? - Horário: 18h às 21h
Participantes: Laíla (Beija-Flor), Ricardo Fernandes (Unidos da Tijuca) e Wagner Araújo (Imperatriz).
Mediador: Fábio Fabato


Dia 6 de julho (não haverá seminário - sorteio da ordem de desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2012)


Dia 7 de julho (quinta-feira)

Como julgar o enredo de um desfile? - Horário: 14h às 17h
Participantes: Gustavo Melo (Salgueiro), Marcos Roza (Roteiro dos Desfiles), Julio Cesar Farias (Unidos da Tijuca), Milton Cunha e Maria Augusta.

Com julgar alegorias e adereços? - Horário: 18h às 21h
Participantes: Alexandre Louzada (Mocidade), Renato Lage (Salgueiro), Cid Carvalho (Mangueira).
Mediador: Raphael Azevedo


Dia 8 de julho (sexta-feira)

Como julgar comissão de frente? Horário: 14h às 17h
Participantes: Hélio Bejani (Salgueiro), Carlinhos de Jesus (Beija-flor), Marcelo Missailidis (Vila Isabel), Jaime Arôxa (Mangueira).
Mediador: Fábio Fabato

Como julgar o samba-enredo no desfile? Horário: 18h às 21h
Participantes: André Diniz (Vila Isabel), Cláudio Russo (Beija-Flor), Jeferson Lima (Imperatriz), David Corrêa (Portela e Salgueiro) e Dudu Botelho (Salgueiro).
Mediador: Luis Carlos Magalhães


Dia 9 de julho (sábado)

Como julgar uma bateria durante o desfile? Horário: 10h às 12h
Participantes: Mestre Odilon (Mocidade), Mestre Ciça (Grande Rio), Mestre Gilmar (Império Serrano) e Mestre Nilo Sérgio (Portela).
Mediador: Eugênio Leal

Como julgar fantasias? Horário: 13h às 15h
Participantes: Paulo Menezes (Portela), Cahê Rodrigues (Grande Rio), Wagner Gonçalves (Inocentes), Severo Luzardo (Império da Tijuca), Rosa Magalhães (Vila Isabel) e Maria Augusta.
Mediador: Alberto João


Fonte: www.galeriadosamba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário