Translate

sábado, 9 de março de 2013

Parceria da Portela é nota máxima por dois anos seguidos

Por Gabriel Matturo

Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Wanderley Monteiro e André do Posto 7 formam uma parceria que em dois anos conseguiu 80 pontos no quesito samba-enredo pela Portela. Sendo que em 2013, o samba da azul e branca foi o único a conseguir a nota máxima.
A parceria conversou com o SRZD-Carnaval e os intregantes ressaltaram que o longo trabalho foi recompensado com a nota máxima, mas além da pontuação, o resgate aos sambas do passado é o verdadeiro diferencial da obra.
"Desde o ano passado nós desenvolvemos um modelo para tentar representar na melodia o perfil do tema, como foi a Bahia em 2012, e em 2013 fizemos uma pegada de Realengo, Madureira, Oswaldo Cruz até Irajá e colocamos o jongo, calango e batucada, na qual eu e o Luiz Carlos Máximo ficamos com essa parte do jongo, o Wanderley Monteiro a parte mais clássica e o André do Posto 7, foi o "timoneiro do barco", ele entrou com sugestões e contribuiu muito com a montagem. Quando vimos a pontuação, ficamos completamente satisfeitos. Foi um trabalho longo e complicado para chegar onde chegou", disse Toninho Nascimento.

- Portela: tudo sobre o desfile 2013

Já Wanderley Monteiro, que de acordo com Toninho, ficou com a parte clássica do samba, trocaria a pontuação máxima pelo título da Portela: "Ficamos felizes com os 40 pontos, mas foi apenas uma vitoria pessoal da parceria, estaríamos mais contentes se tivessemos levado 9,8 e com a Portela campeã. Mas estamos contentes por ter sido o único samba a levar 10 em todos os jurados e sabem que fizemos o nosso dever direitinho", afirmou.
Luiz Carlos Máximo, destacou a volta do samba-enredo como protagonista do Carnaval, relembrando que o grande destaque da azul e branca nos últimos dois anos foi o hino cantado na Marquês de Sapucaí.
"No ano passado, em 2012, nós também conseguimos os 40 pontos e, esse ano, o feito se repetiu. Essa pontuação coroa um trabalho feito artesanalmente, um samba desamarrado, que sai dos padrões da época. Não conseguimos o mesmo impacto do ano passado porque não era mais novidade, mas mantemos a mesma linha e agradeço ao Paulo Menezes, que era o carnavalesco da Portela, pela liberdade que nos deu para a montagem do samba-enredo. O samba traduziu bem o enredo e esses 80 pontos nos deixam muito contentes. É o resgate do samba que tinha deixado de ser protagonista, trouxemos o ele de volta como ator principal do espetáculo", destacou o compositor.
André do Posto 7 ressaltou que o reconhecimento do trabalho foi primeiramente feito com o abraço da comundade portelense ao samba e afirmou que ficou surpreso com o fato do samba da Vila Isabel não ter levado nota máxima no Carnaval 2013.
"É gratificante levar a nota máxima, mas o reconhecimento veio inicialmente no Portelão. Ver o presidente e a comunidade abrançando o nosso samba foi maravilhoso e sabíamos que essa obra, junto com a da Vila Isabel, era uma das melhores do Carnaval, todos a imprensa afirmava isso. Com isso, fiquei surpreso com o fato do samba da escola de Noel não ter levado 40 pontos, mas ao mesmo tempo feliz por ver que o nosso trabalho foi reconhecido e que ajudamos a Portela mais uma vez", encerrou.
A Portela levou para a Marquês de Sapucaí o enrendo "Madudeira... onde o meu coração se deixou levar", do ex-carnavalesco da escola Paulo Menezes. A azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira ficou na sétima colocação no Carnaval 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário