Translate

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dez não será justificado no Carnaval 2012 e apenas menor nota será descartada

Por Rodrigo Coutinho

Em reunião plenária realizada na noite desta quarta-feira na sede da Liga Independente das Escolas de Samba, foi definido alguns detalhes importantes do regulamento do desfile do Grupo Especial de 2012. Tema em constante debate no período pós-carnaval 2011 e defendido por personagens relevantes do mundo do samba, a nota dez com justificativa não foi implementada no regulamento. Outra questão que foi oficializada é a diminuição do número de jurados. Ao invés de cinco por quesito, quatro serão os responsáveis pela avaliação das escolas. Eles deverão dar notas de 9,0 a 10,0. Apenas a menor nota por quesito será descartada.
O presidente da Liesa, Jorge Luis Castanheira, fez um balanço do encontro entre os dirigentes.
- Temos percebido que o espetáculo tem crescido de qualidade, ao passo que as notas menores do que nove tem quase desaparecido de nosso julgamento. No último carnaval, somente duas notas foram menores do que nove. O universo de onze notas, como era antigamente, volta. Já o dez não tem o porquê ser justificado. Nota dez é nota dez!
Com a nova arquitetura do Sambódromo, algumas questões terão que ser redefinidas pela Liesa. Uma delas é o posicionamento dos julgadores ao longo da Sapucaí. Castanheira adiantou que o primeiro módulo de julgadores – situado ao lado setor 3 -  e o último módulo – situado no atual setor 4 – continuarão em seus respectivos locais. A acústica e a distribuição das caixas de som também receberá atenção especial.
- Já conversamos com a empresa de som para que os pirulitos de som sejam instalados exatamente na mesma direção, de um lado a outro da pista – disse Jorginho, que afirmou ainda não saber se as arquibancadas do novo módulo estarão disponíveis para os ensaios técnicos - Vai depender se toda a estrutura estiver toda pronta. As catracas, as novas frisas, tudo isso vai ser pensado com a empresa responsável pela montagem do Sambódromo.
Outro tema previamente debatido foi a montagem da planilha de ensaios técnicos. Nenhuma data foi definida ainda. O que se sabe é que a Beija-Flor de Nilópolis fará o primeiro treino, possivelmente no dia 8 de janeiro. A venda dos camarotes deverá acontecer em novembro e os shows do Botequim da Cidade do Samba têm boas chances de começar no dia 14 de novembro. O show Forças da Natureza, que acontecia todas as quintas no local, dará lugar a um outro, com a presença de uma personalidade do mundo do samba e uma escola de samba convidada a cada semana.
O que voltará no Carnaval 2012, mais uma vez em caráter experimental, é a bonificação à melhor escola em cada quesito. O décimo de bonificação não valerá no resultado final, será opcional por parte do julgador e divulgado juntamente com as justificativas, após o carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário