Translate

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Portela apresenta fantasias luxuosas e detalhadas para 2015

Por Guilherme Ayupp

A Portela apresentou na noite desta segunda-feira, na Urca, os protótipos de suas fantasias para o Carnaval 2015. Ao menos para uma reduzida parcela da comunidade a ansiedade teve fim. Diferente do que acontece corriqueiramente em apresentações deste tipo, não houve um desfile de cada ala com explicação do que cada fantasia representa, mas uma exposição primeiramente liberada para a imprensa e posteriormente para os segmentos da escola. O que se viu foram roupas que abusaram da riqueza de detalhes aliadas com o toque refinado que é marca do trabalho de Alexandre Louzada.

Louzada conversou com a equipe do CARNAVALESCO e garantiu, que apesar do enredo ser uma homenagem ao Rio de Janeiro, as roupas não terão nada de leves. - Eu procurei vestir muito bem a escola. Nosso enredo também faz referência a Salvador Dali. A Portela virá luxuosa como há muito tempo não se vê na Marquês de Sapucaí, prometeu o carnavalesco.

De acordo com o diretor de carnaval da azul e branco, Luiz Carlos Bruno o portelense pode esperar a reprodução fiel do que se viu esta noite na avenida. - Em nenhuma escola que eu trabalhei foi diferente. Não faço trabalho para inglês ver. A Portela passará na avenida vestida exatamente igual às roupas que vocês estão visualizando aqui esta noite, disse.

A apresentação coube ao diretor social da Liesa, Jorge Perlingeiro e o evento contou com a presença de ilustres figuras do carnaval carioca, como a carnavalesca da São Clemente, Rosa Magalhães, Maria Augusta, tia Dodô da Portela, a porta-bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso e o presidente da Liesa, Jorge Castanheira. - É bom para o carnaval ver a Portela de novo pensando em disputar o título. Engrandece ainda mais o espetáculo esse renascimento portelense, avaliou Castanheira em entrevista ao CARNAVALESCO.

Falcon e Serginho se emocionam com fantasias

O vice-presidente Marcos Falcon fez um inflamado discurso ao final da apresentação em que exaltou a participação de todos os envolvidos na confecção dos protótipos e mais uma vez agradeceu a importante colaboração da comunidade no processo de reerguimento da escola. - Como portelense eu estou com o peito cheio de orgulho. Sei que temos de melhorar em alguns quesitos em relação a 2014, mas fomos premiados na maioria da imprensa especializada. Vamos brigar por esse sonhado campeonato, afirmou Falcon ao CARNAVALESCO.

Para o presidente Serginho Procópio o que faltava à Portela em anos anteriores, não falta mais. - Nosso chão é inquestionável, nossa bateria idem. Temos o samba do ano corriqueiramente. Faltava pra gente quesito plástico. E a julgar pelo que vimos esta noite novamente a Portela vai honrar sua tradição de desfilar com elegância e luxo. Estou muito satisfeito com o que vi esta noite.

Um Rio pelos olhos de Salvador Dalí

O pintor espanhol Salvador Dalí morreu sem conhecer o Rio. Mas na ilusão e no sonho que só o carnaval é capaz de permitir, ele vai visitar a Cidade Maravilhosa e reproduzir as principais paisagens da cidade com seu toque de surrealismo. Daí o título do enredo da Portela, "ImagináRIO - 450 janeiros de uma cidade surreal". - É uma revisita aos pontos mais conhecidos do Rio. A forma que encontrei de sair do lugar comum com um enredo que já passou na Sapucaí outras vezes, explicou o carnavalesco Alexandre Louzada.

Cercada de mistérios, a apresentação dos protótipos evidenciou que a Portela irá setorizar o seu desfile através de aspectos que transformaram o Rio de Janeiro na Cidade Maravilhosa. Foi possível notar que a bateria Tabajara so Samba será o próprio Salvador Dalí e as baianas virão representando um autêntico bolo de aniversário pelos 450 anos da cidade. A roupa impressiona pela riqueza de detalhes e o belo acabamento.

Algumas fantasias foram omitidas na apresentação e os manequins estavam com a inscrição "só na avenida", para aguçar ainda mais a curiosidade do portelense. As imagens também foram proibidas pela direção da escola. A única fantasia do primeiro setor apresentada foi a da ala das baianas. No segundo setor, seis figurinos foram apresentados e eles irão retratar o encantamento de quem chegava à Cidade Maravilhosa na época de sua fundação. - Não escolhemos a Urca como cenário aleatoriamente, explicou Falcon.

Criado por Dom João VI, o Jardim Botânico virá representado no terceiro setor da Portela e as fantasias usam cores leves, além de demonstrar as mais comuns espécies de flora que podem ser encontradas em um dos espaços de lazer mais conhecidos do Rio de Janeiro. No quarto setor da escola, as belezas naturais que fazem do Rio uma das mais belas cidades do mundo. Este é o momento do desfile em que aparecem as cores quentes, como laranja e vermelho.

Na sequência será retratado o estilo de vida do carioca, com a adoração pela praia, pelo samba e uma ligação entre Zona Norte e Zona Sul. Um dos figurinos apresenta uma dose de caipirinha, marca registrada das noites cariocas e paixão número um dos estrangeiros que visitam o Rio. Em tempos de fantasias com fácil leitura na moda, um acerto de Alexandre Louzada.

A Portela traz uma visão futurista do Maracanã em seu último setor. Segundo a visão do carnavalesco, o estádio que sediou a final da Copa do Mundo de 2014 se transforma em uma enorme nave espacial. As diferenças de crença, etnia e sociais se dissipam quando todos adentrarem a esta imensa nave mãe do planeta bola, na sugestão da Portela na avenida.


Um comentário:

  1. Diretoria e carnavalesco estão de parabéns!!! Vai minha Portela, rumo ao título em 2015 !!!!

    ResponderExcluir