Translate

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Samba de quadra, minha raiz!

Noca da Portela


Os sambas de quadra surgiram dentro das quadras de grandes escolas de samba na década de 1930 aqui mesmo no Rio de Janeiro.

Antes dos desfiles o aquecimento era feito com um samba de quadra, que normalmente falava sobre a escola ou a comunidade em que a escola era localizada.

Nas quadras os sambas animavam os ensaios, onde os componentes se emocionavam com as lindas melodias e poesias criadas pela ala de compositores.

Samba de quadra era uma espécie de vestibular onde a faculdade era o samba enredo.

Para participar do concurso de samba enredo o compositor tinha que fazer um samba de quadra antes para provar que realmente sabia compor (pelo menos comigo foi assim).

Quando fui convidado pela Governadora Rosinha Garotinho para assumir a secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro tive a honra e o prazer de resgatar essa tradição com o apoio da LIESA em 2006.

Na escola de samba Paraíso do Tuiuti por 8 anos consecutivos meu samba foi considerado o melhor samba de quadra, lá tive diversos parceiros como: Poliba, meu compadre Natal, Zé Vilela, Didico entre outros.

Quando cheguei à Portela encontrei grandes professores como Monarco, Manacéa, Chico Santana, Casquinha, Colombo, Picolino... Um Butantã. Hoje em dia infelizmente perdemos essa tradição dentro das escolas de samba, o compositor não precisa provar que tem talento, para concorrer basta ter dinheiro ou um bom "escritório".

Eu me preocupo com essa situação, pois estamos perdendo a oportunidade de criarmos uma nova geração de compositores como:

Portela: Monarco, Paulinho da Viola, Valdir 59, Candeia, Manacéa, Chico Santana, Casquinha, Argemiro, Paulo da Portela...

Mangueira: Nelson Sargento, Nelson Cavaquinho, Cartola, Darcy da Mangueira, Geraldo Pereira, Carlos Cachaça, Batista da Mangueira...

Império Serrano: Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, Dona Ivone Lara, Beto sem Braço, Aluízio Machado...

Vila Isabel: Martinho da Vila, Paulo Brasão...

Unidos de Lucas: Elton Medeiros...

Salgueiro: Bala, Geraldo Babão, Anescarzinho, Zuzuca,Djalma Sabiá, Duduca...

Imperatriz: Zé Catimba, Dominguinhos do Estácio, Lessa, Niltinho tristeza...

Mocidade: Toco, Tiãozinho, Paulinho Mocidade...

E na Baixada: Neguinho da Beija Flor, Cabana, Sergio Fonseca, Joel Menezes, Catone,Romildo...

Entre tantos outros que minha memória de 81 aninhos não se recordar neste momento.

E você leitor, também acha importante resgatar essa tradição dentro das escolas de samba?

Vamos aproveitar que vem aí o 6º Concurso de Samba de Quadra, que agora é realizado pelo SESI-RJ

Um forte abraço, e semana que vem vou falar um pouco sobre blocos carnavalescos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário