Translate

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prédio Comercial anexo ao Sambódromo começa a ser construído

Por Fábio Silva

Não é só a Zona Portuária que terá investimentos nas áreas comercial e residencial para deixar de ser uma região degradada. Mais um empreendimento promete mudar o perfil do Centro do Rio: na Marquês de Sapucaí, no lugar do antigo prédio da Brahma, demolido em 5 de junho do ano passado, está sendo construído o REC Sapucaí, edifício de 19 andares que terá a assinatura de Oscar Niemeyer, autor também do projeto do vizinho Sambódromo.

O empreendimento comercial, uma parceria entre a Prosperitas (gestora de private equity imobiliário) e a multinacional alemã Hochtief, prevê uma área social no entorno do prédio, com bibliotecas e área de lazer, que vai funcionar somente durante as obras. A região já está sendo revitalizada com outras construções, como o Centro de Comando e Controle, ainda em obras, e o novo prédio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

A pedra fundamental do REC Sapucaí foi lançada na terça-feira. O evento contou com a presença de representantes do escritório de Oscar Niemeyer e do secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, que, segundo a Prosperitas, afirmou que o empreendimento será um divisor de águas para a região. Para ele, a obra atrairá a atenção de outras instituições.

A partir desta quarta-feira, a área será tomada por obras, cuja conclusão está prevista para julho de 2014, quando unidades estarão disponíveis para locação. A ideia é oferecer espaços para hotelaria, salas comerciais e clientes corporativos.

Para viabilizar o empreendimento, a prefeitura conseguiu que a Câmara dos Vereadores liberasse o gabarito do terreno para construções acima de três andares. De acordo com a Prosperitas, 1.300 funcionários trabalharão nas obras. O investimento está estimado em R$ 550 milhões e a área construída será de 135 mil m², onde 86 mil m² serão destinados a locação.

As empresas prometem a realização de campanhas sociais de integração com a comunidade local, com investimentos em alfabetização de adultos e inclusão digital. O REC Sapucaí promete ser um edifício ambientalmente correto: terá a certificação Leed, dentro dos preceitos do Green Building Council. O prédio, por exemplo, terá captação de água da chuva para uso em jardinagem e descarga dos sanitários. Além disso, será usada na construção madeira certificada pelo FSC, o que garante que ela foi obtida de forma a não causar danos à natureza.

As duas empresas à frente da construção já trabalharam juntas num outro projeto, iniciado em abril de 2011. Elas lançaram o prédio sustentável ECO Berrini, localizado em São Paulo. Entre outras características, o edifício tem uma fachada que permite a entrada de luz, mas reduz a passagem de calor - o que diminui o consumo de ar-condicionado - conta com um sistema hidráulico que permite o reuso da água.

*As informações são do Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário