Translate

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SRZD-Carnaval promove seminário com expoentes do samba


Uma parceria do site SRZD-Carnaval com a PUC-Rio tornou possível a realização do SRZD Encontros de Carnaval 2012, um seminário com quatro dias de duração, reunindo nomes relevantes da fábrica de sonhos que é o Carnaval carioca. O evento, a ser realizado na primeira semana do mês de outubro, reunirá carnavalescos, passistas, compositores, intérpretes e gestores de escolas de samba em um auditório da universidade, que fica na Gávea, Zona Sul do Rio.

"Acho iniciativas como essa de grande importância para explicar bastidores do Carnaval ao público em geral", afirmou o carnavalesco Cahê Rodrigues, um dos convidados.

"Faço Carnaval há muitos anos e sempre gosto de participar dessas mesas de debate", reiterou o campeoníssimo Max Lopes, também confirmado para o seminário.

O seminário, coordenado pelo publicitário Hélio Ricardo Rainho, blogueiro do
SRZD e pesquisador de escolas de samba, tem por objetivo debater com mentores, artistas e planejadores dos desfiles das escolas de samba, abordando temas de interesse comum que possam esclarecer e gerar pontos de reflexão sobre a mais autêntica festa do calendário nacional. "Nossa ideia é desenvolver esse piloto e, a partir dele, darmos sequência a novos debates. A participação dos leitores do SRZD-Carnaval será importante, também, para isso", explicou Hélio.

O evento, que é gratuito, vai contar com uma mesa de debates mediada por Hélio Ricardo Rainho, com as participações dos blogueiros do
SRZD-Carnaval, da editora de carnaval Luana Freitas e de professores da PUC.
Os interessados deverão enviar um e-mail para eventos@srzd.com, citando o nome completo e o dia que desejam ir. A inscrição será confirmada por e-mail e os nomes estarão com os responsáveis na porta do auditório.

Os encontros acontecerão sempre das 11h às 13h na sala K - 102.
Confira o calendário do evento:

4 out - 3ª feira Escolas de Samba em (R)evolução
As mutações estéticas do Carnaval, da primeira alegoria aos dias atuais
Convidados:
Carnavalescos Cahê Rodrigues e Max Lopes

5 out - 4ª feira Malandro dá Samba: a Ginga do Passista Masculino
O passista masculino, sua importância histórica e seu atual espaço na escola
Convidados:
Carlinhos (Salgueiro) e Valci Pelé (Portela)

6 out - 5ª feira Superescolas de Samba S.A.: e o Samba Sambou?
O novo modelo empresarial, a presença do elemento patrocinador e a nova gestão do Carnaval: o samba perdeu autenticidade?
Convidados:
Átila (presidente do Império Serrano) e Roberto Almeida (vice-presidente da São Clemente)
7 out - 6ª feira Não entendi o enredo desse samba!
Discussão crítica sobre o atual contexto da ala de compositores, o chamado "samba de condomínio", critérios para disputa e escolha de samba nas quadras
Convidados:
Gusttavo Clarão (compositor e presidente da Viradouro), Nêgo (intérprete) e Serginho Procópio (ala de compositores e Velha Guarda da Portela)

Fonte: www.sidneyrezende.com/carnavalesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário