Translate

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Homenagem ao centenário de Chico Santana

Por Flavio Aniceto

Em setembro o projeto Consultoria Cultural do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Engenharia e Consultoria de Projetos/SINTCON (e que acontece mensalmente desde março/2007 sem interrupções, com produção de Flavio Aniceto) em edição especial apresentará uma homenagem ao compositor Chico Santana que sempre soube cantar a Portela.
Francisco Felisberto Santana, ou Chico Santana é um compositor desconhecido do grande público.... Apesar de ter dois grandes sucessos gravados por Beth Carvalho (Saco de feijão) e Zeca Pagodinho (Lenço), seu repertório é ´pouco lembrado em rodas de samba promovidas por músicos que se dedicam ao gênero – notadamente o samba de terreiro.

Chico é um dos inúmeros compositores que se agrupavam nas Escolas de Samba e apresentavam seu repertório, quase sempre no improviso do partido alto.

Sem recursos para transcrever partituras, ou registra-los fonograficamente. Boa parte dessa obra morreu com seus autores. Alguns sobrevivem ainda na memória de contemporâneos, como Monarco, ou em anotações em cadernos ainda guardados pelos familiares.

"Mais do que qualquer outro compositor, Chico Santana teve a sensibilidade de transformar em música o jeito portelense de ser, traduzindo em belas canções seu amor pelas cores de sua escola de coração. Faleceu no dia 26 de março de 1988, aos 76 anos, deixando seu nome eternamente marcado na galeria dos grandes sambistas portelenses, sendo considerado por muitos o compositor símbolo da gloriosa Águia de Madureira. Afinal o hino da escola é de sua autoria, assim como o Hino da Velha Guarda da Portela." (www.portelaweb.com)

O centenário de Chico vem sendo comemorado em diversas rodas de samba, nos estados de Minas Grais, São Paulo e Rio Grande do Sul numa mobilização de celebração dos esforços de encontrar todo o repertório do compositor.

A homenagem que se realizará no próximo dia 10 será a primeira lembrança no Rio de Janeiro. A condução ficará por conta do grupo Jequitibá do Samba, com a participação de Tuco Pellegrino e as presenças especiais da fllha do omenageado, Neide Santana, Áurea Maria e Surica, pastoras da Velha Guarda da Portela e Monarco.

E com entrada franca.
Dia: 10 de setembro
Hora: 14 às 20 horas
Local: Centro Cultural Cordão da Bola Preta, Rua da Relação, 03 - Lapa - Rio de Janeiro, RJ.

Fonte: www.portelaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário