Translate

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Portal do Carnaval apresenta projeto e realiza seminário sobre a criação na folia

Por Fábio Silva
 
Os fãs do mundo do samba vão ganhar uma grande oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a folia. O Portal do Carnaval apresenta nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, às 18h, no Espaço Cultural Finep, detalhes sobre um projeto inovador, que promete facilitar e modernizar a relação entre instituições, escolas de samba e profissionais que atuam no samba.

Na mesma data, também será realizado o seminário "A criação no Carnaval", o primeiro da série "Economia Criativa do Carnaval".

Participam como palestrantes o compositor Arlindo Cruz, um dos autores dos sambas-enredo do Império Serrano e da Unidos de Vila Isabel em 2012, o carnavalesco Milton Cunha, coordenador-técnico do curso de Pós-Graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, o figurinista João Vitor Araújo, da Unidos do Viradouro, o coreógrafo Márcio Moura, da Portela, e o mestre de bateria da Unidos do Porto da Pedra, Thiago Diogo.

Para o coordenador do projeto, o professor e pesquisador Jair Martins de Miranda, o debate traz à discussão a dimensão sócio-econômica do Carnaval e o impacto no desenvolvimento da cidade e na geração de emprego e renda.

"Esse novo olhar da Economia Criativa não se restringe só a essa dimensão econômica ou mercadológica dos produtos, serviços e eventos do carnaval, quando pensa a inovação nos seus processos de produção. Ela se baseia, principalmente, na dimensão criativa e, consequentemente, cultural de todos os agentes que participam da folia", ressaltou.

Para participar, basta realizar a inscrição gratuitamente através do e-mail portaldocarnaval@unirio.br. É preciso colocar no assunto da mensagem "INSCRIÇÃO - SEMINÁRIO", adicionando o nome completo e um telefone de contato no corpo da mensagem.

O Espaço Cultural Finep fica na Praia do Flamengo, 200, na Zona Sul do Rio.

Até o final do ano, serão realizados outros seminários, com assuntos diretamente ligados a todo o processo de confecção, produção e realização do Carnaval.

Sobre o Portal do Carnaval

O projeto tem como objetivo criar uma rede social de profissionais, grupos e organizações do Carnaval. O Portal do Carnaval é uma realização da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com as instituições ligadas à folia carioca: Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras); Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj); Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (Aescrj); Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (Fbcerj); além de outros parceiros vinculados ao samba e ao carnaval. O projeto tem o financiamento do Sebrae/NA e da Finep. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário