Translate

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Portela: ala terá figurinos de carnavalescos do Grupo Especial

Por Marcelo Barros


A simples ida ao barracão da Portela já serve para a constatação de uma mudança altamente consistente na organização da escola. Alterações no poder nem sempre são responsáveis por mexidas significativas no modus operandi de uma instituição. Mas a escola de Madureira deslocou seu eixo, de fato. Limpeza, agilidade, determinação. Seu cantinho na Cidade do Samba revela um passo a passo clássico de quem quer voltar ao topo.
E o binômio tradição/ousadia, fórmula bem utilizada por vencedores recentes, promete ser o tom da azul e branca para 2015, ao menos nos sonhos do carnavalesco Alexandre Louzada. E um dos trunfos de arrojo será a participação de diversos carnavalescos do grupo das grandes escolas, criando figurinos para uma das alas da campeoníssima. Serão diversos modelos de arlequins e colombinas, tendo o surrealismo como objetivo.
- Queria prestar uma homenagem aos artistas do samba, me incluo neles, como a pessoa que recebe uma inspiração de Salvador Dali. Não sou o único e tinha que dividir isso com todos os artistas do carnaval, que sãos os malucos surreais e inventam coisas mirabolantes. Eu pedi a todos, estou aguardando algumas confirmações mas prefiro não citar nomes- confessou.
Nem todos os carnavalescos convidados confirmaram. Segundo Louzada, um não topou. Outro está brincando, mexendo com ele sobre uma possível não entrega e os demais aceitaram de muito bom grado. Como a imensa maioria ainda trabalha nos desenhos dos protótipos, é natural que alguns necessitem de um tempo maior para a criação dos figurinos da ala portelense.
A primeira a entregar foi experiente Rosa Magalhães, o que foi motivo de muito orgulho e alegria para Alexandre, que inclusive viajou com Rosa no último fim de semana para um evento de samba e avaliou a beleza do figurino criado por ela. Mesmo tendo o azul como base, as obras terão como característica a liberdade de cada autor. Mesmo sem querer, alguns nomes foram revelados, com doçura.
- A aceitação foi linda, emocionante. Pedi a todos do Grupo Especial. Um determinado carnavalesco, não foi uma negativa, fez uma brincadeira de não participar. Um outro se recusou, mas eu tenho os planos de contingência, isso não deixará de sair. Estou aguardando a resposta do Renato Lage, a Marcia Lage me atendeu com muito carinho e eu entendo o momento de todo mundo. Em contrapartida, tive o orgulho e a satisfação de receber o figurino da Rosa de cara. Todos os outros receberam com amor e honra. O do Max Lopes também chegou, belíssimo e absolutamente surreal, o mesmo ocorrendo com os talentosíssimos Alex de Souza e João Vitor Araújo. Já já virão o Cid e o Cahê, que estão atolados agora. Estou dando o tempo necessário a cada um. O desafio será meu, de equilibrar estes talentos – vibrou.
A ala será dividida em duas, um grupo à frente com o desenho do artista estampado na roupa e a realização do figurino. Cada carnavalesco terá direito a uma fila, serão doze, desta grande ala. Os que eventualmente não entregarem os desenhos serão substituídos por outros, que podem ou não estar na ativa. A intenção também é de fazer uma grande e justa homenagem aos profissionais de barracão, nesta grande tela, tão fundamentais que são na realização dos devaneios e dos momentos lúdicos do maior espetáculo da Terra. A maior vencedora do carnaval será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de folia.

Abaixo, ouça a declaração de Alexandre Louzada.

“Portela”
00:01
03:11
1. Alexandre Louzada revela ala em homenagem aos carnavalescos

Nenhum comentário:

Postar um comentário