Translate

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Incêndio na Cidade do Samba faz 5 meses e cenário é de recuperação

Por Luana Freitas e Patrícia Raposo

Há exatos cinco meses após o incêndio que atingiu os barracões das escolas de samba Grande Rio, Portela e União da Ilha (foto abaixo), o cenário ainda está prejudicado. O SRZD-Carnaval esteve na Cidade do Samba e constatou que os espaços estão em processo de recuperação.

A Rio Urbe, empresa responsável pelo processo de demolição dos barracões, disse ao SRZD-Carnaval que o trabalho foi iniciado no dia 16 de março e deve ser finalizado nas próximas semanas. O desmonte começou pelo barracão da Grande Rio, que foi o mais atingido pelo fogo, e corria risco de desabamento. Veja a situação atual do barracão da tricolor de Caxias:

A assessoria explicou que o processo de demolição é feito de cima para baixo, e, portanto, foi iniciado com a retirada das telhas metálicas. Em seguida, as placas de concreto pré-moldado também foram desmontadas. O desmonte já foi finalizado e, no momento, está sendo feita apenas a limpeza da área e a retirada dos equipamentos utilizados no processo. 
A empresa deixou claro que sua responsabilidade é somente o desmonte dos barracões. A partir daí, a fase de reconstrução fica a cargo da Liesa.

O
SRZD-Carnaval conversou com o engenheiro Edson Marcos, que disse que na próxima sexta-feira, dia 8 de julho, haverá uma reunião entre a seguradora, a construtora e a Liesa, para definir o prazo de início e término das obras para que os barracões sejam renovados e possam receber as escolas novamente.

O incêndio atingiu os barracões das três escolas citadas, além do da própria Liesa (foto abaixo), que também está interditado. O fogo começou por volta de 7h do dia 7 de fevereiro deste ano.



Escolas afetadas estão alojadas em terreno.
Enquanto as escolas atingidas aguardam para retornar aos barracões, estão alojadas em um terreno em frente à Cidade do Samba, embaixo de lonas que protegem suas alegorias, que é o caso da Portela e da União da Ilha, que terão de sair do local até o final do mês. O novo espaço que vai receber as escolas está sendo estudado pela Liesa, enquanto os barracões são reconstruídos.
Já a Grande Rio foi remanejada, logo após o incêndio, para o barracão número 7. A escola teve que reconstruir o Carnaval em apenas 26 dias.
Veja a imagen do espaço onde a Portela está alojada:


Agora, confira a imagem do espaço onde a União da Ilha está alojada temporariamente:

Fonte: www.sidneyrezende.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário