Translate

terça-feira, 2 de maio de 2017

Jorge Castanheira: ‘Temos que repensar o aspecto da segurança’

Por Daniela Lima Safadi

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) Jorge Castanheira conversou com o site CARNAVALESCO, durante o velório da radialista Liza Carioca, vítima do acidente com o carro da Paraíso do Tuiuti, e que morreu na manhã de sábado, de infecção generalizada. O dirigente revelou que a Liga está conversando com os órgãos competentes para corrigir e adequar os carros alegóricos das agremiações para os desfiles do ano que vem.

– Já estamos trabalhando nisso, fizemos várias reuniões, já estive na sede do Inmetro, já estive com a diretoria do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), estivemos juntos na Cidade do Samba reavaliando, pensando todo o formato em cada caso de alegoria, buscando conscientizar as escolas para necessidade de terem um cuidado maior ainda com todas as pessoas que estão em cima das alegorias ou então que estão ao lado da pista de desfile. Temos que repensar o aspecto da segurança, repensar o aspecto daquilo que não deu certo nesse carnaval – explicou.

O presidente da Liga demonstrou vontade de mudar para o Carnaval 2018 o que não deu certo.

– Em 33 anos de espetáculo promovidos através do apoio da Liga, tivemos poucas ocasiões de acidentes pontuais. Esse foi um acidente grave, tanto do Paraíso do Tuiuti, quanto da Unidos da Tijuca. A nossa intenção é avaliar aquilo que não deu certo, o que gerou aquilo tudo e o que efetivamente a gente precise corrigir e aprimorar para os outros anos.

Castanheira ressaltou o apoio do mundo do samba para Paulinho e Liza Carioca.

– A perda da Liza é irreparável pra gente. O Paulinho que é uma pessoa que está no carnaval esses anos todos com ela. Ele vai sentir muita falta dela, tanto quanto nós, na parte de cobertura dos nossos eventos. Todo esse projeto feito em conjunto dos profissionais do carnaval, a gente vê pelo número de amigos que estão aqui e que representam de toda maneira um esforço, uma dedicação dos profissionais de carnaval pelo evento. A diretoria da Liga está aqui justamente para dar apoio para família, mostrar também a importância desse segmento para o nosso espetáculo e o respeito as pessoas que nos ajudam a fazer o carnaval do Rio de Janeiro.

O presidente da Liesa disse que ainda não pode comentar sobre indenização ou seguro para vítimas dos acidentes.

– A Liesa tem dado todo apoio, a Tuiuti tem dado apoio, a Unidos da Tijuca tem apoiado todas as vítimas da Unidos da Tijuca. A gente vai fazer um esforço conjunto pra dar o devido respaldo e o devido apoio a família que permanece obviamente com todas as dificuldades inerentes a perda da Liza – disse.

Sobre mudanças e ideias da Riotur para o Carnaval 2018, Castanheira evitou opinar e comentou que prefere aguardar uma reunião com os setores da Prefeitura do Rio de Janeiro para ter conhecimento do que está sendo pensado em termos de infraestrutura para os desfiles do ano que vem.

– Prefiro não me antecipar porque não estive ainda com o presidente da Riotur e certamente quero ouvir todas opiniões dele e também dos órgãos de segurança e controle. Temos que avaliar as condições em que os acidentes ocorreram e tirar disso uma lição pra que não venha a se repetir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário