Translate

domingo, 6 de maio de 2018

Museu do Samba promove roda de debate sobre abolição da escravatura nos enredos carnavalescos

Por Redação SRzd


Em 2018 completa 130 anos da assinatura da Lei Áurea, que marca legalmente o fim do período escravagista no Brasil. A data simbólica será tema do evento “Realidade ou Ilusão?”, do Museu do Samba, localizado na Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira, que irá debater no dia 18 de maio o tema da abolição nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro.


Serão abordados Carnavais emblemáticos, que levaram para a Avenida a trajetória do negro e seu papel na sociedade, como “Sublime Pergaminho” (1968) – Unidos de Lucas, “Kizomba, Festa da Raça” (1988) – Vila Isabel, “100 anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão” (1988) – Mangueira, “Templo Negro em Tempo de Consciência Negra” (1989) – Acadêmicos do Salgueiro e “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?” (2018) – Paraíso do Tuiuti.

Para debater esses carnavais, irão compor a mesa Jack Vasconcelos, carnavalesco da Paraiso do Tuiuti, Rody da Mangueira, compositor e baluarte da verde e rosa, Nathalia Sarro, do Departamento Cultural da Vila Isabel, Luiz Fernando Reis, carnavalesco do Salgueiro em 1989 e o carnavalesco Sid Camillo, que falará sobre o histórico enredo da Unidos de Lucas. Quem mediará a conversa entre os bambas será a pesquisadora e imperiana Rachel Valença, integrante do Conselho do Museu do Samba.

O público terá ainda oportunidade de assistir a exibição do documentário “Kizomba – 30 Anos de um Grito Negro na Sapucaí”, lançado em maio de 2018 pelo Departamento ultural da Vila Isabel.

Toda a programação é gratuita e faz parte da 16ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail contato@museudosamba.org.br.


Fonte: www.srzd.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário