Translate

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


Samba da parceria de Wanderley Monteiro para Portela 2012 vira febre na internet

Por João Santoro

As disputas de sambas nas quadras das agremiações, sempre trazem emoções aos compositores e torcedores. Os sambas são sempre muito aguardados pelos apaixonados do carnaval. E esses adoradores começam a “fechar”, ou seja, torcer por determinados compositores devidos suas obras. Quase todas as escolas já entregaram e começaram suas disputas (faltando apenas Porto da Pedra no especial e Santa Cruz no Acesso A), mas nenhum samba foi tão falado e comentado nessa última semana como  da parceria de Luiz Carlos Máximo, Wanderley Monteiro, Toninho Nascimento e Naldo na disputa da Portela para 2012. Alguns chegaram a comparar este samba com grandes obras do passado.
Essa força das redes sociais ajuda ou atrapalha na hora da escolha do hino da escola para o próximo carnaval? Alguns acham que sim, ajuda. Outros acham que não interfere em nada. Mas é fato que o samba da autoria desses compositores já virou uma febre entre inúmeros amantes do carnaval.
Luiz Carlos Máximo falou ao CARNAVALESCO sobre a obra e de como ficou vendo o samba sendo repercutido:
- Nós entramos juntos na Portela. Entramos na escola em 2005. Ganhamos em 2009 e 2011. Pensamos muito sobre o caminho que o samba-enredo estava tomando e nesse ano tiveram dois seminários um no CCBB e Outro na Facha que eu vi o anseio por isso, tanto dos compositores quanto das pessoas que ali assistiam. Precisava acontecer uma mudança, fazer algo novo. Então resolvemos fazer um samba com outra estrutura sem essa padronização. E assim a Bahia ajudou a propiciar um samba diferente dessa maneira com três refrões. Assim não basta ser diferente ele tem que ser um samba bonito, com melodia e com uma letra bem feita. Quando o samba chegou à internet eu fique surpreso. Nós sempre esperamos criticas e elogios, mas assim só vi pessoas comentando e falando, falando sem parar do samba. Vou confidenciar uma particularidade foi difícil de dormir e cheguei a chorar com o que as pessoas escreviam. É difícil imaginar toda essa repercussão – concluiu
Outro que também falou foi Wanderley Monteiro e contou sobre a reação que teve ao ver o samba ser tão falado e também sobre comparação com outros sambas:
- Nós partimos para fazer um samba diferente. Foi uma ideia de todo o grupo. Quando vimos esse samba estourando dessa maneira na internet foi uma surpresa muito grande. E assim cada samba tem suas características, batidas e andamento e momentos. Mas isso que está acontecendo enxergamos com alegria e muito cuidado. Até porque essas pessoas que adoraram e exaltam o samba dessa maneira, não estarão aqui para votar. Temos que fazer um bom trabalho. Provar na quadra e consequentemente convencer os portelenses que aqui estão e óbvio o corpo de jurados que o samba é bom. O enredo ajudou muito a fazer esse samba. Samba estilo de Bahia, leve ,palavra curtas e fácil de cantar – finalizou
Alex Fab coordenador de carnaval da azul e branca de Madureira também falou sobre  as disputas e sobre a ala dos compositores:
- Qualquer manifestação popular é legitima a democracia que vivemos hoje nos coloca dessa forma. O nosso entendimento é que precisamos trabalhar e observar o samba durante toda a eliminatória. Se nos baseássemos apenas pela entrega do CD, nós abriríamos mão de todo um processo. Entendemos como as pessoas se apegam e se apaixonam pelos sambas. Isso reafirma sobre a ala dos compositores da Portela. Temos uma rapaziada nova e outros já renomados aqui dentro. E neste ano estamos demonstrando muita qualidade nos sambas – frisou
Júnior Escafura também coordenador de carnaval, falou sobre esse momento da agremiação sendo tão bem falada devido aos sambas:
- Fico muito feliz quando as pessoas comentam nas redes sociais que estamos com sambas maravilhosos. E as pessoas têm suas preferências é claro. Porém isso deixa muito claro que a safra da Portela para o próximo carnaval está muito boa – concluiu.
A Portela segue com sua eliminatória com quinze sambas divididos em duas chaves.

Fonte: www.oterminal.com.br/carnavalesco



Nenhum comentário:

Postar um comentário