Translate

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Roteiro dos Desfiles terá glossário com mais de 100 palavras em 2012

Por Rodrigo Coutinho

Grande sucesso nos últimos carnavais, o melhor amigo de quem acompanha os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí estará presente mais uma vez no maior espetáculo da Terra em 2012. O Roteiro dos Desfiles, produzido em parceria pela Multiplicar Produções e a Riotur, vem para o seu terceiro ano de Avenida com uma inovação que promete ajudar bastante aos que não tem muita intimidade com os termos do carnaval. Desta vez, a publicação ganhará um rico glossário, recheado com os significados de mais de 100 palavras significantes dentro de uma escola de samba, mas que geram dúvidas em quem não é do metiê.

O pesquisador Marcos Roza, idealizador e comandante do projeto, explica melhor como será a novidade.


- A nossa intenção é que o espectador entenda mais sobre o desfile. Tem gente que não sabe o que é uma comissão de frente, uma ala de baianas, um abre-alas. Além de situá-los, vamos contextualizar esses segmentos historicamente. Contar o porquê de a ala de baianas ser chamada desta maneira e etc. Esse glossário estará dentro do Roteiro dos Desfiles e virá acompanhado de um mapa de uma escola no Sambódromo, até para que as pessoas identifiquem sobre o que estão lendo.


O formato de bolso, prático de ser carregado, continuará e o design sofrerá mudanças, tudo para que o leitor continue tendo acesso à informação de maneira fácil e clara. Ao todo são seis pessoas trabalhando desde o dia 15 de outubro na produção do Roteiro dos Desfiles, incluindo duas tradutoras. Neste momento, o grupo trabalha no estágio de captação de informações relativas às escolas – sinopses e fichas técnicas -  e também na captação de parceiros.


Um dos parceiros do Roteiro dos Desfiles nesta empreitada é o site
CARNAVALESCO. Até o Carnaval 2012 você poderá acompanhar algumas matérias e saber detalhes da confecção do informativo. Marcos Roza falou sobre a parceria.

- Para gente é ultra-importante ter o
CARNAVALESCO como parceiro. É o site de carnaval com maior cobertura, lisura e compromisso do meio. Ao lado do Galeria do Samba, é o espaço mais importante que o apaixonado por carnaval tem para se manter informado. A linha de pensamento do site não permite tendências e associações a outras situações que existem no meio do carnaval e não são interessantes. É uma galera jovem, amante do samba e que está em todos os lugares em busca da informação para o leitor – afirmou Roza, que também queixou-se da falta de reconhecimento da grande imprensa, já que, durante o desfile, todos os profissionais que trabalham na Avenida usam o Roteiro dos Desfiles para trabalhar.

O colunista do
CARNAVALESCO, Luis Carlos Magalhães, continuará assinando no Roteiro dos Desfiles a coluna 'Petelecotecos da Folia', que teve ótima aceitação do público no último carnaval. Marcos Roza fez questão de agradecer também o apoio da Liesa e da Lesga, que terá o informativo somente no Grupo de Acesso A

- As entidades são um fator primordial para o sucesso do trabalho. Elas nos dão respaldo junto às agremiações e acreditam de verdade na gente. Até o dia 12 de janeiro, as escolas entregarão nas respectivas ligas os roteiros de seus desfiles e nós teremos cerca de 20 dias para passar para o papel. O tempo é curto, mas o nosso ritmo de trabalho é intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário