Translate

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

'A Portela já largou na frente com este samba-enredo', diz Márcio Moura

Por Patricia Raposo


Responsável pela comissão de frente da Portela pelo segundo ano consecutivo, Márcio Moura, se conserva envolvido pelo axé e pelas energias positivas da Bahia para desenvolver seu trabalho coreográfico na azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira. Inspirado na força baiana, Márcio conversou com o SRZD-Carnaval e esboçou suas idéias e preparativos para o Carnaval de 2012. Com o enredo "E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual ..." desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes a Majetade do Samba promete emocionar a Marquês de Sapucaí.

"A escolha deste enredo foi uma felicidade, e a Portela já largou na frente com este samba-enredo. Acho que os portelenses estavam carentes disto, de um samba que contagiasse a todos e fosse a preferênicia da maioria", opinou Márcio Moura.

"O Nilo está bem com a escola e foi uma escolha muito acertada do nosso presidente. A quadra toda já canta o samba de 2012 e se emociona. Todos nós estamos envolvidos por uma egrégora de boa vontade e energia positiva", completou.

Márcio detalhou como se estabeleceu o processo seletivo que definiu os bailarinos que se apresentarão na comissão de frente da agremiação.

"Foram 15 dias de audição. Fiquei atento em observar bailarinos que tivessem alegria, força, energia e o Carnaval como vertente. É claro que preciso da técnica do profissional de dança, mas era fundamental que eles tivessem também, sorrisos largos, presença de espírito e a garra de um folião", explicou.

"Este ano, especialmente, preciso de profissionais que se movimentem neste sentido. Fará uma grande diferença na Sapucaí", completou.

O coreógrafo relatou a prática que vem adotando para contribuir com uma maior integração entre os bailarinos e a comunidade portelense.

"Eu entendo os profissionais quem "resguardam" sua comissão de frente e os preservam da curiosidade das pessoas, mas acredito que o meu profisisonal precisa ter um envolvimento maior com a comunidade da escola. Ele precisa sentir a energia da quadra para entender o que, e quem ele estará representando no dia do desfile", explicou.

"O portelense é presente na escola. Ele quer saber quais são as novidades, os trabalhos desenvolvidos, é quase "um fiscal" do Carnaval. Acho justo que eles tenham este retorno e se identifiquem com meus profissionais", completou.

Ele disse ainda, como é sua relação com o carnavalesco Paulo Menezes na hora de definir o que será levado para o desfile de 2012.

"Nós estamos conversando há muito tempo sobre este assunto. O Paulo opina na parte que diz respeito ao plástico, visual e conceitual. A minha parcela é do detalhe artístico, no desenvolvimento coregráfico e as surpresas que serão apresentadas", afirmou.

"Eu já tenho o trabalho "grosso" fechado. Agora é o momento de começar a lapidar o que será apresentado. Eu não quero que minha comissão de frente seja um elemnto à parte no desfile da Portela. Pelo contrário, quero uma comissão completamente inserida no enredo. E ela vai está", completou.

Com relação ao fato da azul e branca não ter sido julgada no Carnaval de 2011, devido aos problemas enfrentados pela escola após o incêndio no barracão da agremiação na Cidade do Samba, Márcio não acredita que existirá uma cobrança maior por parte dos torcedores.

"O Portelense e o público em geral sempre espera demais da Portela. Existirá a expectativa? Existirá, mas ela não será  maior ou menos que a deste ano. O mais importante para o portelense é se sentir parte da disputa, e isso acontecerá em 2012", frizou.

A Portela será a 2ª escola a entrar na Marquês de Sapucaí, dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário