Translate

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aniversário de Clara Nunes e homenagem no Carnaval 2012


No dia em que a cantora Clara Nunes completaria 69 anos de vida, o SRZD-Carnaval, faz uma justa homenagem à esta artista que cantou o samba e levou nossa cultura a outros países. Considerada a cantora que mais gravou obras de compositores portelenses, ela será lembrada no Carnaval de 2012 da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira. O carnavalesco Paulo Menezes desenvolve o enredo "E o povo na Rua Cantando. É feito uma Reza, um Ritual".

"Neste enredo nós faremos uma pequena homenagem à Clara Nunes. Ela será a anfitriã, a responsável, por levar a Portela até a Bahia. A Clara foi a pessoa que mais 'vendeu' a imagem da Bahia e o sincretismo baiano. Será um conjunto de homenagens", explicou.

O carnavalesco ainda lembrou o amor dos portelenses pela artista, que morreu tão jovem, aos 39 anos.

"Eu sabia que a Portela tinha um carinho muito grande pela Clara Nunes. Mas não tinha ideia da dimensão do amor que os portelenses sentem por ela, é de emocionar. Eles tem a imagem dela, quase como uma divindade", afirmou.

"O que a Clara Nunes nos deixou de melhor, foi sua própria história, tudo o que ela construiu. Quase 30 anos após sua morte, ela ainda é lembrada e cantada", completou.
Homenagem merecida feita pela Paraíso do Tuiuti

Clara Nunes também será homenageada, no Carnaval 2012, pela Paraíso do Tuiuti, que dedica seu enredo à ela, com o título: "Clara Nunes - A tal mineira". Para saber um pouco mais sobre o pensamento da escola em relação à artista, o SRZD-Carnaval conversou com o carnavalesco Jack Vasconcelos, que, além de admirar a cantora pelo que representa até hoje, disse que está se surpreendendo positivamente com o retorno dos fãs.

"A obra de Clara Nunes é um tratado de identidade nacional. Ela deixou esse legado para o povo brasileiro. Ouvir Clara Nunes é estudar a história do Brasil. Não tem como mensurar a importância dela. Ainda tá sendo espantoso, porque só de falar o nome dela, as pessoas já se sensibilizam. O nome dela é muito forte. Tem gente que é fã, mas nunca viu a Clara cantar. Tem um massa de gente jovem que é fã e sã super ligados à Clara. Para mim, descobrir isso está sendo uma surpresa muito boa", disse.

Jack destacou que percebeu que os fãs de Clara Nunes, mesmo jovens, que entraram em contato com ele devido ao enredo, são realmente fãs, já que buscam "além da música dela, mas também, sua história de vida".

O carnavalesco da Tuiuti acredita que, atualmente, as pessoas estão se afastando das "nossas raízes" e se distanciando dos "nossos valores", por isso, se emociona ao falar de Clara Nunes.
"Falar de Clara, fazer ela ser lembrada já levanta uma discussão sobre o que é nosso. Isso já marcou, vai ficar para sempre".

Jack lembrou que o desfile da Paraíso do Tuiuti em 2012 vai abordar o nascimento de Clara Nunes e o personagem no qual ela se transformou. As obras da cantora serão o foco do enredo, que promete emocionar o público.

Nesta sexta-feira, dia do nascimento da cantora, a escola fará uma homenagem à ela em sua quadra, dando o pontapé inicial para o Carnaval 2012, com a apresentação dos sambas concorrentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário